(Video) Biblia Paladino Retribuição PVP 6.1

Paladino
Limite de Postagens:
1 2 3 9 Próxima
Retribution Paladin - Paladino Retribuição

https://www.youtube.com/watch?v=LXGnlZfX_Jk&featur

Atualização 5.1:

https://www.youtube.com/watch?v=t1vEqwFsUS0&feature=youtu.be

Empowered Seals/Selos Potencializados:

https://www.youtube.com/watch?v=43h8XHcMUSA&feature=youtu.be

----------------------------------------

• Canal Youtube: Crono's Ret PVP
  • http://www.youtube.com/user/cronosmp

• FACEBOOK com atualizações do stream, guias e videos
  • http://www.facebook.com/CronoRetributionPvp

• Stream: Crono - Ret PVP
  • http://www.twitch.tv/cronosmash

CURTAM e SE INSCREVAM no Canal/Facebook/Stream - sempre tem coisa boa por lá o/

Meu Guia de PVP/RBG
    http://goo.gl/iYNfF3

Meu Guia de PVP/Arenas
    http://goo.gl/GLJziM

-

Visão Geral, Mudanças, ST Talentos/Glifos/Rotação, Comps
    Cleave Talentos/Glifos/Rotação
    Macros
    Addons
    Todas Habilidades

Entendimento
    1 - Visão Geral
    2 - Mudanças

Setup Character
    3 - Talentos
    4 - Glifos
    5 - Stats
    6 - Macros
    7 - Addons

Gameplay
    8 - Dano/Rotação
    9 - Comps

----
    1 - Visão Geral:

Retribuição funciona gerando e gastando Holy Power. Gera com Golpe do Crusado (Crusader Strike), Julgamento (Judgement), Exoricismo (Exorcism) e Martelo da Ira (Hammer of Wrath) e gasta com Veredito do Templario (Templar`s Verdict) e Palavra da Gloria (Word of Glory).

Ret é bom de burst (explosão de dano) e suporte. E ruim de dano sustentado e CC (controle).

Metade do gameplay (jogabilidade) gira em torno do uso das Hands(Mãos)/Suporte e Cura. Poder ofensivo é manter o time livre pra atacar e poder defensivo é manter o time vivo com Cura/Hands. E burst, claro: muito dano numa janela pequena de tempo, forçando o gasto dos recursos defensivos inimigos.

Avisos:

Primeiro eu quero agradecer o Zaul, Solscra, Exemplar, CJ, Ciric, Drownlord, Avengelyne, Arena Junkies, MMO-Champion e Elitist Jerks pelo apoio e perspectiva durante as minhas pesquisas.

Recomendo ver as siglas e aprender os golpes em inglês, pra quem não sabe. Eu fiz cada tradução aí em baixo tb. Vc pode jogar na lingua que quiser, mas ninguem de nivel alto fala “bagata” - então se quiser jogar em portugues, vai ter mais um belo trabalho que é saber a tradução de todos os golpes e falar em inglês com os membros do seu time que bem provavelmente falam em inglês tb.

Se faltou ou sobrou alguma coisa, me falem que eu ajusto ;D

---
    2 - Mudanças:

1) Inquisição (Inquisistion) removido
    2) Guardião dos Reis Antigos (GoaK) removido
    3) Aura de Devoção (Devotion) removido
    4) Luz Ofuscante (Blinding Light) virou talento
    5) Mão do Sacrificio (Hand of Sacrifice) fora do GCD (Global Cooldown - Recarga Global)
    6) Novidades: Tempestade Divina (Divine Storm), Mão do Sacrificio, Martelo da Ira e Abstinencia Melhoradas
    7) Passivos: 5% extra de Masestria e +3% de Versatility.
    8) Muitos dos nossos antigos passivos foram absorvidos por outros golpes (Arte da Guerra, etc)

Geral é que Ret ta ótimo pq o jogo não gira mais em torno de CC (que é um ponto fraco em Ret). Na prática, eles nerfaram todas as specs pro nivel de Ret, e pelo desenvolver das coisas o suporte e dano sustentado de Ret vão brilhar nessa expansão. O jogo como um todo vai ser bem melhor pra gente.

Nosso gameplay está bem mais simples, nosso dispel melhorou DEMAIS (mesmo perdendo Aura de Devoção), sem falar que por botarem em ordem mecanicas, nossa cura/sobrevivencia melhorou bastante. E podemos customizar pra melhorar mais ainda.

Acima de tudo, Ret agora tem muito mais opções/flexibilidade. Da pra jogar como Dano Sustentado, Burst, Batendo Focado, Batendo em Area, Mobilidade, Cura… vc customiza como quiser.

----
    3 - Talentos:

Dano Focado em um Alvo (Single Target):

Longo Braço da Lei (Long Arm of the Law)
    Punho da Justiça ou Lug Ofuscante (Fist of Justice ou Blinding Light)
    Curador Abnegado (Selfless Healer)
    Clemência ou Espirito Indestrutivel (Clemency ou Umbreakable)
    Vingador Sagrado (Holy Avenger)
    Pena de Morte (Execution Sentence)

Dano em Area (Cleave):

Longo Braço da Lei (Long Arm of the Law)
    Punho da Justiça ou Lug Ofuscante (Fist of Justice ou Blinding Light)
    Escudo Sagrado (Sacred Shield)
    Espirito Indestrutivel (Umbreakable Spirit)
    Designio Divino (Divine Purpose)
    Prisma Sagrado (Holy Prism)

----
    4 - Glifos:

Veredito do Templario (basico)
    Proteção Divina (Divine Protection) (quando tem dano fisico)
    Mão da Liberdade (Hand of Freedom) (quando tem muito CC)
    Tempestade Divina (Divine Storm) (pra melhorar a sobrevivencia batendo em area)
    Peso da Culpa (Burden of Guilt) (pra evitar que fujam de vc)
    Escudo Divino (Divine Shield) (pra te salvar de encrenca quando dispelarem a sua bolha)
    ----
    5 - Stats/Gemas/Enchants/Reforge:

Não tem mais reforge.
    Não tem Gemas no gear de PVP lvl 100.
    Os enchants só tem stats secundários então, é só escolher o stat secundário e encantar ele.

Segue a prioridade da esquerda pra direita dos stats:

Mudei as prioridades:

Força (Str) > Versatilitdade (Versatility) > Maestria (Mastery) > Aceleração (Haste) > Multigolpe (Multistrike) > Crit

Pq?

Haste é bom pra manter as coisas girando mas o jogo ta se desenvolvendo mais pra DANO e Mastery é melhor pra isso. Mas pq Versatility então? Pq Versatiltiy da tudo que a gente precisa e Mastery só da dano. Versatility traz por volta de 15% menos dano que Mastery mas traz muito mais cura e MITIGAÇÃO DE DANO. Ret é o melhor alvo pra bater pq qq outro vai ter os defensivos E cura dele além dos próprios defensivos. Então a gente precisa de toda defesa que puder ter. Então é isso ae. Versatility no que puder e Mastery no que sobrar. Se tiver que escolher no resto manda bala nessa sequencia mas via de regra, copiar meu char não tem erro ;D

Vamos ter só 5 espaços pra customizar, então eu não vou listar o nome de Encantamento/Enchant. Isso muda a cada patch, mas a não ser que a estrutura do jogo mude, a utilidade dos stats não vai mudar.
    ----
    6 - Macros:

Como todas as minhas macros ipsis litteris seguem abaixo, eu vou ter que pedir pra vcs que jogam em pt, substituir os nomes pras macros de vcs funcionarem.

Seal of Insight = Selo da Intuição
    Seal of Truth = Selo da Verdade
    Seal of Justice = Selo da Justiça
    Seal of Righteousness = Selo da Retidão
    Execution Sentence = Pena de Morte
    Flash of Light = Clarão de Luz
    Hand of Freedom = Mão da Liberdade
    Hand of Protection = Mão da Proteção
    Hand of Sacrifice = Mão do Sacrificio
    Word of Glory = Palavra de Glória
    Cleanse = Purificação
    Hand of Purity = Mão da Pureza
    Avenging Wrath = Ira Vingativa
    Holy Avenger = Vingador Sagrado
    Redemption = Redenção
    Divine Shield = Escudo Divino
    Hammer of Justice = Martelo da Justiça
    Fist of Justice = Punho da Justiça
    Rebuke = Repreensão

Macro feliz dos Selos:

Um botão só vc alterna entre SoR e SoT, quando usa com shift vc muda pro SoI (Selo da Intuição) e com Alt muda pro SoJ (Selo da Justiça). Flexibilidade sob demanda.

#showtooltip
    /cast [mod:shift] Seal of Insight; [mod:alt] Seal of Justice; [stance:1] Seal of Righteousness; [stance:2][nostance] Seal of Truth; [stance:3][nostance] Seal of Truth; [stance:4][nostance] Seal of Truth;

Vc usa o botão normalmente em situação neutra. Quando segura Shift vai no membro numero 1 da sua party, e Control pro numero 2. Pra situações de raid e etc, vc pode colocar o mouse em cima da placa da pessoa e apertar o botão.

#showtooltip
    /cast [mod:shift,@Party1]Execution Sentence
    /cast [mod:ctrl,@Party2] Execution Sentence
    /cast [@mouseover, help] Execution Sentence; Execution Sentence

#showtooltip
    /cast [mod:shift,@Party1]Flash of Light
    /cast [mod:ctrl,@Party2] Flash of Light
    /cast [@mouseover, help] Flash of Light; Flash of Light

#showtooltip
    /cast [mod:shift,@Party1]Hand of Freedom
    /cast [mod:ctrl,@Party2]Hand of Freedom
    /cast [@mouseover, help]Hand of Freedom; Hand of Freedom

#showtooltip
    /cast [mod:shift,@Party1]Hand of Protection
    /cast [mod:ctrl,@Party2] Hand of Protection
    /cast [@mouseover, help] Hand of Protection

#showtooltip
    /cast [mod:shift,@Party1]Hand of Sacrifice
    /cast [mod:ctrl,@Party2] Hand of Sacrifice
    /cast [@mouseover, help] Hand of Sacrifice; Hand of Sacrifice

#showtooltip
    /cast [mod:shift,@Party1]Word of Glory
    /cast [mod:ctrl,@Party2] Word of Glory
    /cast [@mouseover, help] Word of Glory; Word of Glory

#showtooltip
    /cast [mod:shift,@Party1] Cleanse
    /cast [mod:ctrl,@Party2] Cleanse
    /cast [@mouseover, help] Cleanse; Cleanse

#showtooltip
    /cast [mod:shift,@Party1] Hand of Purity
    /cast [mod:ctrl,@Party2] Hand of Purity
    /cast [@mouseover, help] Hand of Purity; Hand of Purity

#showtooltip
    /cast Avenging Wrath
    /cast Holy Avenger

O Divine Shield (bolha), tem essa valvula de caso apertar com Alt, vc tira a bolha. Então eu ligo apertando o botão e se quiser tirar, eu seguro o alt e aperto denovo. Ele tira o Hand of Protection tb.

#showtooltip
    /cast [mod:ctrl]Redemption
    /cancelaura [mod:alt]Divine Shield
    /cancelaura [mod:alt]Hand of Protection
    /cast Divine Shield

O Stun/FoJ/HoJ/Rebuke(interrupt) tem uma mecanica que eu uso que é, caso eu tenha algum no foco, vai no foco e não no meu alvo.

#showtooltip
    /cast [mod:shift, @focus,harm,nodead][Hammer of Justice]Hammer of Justice
    /cast [mod:shift, @focus,harm,nodead][Fist of Justice]Fist of Justice

#showtooltip
    /cast [mod:shift, @focus,harm,nodead][Rebuke]Rebuke

----
    7 - Addons/Interface:

Eu não recomendo usar a minha interface pessoal, mas eu vou explicar como ela funciona.

Eu uso o Bartender4 pra tirar todos os botões da tela. Então o Weakauras pra customizar toda minha interface visual. Uso tb o TipTac pra facilitar ver informações de todos, ver quem tem o target em quem tb. O X-Pearl só serve pra poder enxergar a vida/mana melhor. Tb uso o LoseControl pra ver BEM GRANDE os CCs que meu alvo e foco estão. E o Auctionator pra facilitar trabalhar na AH (casa de leilão).

O que eu recomendo é:

Gladius EX:
    Te permite visualizar os dois times na arena, os CDs que cada um usou, a vida, as DR e se está em CC ou usando algum CD importante.

GladiatorLosSA:
    Te permite ouvir cada golpe importante quando é usado. Importante pra te dar tempo de reação.

Tidy Plates:
    Melhora a visualização das placas em cima dos inimigos e amigos e te permite ver buffs e debuffs importantes.

Battleground Targets:
    Pra visualizar todos os inimigos num BG/RBG.

REPorter:
    Mini Mapa pra BG/RBG.
    ----
    8 - Como DAR PORRADA, DPS, DAR DANO:

Não existe “rotação” em PVP (porque as prioridades mudam muito). Mas existem prioridades de golpes pra otimizar o dano.

O dano ranged(a distancia) foi reduzido e o melee (corpo a corpo) aumentado do MoP pro WoD. Isso aumenta o valor de Maestria (Mastery) e a importancia de estar batendo de perto o máximo de tempo possível. Só não se deixem entrar em tunnel vision (visão de touro), olhem a porcaria do jogo inteiro e voltem pra receber cura e prover utilidade pro seu grupo sempre que precisar.

O dano dos selos dobrou. Isso aumenta MUITO o valor do Seal of Justice (selo da justiça). O SoT (Selo da Verdade) ainda da mais dano em um unico alvo, mas se o Selo da Justiça garante que vc fique no alcance pra bater melee mais (nem que seja 3 segundos a mais do que sem ele), então ele é a escolha. Por isso Selo da Justiça é a escolha 90% do tempo pra dano focado, só vale usar o Selo da Verdade quando vc estiver contra Rogue (pra ele não ficar invisivel) ou melees que não vão querer fugir de vc… por outro lado o Selo da Justiça te permite tanto alcansar quanto fugir, então é a solução padrão.

SoR (Selo da Retidão) vale a pena ser usado quando tiver 2 inimigos no alcance PRA DAR DANO EM QUANTIDADE. Se a sua intensão é só matar alguem, o Selo da Justiça é melhor pra manter o alvo em alcance.

Por esse tipo de coisa, temos 2 gameplays. Matar alguem e fazer pressão em area.

O que vem a esquerda tem prioridade maior de ser usado. Eu vou fazer video mostrando isso e é bem simples: faça o que tiver mais a esquerda, quando não tiver, vá fazendo a próxima coisa da direita.

(lembrem que as siglas estão abaixo - é mais simples do que parece)

TDA = Tempestade Divina Aperfeiçoada = EDS = Empowered Divine Storm
    VF = Veredito Final = FV = Final Verdict
    VF^ = Com o buff do Veredito Final. Esse buff melhora MUITO a Tempestade Divina.
    SoJ = Selo da Justiça
    SoR = Selo da Retidão

Diretrizes:
    Quando tiver 2 alvos no alcance, usar SoR no lugar do SoJ e TDA no lugar do TDA=VF^
    Quando tiver 3 alvos no alcance, usar Tempestade Divina no lugar do Veredito do Templario ou Veredito Final

Com o talento Veredito Final:
    1 alvo : SoJ > Pena de Morte > Martelo da Ira > TDA=VF^ > VF5 > Golpe do Crusado > Julga > VF > Exo
    2+alvos: SoR > Martelo da Ira > TDA=VF^ > VF/TD5 > Golpe do Crusado > Julga > Prism > VF>TD > Exo

Serafim:
    Comece a guardar Poder Sagrado (Holy Power) por volta de 7s antes do CD acabar pra ter 5 quando vc poder usar o Seraf. E lembre-se de alinhar com os CDs de Burst pra ter a melhor performance, é claro.

Selos Potencializados:
    SoR > Pena de Morte > Julga > Selo da Verdade > Golpe do Crusado > Exo > Julga > Martelo da Ira > VT
    Nenhum selo é prioritário -> Vc pode bater com o selo que estiver
    O buff prioritário é o Verdade (Maraad’s Truth/Verdade)
    O segredo é trocar entre Selo da verdade e da Retidão quando faltar 10 segundos pra terminar o buff.

----
    9 - Composições (Comps):

Vanguards Cleave (Ret, DK, Disc) é uma ótima comp nessa season. Qq 3 imbecis com meio cérebro podem entrar numa arena e bater no healer até ele morrer até um rating não merecido com essa comp. A partir de um certo ponto, entra habilidade e todo mundo percebe que PVP não é PVE.

O melhor healer pra Ret é Priest Disc com certeza. Shaman Resto sempre rola bem tb.

Hunter continua com uma ótima sinergia, mas vamos ver como as coisas vão ficar depois da redução de CC.

Warriors, Rogues, Mages, WW e Feral são specs aceitaveis tb. Bring the player, not the class.

Composição é importante pra high end, mas se vc não ta jogando a 2400 rating, se preocupa mais em jogar bem e com pessoas boas.
    Siglas:

EDS = Empowered Divine Storm = Tempestade Divina Potencializada
    EDS=FV^ = EDS com o buff do FV
    FV5 = FV com 5 Holy Power
    DS5 = DS com 5 Holy Power
    FV>DS = Alternar entre FV e DS pra manter usando o DS com o buff do FV

Holy Power = HP = HoPo = Poder Sagrado
    CDs = Cooldowns = Tempo de espera para usar uma habilidade OU Habilidades importantes
    Mastery = Maestria
    Haste = Aceleração
    Crit = Critico
    Versatiltity = Versatilidade
    MS = Multistrike
    Strength = Str = Força
    DR = Diminishing Return (sem tradução)
    CC = Crowd Control = Controle (sem tradução)

Avenging Wrath = AW = Asas = Ira Vingativa
    Blessing of Kings = Bensão dos Reis
    Blessing of Might = Bensão da Força
    Blinding Light = Bind = Luz Ofuscante
    Burden of Guilt = BoG = Peso da Culpa
    Clemency = Clemencia
    Crusader Strike = CS = Golpe do Cruzado
    Devotion Aura = Devotion = Aura de Devoção
    Divine Protection = DP = Proteção Divina
    Divine Purpose = DP = Designio Divino
    Divine Shild = DS = Bolha = Escudo Divino
    Divine Storm = DS = Tempestade Divina
    Divine Storm = DS = Tempestade Divina
    Empowered Seals = Selos Potencializados
    Eternal Flame = EF = Chama Eterna
    Execution Sentence = ES = Pena de Morte
    Exorcism = Exo = Exorcismo
    Final Verdict = FV = Veredito Final
    Fist of Justice = FoJ = Martelo da Justiça
    Flash of Light = FoL = Clarão de Luz
    Guardian of the Ancient Kings = GoAK = Guardian = Guardião dos Reis Antigos
    Hammer of Justice = HoJ = Martelo da Justiça
    Hammer of Wrath = HoW = Martelo da Ira
    Hand of Purity = HoP = Mão da Pureza
    Hando of Freedom = Freedom = Mão da Liberdade
    Heart of Crusader = Coração do Cruzado
    Holy Avenger = HA = Escudo do Templario
    Holy Prism = Prism = Prisma Sagrado
    Judgment = Judge = Julgamento
    Lay on Hands = Lay = Impor as Mãos
    Light's Hammer = LH = Martelo da Luz
    Pursuit of Justice = PoJ = Busca da Justiça
    Repentance = Rep = Constrição
    Sacred Shield = SS = Escudo Sagrado
    Sanctified Wrath = SW = Ira Santificada
    Seal of Justice = Justice = Selo da Justiça
    Seal of Righteousness = SoR = Selo da Retidão
    Seal of Truth = SoT = Selo da Verdade
    Selfless Healer = SH = Selfless = Curador Abnegado
    Seraphim = Seraph = Serafim
    Shield of the Righteous = SotR = Martelo do Integro
    Speed of Light = Velocidade da Luz
    Suplication = Suplica
    Templar's Veredict = TV = Veredito do Templário
    The Long Arm of the Law = LAotL = O Longo Braço da Lei
    Umbreakable Spirit = US = Espirito Indestrutivel
    Word of Glory = WoG = Palavra da Gloria

-----------------------------
    The hability to understand the mechanics, perform the optimal routine and adapt to whatever situation comes up.

É impossível ensinar realmente. Pq vc aprende quando pergunta e não quando ouve a resposta. Então o que eu posso fazer é te desafiar e te intrigar ao ponto que vc crie curiosidade e interesse ao ponto de querer aprender. O resto, é consequencia.

DPS não pode ter visão de touro. Tunnel vision.
    Reservado
    Reservado
    Reservado
    Ta ÓTIMO o guia, parabéns e agradeço muito.
    Parabéns Crono... excelente guia!

Abraços

Staff Chaos Theory / Blizzard Mentora Horda
    lglzinho, mas acho que deveria esperar ate 1 ou 2 semanas apos o lançamento do MoP, Oq v cpois ai so eh valido ate um pouco depois do MoP, Sobre o PVE, a discução ainda esta acima para Haste do que Mastery, porem dizem q deve chegar a um certo "CAP" de haste que provavelmente sera melhor alcançado nos equips de lvl 90
    Então, eu to lvl 90 com gear full no Beta e isso tudo se aplica mais pro lvl 90 que pro 85. Eu estou desdo lançamento do Beta e do 5.0.4 testando os dois, acompanhando a evolução e acredito que agora vai estabilizar. Daqui 2 semanas pode mudar alguma coisa, talvez, mas é bem provável que isso dure uns 2 meses pelo menos. Qq coisa eu to atualizando aqui tb, já tenho umas novidades que eu vou colocar quando tiver mais tempo.
    Vou voltar a jogar de Pala no pandaria...
    THUMBS UP! pro teu guide ;)
    O Glyph of Immediate Truth é ótimo para lutas rápidas, como por exemplo Spine of Deathwing e no Zon'Oz heroic que tem que limpar os mobs na fase preta.
    Ainda não testei ele numa luta de puro zerg como Ultraxion e o Madness, mas quando tiver a oportunidade falo se o DPS aumenta ou não .-.
    (Que se foda as lutas antigas, eu quero as novas! Quero upar meu monk!)
    Infelizmente o Beta na Blizzard se tornou cormercial de mais, nem vale a pena encarar fielmente sobre isso, Povo so vai reportar mais bugs de skills e desbalanceamento apos lançamento efetivo do MoP ....
    Yeah, mas a Blizz é "cabeça dura" nisso tb. Bugs vão arrumar, mas só coisas bem absurdas e apelativas vão mudar em balanceamento no primeiro mês que é tempo suficiente pra pegar 2200 de rating ou se ferrar pq vc ficou do lado piorado da história.

Vou atualizando ai... agora eu vou logar mas tenho algumas experiencias e idéias novas pra aplicar e seria bom se vcs testassem isso e falassem se é isso mesmo ou eu viajei tb...
    Ah, mas se ta baseado em lvl 90 nem vo fala nada, nem testei o Beta por nojo. Vo esperar 1 semananinha ou 2 e ai ponho minhas conclusões para discução o/
    O Beta ta bem decente... lógico que é bem chato upar no meio de todos os bugs, mas no lvl 90 o jogo ta muito bom, bem sólido e o que eu coloquei ai é pq eu to realmente acompanhando no lvl 90 o progresso das alterações e está bem estacionado por ae.

Pelo que eu to medindo, ta valendo bastante a pena usar o Seal of Justice pq o dano n ta tão menor que o Truth.
    crono nunca joguei de pala ants se puder me dar umas dicas fico grato

• Holy Prism:
  • As prioridades nos stats são a grande discussão da galera que estuda a matemática do jogo. É muita raiva, fim de amizades, bans, revolta, discórdia... enfim:

Mastery ou Haste.

Mastery aumenta nosso dano constante, potencializa o Inquisition e aumenta o tamanho do nosso membro consideravelmente.

Haste diminui os CDs de quase tudo. Fazendo a gente bater mais rápido, gerar HP mais rápido e portanto TV e WoG mais rápido.

Minha opinião que pode muito bem estar errada: Haste.

Regra Geral: Stat Priority
    Strength > Melee Hit (7.5%) > Expertise (7.5%) > Haste > Mastery > Crit

Boa tarde Crono, vejo muita gente falar que Haste é o segundo atributo mais importante (respeitando é claro os caps de Hit e Exp) para os Paladinos porém, ainda não encontrei ninguém que fale qual seria o valor máximo para esse status ! Você já encontrou alguma fórmula para um valor desejável de Haste afim de diminuir ao máximo o Global Cooldown ?

Att,

Junte-se à conversa