Guia rápido sobre o Guerreiro Proteção 5.0.4

Guerreiro
TANQUEANDO BRUMAS: Guia rápido sobre o Guerreiro de Proteção 5.0.4

APRESENTAÇÃO

Olá, bem vindo ao meu tópico, Tanqueando Brumas: Questões rápidas sobre o Guerreiro de Proteção 5.0.4. Eu sou Solios e eu venho jogando World of Warcraft como Guerreiro Proteção por mais ou menos 4 anos, desde o lançamento da expansão Wrath of the Lich King. Sou o autor de outros tópicos relacionados ao WoW, tal como GUERREIRO DE PROTEÇÃO 4.3: Respostas Simples para Perguntas Objetivas. Espero sinceramente que esta seja mais uma leitura satisfatória para todos e que dela advenha discussões saudáveis nos fóruns e bate-papos da vida. Al diel shala!

INTRODUÇÃO

Assim como em meu tópico anterior, GUERREIRO DE PROTEÇÃO 4.3: Respostas Simples para Perguntas Objetivas, o objetivo deste tópico não é proporcionar um guia passo-a-passo para que o jogador iniciante se familiarize com o Guerreiro de Proteção (Vide a seção referências), e sim trazer à luz questões que abordam os pormenores da Especialização, para que o jogador veterano, ou até mesmo aquele com alguma experiência com o Classe possa vir a se habituar com a nova mecânica de Tanques vislumbrada pela Blizzard para este novo patch 5.0 do World of Warcraft: Mists of Pandaria.

CONTEÚDO

• Como está o Guerreiro de Proteção no Patch 5.0?
  • O que mudou no novo Guerreiro de Proteção?
  • Qual é o melhor Atributo para o Guerreiro de Proteção?
  • Quais são os melhores Talentos para o Guerreiro de Proteção?
  • Quais são os melhores Glifos para o Guerreiro de Proteção?
  • O que aconteceu com a tabela de CTC?
  • Qual é a diferença entre Levantar Escudo e Barreira de Escudos?
  • O Stance Dance ainda é viável?
  • Quais as mudanças ocorridas na habilidade Vingança?
  • Conclusão
  • Referências

• Como está o Guerreiro de Proteção no Patch 5.0?

• Na minha opinião não-abalizada, totalmente parcial, ele nunca esteve melhor. É claro que algumas mudanças precisam de tempo para serem bem absorvidas- Alguns veteranos ainda torcem o nariz quanto a nova mecânica de geração de raiva- Mas no geral, sinto que o Guerreiro Tanque se tornou mais competitivo que nunca quando comparado aos seus “concorrentes” (principalmente os Cavaleiros da Morte). As alterações no atributo vingança fizeram com que seu DPS aumentasse substanciosamente, enquanto que a nova habilidade Barreira de Escudos preencheu a lacuna que era o verdadeiro tendão-de-aquiles da classe: a proteção contra ataques mágicos.

• O que mudou no novo Guerreiro de Proteção?

• Primeiramente há de se destacar a maneira em que o Guerreiro de Proteção administra o seu recurso principal: a raiva. Agora, existem habilidades geradoras de raiva e habilidades que consomem raiva. Basicamente, a maioria das habilidades ofensivas geram raiva- consequentemente as habilidades defensivas são as que consomem raiva (e muita!). Isso significa que uma atenção maior no uso da raiva é mandatória, pois não raro o jogador inexperiente se encontrará exaurido em meio a situações-limite nos combates.

Isso tende a acontecer principalmente porque as barreiras impostas pelas Posturas para certas habilidades não existem mais. A habilidade executar estará disponível ao Guerreiro Tanque quando o oponente estiver com menos de 20% da vida exatamente como ocorre nas outras posturas. E exatamente como ocorre nas outras posturas, essa habilidade custará uma quantidade considerável de raiva. Portanto, reinterando o que já foi dito, mais do que rapidez, o Guerreiro Tanque agora depende de decisões inteligentes no que concerne a utilização de seus recursos.

• Qual é o melhor Atributo para o Guerreiro de Proteção?

• Maestria continua sendo o melhor atributo para o Guerreiro de Proteção (Assim que os requerimentos mínimos de Vigor forem satisfeitos). Porém, a mitigação passiva que a Maestria concede é apenas parte da solução. O Guerreiro Tanque ainda precisa gerar raiva consideravelmente para utilizar-se o máximo possível de suas habilidades de defesa. Nesse caso, investir no cap (7,5%) de Acerto de Aptidão é o mais sensato a fazer, pelo menos antes de começar a apinhar Maestria desesperadamente, como era de praxe anteriormente.
  • Quais são os melhores Talentos para o Guerreiro de Proteção

• Diferentemente dos patchs anteriores, não existe mais uma linha mestra a se seguir quando se fala em talentos do Guerreiro de Proteção. Muitas das escolhas evolvidas dependem do estilo de tanquear do jogador, caso ele prefira Cooldowns curtos ou longos (No caso: Implacável / Dose Dupla ou Regeneração Enfurecida / Vitória Iminente). Muito embora hajam algumas escolhas consideradas por muitos essenciais para o bom desempenho do Guerreiro Tanque, tais como: Onda de Choque e Avatar. De resto, o jogador habilidoso se verá adaptando seus talentos frequentemente cada vez que se deparar com algum desafio de maior importância graças ao Tomo da Mente Limpa.

• Quais são os melhores Glifos para o Guerreiro de Proteção?

• A seleção de Glifos disponível para o Guerreiro prima por incrementar o dano da Classe, mas muito pouco faz pela sua survavibilidade. Com exceção do Glifo da Muralha de Escudos, todos operam basicamente nesse sentido. Destacam-se o Glifo de Raiva Interminável, Glifo do Estímulo e o Glifo de Defender a Linha como alternativas mais evidentes. Contudo, como foi dito acerca dos talentos, não existem escolhas certas ou erradas, apenas situacionais de acordo com o estilo de jogo de cada jogador.

• O que aconteceu com a tabela de CTC?

• Aparentemente, a Blizzard não gostou do fato dos Tanques serem capazes de se tornar “inacertáveis”. Por isso, a tabela de CTC (Combat Table Coverage - Tabela de Cobertura do Combate - Trad. Livre) foi dividida em duas: A primeira tabela confere se o golpe desferido pelo oponente será Esquivado, Aparado ou Desviado. Caso nenhuma das variáveis se aplique, uma segunda tabela irá conferir se o mesmo ataque será Bloqueado. Nesse caso, atingir 100% da tabela de CTC significa que o Guerreiro Tanque precisaria de 100% de Evasão (Esquiva+Aparo) junto com mais 100% de Mitigação (Bloqueio), o que é virtualmente impossível de se conseguir em ambos os casos.

• Qual é a diferença entre Levantar Escudo e Barreira de Escudos?

• Enquanto Levantar Escudo faz com que o Guerreiro Tanque bloqueie todo o dano Corpo-a-Corpo por 6 segundos, Barreira de Escudos absorve uma certa quantidade de dano (qualquer que seja) dependendo do seu Poder de Ataque por 6 segundos. Traduzindo em miúdos, O Levantar Escudo é um Cooldown poderoso (igualmente custoso) que deve ser usado em situações específicas, caso o Tanque esteja lidando com vários alvos ou um adversário com alto dano corpo-a-corpo. A Barreira de Escudos, por outro lado, é um substituto “barato” que deve estar ativo sempre que possível, o tempo todo, principalmente contra inimigos lançadores de feitiços.

• O Stance Dance ainda é viável?

• Absolutamente não. As posturas do Guerreiro não mais causam (ou recebem) mais ou menos dano. Elas agora focam na raiva e como ela é gerada: Seja por ataques desferidos (Postura de Batalha), por ataques recebidos (Postura de Berseker) ou por tempo de combate (Postura de Defesa). Além das razões óbvias, como a redução do dano tomado em 25% e o aumento da geração de Ameaça, o Guerreiro de Proteção deverá, agora mais do que nunca, permanecer na Postura de Defesa o tempo todo, porque já não há mais nenhum ganho de DPS marginal na troca de Posturas durante o combate.

• Quais as mudanças ocorridas na habilidade Vingança?

• A habilidade Vingança foi modificada para atender a demanda de muitos Guerreiros de Proteção por um DPS mais razoável em Raides. A solução veio de uma forma muito simples: Agora, a Vingança funciona como um valor dinâmico que se acumula de acordo com o dano sofrido pelo jogador. Não existe mais um limite baseado no valor exponencial do i-level do personagem. O dano tomado pelo Guerreiro Tanque nos últimos 20 segundos determinará o limite de sua força. Simples assim.
  • Conclusão

• Felizmente a Blizzard redesenhou o seu modelo de Proteção e nos apresentou uma forma mais simples, mais linear de tanquear. Enquanto meu lado saudosista saúda a época passada em que tinhamos uma vasta gama de possibilidades (e botões) a perscrutar, eu confesso que aquele modelo não era nem um pouco atraente para os jogadores mais novos. No mais, não é nada que uma boa dose de experimentação e habitualidade não torne atraente aos sentidos. Eu gostaria de agradecer a atenção do leitor e a receptividade da comunidade online do World of Warcraft, pois sem esses dois elementos este tópico provavelmente não teria sido confeccionado. Bom jogo a todos!

• Referências

• http://www.mmo-champion.com/threads/1186356-The-Warrior-Protector-of-the-Pandarian-Mists-A-Protection-Warrior-Guide-5-0
    http://wow.joystiq.com/2012/08/18/the-care-and-feeding-of-warriors-mists-of-pandaria-protection-1/
    http://www.icy-veins.com/protection-warrior-wow-pve-tank-guide
    http://www.noxxic.com/wow/pve/warrior/protection

~#~

Tanqueando Brumas: Questões rápidas sobre o Guerreiro de Proteção 5.0.4 de Solios, Azralon-US é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil. Visite: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/

Leiam os meus outros textos sobre o World of Warcraft!
    https://docs.google.com/folder/d/0B3KCOxEyBlezN1dYX3lFRWtPQzg/edit
    <Reservado para manutenção do Tópico>
    Ótimo tópico novamente Solios! Já está votado como fixo, e desta vez, espero que seja atendido.

@Topic: Realmente, o novo modelo de guerreiro tanque me surpreendeu. E de forma muito positiva! Tanto que para esta expansão estou muito motivado a ser o tanque das Raides.

Apenas acrescentando informação, na seção de Talentos, você mencionou talentos que serão escolhidos pela maioria dos tanques. Sei que sua intensão não é de forma alguma dizer à todos quais devem ser os talentos que devem escolher, mas gostaria de dividir umas informações: em lutas contra Boss, acredito que um talento extremamente útil (principalmente se tem burst inicial dos DPS) é Seta Tempestuosa. 300% de dano é um ótimo gerador de Aggro, que garante não perder para os DPS.

No mais, parabéns pelo tópico!
    Seus elogios me deixam muito contente. Obrigado!

17/10/2012 15:42Citação de Fëll
    em lutas contra Boss, acredito que um talento extremamente útil (principalmente se tem burst inicial dos DPS) é Seta Tempestuosa. 300% de dano é um ótimo gerador de Aggro, que garante não perder para os DPS.

É uma opção. Andei testando a seta tempestuosa em chefes como a Guarda Pétrea em Galerias de Mogu'shan e ela funciona exatamente da maneira que vc mencionou. No entanto, eu pessoalmente acho que o Guerreiro de Proteção não precisa de outra provocação, quando se tem a provocação (propriamente dita), o arremesso heroico e o arremesso estilhaçante à disposição.
    Entendo que temos muitas formas de manter o aggro (inclusive temos um banner para isso Uhuu!), mas com a necessidade de se ter um índice de Hit e Expertise elevados para manter o aggro e gerar fúria, aquele momento em que você tem que dar taunt e elevar seu aggro fortemente para não perder pros DPS/Heal (especialmente em início de lutas), esta se torna uma ótima opção (até por quê não custa fúria).

Particularmente é minha opinião. Como mencionei e você frisou no tópico "Cada jogador têm a sua build e forma de jogar". Já testei com Avatar, realmente o aggro gerado é maior e a fúria ganha (que no 5.1 desaparecerá) é uma mão na roda, mas dura 20 segundos e você fica sem isso por 3 minutos. É uma faca de dois gumes.
    Sou novo no WoW e a função de tanque me fascina.
    Já li em várias fontes sobre ser uma tarefa árdua, mas espero que com o tempo e prática eu chegue num nível aceitável de jogo.
    Sempre consulto seus textos, Solios e vejo que escreve com bastante propriedade sobre o tema.
    Caso tenha uma dica ou um 'caminho das pedras' para novos guerreiros tanques, seria de grande ajuda.

Saudações.
    to upando um tank tb... e adorando por sinal... ha muito tempo nao sentia tanto prazer em jogar com uma classe... mas uma coisa esta me deixando abismado... sei que isso pode mudar até o lvl 90 mas enfim... TODAS as instances que eu faço, de warr protection eu sou top dps, tipo 40% do dado total da party... é normal isso ? vai amenizando conforme vai upando ?

abçs
    Sempre consulto seus textos, Solios e vejo que escreve com bastante propriedade sobre o tema.
    Caso tenha uma dica ou um 'caminho das pedras' para novos guerreiros tanques, seria de grande ajuda.
    Obrigado pelo elogio. Ainda que já existam ótimos guias passo-a-passo disponíveis (vide seção Referências), um tópico conceitual endereçado para o aspirante de Tanque não me parece uma má ideia. Contudo, a experimentação ainda é o melhor caminho para a excelência, derrubando qualquer volumoso e exacerbado tomo sobre o assunto. Boa sorte!

06/11/2012 12:03Citação de Gânnicus
    TODAS as instances que eu faço, de warr protection eu sou top dps, tipo 40% do dado total da party... é normal isso ? vai amenizando conforme vai upando ?
    Existem vários fatores que contribuem para esse resultado, desde os itens de herança que compõe quase todo o seu equipamento até a suposta inexperiência dos DPS em seus níveis mais baixos. Entretanto, ao meu ver, a retirada do cap da habilidade Vigança é a principal razão do seu dano descomunal. Mas não se acostume, porque a partir do nível 85 os números começam a se balancear na medida em que a natureza evasiva do Guerreiro de Proteção se torna mais evidente.
    Eu estou agora no ramo de tank e estou tentando dificuldades para manter o agro de todos os bichos em mim, principalmente se tiverem muitos.

Tenho alguma dica pra me dar?
    Warrrior em low level é meio complicado de manter o aggro por não ter muitas habilidades de mantenham um aggro em área por um tempo, como palada com Consagração ou DK com Death 'n Decay. Só mantenha a Postura de Defesa sempre, nunca saia dela como Tank.

Para manter aggro em área, o melhor a se fazer é cai no meio do mob com um charge e mandar um Thunder Clap em seguida. Revanche acerta até 3 inimigos, então fique apertando Tab (ou a tecla que você colocou, caso tenha alterado) para ficar trocando de alvo e acertando mais Revanche, assim mantendo o aggro. Sempre use Thunder Clap fora do cooldown.

Nos níveis mais alto se torna mais fácil manter o aggro, especialmente depois do 60, quando pode puder pegar Onda de Choque (acredito ser a melhor para manter um controle da luta e do aggro). E no 87 você pega um Banner com taunt em área por 30 segundos B)
    Woah! Obrigado mesmo =) E desculpe os erros do post anterior, eu estava com pressa pois estava indo pra escola.
    vlw pelo post ajudou muito, é bom ver isso aqui pelo forum... ainda mais quando estou voltando a jogar.
    Eu estou agora no ramo de tank e estou tentando dificuldades para manter o agro de todos os bichos em mim, principalmente se tiverem muitos.

Tenho alguma dica pra me dar?

É importante destacar que você não está usando nenhum item de herança. Essa pode ser uma desvantagem considerável caso você se junte a um grupo em que os DPSes estejam administrando um dano fora do padrão graças aos referidos itens. Em todo o caso, execute a sua rotação corretamente e, se for o caso, tente pedir a colaboração dos demais. Uma atitude desprendida de sua parte pode aliviar muitas dores de cabeça nos estágios iniciais da sua vida de Tank.
    Votado Fixo!
    Eaeee!!

Sou novo no mundo tank.rs Sempre joguei de dps..por tanto, tenho uma pergunta.. este guia serve apenas para pve ou pvp tbm?

"cap (7,5%) de Acerto de Aptidão" - Isso tbm é preciso para pvp?

Aguardo retorno, obrigado.

Junte-se à conversa

Voltar ao fórum