Diablo® III

Blizzard e a comunidade brasileira

Blizzard e a comunidade brasileira

Ola pessoal,

Venho aqui expor uma situação que eu vejo acontecendo, e queria debater este assunto com os principais interressados, nós (comunidade) e a blizzard.

É um fato conhecido de todos que a blizzard esta oficialmente em terras tupiniquins, e que gostamos bastante disso (eu acho), mas vemos um certo "descaso" de ambas as partes, tanto da comunidade quanto da empresa.

Vou explicar melhor, ficou grande, me desculpem. Leiam antes de deixar suas considerações.

Nao sei se desde o comeco foi implementado de forma correta o sistema de suporte ao público brasileiro, se poderia ser melhor ou pior, o fato é que os foruns da blizzard em portugues carrecem de uma moderação mais apropriada para a cultura tupiniquin.

O que eu vejo, é uma via de duas mãos,

Em uma delas temos a comunidade brasileira tentando ganhar voz ativa no ambiente de jogos, tentando melhorar e tornar o jogo mais a nossa cara, tentando ajudar a melhorar a experiencia do jogo, mas nem sempre fazemos de forma apropriada, somos um mercado novo, somos um mercado a muito tempo esquecido pela comunidade de jogos, NUNCA antes conseguimos exercer um impacto grande neste mercado, a ponto de mostrarmos nossa força, se é que temos, e isso nos leva a pensar que somos uma comunidade em forma de um embriao, nao sabemos direito como nos portar, nao temos a experiencia e o impacto que a comunidade EN, e nem chegamos perto dos olinhos puxados, somos uma comunidade sem experiencia neste mercado, lembrem jogos em português começaram a aparecer a menos de 5 anos, e muitos que aqui frequentam desconhecem os foruns EN, e este ambiente nos leva a ter o que temos. Uma comunidade primitiva, que a maioria das questoes sao futeis, ninguem faz uma pesquisa rápida para ter a resposta, que muitos dos players são trolls, e os que não se encaixam nos dois generos citados, acabam por virar pelo efeito manada, ou os que possuem o conhecimento do inglês vão para os foruns americanos, também temos os que acabam por desistir de tentar ajudar. E que no final das contas, nós acabamos não tendo feedbacks significativos e nem exemplos de boas maneiras para incentivar este refinamento que muitas vezes vemos em foruns de outras linguas.

Por outro lado temos uma empresa com 20 anos de mercado, que começou com 3 universitarios, 1 sonho, um emprestimo da avó de um deles e um contexto de games primitivo. Dúvido que algum deles sonhou algum dia chegar tão longe, em fazer parte da história e até mesmo impressionar holywood com os números que eles conseguiram produzir. Mas eu dúvido que estes 3 caras tivessem chego tão longe quanto chegaram, se eles não tivessem valorizado a comunidade que se formava ao redor deles, respeitado e incorporando pedidos da comunidade em seus jogos, E também dúvido que eles tivessem chego aonde chegaram se esta comunidade não tivesse se refinado ao passar do tempo, dando feedbacks cada vez melhores e melhorando as experiencias que estes jogos proporcionavam, para ganhar novos jogadores e novos mercados.

Estas são as 2 mãos que eu vejo, uma empresa que atende um mercado refinado, norte americanos, asiaticos, europeus (Paises de primeiro mundo), e na outra um mercado primitivo, que por anos foi esquecido. E agora estamos começando a mostrar nossos números e nossa força neste mundo, mas vocês NÃO podem se esquecer que não somos um pais desenvolvido, ou que temos o inglês como uma segunda língua, ou que temos uma cultura diferenciada, somos infelizmente um pais de tupiniquins tentando ganhar o mundo. E por este motivo eu acho que a Blizzard precisa mudar a forma como ela administra sua comunidade no Brasil.

Acredito que estes foruns (PT) deveriam ser um Branch do americano, não para dizer que a blizzard atende o mercado brasileiro, mas sim para nos reunirmos, darmos feedbacks, PARA NOS SENTIRMOS QUE FAZEMOS PARTE DESTA FAMILIA QUE SE CHAMA BLIZZARD e retirar um pouco a carga dos foruns americanos, que se acumulam e certas vezes se perdem boas idéias e criticas construtivas pela quantidade de flame que estes possuem.

Mas ao contrario disso eu vejo brasileiros que sabem ingles, frequentando o forum ingles (like me) e vejo os que não sabem vestindo cocar de abacaxi e tentando atrair a atenção para si, e meia dúzia de gatos pingados tentando fazer a diferença sem muito sucesso.

Tenho algumas idéias, e estou apto para compartilhar, mas primeiro queria escutar o que a blizzard (se é que vão ler, e dar atenção) e a comunidade (se é que não vão trolar, e ajudar a melhorar) tem a dizer e a complementar.

Rango.
Editado por Rango#1931 em 23/04/2013 00:12 BRT
Responder Citar
Cultura tupiniquin, terras tupiniquins, WTF!!

23/04/2013 00:08Citação de Rango
E agora estamos começando a mostrar nossos números e nossa força neste mundo, mas vocês NÃO podem se esquecer que não somos um pais desenvolvido, ou que temos o inglês como uma segunda língua, ou que temos uma cultura diferenciada, somos infelizmente um pais de tupiniquins tentando ganhar o mundo.

Somos um país de índios??? Essa é sua visão da nossa cultura.

Cara para de falar besteira, são pessoas como vc que fazem desse pais o que ele é, vc ta fazendo a mesma coisa que os estadunidenses nos chamando de índios.

Vou parar de escrever pq senão vou começar a te ofender...
Responder Citar
é, vamos parar de ofender os índios!
Responder Citar
Só eu que lembrei desse video de como apresentar o Brasil para o mundo???

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ssEhLSAO16k

@Tópico:
A comunidade BR tem muito que melhorar e a crescer,até concordo contigo,mas seu texto cheio de esteriótipos (igual ao vídeo) só vai fazer seu tópico ser trollado até a última página.

Quem se dispuzer a ler né,porque é uma senhora parade de texto.

Sem mais.
Boa sorte e bom jogo.
Responder Citar
Li essa topico e alem 90% parece livro de auto ajuda e 10% usou termos e palavras que desmerece qualquer ideia, pensei muito em dar criticas e comentar sobre o que voce falou, mais ai isso ia virar um circo entao:

Reportado por trolagem

Pois o testo como um todo pra mim ofende os brasileiros, so faltou falar que aqui so se come banana e mandioca, quem nao gostou reporte tambem
Responder Citar
obs, de todos os atendimentos aos brasileiros na qual a central fica em outro pais o da blizzard e bom , portugueses e brasileiros que te atendem, ja tentou atendimento de um canadense ou americano que aprendeu a falar portugues, e de perder a paciencia e no fim e mais facil nos falarmos ingles com eles
Editado por Roger888#1857 em 23/04/2013 07:23 BRT
Responder Citar
Caro colega @Rango.

Tenho clara impressão que suas opiniões não se baseiam em fatos comprovados, e sim somente na sua reflexão interna.

Claro, a comunidade brasileira de gamers está crescendo, basta ir no google e procurar artigos sobre isso que acharás. Contudo, eu também frequento o fórum EN-US e, na minha humilde opinião, não há mais ou menos "índios" lá do que aqui.

Vejo que lá ocorre o seguinte. A comunidade é muito maior, há novos posts a quase cada minuto do dia. Posts com conteúdo inútil rapidamente vão para as páginas 2, 3, 4... e somem. Entretanto, os melhores, com boas críticas e/ou sugestões logo recebem uma grande quantidade de respostas e tornam o tema da discussão mais visível aos olhos dos CMs de lá.

Aqui temos um volume muito menor de posts, de modo que, quase todos, recebem a mesma atenção. Por conseqüência criamos discussões inúteis ao invés de simplesmente ignorarmos as futilidades e trollagens. Além disso, todos sabem que a equipe de CMs é reduzida. Há apenas duas pessoas para todos os fóruns PT-BR da Blizzard, sendo que os mesmos ainda exercem outras atividades que não a moderação dos fóruns. Por isso a importância de usarmos as ferramentas de "Like" e "Unlike", e reportamos as "tupiniquisses".
Responder Citar
Caro colega @Rango.

Tenho clara impressão que suas opiniões não se baseiam em fatos comprovados, e sim somente na sua reflexão interna.

Claro, a comunidade brasileira de gamers está crescendo, basta ir no google e procurar artigos sobre isso que acharás. Contudo, eu também frequento o fórum EN-US e, na minha humilde opinião, não há mais ou menos "índios" lá do que aqui.

Vejo que lá ocorre o seguinte. A comunidade é muito maior, há novos posts a quase cada minuto do dia. Posts com conteúdo inútil rapidamente vão para as páginas 2, 3, 4... e somem. Entretanto, os melhores, com boas críticas e/ou sugestões logo recebem uma grande quantidade de respostas e tornam o tema da discussão mais visível aos olhos dos CMs de lá.

Aqui temos um volume muito menor de posts, de modo que, quase todos, recebem a mesma atenção. Por conseqüência criamos discussões inúteis ao invés de simplesmente ignorarmos as futilidades e trollagens. Além disso, todos sabem que a equipe de CMs é reduzida. Há apenas duas pessoas para todos os fóruns PT-BR da Blizzard, sendo que os mesmos ainda exercem outras atividades que não a moderação dos fóruns. Por isso a importância de usarmos as ferramentas de "Like" e "Unlike", e reportamos as "tupiniquisses".

Basicamente falou tudo que eu queria falar.

Depende de nós "despoluir" tudo isso e se unir para melhorar.
Responder Citar
OP
Vou mandar a real pra vc:
A Blizzard nunca vai ligar pro que os players brasileiros passam. Aceite isso e pare de chorar.

Perdeu tempo escrevendo isso tudo e ainda poluiu o forum.

PS: Tupiniquins foi tenso hein colega.
Responder Citar
Community Manager
Uma coisa que não se pode esquecer é que os jogos da Blizzard são jogos que são feitos para a comunidade global. Não é um jogo para acatar o interesse de uma comunidade regional X ou Y. E nesse caso, cada cultura terá uma subjetividade única sobre como o jogo deve ser e o que deve ser considerado pela Blizzard como feedback construtivo. É impossível agradar romanos e troianos, então é necessário tentar achar o meio termo durante o desenvolvimento dos jogos para tentar agradar o máximo de pessoas possíveis.

Não vamos acertar 100% do tempo, mas a Blizzard tem tradição em dar suporte para seus jogos por muitos e muitos anos, algo que é um pouco raro hoje em dia. É aí que as ideias dos jogadores são importantes e assim como nós aqui da equipe Brasil enviamos um relatório semanal, saiba que todas as outras regiões também mandam as suas, cada uma com suas própriar prioridades, algumas delas conflitantes com as nossas. Entenda que não é um processo simples de cara ou coroa a escolha de quais são relevantes em termos de benefícios para a maioria.

23/04/2013 09:45Citação de OMTcommander
A Blizzard nunca vai ligar pro que os players brasileiros passam. Aceite isso e pare de chorar.

Não é verdade. Muitas mudanças em nossos processos e contratações leva em conta a demanda brasileira.

Só alguns exemplos.

- Lançamentos digitais ao mesmo tempo que os EUA.(coisa que não era feito antigamente). Os russos tiveram que esperar quase um mês após o lançamento de D3 no Brasil para poder jogar a versão deles.
- Alto investimento em dublagem com nomes conhecidos no cenário.(algo em que a Blizzard foi pioneira)
- Traduções quase instantaneas de artigos e projetos como Pergunte aos Devs (inclusive com perguntas de brasileiros sendo respondidas)
- Uma nova contratação de CM em andamento (http://us.blizzard.com/pt-br/company/careers/posting.html?id=130001O)
- Etc.

Claro que não conseguiremos suprir todos os desejos dos jogadores, mas de pouco em pouco, a gente chega lá.
Responder Citar
23/04/2013 13:52Citação de Rhastion
- Lançamentos digitais ao mesmo tempo que os EUA.(coisa que não era feito antigamente). Os russos tiveram que esperar quase um mês após o lançamento de D3 no Brasil para poder jogar a versão deles.

Sinceramente,nao adiantou nada,muitos e muitos players,como eu,tiveram aquele erro no inicio,"nao me lembro o numero agora"que infernizou,soh funfava um pouco no server americano,demorou mais de 1 mes pra concertar aquilo.

De resto concordo,porem a blizz deveria escutar mais seu publico brasileiro,principlamente agora,vejo no forum americano que os players,sempre sao ouvidos,porem aqui nem tanto.

Não vejo a blizz ,dar a atenção necessaria e esperada aos brasileiros!!
Responder Citar
Community Manager
Sinceramente,nao adiantou nada,muitos e muitos players,como eu,tiveram aquele erro no inicio,"nao me lembro o numero agora"que infernizou,soh funfava um pouco no server americano,demorou mais de 1 mes pra concertar aquilo.

O erro 37 foi corrigido com a implementação de novos servidores dentro de 48 horas. Não foi um mês.

De resto concordo,porem a blizz deveria escutar mais seu publico brasileiro,principlamente agora,vejo no forum americano que os players,sempre sao ouvidos,porem aqui nem tanto.

Defina o que é ser "ouvido", pois fiquei um pouco em dúvida sobre como chegou à essa conclusão.
Editado por Rhastion em 23/04/2013 14:40 BRT
Responder Citar
23/04/2013 14:38Citação de Rhastion
O erro 37 foi corrigido com a implementação de novos servidores dentro de 48 horas. Não foi um mês.

Se foi implementado em 48 horas nao sei,mas funcionar mesmo,levou mais de 1 mes,pode pesquisar no forum d3,pode pesquisar no google

http://us.battle.net/d3/pt/forum/topic/5140864046?page=15

Esse é um dos topicos tem vaiors outros,tanto aqui como no google,como disse,levei mais de 1 mes pra poder jogar normalmente,nao apenas eu,como varios outros players

23/04/2013 14:38Citação de Rhastion
Defina o que é ser "ouvido", pois fiquei um pouco em dúvida sobre como chegou à essa conclusão.

Entendo que a maioria dos topicos criados no forum, acabam sendo trolados e com grande numero de flames,porem ja vi muitos topicos interessantes ,porem sem nenhum feedback.

Td bem Rashtion,ai vc vai me dizer,que td que é conversado aqui,é levado para a blizz,mas,cade o feedback aqui?No forum americano vejo muitos feedbacks,interessantes e muitos conclusivos,ou até mesmo,trazendo novidades, em certos topicos,ja no forum brasileiro,isso nao ocorre com a frequencia desejada,e nossas perguntas muitas vezes nao sao respondidas.

Maioria dos players que frequentam o forum brasileiro,frequentam o forum americano,pois la geralmente encontram a resposta ,para sua pergunta!!
Responder Citar
Community Manager
Td bem Rashtion,ai vc vai me dizer,que td que é conversado aqui,é levado para a blizz,mas,cade o feedback aqui?No forum americano vejo muitos feedbacks,interessantes e muitos conclusivos,ou até mesmo,trazendo novidades, em certos topicos,ja no forum brasileiro,isso nao ocorre com a frequencia desejada,e nossas perguntas muitas vezes nao sao respondidas.

Depende do tema. Obviamente, os CMs americanos tem mais facilidade e agilidade de comunicação com os desenvolvedores sobre temas mais específicos em termos de gameplay e funcionalidades. Isso é normal pois estão compartilhando comunicações no mesmo idioma e as respostas já são passadas de uma forma que é simplesmente fazer com uma pequena adaptação da resposta para o fórum.

Não é o mesmo processo para CMs em outras regiões, onde nossa comunicação geralmente passa por mais canais e requer adaptação de linguagem devido o idioma ser diferente do nosso.

Porém, nós CMs regionais também temos mais contato e autonomia para lidar com questões específicas de nossa região, como um feedback sobre questões de idioma, formas de pagamento, etc. Isso são coisas que os CMs americanos não podem responder e nem sabem como. Somos suporte um do outro. Se sua intenção realmente é um contato mais ágil e direto com os desenvolvedores, talvez o fórum em inglês seja seu canal. Mas lembre-se, nem todos falam inglês e nem todos tem a mesma expectativa quando entram em um fórum. Creio que a maioria participa desse por querer fazer parte de uma comunidade local e mais familiar do que simplesmente buscar informações diretas e ágeis sobre questões de desenvolvimento. Se esse é seu foco, como disse antes, talvez o fórum em inglês seja o canal preferencial para você.

Isso não significa que não olhamos e repassamos as questões regionais para os devs em formato de relatórios semanais, mas infelizmente, devido os fatores acima e também por questões de recursos, não é possível responder todas as questões dos jogadores. Preferimos que o fórum seja focado em discussões e exploração de opiniões distintas, e não em um atendimento ao consumidor.

23/04/2013 15:43Citação de vanderneut
O correto é "Gregos e Troianos"

Estou tendo lapso mental. :(

Ficando velho.
Editado por Rhastion em 23/04/2013 16:03 BRT
Responder Citar
@Rhastion meio off do tópico =P
mas você sabe quando vão abrir o fórum em português de Hearthstone ?
Responder Citar
Community Manager
@Rhastion meio off do tópico =P
mas você sabe quando vão abrir o fórum em português de Hearthstone ?

Sem planos no momento. Justamente para não separarmos ainda mais os poucos recursos que temos.
Responder Citar
23/04/2013 13:52Citação de Rhastion
É impossível agradar romanos e troianos

23/04/2013 15:43Citação de vanderneut
O correto é "Gregos e Troianos"

23/04/2013 16:01Citação de Rhastion
Estou tendo lapso mental. :(

Mas até que faz sentido porque destaca as dificuldades devido às diferenças regionais.

Bom, pelo menos eu me sairia com essa =P
Responder Citar
Parece q todo jogadorzinho brasileiro, quer seu momento de atenção, um postizinho azul no topico dele, e gritar pro mundo que eh injustiçado... ai ai, brasileiros como sempre me dando vergonha.

Na moral, vcs deveriam estar agradecendo, bajulando, venerando e adorando a Blizzard por:

>em alguns quesitos, ser pioneira no mercado brasileiro;
>em outros, fazer um trabalha 200% melhor que outros jogos q tb estao no mercado brasileiro;
>traduções completas e adaptáveis ao cenários, cultura e regiões brasileiras.. nao uma simples traducao, e sim uma BRASILEIRACAO;
>estao tratando os brasileiros de igual pra igual com o restante do mundo;

Serio, brasileiro ta parecendo as "minorias" do Brasil, que qrem direitos que passem por cima dos outros grupos...
A empresa é gringa, seus produtores, desenvolvedores, seu maior publico eh gringo.. e vc ainda acha q pode ficar reivindicando a atencao toda pra si?

Ah, serio... nossa, q raiva q certos br me dao...
Responder Citar
23/04/2013 16:01Citação de Rhastion
Preferimos que o fórum seja focado em discussões e exploração de opiniões distintas, e não em um atendimento ao consumidor.

Pêi!
Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)
Enviar Cancelar

Reportado!

[Fechar]