Diablo® III

Guia Double Tornado avançado - at. 01/10/13

yo! Muitas pessoas jogam com a build double tornado (Spin2Win, a build cookie cutter do D3), mas não sabem como alguém com um DPS menor consegue matar mais rápido ou melhor ainda, vou mostrar o porque do DPS que você vê na tela não importa.

Se você está procurando pelo guia de HOTA & Ubbers: http://us.battle.net/d3/pt/forum/topic/9882548925

Atualizações em sublinhado. Assim fica mais fácil acompanhar as novidades do guia.

Se quiser recomendações, não esqueça de colocar quanto gold tem para investir.

“Lifaen, eu quero jogar!” Ok. Vamos à prática.

Regras de ouro a serem seguidas:

1. Ter 2.51 APS em ambas as armas:
- FE 0.25 APS precisa de 33% IAS, o que dá 4 itens com IAS (9/8/8/8 ou 9/9/9/6)
- FE 0.24 APS precisa de 34% IAS, o que dá 4 itens com IAS (9/9/8/8 ou 9/9/9/7)
- Nunca comprar EF com velocidade de ataque, pois isso diminui o dano médio

2. Ter pelo menos 27% CC nos equipamentos.

De 100 à 300 milhões de gold:

- elmo mempo 180 força, 50 vit, 8-9% IAS
- peitoral IK 140 força, 160 vit e 750 armadura
- cinto IK 180 força, 60 vit ou 7% vida
- calça Inna 140 vit, 8-9% IAS
- bota Escaladora de Gelo 170 força, 120 vit
- ombreira craft Arconte com 200 força, 200 vit e 70 AR. Se for comprar 190 força, 68 AR e 150 vit ou 80 vit e 7% vida.
- braçadeira lacuni 4.5% CC, 8-9% IAS, 60 força e 50 vit
- luva craft força com 200 força, 9% CC e 8-9% IAS. Se for comprar 90 força, 50 vit, 9% CC 8-9% IAS.
- amuleto 9% CC, 50% DC, 30 dano médio e 120 força.
- anel 4.5% CC, 25% DC, 30 dano médio e 140 força
- anel SOJ 5-6% dano gélido e 25% BvE. Pode ser de outra classe

Armas: são 2 opções para escolher

a) - MH EF 1150 DPS, 0.24+ APS, 150 força e engaste ou 80% DC
- OH espada 800 DPS, 120 força, 50% DC, engaste e 2.7% LS

b) - MH maça 980 DPS ou machado 1060 DPS (dano médio 815), 120 força, 55% DC e engaste
- OH EF 850 DPS, 0.24+ APS, 150 força, 2.7% LS e engaste

1 bilhão de gold:

- elmo mempo 220 força, 50 vit, 8-9% IAS, 11% vida
- peitoral IK 140 força, 220 vit e 750 armadura
- cinto IK 250 força, 60 vit ou 7% vida
- calça Inna 150 vit, 8-9% IAS
- bota Escaladora de Gelo 170 força, 140 vit
- ombreira craft Arconte com 200 força, 200 vit e 70 AR. Se for comprar 220 força, 68 AR e 150 vit ou 80 vit e 7% vida.
- braçadeira lacuni 4.5% CC, 8-9% IAS, 80 força, 70 vit ou 50 AR
- luva craft força com 200 força, 9% CC e 8-9% IAS. Se for comprar 150 força, 50 vit, 9% CC 8-9% IAS.
- amuleto 9% CC, 50% DC, 30 dano médio e 150 força.
- anel 4.5% CC, 30% DC, 30 dano médio e 150 força

a) - MH EF 1250 DPS, 0.24+ APS, 150 força e engaste ou 100% DC
- OH espada 940 DPS, 120 força, 50% DC, engaste e 2.7% LS

b) - MH maça 1040 DPS ou machado 1130 DPS (dano médio 865), 120 força, 58% DC e engaste
- OH EF 930 DPS, 0.24+ APS, 150 força, 2.7% LS e engaste

Gold não é problema (acima de 3 bilhões)

- elmo mempo 170 força, 4% CC, 8-9% IAS, 11% vida
- peitoral IK 150 força, 230 vit e 750 armadura
- cinto IK 250 força, 70 vit
- calça rara 150 força, 240 vit, 2 engastes e 60 AR
- bota Escaladora de Gelo 190 força, 80 vit e 10% vel. movimento
- ombreira craft Arconte com 200 força, 200 vit e 70 AR. Se for comprar 220 força, 68 AR e 150 vit ou 80 vit e 7% vida.
- braçadeira lacuni 4.5% CC, 8-9% IAS, 80 força e 60 AR ou força + vit = 210
- luva craft força com 200 força, 9% CC e 8-9% IAS. Se for comprar 150 força, 50 vit, 9% CC 8-9% IAS.
- amuleto 9% CC, 50% DC, 30 dano médio e 150 força.
- anel 4.5% CC, 30% DC, 8-9% IAS, 45 dano médio ou 25 dano médio e 50 força

a) - MH EF 1300 DPS, 0.24+ APS, 150 força e engaste
- OH espada 1k DPS, 120 força, 55% DC, engaste e 2.7% LS

b) - MH maça 1120 DPS ou machado 1210 DPS (dano médio 930), 120 força, 58% DC e engaste
- OH EF 1k DPS, 0.24+ APS, 150 força, 2.7% LS e engaste

Sobre escolher entre usar a EF na mão principal (MH) ou na secundária (OH), leia mais em http://us.battle.net/d3/pt/forum/topic/7789829039?page=13#256
Editado por Lifaen#1311 em 01/10/2013 18:56 BRT
Responder Citar
Abaixo segue a teoria de como o set acima funciona.

A primeira coisa é separar dano de DPS. DPS é o Dano Por Segundo, isto é, leva em consideração o tempo. Aqui tratamos de dano que é o quanto seu golpe consegue num único hit (acerto).

Nessa build, você tem 2 skills que dá dano: a Tornado e a Disparada com runa Corra como o Vento.

A grande maioria de todo o dano dessa build vem justamente dos tornados gerados pela runa Corra como o Vento da skill Dispara, portanto mostrei como maximizar o dano desses tornados aumentando seu tDPS, que é o tornado DPS, ou seja, o dano efetivo dessa build.

Siglas:

RLTW (runa Corra como o Vento da skill Disparada)
HoTA: skill Martelo dos Ancestrais
WoTB: Fúria do Berserker
Battle Rage: Fúria de Batalha
CC: chance de acerto crítico
DC: dano de acerto crítico
APS: Ataques por Segundo
IAS: velocidade de ataque (nos equipamentos)
MH: Main-Hand ou mão principal - é a arma que fica do lado da luva
OH: Off-Hand ou mão secondária - é a arma que fica do lado da braçadeira
hit: golpe
EF: Echoing Fury - Fúria Ecoante
SOJ: anel lendário Pedra de Jordan
BP: BreakPoint. APS a ser atingido para a RLTW ter melhor desempenho.
ticks: cada momento que o jogo checa por dano e outros efeitos dos tornados do RLTW

Existem 2 jeitos de maximizar o dano dos tornados da RLTW: através do dano médio da arma e pelo APS total.

O dano da runa RLTW é 60% do dano da sua arma principal. O dano é informado logo abaixo do DPS da sua arma. Por exemplo, todas as armas abaixo tem 1000 DPS, mas o dano médio dela é diferente:

Maça 1.2 APS......: 610 - 1057 --> dano médio 833,5
Machado 1.3APS.: 549 - 990 ----> dano médio 769,5
EF 1.45 APS........: 480 - 900 ----> dano médio 690

Portanto usar uma arma com dano médio alto na MH é importante para ter um dano alto.

O APS do seu bárbaro influencia na quantidade de golpes que o tornado da RLTW irá dar nos 3 segundos que ele dura, ou seja, quanto maior seu APS, mas golpes por segundo o tornado irá dar. Diferente do dano, a RLTW funciona com o APS das duas armas, então é importante ter um APS elevado com as 2 armas. Além disso essa habilidade tem BP, isto é, ao atingir um determinado APS ganha-se alguns golpes a mais e para ter mais golpes é necessário atingir um outro valor de APS bem mais alto que o anterior. Para ficar mais simples, a tabela abaixo mostra os BP da RLTW:

1.00001-1.05263 aps - 10 ticks
1.05264-1.11111 aps - 10 ticks
1.11112-1.17647 aps - 11 ticks
1.17648-1.25000 aps - 12 ticks
1.25001-1.33333 aps - 12 ticks
1.33334-1.42857 aps - 13 ticks
1.42858-1.53846 aps - 14 ticks
1.53847-1.66666 aps - 15 ticks
1.66667-1.81818 aps - 17 ticks
1.81819-2.00000 aps - 18 ticks
2.00001-2.22222 aps - 20 ticks
2.22223-2.50000 aps - 23 ticks
2.50001-2.85714 aps - 26 ticks
2.85715-3.33333 aps - 30 ticks
3.33334-4.00000 aps - 36 ticks

Por exemplo:
- se seu APS é 2.1 então o tornado irá gerar 20 ticks ao longo de 3 segundos
- se seu APS é 2.22 então o tornado irá gerar 20 ticks ao longe de 3 segundos
- se seu APS é 2.23 então o tornado irá gerar 23 ticks ao longe de 3 segundos
- se seu APS é 2.508 então o tornado irá gerar 26 ticks ao longe de 3 segundos

Portanto ter 2.1 e 2.20 APS não muda nada no seu dano.

Eu já disse acima que a RLTW considera o APS das 2 armas, portanto se o bárbaro tiver 2.51 e 2.86 APS, alguns tornados da RLTW irão atingir 26 ticks e outros irão atingir 30 ticks, aumentando seu tDPS.

Um outro detalhe importante é que o valor do APS mostrado na tela é arredontado, por isso é importante utilizar uma calculadora de (t)DPS (ou calcular você mesmo) para saber exatamente qual seu APS e verificar em BP seu bárbaro atinge.

Recomendo fortemente chegar no breakpoint de 26 ticks, ou seja, pelo menos 2.51 APS com ambas as armas para ter o melhor desempenho com os tornados.

Uma prova prática de que o dano é apenas formato pela arma principal e pelo APS é vista nesse vídeo http://www.youtube.com/watch?v=-9LOKziMx2g .

Chance de Acerto Crítico

Como vimos, o APS aumenta a quantidade de hits dos tornados da RLTW, mas ter apenas isso não basta para fazer nossa máquina de matar funcionar. Temos que ter muita CC pelos seguintes motivos:

- A principal fonte de geração de fúria é a runa Pancadaria da habilidade Fúria de Batalha. Ela gera 15 de fúria por acerto crítico, portanto quanto maior a CC, mais fúria é gerada.
- Quanto maior sua CC, maior seu DPS será e
- Quanto maior o dano, mais vida seu personagem recupera.

Como o objetivo é manter o berserker ativo todo o tempo, eu recomendo atingir com o berserker ativado, pelo menos 2.51 APS e 60% de CC. Na prática procure ter pelo menos 27% CC nos equipamentos. Ratifico que a build funciona com menos (2.01 e 51%), mas minha recomendação é pela jogabilidade.
Editado por Lifaen#1311 em 06/08/2013 18:35 BRT
Responder Citar
Fúria Ecoante:

Essa arma aumenta bastante o (t)DPS porque o atributo +0.2X APS aplica em ambas as armas, ou seja, se sua outra arma é uma espada de 1.4 APS e sua FE tem 0.25 APS, então sua espada passa para 1.65 APS, aumentando a quantidade de ticks dos tornados.

O problema da EF é o amedrontar pois ele faz os monstros saírem correndo, ficando fora da área dos tornados. Para resolver o primeiro problema, basta usar um anel SOJ com dano gélido pois ele irá deixar os monstros mais lentos.

Lembre da regra de outro #1: nunca compre uma EF com menos de 0.24 APS. Mesmo que seja possível atingir o BP recomendado com uma EF de 0.23 APS, no final o custo com equipamentos de 9% IAS acaba ficando mais caro do que comprar uma com 0.24+ APS.

SOJ: ele ajuda essa build por 2 motivos:

x% dano em elites: aumenta o dano nos elites, mas diminui o dano nos mobs normais. Isso é bom pois mantém os monstros normais vivos por mais tempo em lutar contra elites, melhorando sua geração de fúria e recuperação de HP

x% dano em gelo: adiciona x% de de gelo em cima do black damage da sua arma. O dano gélido deixa os monstros mais lentos e portanto os mantém mais tempo do range dos tornados. Além disso ajuda quem usa uma FE como arma principal, já que os monstros ficam semi-congelados eles tem velocidade de movimento reduzido, ficando mais tempo em cima dos tornados.

black damage é o dano físico da sua arma. Algumas armas tem dano de fogo, veneno, sagrado, etc. e essa % não conta para o dano elemental. Por isso armas que não tem dano elemental são as melhores para quem usa SOJ.

Set do Rei Imortal - 5 partes

Usar as 5 partes do set Rei Imortal ajudam nessa build devido ao bônus do set "Aumenta a produção de fúria em 2", desse modo gera-se fúria mais facilmente, então mesmo com uma APS e/ou CC mais baixos fica mais fácil manter o berserker.

E também tem o fato de que seu nível de fúria não diminuir quando se pára de bater nos monstros.

Quando o DPS da arma off-hand é importante:

Quando você usa uma build híbrida, ou seja, quando você combina double tornado com arremesso de arma ou HoTA. É que nesse caso o dano da sua arma off-hand irá contar para o arremesso ou para o HOTA, então ter uma off-hand com DPS maior é importante. Contudo eu acredito que a arma off-hand tendo pelo menos 850 DPS já é o suficiente e mais do que isso só se você ou usa demais o arremesso ou HOTA ou você tem gold pra gastar.

Builds

Segue a build clássica e suas variações:

Clássica: http://us.battle.net/d3/pt/calculator/barbarian#ahURkP!ZYd!bZZYcc

Arremesso: http://us.battle.net/d3/pt/calculator/barbarian#fhURkP!ZYf!aZZYcc
- O Arremesso é a melhor habilidade para gerar fúria, combinado com a passiva Sem Escapatória. Além de ser fácil zerar o tempo do berserker com ele, é ótimo para matar goblins e monstros que que fogem, como os magos.

Retalhamento: http://us.battle.net/d3/pt/calculator/barbarian#chURaP!ZYe!ZZZYbc
- Além do dano enorme do Retalhamento, a runa Sede de Sangue mantém sua vida sempre cheia.

Martelo dos Ancestrais (HoTA): http://us.battle.net/d3/pt/calculator/barbarian#ahURZP!ZYd!bZZYZc
- Combina o poder de dano AOE do double tornado com o maior dano em alvo único: a skill HoTA.

Muito ofensiva (sem gerador de fúria):
http://us.battle.net/d3/pt/calculator/barbarian#ZhUcRP!ZgY!ZZZZYc
- Se você consegue gerenciar bem sua fúria, não é preciso usar uma habilidade que gera fúria.

- A passiva Superstição além da redução de dano elemental, ajuda na geração de fúria: "sempre que receber um ataque à distância ou elemental, você tem chance de receber 3 de fúria"

- Se você tem AR e armadura boas, use a habilidade Golpe Brutal com Chacina no lugar de Grito de Guerra.

Links para calculadoras e como usar

Eu uso muito o d3raw.com/d. Nele basta importar seu profile, ativar o Battle Rage e o WoTB e clicar em calcular. Para fazer comparações, depois disso:

1. Clique em "Copy Set", e ele irá pedir o set de origem, coloque 1
2. Ele irá pedir o set de destino, coloque 2
3. Aguarde uns 4 segundos e pronto.
4. Basta modificar o set 2 e clicar em Calculate para comprar. Eu recomendo mudar item por item para ver a contribuição de cada um para o seu set.
5. Na parte da direita, em baixo tem o quadro "tDPS and Life gained per second" que mostra o tDPS e a vida média recuperada por segundo.
6. Na parte da esquerda, em cima o segundo quadro é Compare e nele mostra uma comparação rápida entre os sets.

Seguem algumas calculadoras que podem ajudar a atingir/planejar os breakpoints e dano da build:

http://www.d3rawr.com/d
http://d3up.com (requer cadastro, mas é gratuito)

Mais informações (em inglês)

tDPS (True DPS). Ajuda a entender a calculadora do d3rawr:
https://us.battle.net/d3/en/forum/topic/6893609438

Como funciona o cálculo de DPS e APS, voltando para DT:
http://us.battle.net/d3/en/forum/topic/6037344497
Editado por Lifaen#1311 em 30/09/2013 15:50 BRT
Responder Citar
Brilhante trabalho que vem sendo atualizado a cada dia e ficando cada vez mais completo...

Magnífico Mestre!!!
Editado por OMTcommander#1395 em 12/08/2013 11:25 BRT
Responder Citar
Bela explicação Lifaen e muito útil!!!
Responder Citar
Grande @Lifaen mais um tópico fixo solicitado.
Responder Citar
Montei um brb com o seu guia para iniciantes e estava ancioso para o próximo....
Vlw demais...
Responder Citar
Muito Bom!!

Eu já tinha visto este video do barb matando o Azmodan fa um tempo, quando eu vi, mudei completamente o meu conceito sobre a build, todo mundo me pergunta poque o uso do rásgacéus, é simples o aps dele eh alto, em conjunto a Fúria ecoante, o dano dos tornados da disparada, ficam muito rapido.
Responder Citar
Tenho essa Build (duplo tornado) com Skorn, acho que to fazendo errado também.
Responder Citar
Lifaen,

Procura e linka para nós um profile de alguem que voce considere ter uma excelente Gear montada pro Double Tornado... se não for pedir demais ao méstre...

Que tendo um player equipado pra comparar fica melhor pra gente procurar uns equips parecidos.

Muito Obrigado.
Responder Citar
@OMTcommander: isso é complicado pois nunca se sabe quando o player pára de jogar. Atualmente:

http://us.battle.net/d3/en/profile/Uberjager-6563/hero/25307580
http://us.battle.net/d3/pt/profile/TuliN420-1623/hero/26128304 (as vezes tá com set de xp)

De curiosidade: ww-nado com escudo -> http://us.battle.net/d3/en/profile/Celanian-1548/hero/21706367 (acho que não dá para fazer com menos de 250 milhões).

Infelizmente os outros jogadores do forum US que tinham guias não estão mais ativos, ou pelo menos não tem mais equips nos seus barbs...

Ainda sobre a build, na minha opnião a melhor double tornado é a que usa arremesso: http://us.battle.net/d3/pt/calculator/barbarian#fhURkP!YZf!aZZYcc (pode-se trocar Grito de Guerra por HOTA ou Retalhamento se você tiver armadura e AR o suficiente). O arremesso mantém/prolonga seu berserker e é muito eficiente contra monstros que fogem ou estão em locais difíceis).
Responder Citar
@Lifean, grande mestre!!!!!

Muito bacana seus tutorias cara!!! curto eles todos...

Curti esse, mais não botarei em pratica infelizmente :///

Gostaria que você desse uma observolhada no meu char, pra ver o que ainda da para ser melhorado cara!!

Seus ensinamentos foram fundamentais para mim!!

Abração cara, e continue assim, sempre ajudando a galera!
Responder Citar
MUITO BOM!!!!!
Responder Citar
@Lifaen

Brilhante, fantastica explicação para os players que estão começando a jogar de barbaro e ficam meio perdidos em questão de equipamentos, skills e a forma de jogar com builds.

Muito obrigado por contribuir com a comunidade!

E pra não deixar de ser um pouco chato... Dá uma olhada na minha barbara e sugira algo!hahahaahaha

Grande abraço para todos!
Responder Citar
@AntonioAGA: no tópico http://us.battle.net/d3/pt/forum/topic/7811481156 tem links para os guias e neles você encontrará as respostas de que precisa.

Já adianto que falta CC (4,5%+) na sua braçadeira. Daí você troca sua Visão de Andariel por um mempo. Desse modo você mantém o CC e melhora o EHP. O problema do seu Visão de Andariel é o 17% de dano ígneo a mais, pois você teria que ter mais uns 250 à 350 de resistência à dano ígneo para mitigar isso.
Responder Citar
@Lifaen

Já estava planejando trocar essa braçadeira mesmo... devo pegar uma lacuni... Preciso saber uma coisa: até quanto de resist eu devo investir? Vale a pena Pegar itens que me deem mais damage e hp e perder umas resist? no momento tenho por volta de maxima de 690 minima de 540.

Se puder responder serei muito grato.
Responder Citar
Matou à pau Lifaen! O tópico do Judge mostra a prática e o teu a teoria. Justíssimo os 2 estarem relacionados no tópico da lista mestre!

Uma hora que tiver de boa, bora fazer uns ubber mp alto.

Mais uma vez, parabéns!
Editado por Lucighor#1903 em 01/02/2013 16:46 BRST
Responder Citar
@AntofioAGA: Veja o Guia básico da build S&B que explica isso. Tudo depende do seu EHP e se você quer manter o Grito de Guerra. Você tem que ter pelo menos 650 AR e 45kHP. Por ex, se for usar o grito então manténdo as AR em 500 + grito deve chegar nisso. Contudo não passe de 800 AR, pois mais do que isso a redução de dano é muito pequena.

@Lucighor: to entrando pouco no D3 :( . Mas pode mandar o convite de amizade que quando eu entrar aceito :) .. ah.. infelizmente meu barb não poderá ajudar muito em MP4+... DPS muito baixo...
Responder Citar
Ótimo guia !

Estou com dúvida sobre, qual arma por em qual mão?
E quais os principais afixos devem ter?

Eu sei que devo por uma FE por causa do APS, mas não sei quais os melhores stats, e em qual mão é melhor por...
Agora eu não sei qual outra arma devo por, e em qual mão.

Se puderem me ajudar eu agradeço

Obs: Devo ter 10kk pra gastar nas 2 armas.
Responder Citar
no caso da off-hand, a Irazuli seria uma boa alternativa ? ja qe a velocidade de atk dela e absurda ?
Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)

Reportado!

[Fechar]