Solucionando Problemas Gráficos. [PATCH 5.4]

Suporte Técnico
Fiz esse tópico para ajudar as pessoas que estão com problemas diversos, relacionados aos gráficos, em WoW. (Principalmente após o lançamento de Mists of Pandaria)
Estarei fazendo 4 soluções que podem ajudar a melhorar o gráfico e o desempenho do jogo. ^^'

Primeira solução: Atualização de drivers é essencial para rodar o wow depois do patch 5.0.4 em diante. Mas, não só da placa de vídeo, como também de outras placas.
Um bom programa para encontrar drivers e instala-los é Slim Drivers, que pode ser encontrada nesse site http://www.baixaki.com.br/download/slim-drivers.htm

Segunda solução: Apagar as pastas CACHE e WTF do WoW. Muitas vezes solucionam o caso de erros de interface e de gráfico. As pastas estão presentes na pasta do World of Warcraft.
Depois de apaga-las, você pode perceber que depois que você executar o WoW novamente, terá as pastas devolta, porque elas sempre retornam depois de você entrar no jogo.

Terceira solução: Modificar a pasta config. Esse arquivo se encontra na pasta WTF e guarda toda a alteração relacionada as Opções do jogo, como som, gráfico e etc.
Bom, nela você pode desativar efeitos do jogo como também ativar. Caso você esteja tendo problemas gráficos e já tentou as duas soluções acima, pode botar as duas linhas de código abaixo no arquivo config: Set fixedfunction "1"
Set ffx "0"

Os contras desse código é que ele desativa todo pixel shaders do jogo, e força mais o processador, fazendo com que o fps/qps caia muito. Então é aconselhável que você diminua a Distancia de Visão em Gráficos, porque essa opção usa muito o processador e a Memória Ram.

Quarta solução: Uso do 3danalyzer. Esse programa emula várias ferramentas da placa de vídeo, e pode ser feita para rodar jogos incompatíveis com a VGA. Ela pode também melhorar o gráfico e liberando alguns efeitos especias para o wow, caso configurado o programa direito.
Pode ser baixada aqui http://www.baixaki.com.br/download/3d-analyze.htm
Depois de baixado, execute o arquivo e siga as instruções de instalação.
Execute o programa depois da instalação, e clique em "select" e selecione o WoW.exe, presente na pasta World of Warcraft.
Logo após, tente por essas configurações: http://img194.imageshack.us/img194/4931/3danalyze.png
E clique em "RUN".
Você pode muito bem tentar outras configurações, e podem acabar ficando melhor que essa configuração, lembrando que achei a própria por acidente.
Mas, para melhorar o fps e se possível melhorar o gráfico, você sempre precisa entrar no wow sempre pelo 3danalyzer.

Dicas dadas por Erunak:
Tenha em mente que muitos dos addons do patch passado as vezes são causadores de muitos problemas como travamento de tela, congelamento, problemas no chat, problema de interface, e uma serie de outras coisas que podem causa problemas com sua jogabilidade.

Já existe disponível addons atualizados para o novo patch, portanto se você gosta de usar addons, certifique-se de estar com os atualizados (5.0.4) também tenha certeza de estar baixando de um lugar seguro, pois a Blizzard não recomenda o uso dos mesmos, esta é apenas uma dica para melhorar o desempenho do seu jogo.

Como esse novo patch veio com gráficos pesados, e mesmo assim você tenha seus drives todos atualizados e mesmo assim tem problema com o FPS (qps) reduza um poucos dos gráficos e coloque no minimo os gráficos de " sombra " " partículas de água " " raios solares " e para se sentir mais confortável se sua placa de vídeo tiver recurso para um DirectX mais baixo é recomendável baixa-lo, como por exemplo " Tenho DirectX 11 mas pode baixa-lo para 9 " e com essas dicas se despenho melhorá bastante.

Agradeço pelas dicas, Erunak. \o

Bom, espero que esse tópico seja de grande ajuda pra quem está com problema em gráficos, como também no fps. \o
Gostaria de adicionar mais 2 dicas ao seu guia.

Tenha em mente que muitos dos addons do patch passado as vezes são causadores de muitos problemas como travamento de tela, congelamento, problemas no chat, problema de interface, e uma serie de outras coisas que podem causa problemas com sua jogabilidade.

Já existe disponível addons atualizados para o novo patch, portanto se você gosta de usar addons, certifique-se de estar com os atualizados (5.0.4) também tenha certeza de estar baixando de um lugar seguro, pois a Blizzard não recomenda o uso dos mesmos, esta é apenas uma dica para melhorar o desempenho do seu jogo.

Como esse novo patch veio com gráficos pesados, e mesmo assim você tenha seus drives todos atualizados e mesmo assim tem problema com o FPS (qps) reduza um poucos dos gráficos e coloque no minimo os gráficos de " sombra " " partículas de água " " raios solares " e para se sentir mais confortável se sua placa de vídeo tiver recurso para um DirectX mais baixo é recomendável baixa-lo, como por exemplo " Tenho DirectX 11 mas pode baixa-lo para 9 " e com essas dicas se despenho melhorá bastante.
A única questão que tem me incomodado é que parece que as luzes ficaram mais intensas após o patch. Personagens de pele clara ficam com a cara branca quando diante de uma luz ambiente ou ao serem selecionados.

Hoje estava jogando Fim dos Tempos e pude notar a diferença antes e após o patch: no Santuário Dracônico Esmeralda, que é escuro, antigamente ficava uma escuridão bem realista; agora é possível discernir muito bem o cenário mesmo à distância. Já no Santuário Dracônico Bronze, que é um deserto, agora parece brilhar dourado a ponto de incomodar a vista.

Nenhuma das configurações existentes nas opções do jogo ajuda a reduzir esse efeito luminoso. E como não há uma configuração (que eu saiba) pra intensidade de luzes, não sei o que fazer.
A única questão que tem me incomodado é que parece que as luzes ficaram mais intensas após o patch. Personagens de pele clara ficam com a cara branca quando diante de uma luz ambiente ou ao serem selecionados.

Hoje estava jogando Fim dos Tempos e pude notar a diferença antes e após o patch: no Santuário Dracônico Esmeralda, que é escuro, antigamente ficava uma escuridão bem realista; agora é possível discernir muito bem o cenário mesmo à distância. Já no Santuário Dracônico Bronze, que é um deserto, agora parece brilhar dourado a ponto de incomodar a vista.

Nenhuma das configurações existentes nas opções do jogo ajuda a reduzir esse efeito luminoso. E como não há uma configuração (que eu saiba) pra intensidade de luzes, não sei o que fazer.

Já tentou diminuir as luzes por meio das configurações do monitor?
Se já, tenta desativar o Glow Effect do jogo por meio dessa linha de código (coloque-a no chat ingame): "/console ffxglow 0"

Boa sorte. \o/
Nossa, valeu!

Usei esse comando e aproveitei que ainda estava vinculado à instância para dar uma passada no Fim dos Tempos. O santuário Esmeralda ainda me parece meio claro apesar da escuridão, mas o brilho quase cegente do santuário Bronze foi embora. Até onde vi, não houve prejuízos no resto do jogo, mas depois vou ver com calma, quando tiver tempo de jogar.

Obrigado MESMO!
Muito obrigado pelas dicas. Tentarei arrumar aqui.
Recentemente montei um computador com o intuito de poder botar tudo no ULTRA aqui.
No entanto, não obtive sucesso.
Gostaria que se possível, vocês avaliassem a minha configuração:

Nvidia Geforce GTX 550 Ti
Amd FX 8120 3.1 ghz (ainda não fiz o overclock pra 4.0)
4 gigas de ram dd3, 1600
Eu tenho a mesma placa de video que você e tenho um i5 de 3.1ghz mas estou rodando ele a 3.5ghz com o suporte da minha placa mae , e tenho 8gb de ram ddr3 1,600 também queria rodar no maximo, mas qnd eu entro no wow acontece alguma coisa que a minha placa de video sofre um erro para de funcionar e dps se recupera porem dps disso nao volta mais pro jogo sou obrigado a sair e entrar de nvo!

alguem aii poderia ajudar?
Eu tenho a mesma placa de video que você e tenho um i5 de 3.1ghz mas estou rodando ele a 3.5ghz com o suporte da minha placa mae , e tenho 8gb de ram ddr3 1,600 também queria rodar no maximo, mas qnd eu entro no wow acontece alguma coisa que a minha placa de video sofre um erro para de funcionar e dps se recupera porem dps disso nao volta mais pro jogo sou obrigado a sair e entrar de nvo!

alguem aii poderia ajudar?

Qual seu sistema operacional? Todos os drivers estão atualizados corretamente?
Se estiver com o seven, tente executar o wow em modo de compatibilidade, ou em modo de administrador.
Qual erro que aparece? Pode tentar descrever?
Recentemente montei um computador com o intuito de poder botar tudo no ULTRA aqui.

4 gigas de ram dd3, 1600

Configuração boa, mas eu acho difícil conseguir rodar com todos os filtros no ultra sem uma pequena lentidão, sombras / líquidos você deve por no médio, AA em 4x e o resto poe no ultra e vê como fica ..

Minha config é i5 3450 + 8gb ddr3 kingston + Radeon 7850 2gb gddr5 256bits com overclock de fábrica, e mesmo assim pelo menos nesses mapas novos, eu vejo meu fps jogando com tudo no ultra as vezes cair pra 30-35 só pra você ter uma noção, mas muita coisa se deve ao grande número de players upando, mas mesmo assim o jogo percebe-se que a cada expansão fica um pouco mais pesado.
Configuração boa, mas eu acho difícil conseguir rodar com todos os filtros no ultra sem uma pequena lentidão, sombras / líquidos você deve por no médio, AA em 4x e o resto poe no ultra e vê como fica ..

Minha config é i5 3450 + 8gb ddr3 kingston + Radeon 7850 2gb gddr5 256bits com overclock de fábrica, e mesmo assim pelo menos nesses mapas novos, eu vejo meu fps jogando com tudo no ultra as vezes cair pra 30-35 só pra você ter uma noção, mas muita coisa se deve ao grande número de players upando, mas mesmo assim o jogo percebe-se que a cada expansão fica um pouco mais pesado.

Sim, eu percebi isso. Na verdade, não faço tanta questão tendo em vista que não montei o PC voltado somente para o WoW. Eu tenho rodado com tudo no High e o AA no 4x, exceto os líquidos, que têm estad no ULTRA.
O que me encuca é como o jogo ficou após o dia 25. Antes disso era tudo normal.
Olha, o Crysis 2 eu consigo rodar no talo mesmo, máximo total, com patch que habilita o dx11 e a possibilidade de aumentar ainda mais a configuração do jogo.
Mas no WoW, infelizmente, não tenho tido a mesma alegria.

Obrigado por responder!
Bom, eu sinceramente estou ficando neurótico em tentar entender estas coisinhas do WoW.

Antes de mais nada, minha configuração:

MOBO: MSI 890FXA-GD70
CPU: AMD PHENOM II X6 1100T BLACK EDITION 3,3 GHZ
RAM: 8GB CORSAIR XMS3 2000MHZ (2X4GB)
GPU: EVGA NVIDIA GTX 660Ti SUPERCLOCKED 2GB DDR5

Bom, como todos percebi grande alteração no desempenho depois do 5.0.4 e principalmente em Pandaria. Considerando essa diferença de desempenho, comecei a acompanhar de perto o desempenho do meu hardware e constatei que tenho grandes quedas de FPS mesmo com recursos de sobra na minha máquina. Ontem percebi no Titan Panel, quando passei o mouse pela informação da memória que meu "Increase Rate" estava altíssimo e o FPS extremamente baixo. Considerando que a instalação do WoW que eu estava utilizando era a mesma desde a época do LK, resolvi desinstalar, baixar e instalar novamente. Depois de feito isso, baixei a nova versão do Titan Panel e instalei somente este addon. Resultado: Increase Rate vermelho novamente, algo em torno de 2.000 a 3.000 kb/s.

Eu estou ciente que muito da queda de desempenho do WoW, se trata de lag de servidor, ou seja muita informação tem que ser distribuida para muitas partes ao mesmo tempo. E isto impacta diretamente no FPS. Agora alguém teria alguma luz em relação ao "Increase Rate"? Será que o WoW está com bugs gráficos e estes serão arrumados conforme sendo identificados? Eu queria jogar WoW com FPS estável, pois amo o jogo e o seu visual, mais acho que isto não é possível. Um amigo meu tem 2X ATI RADEON 7970 em Crossfire e mesmo assim tem fortíssima vairação de FPS.

Alguma luz?
Eu ando chatiado em relaçã ao fps =/

Eu tenho note da asus g73jh serie rog

i7 cpu q 720 @ 1.6ghz com 10gb de mémoria placa ati mobility hd 5870 1gb

Pessoal eu já tentei de tudo,algum estão falando que os drive da amd estão tendo incompatibilidade com o mop.Eu tentei instalar o drive mais recente,infelizmente ele não instalada =/.Atualmente eu estou usando o drive 8.982.0.0,mas não muda nada fico com 30 fps,mesmo o pessoal falando que o jogo está ficando cada vez mais pesado,tenho certeza que pelo menos no ''alto'' com a minha configuração da pra roda tranquilo.Se alguem puder me ajuda vou ficar muito feliz porque desde que comprei o mop estou a 3 semana sem jogar por causa desse problema =/.vlw

4 gigas de ram dd3, 1600

Sim, eu percebi isso. Na verdade, não faço tanta questão tendo em vista que não montei o PC voltado somente para o WoW. Eu tenho rodado com tudo no High e o AA no 4x, exceto os líquidos, que têm estad no ULTRA.
O que me encuca é como o jogo ficou após o dia 25. Antes disso era tudo normal.
Olha, o Crysis 2 eu consigo rodar no talo mesmo, máximo total, com patch que habilita o dx11 e a possibilidade de aumentar ainda mais a configuração do jogo.
Mas no WoW, infelizmente, não tenho tido a mesma alegria.

Obrigado por responder!

Estranho cara, tenho a mesma configuração que você praticamente, meu proc é um i5 650 da primeira geração ainda, a GTX550ti e a diferença acaba sendo a memória, 2 pentes de 4GB 1333, e consigo colocar tudo no Ultra e sempre com 50 fps para cima, no MoP em algumas poucas áreas tem baixado para 40, mas no mais fica sempre com 50+
Crysis 2 também achei muito bom e rodando com o Patch do DX11 e texturas em HD também no talo.
Grande abraço galera o/
Quem estiver com problemas, tentem ver se tem alguma coisa rodando junto com o jogo e comendo recursos, pode ser isso :)
Vou comentar uma coisa curiosa que anda acontecendo e ainda nao consegui suporte... e nem mesmo fazendo de tudo tbm nao consegui resolver.

Todas as vezes que eu obtenho aquele "mini-achievement" que popa na tela, tal do progresso da conquista, o meu qps cai drasticamente e o jogo começa a dar umas travadinhas todas as vezes que entro em batalha.. sendo nescessario fexar e abrir o client novamente..

Já reinstalei o wow intero, ja deletei as pastas wtf e cache, ja atualizei drivers, ja atualizei addons... mas infelizmente nada adianta.. meu proximo passo seria trocar do windows home premium para o ultimate.. inclusive ja fiz backup de tudo que me é importante no meu hd externo..
Alguem sabe como arrumar isso? ou fazer esse progresso de conquista parar de aparecer na minha tela...

Nas outras expançoes sempre joguei com tudo no ultra.. tenho uma radeon hd 6870... com 8 de ram.
o único jogo que anda me dando problema é o wow.
To com o mesmo problema com a minha HD5470. Meu setup não é dos melhores mas antes do patch eu rodava o jogo em high/médio em 60 fps constantes. Agora faço quests a 8 fps no low.

Testei versões de drivers diferentes, testei sistemas operacionais diferentes, testei dx11 e dx9, fiz teste de stress pra GPU, CPU e RAM, fiz teste de temperatura, tentei diferentes combinações das configurações do WoW.

Deletei as pastas cache e wtf, o meu fps subiu pra 40 no high e foi caindo conforme a pasta foi atualizando. To ficando sem idéias... mesmo que a minha placa seja antiga não é possível que não rode bem nem nas configurações mínimas.
Cara vou lhe falar uma coisa o PANDARIA esta mt esquisito com esse trem de FPS eu tinha a Radeon 5670 antes do PANDARIA e sempre pegava fps +80 com tudo no full.. agora eu comprei num faz nem 1 mês a placa nova 5770 e o fps num passa +50 com tudo no medio.. Eu sinceramente não sei oq esta acontecendo...Estou estremamente preocupado comprei a placa a pouco tempo ja vou ter que trocar pra min poder ter um fps descente?? Oo
Estou querendo comprar um notebook para rodar WoW no ultra. Essa seria uma boa compra?
http://www.avell.com.br/produto/Avell-Titanium-G1511-D5LK8-BDW#especificacoes
Antes do Pandaria rodava no low com 40+ de fps
agora ta 15 fps o.O
vo ter q trocar a placa msmo ou tem algum esquema ?
é uma GeForce 7300 se / 7200 sg
É possível controlar o nível de intensidade do glow ou só pode mesmo ligar e desligar?

Junte-se à conversa

Voltar ao fórum