MMO StarCraft Universe chega ao Kickstarter

Geral
Limite de Postagens:
Olá a todos!

Vejam essa notícia/novidade e comentem:

http://info.abril.com.br/games/noticias/2013/08/mmo-starcraft-universe-chega-ao-kickstarter.shtml
Geralmente sou à favor de iniciativas como essa, mas nesse caso, quero realmente que isso não dê certo, a última vez que vi um mod como esse dar super certo em um jogo de RTS não acabou bem pro mesmo(WC3), dando origem ao DoTA e uma legião de similares, e, a última vez que surgiu um MMO a partir de uma série de RTS também não deu muito certo(WC3, de novo).
Uma ideia dessas da certo, e o gênero RTS(ou mesmo da estratégia num geral) perde o último pilar que o sustenta antes de cair no esquecimento(não quero dizer que não existam outros jogos de estratégia bons, temos Company of Heroes ,Total War e Civilization, mas em termos de popularidade e e-sports, não chegam perto do SC2).
Escrevi um artigo sobre isso pro blog de uns amigos meus. Tem mais informações que na notícia da Abril. Aceito críticas! http://www.zium.com.br/starcraft-universe/

Pripyat, eu discordo de vc por várias razões. Primeiro que não é um MMO, é um RPG multiplayer mais parecido com o Diablo. Não tem o mesmo poder de envolvimento de um MMO.

Segundo que WoW não atrapalhou em nada o Warcraft 3. Os dois jogos seguiram seus caminhos separadamente. O que é discutível é se WoW "arruinou" a estória do Warcraft. Aí sim dá pra conversar. Mas o Starcraft Universe não é oficial da Blizzard, é um fanfic.

E por último, é muito pelo contrário cara... esse projeto só vai ajudar o SC2 a se desenvolver mais ainda. Explico.

Por um lado, o Starcraft é um ecossistema de vários modos de jogo: 1v1, time, e Arcade, sem falar nos e-sports. O BW era forte pq a cena de mapas custom era intensa. War3, então, nem se fala, a quantidade de mapas sendo criados e de gente jogando era uma loucura. Foram os mapas custom que seguraram o War3 por tanto tempo, já que os RTS são naturalmente impopulares e difíceis. Infelizmente o Arcade do SC2 jamais chegou no nível do que havia no War3. Se o Arcade fosse mais forte, teria bem mais gente jogando 1v1 e jogos de time, especialmente pq o SC2 tem toda uma estrutura pra receber noobs que o War3 não tinha.

Não vamos nos esquecer que segundo a Blizzard, 25 a 50% dos jogadores mal encostam no multiplayer. Só estão lá pela campanha! Então um mapa baseado no lore é ótimo pra trazer jogadores da campanha pro Arcade, e do Arcade pra Ladder é um pulo.

O outro motivo é o seguinte: desde 2010 a Blizzard vinha anunciando o Marketplace, um sistema onde os mapmakers poderiam cobrar pelos mapas que fizessem. Seria um jeito ótimo de incentivar a qualidade nos mapas, especialmente se a gente considerar que em vez de cobrar pra jogar os mapas poderiam ser free to play e cobrar por microtransações como fazem os jogos de facebook. Mas o Arcade não "pegou" do jeito q esperavam, a efervecente cena custom do War3 simplesmente morreu na praia durante a transição... Acho que é por isso que não falaram mais do Marketplace.

Agora veja bem... se esse projeto conseguir levantar as oitenta mil doletas que almeja, com certeza os olhos de muita gente vão crescer pra cima do Arcade: os da Activision-Blizzard, pq pode significar q o Marketplace tem jeito; os das dezenas de modders que tinham desanimado e desistido de fazer mapas; e se der muito certo, até de produtoras e desenvolvedoras de jogos querendo investir em mapas de SC2!

Imagina se em vez de logar o facebook pra jogar um jogo casual, algumas pessoas logassem a Starter Edition do Starcraft 2? Isso ia ou não ia trazer um monte de jogadores novos?

Ou seja, é o contrário do que vc tem medo. Projetos assim são extremamente benéficos. Eu mesmo já ouvi falar de algumas pessoas que baixaram a Starter Edition só pra poder experimentar o Starcraft Universe. Assim que cair o faz-me-rir na minha conta vou doar alguma coisa pros caras.

Junte-se à conversa