Diablo® III

Guia Básico do Joalheiro

(Fixo)

Assim como com o guia do ferreiro, não achei no fórum um guia realmente sólido sobre o joalheiro, então resolvi reunir as informações básicas aqui - especialmente pros iniciantes.
Sintam-se à vontade para acrescentar ou corrigir algo.

1 - SHEN, O COBIÇOSO
2 - AS GEMAS
3 - COMO CRIAR E MELHORAR AS GEMAS
4 - ITENS E DESENHOS DE JOALHEIRO
5 - A CASA DE LEILÕES
6 - CONSIDERAÇÕES FINAIS
7 - LINKS

1 - SHEN, O COBIÇOSO

O joalheiro do jogo se chama Shen, e você só encontra ele quase no fim do Ato 2, dentro do aqueduto. Ele sem dúvida protagonisa uma das melhores cenas do jogo, quando o encontramos. A partir daí, ele ficará no seu acampamento, tal como o ferreiro, e você poderá criar e refinar as pedras preciosas.

2 - AS GEMAS

As pedras preciosas (gemas, ora pois) são encontradas ao longo do jogo. Quanto maior seu nível - e o nível de dificuldade em que você está jogando - melhores serão as gemas que você encontrará. Se você ainda não achou nenhuma, é porque ainda não chegou no nível necessário.
Você poderá combiná-las para aumentar o valor do bônus que ela te dá. Mas, para isso, terá de melhorar o joalheiro, assim como faz com o ferreiro. E para usá-las, você precisa de armas e armaduras com engastes - buraquinhos para você encaixá-las. É só clicar nela e arrastar pro lugar onde você quer colocar. Para retirar a gema do engaste, é só ir ao joalheiro. Ele cobra um valor em ouro para isso. Você não perde o equipamento e nem a gema.

2.1 - TIPOS DE GEMAS

A) Ametista
É roxa, e concede os seguintes bônus:
Elmo: + % de vida
Arma: cada acerto concede + vida
Qualquer outro equipamento: + vitalidade

B) Esmeralda
É verde, e concede os seguintes bônus:
Elmo: + % de ouro dos monstros
Arma: aumenta o dano crítico
Qualquer outro equipamento: + destreza

C) Rubi
É vermelha, e concede os seguintes bônus:
Elmo: + experiência
Arma: aumenta o dano básico da arma
Qualquer outro equipamento: + força

D) Topázio
É amarela, e concede os seguintes bônus:
Elmo: + chace de encontrar item mágico
Arma: os atacantes recebem dano ao te atacar
Qualquer outro equipamento: + inteligência

3 - COMO CRIAR E MELHORAR AS GEMAS

As gemas tem níveis diferentes. A cada dificuldade do jogo, você encontra gemas melhores. Além disso, você pode refiná-las no joalheiro.
O joalheiro pode ser upado, como o ferreiro. Para isso, você precisará de ouro, de desenhos e de tomos do joalheria. Depois de alcançar o nível máximo, você atinge o limite de refino de gemas, e, para melhorar elas mais ainda, terá de achar desenhos de joalheria, assim como as instruções de ferraria.

3.1 - NÍVEIS DAS GEMAS
O nível das gemas segue uma ordem, da mais fraca para a mais forte. Quanto mais forte a gema, mais gemas anteriores ela usou para ser feita, e mais cara ela é. Na ordem, a qualidade das gemas é:

Rubi Lascado - Rubi Imperfeito - Rubi - Rubi Impecável - Rubi Perfeito - Rubi Radiante - Rubi Quadrado - Rubi Quadrado Impecável - Rubi Quadrado Perfeito - Rubi Quadrado Radiante - Rubi Estrela - Rubi Estrela Impecável - Rubi Estrela Perfeita - Rubi Estrela Radiante
Responder Citar
4 - ITENS E DESENHOS DE JOALHEIRO

Assim como o ferreiro, o joalheiro vai precisar de outros itens como páginas e tomos para melhorar suas gemas, depois de um determinado nível:
A) PÁGINA DE JOALHERIA: do nível Pesadelo, uma página simples.
B) TOMO DE FERRARIA: um livro roxo com um diamante azul na capa, no nível Tormento.
C) TOMO DOS SEGREDOS: começa a cair no nível Inferno, é o mesmo usado pra ferraria.

us.battle.net/d3/pt/item/page-of-training/

Se você ainda NÃO chegou no nível correto, você NÃO VAI ACHAR O ITEM. A menos que compre na Casa de Leilões.

4.1 - DESENHOS DE JOALHERIA
Ao chegar no nível 10, o joalheiro pára de "evoluir". E você só poderá criar até uma gema da qualidade Estrela. A partir daí, você terá de encontrar os Desenhos de Joalheria para ensinar o artesão a melhorar suas gemas.
É um desenho para cada tipo de pedra, e eles são raros de se achar, exatamente como as receitas para o ferreiro. Mesmo que você tenha um personagem nível 60, e já tenha terminado o nível Inferno, continua sendo um drop raro.

5 - A CASA DE LEILÕES

Usar a Casa de Leilões com joalheria ainda acaba sendo mais uma escolha pessoal. Criar gemas ainda é um processo trabalhoso e caro. Você pode utilizar o leilão para, ao menos, fazer seu joalheiro chegar logo ao nível 10.

Aqui no fórum o usuário/jogador Orc fez um esquema para que tenhamos idéia do custo de uma gema de nível máximo:

img11.imageshack.us/img11/3887/gemask.jpg

Como podem ver, faz sentido encontrar gemas e desenhos a preços assustadores na Casa de Leilões.
A escolha é sua, se vai dedicar algumas horas a fazer as gemas para você, ou para mandar ao leilão.

6 - CONSIDERAÇÕES FINAIS:

- GEMAS ACIMA DO NÍVEL QUADRADO IMPECÁVEL FICAM CARAS, PREPARE-SE!
- É DIFÍCIL ACHAR AS RECEITAS DE JOALHEIRO
- QUANTO MAIOR O NÍVEL DE DIFICULDADE NO JOGO, MELHOR A QUALIDADE DAS GEMAS QUE VOCÊ ENCONTRA
- KEEP CALM AND KEEP FARM!

7 - LINKS:

Página do joalheiro no guia oficial: us.battle.net/d3/pt/artisan/jeweler/
Gemas no guia oficial: us.battle.net/d3/pt/item/gem/
Páginas de treinamento no guia oficial: us.battle.net/d3/pt/item/page-of-training/
Desenhos de joalheria no guia oficial: us.battle.net/d3/pt/item/jeweler-design/
Post com a tabela de gemas: us.battle.net/d3/pt/forum/topic/6231594221
Responder Citar
22/08/2012 20:11Citação de Massafera

o mundo precisa ver isso!!! *!*

coe parceiro tu ja intendeu como funciona a venda de gemas na AH?
Agent poe pra vender e tem q dar "SORTE" de quando o cara pesquisar ser aquela unica opção que aparece? é isso mesmo? ainda nao vendi 1 dakela merda!!! *!*k
Responder Citar
Gostei da imagem com a explicação *.*

15.400.000 Gold + 729 Flawless Square + 1631 Tomes of Secrets

15,4 mi + 729 * ~500** + 1631 * ~1500**

15.400.000 + 364.500 + 2.446.500 = 18.211.000 <.<"

** Preços médio de quando eu comprava antes de chegar no Inferno na minha conta.
Editado por Brainiac#1186 em 23/08/2012 13:41 BRT
Responder Citar
Eu prefiro não vender as gemas, já que tenho pouco tempo de jogo, eu acado usando as próprias gemas. E nem consegui fazer uma grandiosa, ainda.

Só consegui fazer estrelas.

No leilão você escolhe o tipo de gema que quer, e procura. Todos os resultados aparecem. Daí vc decide, pode clicar na aba de arremate, pra poder ver quais as mais caras/baratas.
Responder Citar
Se eu entendi direito ou as contas estão erradas ou a AH ta muito sem noçao. Veja soh desconsiderando o custo dos materiais seriam 15.400.000 de custo em gold pra fazer a estrela radiante certo? Os preços de hoje (27/08) na ah estao:

Ametista - 14.269.037. Lucro liquido (descontando os 15%) = 12.128.681,45
Esmeralda - 17.634.590. Lucro liquido (descontando os 15%) = 14.989.401,5
Rubi = 19.923.560. Lucro liquido (descontando os 15%) = 16.935.026
Topazio = 13.503.390. Lucro liquido (descontando os 15%) = 11.477.881,5

Ou seja 3 gemas dariam prejuizo de cara, somente a rubi daria lucro (e só ta esse valor devido ao paragon lvl, que tem um monte de gente comprando pra ganhar o buff de xp) e mesmo assim o cara teria mais lucro vendendo os materiais:

Lucro venda gema = 16.935.026 - 15.400.000 = 1.535.026

Lucro venda materiais (precos de hoje da AH)

729 rubi impecaveis (1482 gold) = 1.080.378. Lucro liquido (descontando os 15%) = 918.321,3
1631 tomos (554 gold) = 903.574. Lucro liquido (descontando os 15%) = 768.037,9
Total lucro materiais - 1.686.359,2

Ou seja 150 mil a mais de lucro do que vender a gema. Eh isso mesmo ou to pirando???
Responder Citar

Ou seja 3 gemas dariam prejuizo de cara, somente a rubi daria lucro (e só ta esse valor devido ao paragon lvl, que tem um monte de gente comprando pra ganhar o buff de xp) e mesmo assim o cara teria mais lucro vendendo os materiais:

Eu nem fiz as contas, pra falar a verdade...

Particularmente prefiro NÃO vender as gemas, pq costumo usá-las em outros chars.

...Levar prejuízo, então, é mais um motivo pra eu não vender. =X

Sinceramente achei que o pessoal ia gostar de vender elas no leilão de dinheiro real...

Pelo menos é bom saber que dá prejuízo vendê-las, aí o pessoal não vende mais, haha
Responder Citar
Achei um post no forum americano que o cara fez uma planilha que facilita bem os calculos :)

http://us.battle.net/d3/en/forum/topic/5913031527

E da pra ver bem que realmente nao vale a pena fazer craft pra venda. Sinceramente nao consigo entender porque tem tanta gema pra vender assim... Analisando o caso da Rubi que é a gema com e melhor preço atualmente o lucro maximo que da pra conseguir ao vender uma estrela perfeita é 275 mil, porem pra isso voce tem que fazer craft a partir de gemas radiantes (o ultimo de forma triangular) pois sao o melhor preço na AH hoje. Para isso voce precisa de 6500+ gemas radiantes o que com certeza fara o preco dela disparar diminuindo o lucro, sem contar o absurdo de tempo gasto pra craftar isso.

Claro que se voce passa 500 milhoes de horas na frente do computador (ou é um bot) e tem 729 quadrados impecaveis + 1631 tomos, consegue um lucro bom, mas isso definitivamente me exclui da lista :P
Responder Citar
Olhando esta imagem deu para se ter uma idéia de como é dificil ter uma Estrela Radiantes !!!

:P

* http://img11.imageshack.us/img11/3887/gemask.jpg
Responder Citar
Eu acho que não dá lucro vender gemas por gold. Por dinheiro, vale de cada um. =X
Ao menos por enquanto, pelo que conferi na AH, é prejuízo quase certo.

Eu fiz uma conta com as gemas mais fracas, até a Estrela. E para produzir uma você gasta cerca de 550k.

A maioria das gemas estrelas na AH estão abaixo de 540K pra vender.

Como eu fiz esse guia pra ser "básico", quero ver se coloco esses dados do papel numa imagem como essa do @Orc e posto aqui.

E eu já tenho tanta dificuldade pra ter um quadrado radiante.. que dirá uma estrela radiante
Editado por Massafera#1158 em 29/08/2012 17:48 BRT
Responder Citar
Demorei mas voltei!
Peguei a imagem do Orc, que mostrava os valores de refino de gemas a partir de Quadrado Impecável e fiz pras gemas de nível mais baixo.

TABELA DE REFINO DE GEMAS 1 - LASCADA até QUADRADO IMPECÁVEL

imageshack.us/a/img19/1881/gemasl.jpg

(espero que tenha acertado as contas!)

TABELA DE REFINO DE GEMAS 2 - QUADRADO IMPECÁVEL até ESTRELA RADIANTE
@Orc

VALE A PENA VENDER?

Custo aproximado de ouro para ESTRELA RADIANTE: 17.638.030

Não contei o custo dos tomos nem das páginas. Vai de cada um saber se vale a pena vender ou não. =)

-----------------------------------

Acho que não há mais anda de básico a se acrescentar nesse guia.
Assim como vc faz no youtube e no facebook, se achou o tópico útil dê joinha, vote pra fixo, etc, etc.
Obrigada por ler e bom jogo!
Responder Citar
Saudações!
Primeiro, tenho várias gemas lascadas, como refino?
Segundo, como acho as páginas e tomos para aumeitar o nível do ferreiro e do joalheiro?

Abrax!
Responder Citar
TMNM2012, quer vender ou trocar as suas gemas de qualquer qualidade? Posso conseguir itens ou forjar los. [ ]'s
Responder Citar
Recentemente dropei de um elitepack uma receita...
E por acaso acabei usando ela no joalheiro e consegui o seguinte:

http://i234.photobucket.com/albums/ee263/BielSann/Diablo%203/marquiseamethyst.jpg

Eu não tenho nem os materiais nem o dinheiro para faze-la, mas nunca nem a vi...
Alguém já conseguiu alguma do tipo?
Responder Citar
As gemas do tipo marquesa (em inglês, marquise) são o último nível de gemas, lançadas através de um dos últimos patchs (o 1.0.7, se não me engano). O bônus a mais é pequeno quando comparado com as "estrelas radiantes" (o nível de gema anterior, o máximo possível antes do dito cujo patch). O custo de craft é exorbitante porque as gemas marquesa foram criadas justamente para remover gold do jogo, que desestabiliza a Casa de Leilões. Tem gente que usa sim, mas somente jogadores top e endinheirados. Além disso, é vinculada a conta, só construa a gema para usa, pois é impossível vender.
Responder Citar
isso de vincular a gema a conta é, pra mim, o maior absurdo, tão absurdo como vc criar um item no ferreiro e esse item ficar vinculado a conta.
Criei, é meu e acho que, o que é meu faço com ele o que melhor me parecer.
precisamos pensar sobre isso.
Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)
Enviar Cancelar

Reportado!

[Fechar]