Comunidade PVE e sua relação com o fórum pt/br.

Geral
Comunidade PVE e sua relação com o fórum pt/br.

Saudações,

Já faz algum tempo que tenho vontade de criar esse tópico, mas até então estava com bastante preguiça de elaborar um texto bem articulado e que seja capaz de expressar meu ponto de vista. Dito isso, vamos ao tópico.

A consolidação de uma comunidade vai muito além da criação dos servidores PVE e PVP destinados aos jogadores brasileiros. Há, também, a construção de um fórum no qual esses jogadores podem trocar experiências, discutir aspectos gerais do jogo (tanto no PVP como no PVE) e etc. Contudo, desde a criação desse espaço, pouco vemos discussões e tópicos sobre o conteúdo PVE (e por favor, não citem aqueles tópicos clássicos como “Cara, cadê meu loot de LFR”, “Garalon, eu sinto sua falta” e o mais recorrente de todos “Sha of 28 gold”).

Ao contrário do que vemos com a comunidade PVP, cuja mobilização e utilização do fórum é não só constante como por vezes muito profícua, no caso do PVE não podemos dizer que uma comunidade tenha se formado com a consolidação dos servidores brasileiros, isso porque quase não vemos esse espaço ser utilizado para debater assuntos referentes ao PVE de uma maneira geral. Isso para não falar das outras abas como masmorras e raides que são totalmente esquecidas ou ainda as de classes específicas que tem pouco ou nenhum debate sobre theorycraft das classes.

Dessa forma, não alongando muito o argumento, gostaria de saber o que acham disso? Concordam? Quais os motivos disso ? Isso é passível de mudança?
Seria passível de mudança se os jogadores que utilizam (escrevem) no fórum mudassem.

Mas como existem 352 trolls e 427 fan-boys para cada usuário que não se encaixe nesses dois grupos, vai ficar difícil.

Ah, havia me esquecido. Também existem uns 7 ou 8 mal educados que dificultam demais essa mudança.
15/01/2013 17:07Citação de Loois
Ao contrário do que vemos com a comunidade PVP, cuja mobilização e utilização do fórum é não só constante como por vezes muito profícua

Cara, a mobilização dos PVP por aqui pode ser constante, mas está longe de ser profícua. 90% dos tópicos são sobre invasão, mimimi, ganks, um lado se achando melhor que o outro, a velha discussão PVP vs PVE, e por aí vai. Você vê apenas um ou dois tópicos onde o tema principal não desandou para trollagem, ofensas e flamewar.

15/01/2013 17:07Citação de Loois
quase não vemos esse espaço ser utilizado para debater assuntos referentes ao PVE

Acho que pelo fato de o PVE sério ser algo mais 'fechado' e mais 'consolidado'. Existem inúmeros sites com guias de dungeons, raids e classes, alguns fóruns específicos (como o elitist jerks, por exemplo). Por consequência, temos toda a discussão sobre theorycraft correndo neles, não aqui. E como no PVE não existe aquela briga por e-peen como existe no PVP, não vemos tópicos de trollagem ou pra discutir quem tem o maior falo. Tanto que, quando vemos postagens sobre PVE aqui, normalmente são reclamações sobre o LFR ou LFG, sempre.
Cara, não faço pve mas respeito quem curte. Falar de pve e pvp ou qualquer coisa em um forum é dificil. O pessoal prefere trollar a colaborar com alguma dica ou informação válida.

Acho que o melhor lugar para se falar disso seria num guild chat, com outros cores mais experientes e tudo mais. Pve é muito cansativo e pede muitas horas de dedicação e organização, nem todos tem saco de buscar informação, a maioria prefere que o raid lider explique e GG.

Unica experiencia que tenho no pve é o LFR, onde de preferencia faço grupo com gringos, e se vejo que tem muito brasileiro no grupo eu simplesmente quito, pois brasileiro só reclama e fala asneira.

Logo quando abriu a 2° parte do coração do medo no LFR, peguei um grupo com uns gringos que explicaram a luta de cabo a rabo antes de dar engage no boss, e como consequência limpamos todos eles sem dificuldades e wipes.

Seu post é bacana, espero que tenha bastante gente postando coisas legais. táticas, setups e tudo mais.
Sempre clico na área de dungeons e raids para ver se encontro algo, mas geralmente quando aparece uma postagem é para reclamar de loot. Tanto que nas raras discuções sobre chefes, faço questão de responder.

O fórum de magos tento manter ativo na medida do que eu posso, mas o tempo que guias levam para serem fixados mostra o abandono dos fóruns até por parte da Blizz.
15/01/2013 17:18Citação de Pandamme
Ao contrário do que vemos com a comunidade PVP, cuja mobilização e utilização do fórum é não só constante como por vezes muito profícua

Cara, a mobilização dos PVP por aqui pode ser constante, mas está longe de ser profícua. 90% dos tópicos são sobre invasão, mimimi, ganks, um lado se achando melhor que o outro, a velha discussão PVP vs PVE, e por aí vai. Você vê apenas um ou dois tópicos onde o tema principal não desandou para trollagem, ofensas e flamewar.

quase não vemos esse espaço ser utilizado para debater assuntos referentes ao PVE

Acho que pelo fato de o PVE sério ser algo mais 'fechado' e mais 'consolidado'. Existem inúmeros sites com guias de dungeons, raids e classes, alguns fóruns específicos (como o elitist jerks, por exemplo). Por consequência, temos toda a discussão sobre theorycraft correndo neles, não aqui. E como no PVE não existe aquela briga por e-peen como existe no PVP, não vemos tópicos de trollagem ou pra discutir quem tem o maior falo. Tanto que, quando vemos postagens sobre PVE aqui, normalmente são reclamações sobre o LFR ou LFG, sempre.

Não me referia tanto a posts com dicussões de táticas para bosses (o que seria uma excelente ideia de se ter no fórum) mas sim a união da comunidade em torno de uns pontos comuns, como por exemplo o fato de a poção de invisibilidade não resetar depois que você reseta a instance em challenge mode.

Criei esse tópico pra que possamos discutir o que pode ser feito com relação a isso. Pensarmos alguns jeitos de melhorar tanto a comunidade como a experiência de jogo para os novos jogadores.
A comunidade lolbr não sabe debater sobre isso....

Aqui no fórum ou é reclamação de LOOT, ou tópico de flame quando determinada facção mata o lider da outra, ou gente falando que PVE é matar monstrinho

Nem adianta tentar.....
Um problema muito sério é que a maioria esmagadora da comunidade pve br nem sabe que o fórum existe. E, quando sabe, não se importa em lê-lo.

Na minha guilda temos site com fórum, e nesse fórum temos guias para todas as classes, e espaço para o pessoal colocar a disponibilidade de tempo, vontade de formar core, etc.

NINGUÉM USA.

Os players mais novos de jogo não têm o MENOR interesse em theorycraft, em táticas, em guias.

Ou você tem a infinita paciência de pegar o cabra e levar pra frente do training dummy pra mostrar a ele o que fazer, e o que ele está fazendo errado, e depois DAR DE PRESENTE (porque comprar ele não vai) glifos, gemas, enchants, etc, e corre o risco dele dizer que você é chato, bobo, feio, que ele "tem vida social", que "wow é só um joguinho" e por isso ele não tem que saber nada daquilo e que ele te faz um IMENSO favor de aparecer nas raids pra ser carregado, ou você faz como a maioria das guildas faz, só pega quem comprovar que tem experiência.

Aliás também é por isso que existem as tais "panelinhas" nos reinos, porque a maioria dos jogadores quer mais é que o mundo acabe em barranco pra morrer encostado. Vai daí que o pessoal experiente perde a paciência de ficar eternamente ensinando alguém que não tá nem aí.

Muito mais negócio discutir pve no fórum americano, lá tem mais gente que sabe do que está falando, ou quer aprender mesmo.
Excelente tópico, cara.

Acho que realmente falta isso dentro da comunidade. Acho que muita gente boa não posta aqui por conta da galera "huehuehue world pvp brbrbr" da vida ai.
O primeiro tópico criado sobre isso, virá e vem um abutre desse, que ao meu ver, representa a escória do WoW, para atazanar a vida da galera e atrapalhar o tópico.

O fato é que quando eu quero algo sobre lutas, mecanicas, rotações, videos e videos "pov's" sobre a minha classe em determinado boss, eu vou até o fórum americano ou MMOChampion. Lá eu consigo tirar minhas duvidas de forma civilizada, consigo discutir sobre assuntos que aqui nem sequer a galer apensa pra falar.

Lá eu estava vendo o andamento sobre as mudanças no 5.2 do Mage. Vi apenas Mage's comentando no que poderia mudar ou não e etc. No tópico de 8 páginas, eu só vi UM rogue e UM Shaman e mesmo assim fazendo indagações sobre as mudanças de forma educada e apenas afim de informação mesmo.

Eu realmente sinto falta de um "grupo" forte de PvE aqui no fórum, mas também não tenho esperanças que um dia teremos algo assim aqui não.

15/01/2013 21:00Citação de Msweatherwax
Aliás também é por isso que existem as tais "panelinhas" nos reinos, porque a maioria dos jogadores quer mais é que o mundo acabe em barranco pra morrer encostado. Vai daí que o pessoal experiente perde a paciência de ficar eternamente ensinando alguém que não tá nem aí.

Não vejo como panelinha. Vejo mais como algo do tipo: "não vou perder tempo com quem não merece".
Se o cara joga WoW há 1 ano, as raids do Pandariae stão por aí a mais de 3 meses e o cara ATÉ HOJE não sabe a mecanica de uma luta?
Isso é um player desinteressado.

Semana passada eu comecei a raidar heroic em MV e a única explicação que pedi, era da estratégia do core em relação a CD's como BL e posicionamento. Somente isso... fora isso, eu não precisava de mais nada.
Tanto que na maioria das vezes eu raido de fone mutado ouvindo música. Faço minha função com extrema disciplina e tranquilidade.

Mas pra isso, eu tive que estudar a luta, tive que ler, ver videos e etc. O povo não quer e quer simplesmente ser carregado.
15/01/2013 23:16Citação de Valerik
É por que talvez nada relacionado ao PVE seja relevante.

Talvez seja por isso que 90% do conteúdo do WoW é direcionado ao PvE.
Um problema muito sério é que a maioria esmagadora da comunidade pve br nem sabe que o fórum existe. E, quando sabe, não se importa em lê-lo.

Na minha guilda temos site com fórum, e nesse fórum temos guias para todas as classes, e espaço para o pessoal colocar a disponibilidade de tempo, vontade de formar core, etc.

NINGUÉM USA.

Os players mais novos de jogo não têm o MENOR interesse em theorycraft, em táticas, em guias.

Ou você tem a infinita paciência de pegar o cabra e levar pra frente do training dummy pra mostrar a ele o que fazer, e o que ele está fazendo errado, e depois DAR DE PRESENTE (porque comprar ele não vai) glifos, gemas, enchants, etc, e corre o risco dele dizer que você é chato, bobo, feio, que ele "tem vida social", que "wow é só um joguinho" e por isso ele não tem que saber nada daquilo e que ele te faz um IMENSO favor de aparecer nas raids pra ser carregado, ou você faz como a maioria das guildas faz, só pega quem comprovar que tem experiência.

Muito mais negócio discutir pve no fórum americano, lá tem mais gente que sabe do que está falando, ou quer aprender mesmo.

Você resumiu muito bem. Hoje em dia ninguém liga pra p%$#@ nenhuma, upam do 0 ao 90 sem ler 1 quest, se equipa em RF sem nem querer aprender a luta(isso quando não ficam AFK) e se acham os donos do mundo...
Os players PvE BR de verdade nem entram no fórum porque sabem que só tem porcaria, preferem ir no fórum americano ou (dependendo do assunto)MMO champion...

15/01/2013 17:50Citação de Jekkvallar
A comunidade lolbr não sabe debater sobre isso....

Quero que você me diga UMA coisa que a comunidade BR sabe discutir. Até hoje não vi um tópico com alguma discussão sadia sobre qualquer tema(exceto LORE e mesmo assim...)

O importante mesmo é o World PVP, né?

15/01/2013 23:33Citação de Anor
Quero que você me diga UMA coisa que a comunidade BR sabe discutir. Até hoje não vi um tópico com alguma discussão sadia sobre qualquer tema(exceto LORE e mesmo assim...)

Tirando o primeiro quote, até que a discussão deste tópico está saudável. Teve um outro tópico sobre PVP que também não desandou.
@valerik
totalmente desnecessario seu comentario, o fato de vc n fazer ou n gostar n significa que vc pode desmerecer quem pratica

Oque falta a comunidade como um todo e comprometimento, tanto no que tange pvp e pve. Vc vai mais pessoas reclamando, mts vezes sem razão nenhuma sendo somente xoro, do que tentando melhorar, seja estrategias contra determinada classe ou boss. Quando a comunidade resolver debater/argumentar sem ofensas pessoais e flames ridiculos ela vai começar a crescer.
Concordo com quase tudo o que foi dito nesse tópico. Realmente a discrepância entre o fórum americano e o fórum brasileiro é gritante no que tange ao nível das discussões. Outra coisa que eu acho meio complicada nesse fórum especificamente é a atuação dos MVPs na criação de tópicos úteis (especificamente sobre PVE). Não sei se esses jogadores não tem tanta experiência nesse aspecto específico do jogo ou se preferem outros, mas a verdade é que deveriam existir mais MVPs ou mesmo membros que criassem, como o skeith disse, tópicos "pinados" para a discussão de aspectos relativos ao "gameplay PVE".

Essa logicamente é só minha opinião, eu mesmo reconheço que minha atuação no fórum é bem rarefeita e em sua maioria assume uma postura crítica com relação aos milhões de tópicos inúteis que se acumulam na aba geral, contudo acho que não deveríamos estar desperdiçando a oportunidade oferecida pela blizzard para criarmos um bom espaço de discussão do jogo de uma maneira geral (não só de PVE ou PVP especificamente)

Como o Rhastion já falou por aí, um fórum organizado, útil e com bom conteúdo também deve partir dos jogadores, embora eu reconheça que às vezes o trabalho dos ADMINS deixe um pouco a desejar no que tange principalmente a "fixação" de tópicos importantes como guias de classes e lutas, só pra citar o exemplo mais óbvio.
15/01/2013 23:43Citação de Pandamme
O importante mesmo é o World PVP
Apesar de ter me afastado do jogo em si desde o lançamento da expansão, tenho acompanhado estes fóruns, sendo o de Xamãs e o Geral com mais frequência.

15/01/2013 17:18Citação de Pandamme

Basicamente isso o que eu penso também. Jogadores experientes ou que pelo menos são mais dedicados ao aspecto PvE do jogo acompanham novidades em sites externos ou têm conhecidos que fazem esse trabalho sujo pelo grupo. Algumas coisas que eu vejo por exemplo no MMO-champion são trazidas aqui com alguns dias (ou semanas) de atraso por um jogador aleatório.

Também tenho notado o "desleixo" dos CMs quanto à fixação de tópicos de guias com alguma classe / spec nos fóruns das classes. Eu mesmo fiz dois tópicos na área dos xamãs e eles estão perdidos na segunda ou terceira página daquele fórum agora. Sei que tal "desleixo" não é a primeira vez que acontece.

O fórum Geral virou quase que um 4chan ou coisa do tipo e de longe é o mais movimentado.

Legal cara! Fazendo PvP com um título irrelevante de PvE, hein?
Seria legal, mas na minha opinião não acontece pq vc já encontra TUDO em outros sites.

O jogador PVE interessado vai atrás, procura, estuda e aprende. Tem muito site, vídeo e etc na rede.

Então a maioria passa longe daqui, principalmente pela fama que o fórum tem. E quando resolve dar uma olhada no fórum, usa o americano que já tem bem mais conteúdo.

Boa parte de quem raida sério, é jogador antigo e já sabe onde achar o que precisa!
Sempre acompanho esse fórum (enquanto estou no trabalho), mas o problema é que é dificil achar um tópico PVE que vale a pena postar algo.

E também, como disse o amigo lá em cima:

Seria passível de mudança se os jogadores que utilizam (escrevem) no fórum mudassem.

Mas como existem 352 trolls e 427 fan-boys para cada usuário que não se encaixe nesses dois grupos, vai ficar difícil.

Ah, havia me esquecido. Também existem uns 7 ou 8 mal educados que dificultam demais essa mudança.

As vezes até dá vontade de criar algum tópico para dissertar sobre algum assunto relacionado a PVE, mas quando penso que vai aparecer muitos engraçadinhos "trolando" o tópico eu já desanimo, pois seria o serviço de horas criando um tópico todo desperdiçado pela falta de interesse alheio.

No mais, vou acompanhando os guias e foruns em inglês mesmo, não deixando de dar uma espiada no forúm do Brasil, torcendo e esperando que este melhore em qualidade e quantidade (quantidade de jogadores que queiram discutir a sério, e não "trollar" apenas).
Algumas coisas atrapalham aqui no fórum:

A primeira dela é a quantidade gigante de usuários que só querem trollar e flamear os tópicos. Desmerecem o OP ou as opiniões por conta do servidor, por conta de achiev, por conta de clã, por conta de facção e por ai vai.

15/01/2013 17:26Citação de Skeith
Sempre clico na área de dungeons e raids para ver se encontro algo, mas geralmente quando aparece uma postagem é para reclamar de loot.

Ai tem este outro problema citado pelo Skeith. As pessoas vem usar o fórum como central de tickets. Sem contar que para a maioria a divisão de abas do fórum é irrelevante. Vem tudo parar no Geral. Os próprios criadores de tópicos não tem experiência ou vontade com fóruns, e ai áreas relevantes ficam vazias enquanto tudo é jogado na grande fornalha do Geral. Dificulta para quem usa há muito tempo e desestimula quem gostaria de usar.

NINGUÉM USA.

As pessoas realmente não estão interessadas em trocar informações de maneira abrangente. Fica cada um dentro do seu core, pois neles há busca e troca de informação. E o motivo é obvio de funcionar o debate dentro do core. Lá a maioria, senão todos, estão interessados no mesmo ponto. Querem aprender.

É mais fácil buscar informação em sites como o MMOchampion e debater dentro do grupo do que fazer o mesmo aqui no fórum, pois no seu core, vc não vai ser trollado.
15/01/2013 21:00Citação de Msweatherwax
Vai daí que o pessoal experiente perde a paciência de ficar eternamente ensinando alguém que não tá nem aí.

E ai o resultado acaba em que? Menos debate do PVE de forma geral. Um estado de torpor no que diz respeito a progressão. Ficando cada vez mais restrito os grupos que se dedicam a isso.

A situação não é irreversível:
É preciso que as pessoas que se importam continuem se importanto. Tipo isso aqui:

15/01/2013 17:26Citação de Skeith
O fórum de magos tento manter ativo na medida do que eu poss

Depois é preciso ter um número maior de intervenções por parte da equipe que modera. Não sei, pois sou novato por aqui, se há punições para o fórum... Mas se há, precisam ser aplicadas com mais rigor. Aparecer para dizer: a discussão não está tão boa assim.

Acredito que isso ajudaria o fórum a ficar mais limpo de flames e trolladas e deixaria o ambiente mais convidativo.

E, por fim, a própria comunidade acordar. Pois tanto no PVP quanto no PVE, é preciso respeito.

Junte-se à conversa

Voltar ao fórum