Diablo® III

Guia de Sobrevivência no Hardcore

Olá para todos!

Como nos últimos meses tenho jogado bastante no modo Hardcore, e após duas mortes no lvl 60, acabei adquirindo certa experiência, esta que tenho interesse em compartilhar com os amigos do fórum. Afinal, recentemente completei meu primeiro objetivo Hardcore, que foi conseguir upar todas as classes ao lvl 60. Observo que sempre editarei este texto, para adicionar detalhes que esqueci ou informações novas, talvez até novos dados mais detalhados.

Vou começar com as dicas básicas iniciais para upar um personagem do zero sem morrer, obviamente isso requer algum recurso, o que eu também vou ensinar como conseguir no passo-a-passo que segue:

0 - Uma dica geral para os iniciantes sem dinheiro, é que vc não precisa de itens lendários até chegar ao lvl 60. Eles ajudam, mas não são essenciais para te manter vivo. Gaste seu dinheiro em outros itens raros que melhorem seu personagem, ou até mesmo junte uma graninha para gastar quando chegar à dificuldade inferno. (Como toda regra tem uma exceção, eu gosto de indicar os seguintes ítens lendários: Malha acorrentada de lvl 36, o set de ashara de lvl 52 e o Elmo Cimeira de aughild de lvl 42).

1 - Como os primeiros 15 níveis passam rápido e em média para chegar ao lvl 15 são 2h de jogo, sendo assim vc não precisa dos melhores equipamentos do mundo, pois não vai aproveitar por muito tempo. Nos primeiros 15 níveis você precisa ter uma quantidade boa de vitalidade, sem esquecer o dano, que na minha opinião é um fator importantíssimo. Junte cada trocado, afinal nesta fase será possível se equipar apenas com o que cai, incluindo itens brancos. Nesta fase é bom sempre reciclar os itens mágicos, pois será útil no futuro para arrecadar uma verbinha extra. Será possível usar os itens comprados no NPC, como anéis, amuletos e armas.

2 - A partir do lvl 15 você tem acesso à itens com engaste, e isso inclui as armas! Sim agora é a hora de gastar cada centavo. Se vc comprar um rubi quadrado impecável por até 5k, e uma arma engastada qualquer que vai te custar até 10k, vc já tornará o jogo extremamente mais fácil. Para aqueles que já possuem dinheiro o lvl 15 é o momento de equipar um rubi estrela na arma e passear pelo fim do ato I e todo o ato II (DPS médio de 200-400, no lvl 25 vc já terá condições para ter dps entre 700 e 1000). Com o dano mais alto, as coisas já ficam mais fáceis, mas não é só isso. Com os outros equipamentos com engaste, vc será capaz ou de aprimorar sua vitalidade ou deixar seu dano ainda maior. Eu preferia aumentar meu dano, já que normalmente tanto destreza, quanto inteligencia ou força já aprimoram suas defesas, o que vai diminuir a necessidade de uma vitalidade super alta. Observo que atualmente na AH não estão caros os itens com engaste, (por enquanto) vc encontra entre 5 e 20k, itens engastados para lvl 15.

3 - A mamata dos engastes não dura para sempre, é necessário mais dinheiro que vc pode obter com o farm habitual, até pq a partir do lvl 23-25 se fará necesário um amuleto e anéis melhores que os vendidos no NPC (itens raros serão melhores para te ajudar a não morrer no hc). Esse fator pode ser contornado com bons equipes de uma maneira geral, mas da mesma forma vc vai precisar de mais dinheiro que talvez vc tenha. É aí que entram as dicas de como fazer dinheiro do zero:

3.1 - O modo do NPC - No ato II existe um NPC que vende anéis, acima do acampamento oculto. Ele fica ao lado do curandeiro. Eu particularmente entrava no ato II e verificava imediatamente nele se existia a venda algum anel ou amuleto com vitalidade (entre 10-25) e experiência (entre 5-10), apenas com esses dois afixos juntos eu conseguia vender diariamente mais de 10 itens com preços variando entre 10-50k! É uma fortuna para quem não tem nada e um lucro de mais de 1000% do dinheiro investido. Lembro-me que na primeira vez que joguei HC consegui mais de 2kk com amuletos com essas características e investimento de pouco mais de 200k. Com tanto dinheiro, na primeira vez que joguei no normal hc eu só jogava em mp10, e não morri até o lvl 60, onde morri pela primeira vez (vide o finado Macgregor).

3.2 - O modo do Crafting - Sim, neste modo de ganhar dinheiro, vc precisa reciclar alguns itens antes para poder ter um bom lucro inicial e depois ficar apenas investindo. Vc precisa evoluir seu Ferreiro até 80% do lvl 1, e habilitar as dragonas de couro do aprendiz. Esse item de lvl 11 (salvo engano) pode ser vendido entre 5k e 10k ou talvez até mais dependendo da AH. O carft não é caro (atualmente esta por volte de 100 cada essencia sutil) e o lucro é certo.
Responder Citar
4 - Com dinheiro no bolso, o ideal é sempre estar equipado com equilíbrio entre a vitalidade e o dano. Algumas pessoas costumam colocar valores de vitalidade e dano, mas isso varia conforme o jogo que vc faz, se for em grupo ou sozinho. (ao upar até o lvl 60 é possível jogar sozinho com razoável segurança, mas no lvl 60 a coisa muda, o que falarei mais adiante). Eu trocava periodicamente meus equipamentos para sempre jogar com muita segurança, a primeira troca ocorria a partir do lvl 5 e depois nos seguintes lvls: 10 - 15 - 23 - 27 - 32/33 - 36(malha acorrentada) - 40 - 42(Os equipamentos já podem ter requerimento de nível reduzido neste lvl, mas são muito caros, esse tipo de equipamento vai ficando mais barato a cada novo nível - Armas são os equipamentos essenciais para troca a partir do lvl 42) - 45(as armas já estão mais baratas neste lvl) - 50 - 52 (set de ashara é bom neste lvl) - 54 (Anel Obsidiano do Zodiaco pode ser uma boa pedida para quem tem dinheiro, custa entre 200 e 500k) - 58 - 60. Observo que nos últimos níveis é possível sobreviver com facilidade se jogar em grupo.

5 - Na dificuldade Tormento, eu aconselho a deixar o ato 3 apenas após o lvl 60 e depois seguir para matar o diablo com bons equips lvl 60. O dano a partir de 10k já é considerado bom para o ato 3, mas precisa de algumas resistencias e armadura para não passar susto, o que vc só vai conseguir com equipamentos de lvl 50-60.

Posso ter esquecido alguma coisa, mas até o lvl 60 é esse o plano. A partir do inferno as coisas mudam, e mudam muito mesmo.

DICAS PARA O INFERNO

Não vou colocar dicas para o ato II e nem para o Ato III e IV, afinal vc só vai conseguir passar adiante com segurança se tiver muita sorte no drop, ou em jogos em grupo, ou se já for rico e já tiver percebido a mecânica do HC(aí não vai precisar de dicas como essa). Lembrando que o BELIAL VAI TE MATAR NO INFERNO MP0... por isso evite lutar contra ele até estar bem forte.

REGRA DE OURO: TENHA SEMPRE MEDO DO INFERNO, PRECAUÇÃO DEMASIADA NUNCA É EXCESSIVA.
1 - A primeira dica é a mais obvia possível, para jogar no ato 1 inferno vc precisa estar bem equipado. Vc deve estar se perguntando, mas Malkar e se eu não possuir recursos financeiros para adquirir bons equipamentos? A resposta também é óbvia, então não vá para o inferno. Se vc for vai morrer com toda certeza e lá se vão em média 20h de jogo e alguns trocados que vc juntou com muita dificuldade!

1.1 - Barateando custos - É certo que no início vc não vai ter dinheiro para se equipar bem, então é necessário que você escolha o que vai comprar, priorizando o que vc não vai ter como não ter! E novamente de maneira obvia tenho que dizer, os afixos esenciais no HC são resistencia a tudo e Armadura extra. Eu particularmente sobrevivi no inicio me mantendo em grupos com dano alto, e me certificando que eu não morresse por tempo o suficiente para juntar dinheiro suficiente para boas compras. Felizmente o fator sorte me ajudou bastante já que dropei um item que vendi por 55kk logo no início, pode não ser muito, mas me ajudou a equipar melhor o OttoMalkar, ou seja, infelizmente o fator sorte vai ser o seu maior aliado.

1.2 - Sendo assim, itens apenas com Resistencia a tudo, armadura extra, e com os atributos da sua classe não serão caros, vc não vai ter regeneração de vida, ou vida no golpe, ou vida extra nos globos com raio de coleta aumentado, velocidade de movimento, mas em um bom grupo vc vai sobreviver, carregado, mas vai! Conclusão, não tenha vergonha de parecer pobre, se continuar vivo, muito em breve vai se estabilizar. aconselho a não abrir mão do seu escudo, pelo menos no início do Inferno. Os valores médios para sobrevivencia são: 700+ de all resist - 5000+ de armadura e vida acima de 50k+. Dps vai variar entre 14 e 20k. Esses são os valores médios sem os respectivos Buffs. Eu chegava a 1400 de all resist com o arconte e 11k de armadura. A vida estava em torno de 50k. E sempre entrando em jogos multiplayer, eu cheguei ao ato 3, onde dropei um Elmo do set de Inna (mas nunca joguei sozinho no ato 3 pois mesmo com tanta resistencia quase morri inúmeras vezes pois não era capaz de causar dano aos inimigos e elites, portanto não joguem sozinhos ou em grupos de mesmo nível de equipamento que vc senão vão todos acabar perdendo seus personagens, até mesmo no ato 2).
Responder Citar
2 - O inferno tem uma mecânica diferente, como eu já havia mencionado aqui vc não pode jogar sozinho. Imaginando que vc acabou de chegar no inferno, e que não possui ainda os melhores equipamentos e dano, vc pode sofrer um "disconect" e morrer, ou ainda pode ser aniquilado pelo primeiro elite que aparecer. Afinal com dps baixo qualquer monstro é um grande inimigo, mesmo que sua armadura e resistencias estejam altas. Lembro que minha segunda morte no lvl 60 ocorreu pq eu achava que era um Tank, aí veio um elite maluco do ato 2, que não sabia que eu tinha 1k de resistencias e 10k de armadura e me partiu em 2, simplesmente pq eu não conseguia causar dano à ele e escapar dos mosntros (Vide o finado EldrinMalkar).

3 - Obviamente, tente não jogar com lag.

3 - Nunca se separem do grupo. Estar na vista de um aliado no momento de um lag ou travamento ou "disconnect" pode fazer MUITA diferença (também morri assim uma vez, mas não foi no inferno, foi enquanto eu re-upava um personagem, faltou luz e eu estava sozinho no mapa, obviamente que o jogo era mais bugado e eu não saí em 10 segundos, demorou bem mais, conforme o relato do meu amigo que conferiu meu corpo sem vida no mapa).

4 - Priorizem personagens com bastante vida. (40k de vida é pouco no inferno hc, 50k é razoável).

5 - Dps também é uma forma de se defender, afinal quanto mais rapido os elites morrem, menos chance eles tem de te pegar em algum afixo cabuloso.

6 - Regeneração de vida e vida na hora do golpe, bem como roubo de vida também são muito úteis, mas apesar de ser muito óbvio não custa nada lembrar. Infelizmente são itens caros, os que possuem estes afixos. Uma dica para iniciantes é o machado Rasgacéus, que tem como afixo 500+ de regeneração de vida.

7 - Area de coleta e vida extra nos globos de vida, também podem ser MUITO úteis.

8 - NUNCA PERCA O MEDO DOS ELITES, MESMO QUE VC SEJA MUITO FORTE.

E é isso, espero que tenham gostado deste tutorial que é mais voltado para os iniciantes do que aos experientes jogadores do modo Hardcore. Quem sabe no futuro eu não melhore o texto com novos dados e informações.

Abraços!
Responder Citar
Cara, teu guia ficou bem bacana, abrangente. Citou coisas como os mais importantes afixos de itens, coisa e tal. Mas, se me permite, bem que se poderia colocar os links de outros guias HC presentes cá no fórum, também - o que envolveria muito mais a coisa, facilitaria a consulta para aquelas perguntas típicas de iniciantes, previniria poluição do fórum, e resguardaria tópicos floopados porém úteis.

Só uma ideia! :)
Responder Citar
Gostei da idéia e o farei assim que tiver um tempinho. =)
Responder Citar
aki estão alguns links importantes, vou colocar título neles no futuro.

http://us.battle.net/d3/pt/forum/topic/5621031172

http://us.battle.net/d3/pt/forum/topic/7710222044

http://us.battle.net/d3/pt/forum/topic/8569147415

http://us.battle.net/d3/pt/forum/topic/5270827237

http://us.battle.net/d3/pt/forum/topic/7178977974

http://us.battle.net/d3/pt/forum/topic/7200030815

http://us.battle.net/d3/pt/forum/topic/6397720105

http://us.battle.net/d3/pt/forum/topic/7392649199
Responder Citar
Muito bom as dicas =D parabens
catei lvl 60 hoje no Hardcore
se puder me fala +- como ta o meu char ^^
e se eu me der por conta de alguma dica a mais aviso =D
Responder Citar
Excelente as dicas!! Muito obrigado!!

Estou seguindo passo a passo.

Continue postando mais detalhes de cada intervalo de levels.
Responder Citar
Não sei vocês, mas tive que re-upar meu char recentemente e senti grande diferença no tempo para se alcançar o lvl 60. Antes eu fazia com quase 20h e as vezes até mais. Agora vou fazer com no maximo 14 horas sem ajuda. Parece que o jogo está bem mais fácil.

obs: Parei de jogar por um bom tempo e agora retornei ao menos para deixar todos os chars lvl 60 novamente, já que o me principal morreu.
Editado por Malkar#1573 em 03/06/2013 16:58 BRT
Responder Citar
Mais um tópico que pode ser de grande ajuda. Esse tópico inclusive tem dicas rápidas para evitar as mortes no HC.

http://us.battle.net/d3/pt/forum/topic/9377569317?page=1#10
Responder Citar
Saudações !

Em HC uma palavra vem sempre à minha mente: solidão... Jogo a mais de 6 meses em SC e pra variar um pouco, criei outros chars (sou Barbaro, por excelência, por assim dizer...) e um no HC. Este tópico se tornou A referência para mim, pois HC é muito árido; poucos tópicos, poucos guias e PRINCIPALMENTE poucos jogadores (taí o motivo da solidão). Mas como estou aqui apenas pra curtição, estou curtindo numa boa (tenso, é verdade), embora já recoheci (com a minha pequeníssima experiência) que o Hardcore não é para os fracos...(em minha 2ª pt, vi um cara morrendo perto de mim e eu nao tinha condições de ajudá-lo... ;(

Abs,
Responder Citar
Gostei do guia. Eu daria também uma dica pra quem vai jogar HC. Jogue com o mesmo personagem e build(ao menos semelhante) do seu char do softcore que vc joga melhor e morre menos.
Sei que existem casos impossíveis, como quem joga de massa critica no softcore. Mas, via de regra, a dica é muito útil. Jamais pense que é melhor jogar com barb ou monge pq sofrem menos dano. O melhor personagem pra vc é sempre aquele que vc está mais acostumado.
Responder Citar
vlw mesmo veio com o seu tutorial eu consegui chegar no 60 com meu monk dicas certeiras,
vou estudar agora o inferno hehe
Responder Citar
Primeira vez que vejo alguém que upou todos os personagens até o lvl 60 (sc e hc). Como eu tb ^^
Parabéns.
Responder Citar
Pow povo, fico feliz em contribuir com o Hardcore. Agora que vi que o grande Buddylove foi meu padawan. hehehe.

Em breve vou revisar e ver se consigo iniciar um guia avançado com as mudanças recentes no jogo. =)

Mas desde já observo que pouca coisa ficou defasada desde que fiz esse guia.
Responder Citar
Cara estou para comecar no HC e esse teu Tipico me ajudou bastante, muito obrigado por compartilha suas dicas. Tentarei me manter ativo aqui no HC para trocarmos experiencia e jogar conversa fora! Bom iniciarei com um Monge o que acha?
Responder Citar
É uma das classes que mais chegam ao paragon alto. Mas como você vai começar agora acredito que precise ter paciência, ou transferir dinheiro do Softcore para poder jogar bem. =)
Responder Citar
Bom vou dar umas pesquisada sobre como transferir dinheiro do Soft para o HC nao sei como fazer isso. Bom mas vamos la que comece o modo HC...
Responder Citar
Ah e qual MP eh bom para eu comecar, lembrando que nao tenho grana nem nada vou comecar do zero mesmo!
Responder Citar
se seguir os conselhos iniciais e jogar com um monge suporte, vc provavelmente não vai ter problemas até mp1. vai upando e quando já estiver com um dano maior pode fechar com qualquer grupo o inferno.
Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)
Enviar Cancelar

Reportado!

[Fechar]