Patch 5.2 PTR Patch Note Preview

Xamã
As mudanças do Xamã foram ABSOLUTAMENTE MERECIDAS, parabéns!
Embora ainda acho que mereciam o treco que tiraram do Totem de volta também, mas ok!

Quanto ao Rogue que um questionou, é como falamos, não nos deram DPS, nem crítico extra absurdo, muito menos lendárias...

Nos deram nossa mobilidade (Melhorando nossas skills de mobilidade, afinal, um Leather não se movia tanto quanto um plate, é ridículo né?) e nossa preparation mantendo a msm mobilidade de volta!

------------------------------------------
vc bate acaba com o cara agora com 30 metros de distancia.

Eu nunca vi um personagem que usa adaga atacar com 30 metros.

Por isso chama-se rogue, eles tem que atacar corpo a corpo, virou RDPS agora?

to chateado, pq vai ser uma feeeebre de ladino no wow, Pesadelo para qualquer healer
RIP xamã aperfeiçoamento. Que de aperfeiçoado não tem nada...
24/12/2012 13:58Citação de Lexxus

É, no final das contas Enhancement acabou sendo nerfado (nerf do Purge) e não levou nenhum buff significativo.

A propósito, se os Elementais vão ganhar Shamanistc Rage, Enhance deveria ganhar Thunderstorm...

Enfim, não sei porque ainda insisto nisso...
Achei esses buffs anunciados para os Shamans muito fracos. Nem se compara ao que os Monges e nos Rogues vamos receber...

Meus pêsames galera.
Não mesmo, são excelentes buffs. O problema é que.... não foi resolvido o problema quanto ao pvp pra elemental.

De qualquer forma, pve está ficando excelente. Uma classe que já tinha dps muito bom à raids e dgs agora melhora ainda mais, podendo estourar a cada 1min (metade do tempo de antes) e ganha ainda 10% de dano a mais na skill de maior dano.

Nota 10. É um grande começo.

Quanto ao rogue, não me assusto nem um pouco. Enquanto não derem à ele o crit do cata, ele vai fazer quase a mesma coisa que fazia no cata só que provavelmente "a vitima" deve permanecer viva.

O que sempre me irritou em rogue foi a habilidade de se esconder a qualquer momento. Deu algo errado: sombras. Deu algo certo: stun 1. Algo errado denovo: stun 2, sumir etc. Só consegue pegar rogue que estoure errado, não mata e ainda usa errado CDs. São 3 erros consecutivos.
24/12/2012 15:18Citação de Menitham
É, no final das contas Enhancement acabou sendo nerfado (nerf do Purge) e não levou nenhum buff significativo

Como não? Lol
Shaman só não ganhou buff significativo na sobrevivência, mas eu digo que não há TANTO problema assim com a survival de enhancement. É mais dedo mesmo.
Podem até me xingar, mas é o que eu sinto.

Qualquer BG que eu faça (tá, bg não é comparativo, mas bleh) se eu jogo sem ser "heuhehue vou matar" e tiver um healer (nem precisa ser healer top), eu fico muito, muito tempo vivo e bato muito também. Só precisa saber com o que você pode lutar, quando lutar e como lutar. Exemplo são dk's e warriors, que se você vacilar, te comem com farofa. Solução: Kiting, kiting, kiting... alguém do time mata, né? Shammy é muito visado e como somos linha de frente, comparados a warriors, dk's e palas, morremos muito mais fácil e temos uma mobilidade pior. Os demais melees todos tem uma mobilidade boa ou algum escape (rogue, druid e monk). Uptime de shamanistic rage e popar mais cd's defensivos são mandatórios.

Eu gostei bastante das mudanças pra enhancement, não gostei no nerf do purge (que provavelmente nem foi um nerf direto pra enhancement, mas talvez novamente pra restoration, anw, afeta a todos) que foi um nerf bem grande, mas comparado ao que ganhamos, bem, acho que tá bom.

Eu começarei a usar elemental blast agora, talvez valha mais a pena pra pvp e, quem sabe, já acostumo pra caso o buff venha.

Elemental eu não entendo lhufas.
Bem, para enhance não senti um neeerf, me senti um pouco esquecido apenas (risos)
Porém ainda da para tirar proveito da situação, já que os elementais baterão 20% mais e pelo jeito sobrou uma vaga nos meus glifos depois que o purge tiver 6seg de cd ^^

Quem sabe o elemental blast nos dê uma boa porção de agilidade, e farei uns testes com condutividade assim que o 5.2 for liberado ^^

Pretendo continuar como um bom enhance.
24/12/2012 15:18Citação de Menitham

É, no final das contas Enhancement acabou sendo nerfado (nerf do Purge) e não levou nenhum buff significativo.

A propósito, se os Elementais vão ganhar Shamanistc Rage, Enhance deveria ganhar Thunderstorm...

Enfim, não sei porque ainda insisto nisso...

Ai não né... A única coisa que caracteriza um Xamã Elemental nos dias de hoje, passar pra outra Spec... CD defensivo tava na cara que elemental precisava, enhance é relativamente muito superior em survive em relação aos elementais. Agora um Knock Back pra enhanc é sacanagem...
Agora no PVP .. todo inimigo que ver é só meter flame Shock .. kkkk e deixar o pau cumendo ... ums 4 cara com flame shock e o HP subindo SUBINDO .. SUBINDO "!!!
26/12/2012 10:47Citação de Natgeo
enhance é relativamente muito superior em survive em relação aos elementais.

Como assim muito superior? A gente não tem shield e agora (se o live vier dessa forma) teremos as mesmas skills de sobrevivência!
Deu uma boa exagerada nesse "muito" aí...;
Fúria Xamanística para elemental eu acho válido. É um CD defensivo importante. Era uma caracterísitca importante do aperfeiçoamento, mas tudo bem darem isso aos elementais.

Quando digo "RIP aperfeiçoamento" gente, gostaria que entendessem assim "Comparando aos demais melees do jogo, RIP aperfeiçoamento". Não dá pra comparar elemental com aperfeiçoamento, são jogos diferentes.

Fazendo uma comparação com os melees do jogo, como um todo, podemos ver que aperfeiçoamento é o mais fraco em desvencilhar-se de problemas. Temos uma grande explosão de dano, e ouso dizer, equiparado ao burst do guerreiro. Mas não temos capacidade de levar uma luta por muito tempo. Depois de estourado o burst, temos 3 minutos de tristeza.

Podem alegar "falta de dedo", mas em arena (que é o que mais faço...apesar de que, gostaria de fazer mais RBG) é comum e normal ficar eu e mais um dps inimigo. Ou de morrerem os dois healers. Se este dps for um guerreiro, pode esquecer. O cara vai me controlar tranquilamente. E se forem 2 dps do meu lado e 2 de lá, eu serei e foco e não vou aguentar o rojão enquanto não estiver com Transição Astral e Forma de Pedra up.

Existem situações em arena que acontecem que são f0das...na época do Cata, quando vinha rogue no outro time era uma tristeza.

Estou tendo um certo sucesso nesta expansão por estar investindo o máximo que posso em resiliência. E tem dado efeito. Estou com uma postura mais defensiva nas batalhas e acredito que quando terminar o set Malévolo, estarei bem melhor.

Em suma: comparando com os outros melees do jogo, xamã aperfeiçoamento não é tão aperfeiçoado assim.

E gostaria de registrar aqui uma coisa: ô que ódio eu tenho do Charge!!! xDDD

Abraços...
26/12/2012 11:37Citação de Lexxus
Fazendo uma comparação com os melees do jogo, como um todo, podemos ver que aperfeiçoamento é o mais fraco em desvencilhar-se de problemas. Temos uma grande explosão de dano, e ouso dizer, equiparado ao burst do guerreiro. Mas não temos capacidade de levar uma luta por muito tempo. Depois de estourado o burst, temos 3 minutos de tristeza.

Eu concordo, a gente é o melee mais frágil sem dúvida alguma. Mas também temos vários métodos pra solucionar problemas quando formos alvo: temos 70% de redução com shamanistic rage e astral shift, temos spirit walk que remove impossibilidade de movimento, tremor totem que remove fear, temos um disable single e um stun em área de 5s, uma ms relativa com frostbrand + unleash elements... bom, sei lá, eu acho que enhancement tem bastante opção, mas precisa olhar pra classe de uma forma diferente do que pros outros melees.
É linha de frente mas ao mesmo tempo não é, porque se não, cai mesmo, não tem jeito.

O legal disso é que não somos limitados: fica evidente um shaman que sabe jogar e um ruim, o skill cap da classe é alto.
Tipo, não me vejo como um melee, me vejo como suporte, ou serviços gerais, de melee só tenho 2 skill e o auto atack, o resto é spell. Então faço questão de usar tudo, onde eu to sempre tem alguém de hex, sempre tem um totem stunando, lobo e elemental p todo lado, purge, purge, purge e quando o assunto é RBG, dificilmente deixo o healer vivo p healar o tank, Burst ON e xau.

Não consigo me comparar com DK, rogue, warrior ou qualquer outro melee, muito menos com um caster. talvez possa me comparar (bem de longe) com os druidas, eles sabem o que é ter q fazer de tudo um pouco tbem ^^
26/12/2012 11:29Citação de Alieksey
enhance é relativamente muito superior em survive em relação aos elementais.

Como assim muito superior? A gente não tem shield e agora (se o live vier dessa forma) teremos as mesmas skills de sobrevivência!
Deu uma boa exagerada nesse "muito" aí...;

Não cara, não dei uma exagerada não, olha o self heal de vocês, atualmente com Astral Shift e Enrage + Racial se for o caso do Anão, vocês ficam com 80% de abs.... Ativando essas três skills com o healing tide e o self heal dos lobos, vocês ficam bem competitivos, e não cola essa estoria de que tem que bater pra poder curar, Pala Holy é o parceiro nº 1 de Xamã exatamente por causa da mobilidade que proporciona, tanto pra elemental quanto pra enhance... tanto que pode se ver diversos enhancements em arena x3 com um nível altamente competitivo...
26/12/2012 13:48Citação de Natgeo
Não cara, não dei uma exagerada não, olha o self heal de vocês, atualmente com Astral Shift e Enrage + Racial se for o caso do Anão, vocês ficam com 80% de abs.... Ativando essas três skills com o healing tide e o self heal dos lobos, vocês ficam bem competitivos

Como assim, cara? Tudo que tu falou elemental tem (ou terá), com exceção de feral spirit.
A ideia em si é a mesma.
MUITO BOAS MESMO """!!!! AS MUDANÇAS !!!! IHUUUUU

cara .. faz uma macro de shamanistic rage e astral shiftness ou o totem que melhoro ... ai mermão ... defesa boa.... sai no bg metendo flameshock na galera... tah disponivel .. usa em alguem ... nao importa ...

isso ja vai proporcionar uma defesa melhor...

MAS !!!! nao é motivo para festa.... vejam antes as mudanças nas outras classes...

o XAMÃ KILEER .. ROGUE... foi muitissimo melhorado tbm ...
Não cara, não dei uma exagerada não, olha o self heal de vocês, atualmente com Astral Shift e Enrage + Racial se for o caso do Anão, vocês ficam com 80% de abs.... Ativando essas três skills com o healing tide e o self heal dos lobos, vocês ficam bem competitivos

Como assim, cara? Tudo que tu falou elemental tem (ou terá), com exceção de feral spirit.
A ideia em si é a mesma.

Terá, atualmente a survive de enhance é superior a de elemental, indiscutivelmente.

edit: em relação ao shield, já fiz o teste jogando de staff e de mace, e a diferença é relativamente imperceptível...
26/12/2012 10:47Citação de Natgeo
Ai não né... A única coisa que caracteriza um Xamã Elemental nos dias de hoje, passar pra outra Spec... CD defensivo tava na cara que elemental precisava, enhance é relativamente muito superior em survive em relação aos elementais. Agora um Knock Back pra enhanc é sacanagem...

Natgeo, amigo, todo Elemental tem ampla prioridade sobre os Enhances na hora de completar uma vaga em um RBG por duas razões:

1- Ele é caster;
2- THUNDERSTORM.

Não estou dizendo que faço questão de ter Thunderstorm. Na verdade nem acho que combine com um meele (apesar dos Druidas Ferais terem ganho o knock back dos Balances).

Eu apoio totalmente SR para os Elementais, mas assim como você adora ter uma skill que diferencia sua spec e que é realmente útil para o grupo, nós também adoraríamos ter uma.
(...)
Eu concordo, a gente é o melee mais frágil sem dúvida alguma. Mas também temos vários métodos pra solucionar problemas quando formos alvo: temos 70% de redução com shamanistic rage e astral shift, temos spirit walk que remove impossibilidade de movimento, tremor totem que remove fear, temos um disable single e um stun em área de 5s, uma ms relativa com frostbrand + unleash elements... bom, sei lá, eu acho que enhancement tem bastante opção, mas precisa olhar pra classe de uma forma diferente do que pros outros melees.
É linha de frente mas ao mesmo tempo não é, porque se não, cai mesmo, não tem jeito.

O legal disso é que não somos limitados: fica evidente um shaman que sabe jogar e um ruim, o skill cap da classe é alto.

Gostei muito do comentário. Curtido!

No entanto, Spirit Walk deveria nos dar alguma imunidade a efeitos que retardam movimento pelo tempo que estiver ativo. Diversas vezes meu SW perde a funcionalidade exatamente porque depois que usei, alguém me retardou/prendeu.
Nosso stun em área é muito forte, sim! E quando o alvo fica atordoado pelo totem, se você bater nele, ele permanece assim (não sei se é assim com o atordoar de todo mundo no jogo). Mas são necessários 5 segundos pra isso funcionar (menos tempo se tiver o glifo). E 45s de recarga. São necessários 50s para dar um stun que todo mundo já tá veiaco. Eu ainda surpreendia o povo usando a projeção totêmica, mas parei de usar porque não me adaptei à forma de jogar com este talento. Fora que resetar o CD dos totens me pareceu ser bem melhor.

Tremor Totem é ideal guardar (ideal não quer dizer mandatório) para quando estiver com os lobos em jogo. É a pior coisa do mundo você com os lobos em jogo, tomar um aoe fear e perdê-los. Lá se vai cura e uma parte do seu burst. (*)

É isso. Um abraço.

(*): uma coisa que vi pedirem para dar aos lobos, ainda na época do Cata, foi que o Uivo Gêmeo (quando os lobos eram pets) desse um fear em área. Poderiam fazer algo assim hoje quando eles estivessem em jogo contigo, que uma habilidade ativasse e você usasse os lobos para dar fear. Interessante...mas foi uma ideia que a Blizz nunca comentou e parece que descartou de vez.
Lexxus, o que não falta é ideia para melhorar o enhancemente.

Há várias maneiras, mas por que não implementam?

- Maelstrom poderia estacar até 4 ao invés de 5, imagina o quanto mais de dps e até mesmo sobrevivência iríamos ganhar com isso?

- Quando os lobos estivessem ativados, ficaríamos imunes a snare effect ou por meio do spirital walk, tornaria a nossa sobrevivência e mobilidade melhores.

- Não precisar de um glyph para recurar de forma mais descente a cura, apenas adicionar isso nativiamente para elemental e enhancement.

- Aumentar a absorção do escudo da tier 1 para 50% iniciais e 10% restantes podendo estacar.

- Já que tomamos silence nos totens e eles são facilmente "despeláveis", então, por que não pôr um totem com CD de 3 min que deixa imune a qualquer dano os totens que forem lançados num intervalo de 15 segundos?

Junte-se à conversa

Voltar ao fórum