Estratégias para Zerg

Estratégias e Guias
Amigo, eu não sou o melhor jogador para lhe dar dicas, mas como você ainda não recebeu nenhuma, lá vai.
Eu acho que varia MUITO esse negócio de expansão, pois irá depender do que você quer fazer no jogo e do que o seu oponente fizer, mas eu costumo construir a segunda base logo quando eu adquiro uma quantidade bem pouca de zergllings e já acho isso precipitado, mas tem gente que constrói sem ter nenhum.
Mas eu acho que o melhor remédio é jogar aos poucos com os seus amigos ou contra AI e achar o seu tempo.

OBS: Espero que alguém mais instruído te responda.
Além dos tatus-bomba, qual a unidade Zerg apropriada para destruir edifícios inimigos?
Eu não jogava os outros Starcrafts e escolhi Zerg, é complicado, de fato, mas eu estou gostando.
Com relação ao tempo para fazer expansão, vou passar aqui a minha experiência.

Normalmente eu vou pra ordem de construção:
10 - suserano
13 - fosso de desova
13 - extrator
13 - incubadora (expansão)

Pela experiência que tenho, com esta ordem de construção ainda permite se defender de rushs iniciais, pois logo que sair o fosso de desova faça uma lagarta espinhosa por base no meio dos minérios e não esqueça de treinar 6 zergnídeos. Assim, você terá uma economia forte e uma boa defesa inicial. Logo que tiver gás suficiente evolua para antro. Assim em muito pouco tempo você terá acesso a unidades como hidraliscas e mutaliscas que são muito eficazes. E, não menos importante, terá acesso ao verme nydus.

A evolução para os zergs é algo imprescindível. Se demorar para evoluir para antro e depois pra colméia, vc estará morto com certeza. Jogadores que zerg que demoram ou mesmo não evoluem rapidamente só conseguem ganhar de oponentes muito fracos.

E a expansão também é algo essencial. Expandindo rapidamente vai te permitir ter o poderia econômico (especialmente em gás) para enfrentar os oponentes. Zerg SEMPRE precisa se expandir o mais rápido possível. Existe uma ordem de construção que se constrói a incubadora na expansão antes do fosso de desova. Se bem feito pode ser uma ótima saída, porém se estiver em jogo 2x2 e virem que vc está fazendo isso, pode ser o seu fim. Em jogo 1x1 normalmente dá certo.
o que significa esses números "10" e "13" na sua estratégias Peter ??

Desculpe a pergunta... estou iniciando agora no mundo do starcraft...
Sobre o verme nydus, não esqueçam que não pode haver fog para poder "plantá-lo", apesar de poder ser plantado fora do terreno dos zergs.
Por isso é bom evoluir um supervigia em suserano para dar essa sight necessária.
Suseranos são bem rápidos e você pode organizar as mutaliscas de outra forma, apesar de elas também poderem serem usadas pra dar a sight e descarregar o ground, enquanto elas ficam como aéreas.
o que significa esses números "10" e "13" na sua estratégias Peter ??

Desculpe a pergunta... estou iniciando agora no mundo do starcraft...

é o contador de comida.
faz drones ate ficar com 10 de comida (10/10)
ai faz um suserano que vai jogar teu contador de comida pra 10/18
ai faz drones ate ter 13/18 e faz um fosso de desova que tu vai ficar com 12/18
ai faz um drone e quando tiver minerais faz um extrator.....
Obrigado amigo pela dica ...

Agora sim entendo os números.
Pois é, desde o starcraft 1 os zergs são os mais complicados de se jogar. Porém, agora com duas incubadoras dá pra ter uma produção muito rápida de unidades, graças às rainhas.

De início estava fazendo rush de mutalisca (muito eficaz). Mas estou com dificuldades de segurar rushs de exterminadores. Eles vêm muito cedo e conseguem fazer muito estrago numa velocidade incrível. Causando 30 pontos de dano em estruturas é foda... quatro deles destróem uma incubadora em muito pouco tempo e, como se móvem com velocidade e facilidade, é difícil pegá-los. Lings não têm muita chance, a não ser se forem muitos.

Algum dica?

Amigo, zerg é fluxo com agressividade. muta é bacana sim porem roach segura qualquer unit inicial, sem falar que o MASS terran tão comentado chora quando ve 3 roach e eles com 6 marines. Melhor defesa é o ataque, é só não gastar dinheiro com defesa de base e cronometrar toda sua build pra cada ação. Recomendo a Rainha ficar perto dos peoes se vir com o Overlord (suserano) alguma movimentação. Abraço!
Como vocês usam e posicionam os supervigias / suseranos de vocês?

Quanto a estratégias, tenta algo AA... mustaliscas + corruptores, leva MUITA coisa embora.
@BlackBogard @PeterKG

Valeu amigos! Vou tentar essa estratégia. Eu estava indo pra expanção com 50, vou tentar evoluir mais rápido.

Minha preocupação é com rush iniciais com essa build. Mas vou tentar algumas vezes, já perdi um monte mesmo.

Uma estratégia que funcionou algumas vezes foi fazer várias baratas, e evoluir a habilidade de entrar na terra e andar debaixo da terra. Algumas vezes consegui entrar nas bases inimigas e limpar os peões do adversário.
aew meu macro ta legal, meu problema ta na hora de tirar as unidades, se tiro zergliings qual a proxima unidade tirar? se tiro baratas qual a outra pra combinar? quais os combos de unidades eh forte?
Ainda não tenho muita experiência com essas combinações. Mas vi que o padrão do SC 1 que é zergnídeo e hidraliscas é bem efetivo contra a maioria dos oponentes. E é importante, se o jogo demorar um pouco mais, acrescentar uns mamutus na tropa.

E tem outra coisa: as combinações são muito relativas. Se o oponente vier com soldados e demolidores, as baratas não duram muito. Aí é mais efetivo usar hidraliscas.

Não adianta olhar só o dano das unidades. Se fizer isso, as baratas parecem ter um ótimo dano em comparação aos zergnídeos e hidraliscas. Isto é totalmente FALSO!
Se não me engano, as baratas tem um dano de 16 e um tempo de 2s entre ataques, o que dá um dano médio de 8 pontos por segundo. Os zergnídeos causam 5 de dano e tem um tempo de ataque de 0,7s, o que dá um dano de 7,14 pontos por segundo. Os hidrasliscas tem um dano base de 12 e atacam a cada 0,81s, o que resulta num dano de 14,8 pontos por segundo e tem um alcance muito superior das baratas.

A vantagem das baratas é a resistência (armadura 1 e 145 de vida). Pra ser sincero eu raramente as produzo. Costumo ir direto pra zergnídeo e hidraliscas que, para mim, se provou mais eficaz. Ainda tenho que testar melhor os tatu-bomba, pois acredito que alguns deles numa tropa faz uma grande diferença.

Uma coisa que tem que ter em mente é evoluir, e evoluir rápido! Dois ou três infestadores, mesmo sem pesquisa de parasita neural, faz muita diferença em combate. Crescimento fúngico faz a festa contra tropas inimigas, tanto de combate corporal como de longo alcance. Se vierem muitos soldados, solte crescimento fúngico neles e sai de perto. Os soldados vão perder 36 de vida, deixando-os fracos. Contra fanáticus é ainda mais eficaz! Terrano infestado também é bem útil. Se o infestador estiver com energia completa, pode criar 8 terranos infestados, que são superiores aos soldados.

Admito que ainda tenho que pegar prática em usar algumas unidades.
Bom... Eu jogava de Zerg e Terran no SC1... e realmente na minha opnião Zerg no SC2 esta um poco mais dificil.. até porque tiraram o Lurker.. e o Hidraliska agora demora muiito mais pra fazer... em compensação a Blizzard crio a Unidade "Barata" que é mto boa no começo de uma partida..

Agora acho que a Blizzard falho no Tatu Bomba porque unidade fraca d+.. e ainda vai gas pra fazer.. realmente ainda nao consegui usar essa unidade mto bem...

e igual um cara falo tambem.. acho que Zerg contra aéreo ta bem foda de jogar..

Mais nesse SC2 quero ficar bom mesmo de Zerg.. então só to jogando com essa raça.. espero conseguir criar boas estratégias...

Ah.. a questão do Zergs andarem mais rapido só por cima do tapete pra ser sincero nao gostei mto tambem..
Eu não acho um problema não ter hidraliscas de cara como no SC 1, especialmente que é muito rápido evoluir para antro e daí ter essas unidades. Achei esta modificação muito interessante pelo fato de forçar os zergs e evoluir e não ficar só na incubadora vidrado em ficar fazendo zergnídeo e hidraliscas, o que acontecia com 90% dos jogadores de zerg do SC 1.

Na minha opinião, os zergs estão muito bons. Os zergnídeos são muito bons, especialmente para segurar o oponente na base nos primeiros minutos do jogo, enquanto você evolui e expande. Adorei o fato de que os zergs agora podem sim se expandir com segurança nos primeiros minutos do jogo.

Quanto ao tatu-bomba, ainda não tenho uma opinião formada. Utilizei eles uma única vez e se saíram muito bem. Ma pra usá-los de forma adequada deve-se utilizar as capacidades efetivas dos zergs. Alguns pensam se os tatu-bomba valem a pena. Não lembro quanto de dano ele causa em unidades inimigas, mas pelo que lembro em construções ele causa 80 de dano. Pelo preço deles, vc pode ter 2 zergnídeos (sem contar o gás). Dois zergnídeos para precisam de 20 ataques (10 de cada um) para causar 80 pontos de dano em construções, o que leva um tempo total de 7 segundos. Enquanto que o tatu-bomba não gasta nem meio segundo com isso. Alguns vão falar: grande coisa, mas os zergnídeos se tiverem tempo causam bem mais. Mas aí é que está: "SE tiverem tempo". Uma aplicação muito útil do tatu-bomba é fazer vários e usar verme nydus para acessar a base de mineração do oponente. Os tatu-bomba vão devastar todos os trabalhadores dele antes mesmo que ele tenha tempo de reagir (lembre-se que quando explode causa dano em área). Enquanto que os zergnídeos iriam dar tempo para ele reagir. O melhor, neste caso, é mesclar os dois.

Quanto ao fato dos zergs se movimentarem mais rápido em cima da gosma, isso é realmente ANIMAL. Agora a defesa dos zergs (que antes era deficiente) está simplesmente devastadora. Se souber usar os tumores gosmentos e a criação de gosma dos suseranos, permite que vc fique com uma área imensa em que suas tropas se movem a uma velocidade surpreendente. Dá até pra fazer um caminho que leva à base inimiga! E, vale lembrar, que os zergs ainda se movem rapidamente mesmo fora da gosma.

Pra enfrentar aéreo, agora temos, somente precisando de antro e pináculo, o corruptor que é ótimo para destruir unidades aéreas. Antes precisava de hive e great spire pra produzir o equivalente aos corruptores no SC 1.

O que não se pode fazer é ficar sem evoluir. Evolua e vai se sair bem.
Agora acho que a Blizzard falho no Tatu Bomba porque unidade fraca d+.. e ainda vai gas pra fazer.. realmente ainda nao consegui usar essa unidade mto bem...

Sabe quando tu vai dar scout na basse terrana logo no comeco do jogo e ele se fechou na base com uma barraca e um supply.
Faz os tatu bomba 4 deles derrubam o supply ele normalmente vai ter pouca defese porque se preocupou em dar tech rapido a que tu ia demorar mt pra passar. Isso normalmente é gg quando eu faço. Eu sempre faco uns tatus a mais pra explodir na meia duzia de marine dele e depois so mato os svc.

Tenta isso contra terrano e tua opnião dos tatus bombas vai mudar
Cara entao o velho harass de muta na base estilo koreba funciona e muito bem aim....

comeca assim...

1 - use tumores pq vai precisar usar a rainha pra se defender...
2 - nao tenha medo de fazer rainhas..ja vi defesa com 6 rainhas e 3 lagartas que simplesmente ownando um exercito de mariners + aquele parrudo que esquci o nome huuahuhuha
3 - quando pegar 100 de gas a primeira coisa e evoluir a hatch..pra pegar muta rapido
4 - faca 4 extratores
5 - faca 5-8 mutas e va direto pro piao do cara
6 - ai vc vai pra outro tipo de unidade

por que essa tatica eh boa ???

1 - prende o cara na base faz com que ele nao te ataque...dando mais espaco pra vc expandir...

2 - obriga o cara agastar em mariner, turret, thor, viking...o q por consequencia faz ele gasta menos nos carrinhos e no demolidores (os parrudos dos misseis...esqueci o nome)...dexando o exercito mais bixado...

3 - tambem funciona contra toss...obriga o cara a fazer canon e tudo mais...
evoluir a hatch ?

o que é isso ?

Usa o tópico da tradução de unidades Zergs, ajudaria bastante agente aqui.
Olha... Estou tendo o 1° contato com o jogo SC agora..., e comecei com os Terranos... Mas agora q conheci os Zergs...

/gg pra eles... >)

Zerg é muito divertido... estou levando coro atrás de coro... mas estou me achando com essa raça Over.

Pra quem diz q são nerfados, e etc... é pq acho q ta faltando um poco de dedo aee pra controlar essa raça doida q gospe unidade... é PIRO%@!IA pura qdo vc acerta a jogada.

É nois q se arrasta BRUXAO!!!!

Sabe quando tu vai dar scout na basse terrana logo no comeco do jogo e ele se fechou na base com uma barraca e um supply.
Faz os tatu bomba 4 deles derrubam o supply ele normalmente vai ter pouca defese porque se preocupou em dar tech rapido a que tu ia demorar mt pra passar. Isso normalmente é gg quando eu faço. Eu sempre faco uns tatus a mais pra explodir na meia duzia de marine dele e depois so mato os svc.

Tenta isso contra terrano e tua opnião dos tatus bombas vai mudar

Isso aconteceu comigo, o cara fechou a entrada com uns 5 depositos e uma 1 casamata, colocou os soldados atrás dos depositos junto com um vce, na hora eu estava com um numero bem maior que ele (acho que umas 6 baratas e uns 10 zerginidios) fiz um estrago pequeno e todo meu pequeno exercito morreu.

Tentei usar tatu-bomba uma outra vez mas não consegui... criei lá o ninho do tatu-bomba mas não consegui criar as unidades rs... onde cria?
Tentei usar tatu-bomba uma outra vez mas não consegui... criei lá o ninho do tatu-bomba mas não consegui criar as unidades rs... onde cria?

Tauto-bomba evolui de ling(zergnidios).
Quando tiver o ninho tu seleciona os lings e eles vão poder se transformar em tatus bombas.
Se o cara não tiver tank recomendo uns 6 pra estorar um supply 9se não me engano precisa de 4 pra destruir os outros 2 são segurança).

NUNCA tenta passar por barreira protegida com baratas tu vai acabar perdendo elas.

Junte-se à conversa

Voltar ao fórum