[Discussão] Aptidão 3,00 ou 6,00?

Ladino
Limite de Postagens:
Boa noite a todos!

Hoje eu proponho um tópico diferente, que tem como objetivo gerar uma discussão sobre a nosso atributo Aptidão. Logo a minha pretensão é criar um debate sobre a questão proposta.

Claro que cada um deve postar a sua opinião e ela deverá ser respeitada. Pois é fundamental a participação de todos para que no final possamos chegar ao um consenso.

Mas o que é Aptidão: Se você é novato aqui vai uma rápida explicação.

É um atributo que quanto mais alto, menor fica a chance de Esquiva/Aparar/Bloqueio do seu oponente. Logo se você perceber que está "capando" muito, observe como está esse atributo.

Vamos ao assunto então.

No começo do MoP observei que a maior parte dos Ladinos, e principalmente os mais renomados como Mercader, deixam a Aptidão com o valor de 3,52%.

Além disso, reforjando pelo Ask Robot (um site que ajuda o jogador a reforjar o set, digo de passagem que é uma mão na roda), o set fica com Aptidão também +/-3,00%.

Porém percebi que usando essa valor, a intensidade de errar um golpe é um pouco maior. Sei que essa valor não é tão ruim, mas capar um Golpe no Rim no momento crucial é praticamente morte.

Então decidi fugir um pouco a "regra" e elevei para +/- 6,00%. Logo de cara observei que não estava mais errando as principais skill's.

Portanto, VALE APENA REFORJAR PARA TER APTIDÃO ACIMA DE 6,00%?

Vale ressaltar que essa experiência estou fazendo com a especialização Combate. talvez não dê certo isso com Assassinato e Subterfúgio, já que ambas dependem de um valor alto de Maestria.

Vamos lá! O que vocês acham?
Bom,por experiência própria tbm levando em consideração a spec combat,eu nunca tive problemas com aptidão pelo contrário acho que nunca dei um miss em um golpe crucial,minha aptidão sempre esteve entre 3.00% a 4,00% creio que mais que isso é exagero.

30/01/2013 21:26Citação de Rottwêiler
Portanto, VALE APENA REFORJAR PARA TER APTIDÃO ACIMA DE 6,00%?

Não,acho que vale mais a pena reforjar aptidão pelo seu atributo principal se ele estiver disponível lógico se não nem mexe,e sempre lembrando que tem que estar entre 3,00% e 4,00% por ai...

bom,é essa minha opinião.

Abraçoo
Meu golpe no Rim as vezes falha e é triste. Vão-se 5 pontos de combo + a energia. A pergunta é: Seria aptidão ou certas classes tem buff pra não ser stunadas?
01/02/2013 08:01Citação de Xoranenem
Meu golpe no Rim as vezes falha e é triste. Vão-se 5 pontos de combo + a energia. A pergunta é: Seria aptidão ou certas classes tem buff pra não ser stunadas?

Sim, acredito que quase todas classes tem um buff para evitar de ser stunado. O Paladino possui a bolha; Caçador, Coibição; DK, Fortitude Gélida e Guerreiro aquela Barreira de Escudo.

Mas essas habilidades são facilmente visíveis quando são usadas.
''aptidão'' e ''acerto'' tem que ser 3,00 menor que isso é miss na certa. agora acima de 3,10 ja e desperdicio. se o stun erra e por parte da outra classe está com proteção ou imunidade ativada que o protegeu no momento. Isso tudo por parte do PVP, agora se vc for PVE recomendo que aptidão e acerto estejam no 7,5% no minimo, pois cada hit e presioso em um DPS.

Obs: pelo incrivel que pareça, algums rogues nao sabem. Entao para esses ficam a dica:

a habilidade RETALHAR quando ativada diminui sua aptidão e aumenta sua chance de MISS! (em termos de hit, nao habilidade especial) então muito cuidado ao usa-la pois rogue de Assasinato aplica veneno por hit. recomendo rogues dessa spec coloquem sua aptidão e acerto 3,5% para poder seus hits acertarem com melhor exito! obvio que aqueles que tem aptdão e acerta nos padroes (3,00) nao presisam se preucupar com o fator miss do hit! pois oq importa no RETALHAR e a REGEN de energia. e fato de que a eficiencia de RETALHAR mesmo dando miss ainda é otima!! MAS eu na minha opnião recomendo para a spec de assassination a 3,5 de aptidão e acerto.
Acho que o correto seria 3% ou 7,5%?

Em PvP, você reforja aptidão unicamente para criar uma zona de conforto, já que todos os jogadores tem 3% de Esquiva/Aparo base. Esses 3% evitam que você seja esquivado por um Mago, por exemplo. Porém, é só isso que Aptidão faz, já que um Guerreiro chega a ter 25% de Aparo ou um Ladino 25% de Esquiva e não é nem sequer possível alcançar esses valores de Aptidão. Então, embora Aptidão acima dos 3%, para PvP, não seja completamente inútil, a verdade é que Aptidão não serve objetivo algum no PvP.

Já em PvE, não é uma questão de escolha. Você é obrigado a ter 7,5% de Acerto e 7,5% de Aptidão se quiser fazer um DPS decente. Essa marca, de 6%, só se aplica à 5-man Heroics, porque os Chefes são level 92 e não level 93, como nas Raides. A não ser que seu end-game seja apenas fazer 5-man, 6% não é Aptidão o suficiente...
Acho que o correto seria 3% ou 7,5%?

Em PvP, você reforja aptidão unicamente para criar uma zona de conforto, já que todos os jogadores tem 3% de Esquiva/Aparo base. Esses 3% evitam que você seja esquivado por um Mago, por exemplo. Porém, é só isso que Aptidão faz, já que um Guerreiro chega a ter 25% de Aparo ou um Ladino 25% de Esquiva e não é nem sequer possível alcançar esses valores de Aptidão. Então, embora Aptidão acima dos 3%, para PvP, não seja completamente inútil, a verdade é que Aptidão não serve objetivo algum no PvP.

è bem simples,Chance de acerto para evitar Miss (3%)

Aptidão para evitar Dodge (3%) para evitar Parry (6%)

é isso.
è bem simples,Chance de acerto para evitar Miss (3%)

Aptidão para evitar Dodge (3%) para evitar Parry (6%)

é isso.

Ah, agora eu entendi! Vocês estão olhando na tooltip errada: jogadores tem 3% de Esquiva e 3% de Aparo base (não incluídos bônus provindos de Agilidade e Força). Pronto, acabou. Não tem essa de 6% de Aparo.

Não é pra olhar na tooltip de Aptidão, porque ela se refere apenas à PNJs, não jogadores. No caso de PNJs, o sistema é diferente. O PNJ não tem Aparo nem Esquiva, é você que sofre uma penalidade de Aparo/Esquiva baseado no seu Level quando comparado com o Level do PNJ inimigo. É por isso que todo Chefe nesse jogo tem a mesma chance de Aparo/Esquiva, independente de Raide seja.

Pra JxJ, você só "precisa" de 3% de Aptidão e já era...
7,5% é tanto a Aptidão, quanto o Acerto recomendado para PVE!

Se o assunto é PvP, o recomendado é sempre ter fechado 3% de Acerto... Mas com relação a Aptidão, ela pode variar de 3% a 6%!

Pq isso??? Simples...
3% você zera a chance do alvo esquivar, porém só com 6% você zera a chance dele aparar... E somente algumas classes aparam bem no jogo!

Eu particularmente deixo em 6% de Aptidão, pois sempre na PIOR hora possível alguma Skill minha (de preferência que tem CD pra f... mais ainda a situação) dá Aparar, quando a utilizo de frente ao cara estando com 3% de Aptidão, por isso uso 6%!
sim, tb deixo minha aptidão acima de 3% por causa disso...já teve vez que o azar foi tanto, que eu usei Gouge primeiro, pra poder ir pras costas do inimigo mas deu Aparar, não sobrando alternativa usei o stun que eu tava guardando pra usar nas costas do inimigo (com 100% de acerto) e deu aparar tb

eh azar demais, mas acontece, principalmente quando vc enfrenta um cara que é bom de mouse e dificulta que vc fique em suas costas
O problema de ficar com 3% para cada é que se você for solar alguma raid tá lascado hehe.

Para elucidar o fato: Eu to solando Dark Temple atrás de um transmog, numa dessas idas, fiz um refotge no acerto, baixando de 4.1% pra 3.1%.
Pois bem, fui enfrentar o primeiro boss e era impossível de matar. O bixo se helava de tempos em tempos. Eu batia, batia, dava 300 miss e ele se helava e era esse ciclo eterno. Tive que tirar o reforge pra conseguir matá-lo.
Eu acabei de testar no meu Guerreiro, deixando ele peladão pra ver os stats Base. Ele ficou com:

Esquiva: 3,01% (135 Agilidade)
Aparo: 3,22% (209 Força)
Bloqueio: 3%

Eu não sei de onde vocês estão tirando essa taxa de 6%, deve ser algum guia desatualizado da época do Cataclismo. Jogadores não são mobs. Jogadores não tem taxa oculta de Aparo, é 3% Esquiva/Aparo pela frente e 0% Esquiva/Aparo pelas costas.

Já com a gear, ele fica com 15,71% Aparo, porque Força aumenta Aparo. :|
O problema de ficar com 3% para cada é que se você for solar alguma raid tá lascado hehe.

Para elucidar o fato: Eu to solando Dark Temple atrás de um transmog, numa dessas idas, fiz um refotge no acerto, baixando de 4.1% pra 3.1%.
Pois bem, fui enfrentar o primeiro boss e era impossível de matar. O bixo se helava de tempos em tempos. Eu batia, batia, dava 300 miss e ele se helava e era esse ciclo eterno. Tive que tirar o reforge pra conseguir matá-lo.

mas ai é PVE, a gente tava falando de PVP

no PVE vc tem q ter 7,5% de acerto e de aptidão
mas ai é PVE, a gente tava falando de PVP

no PVE vc tem q ter 7,5% de acerto e de aptidão

Ignora Rackham, ele sempre acha que eu ou você estamos falando de PVE...

Isso pq deixei bem claro que falei de PVP e de PVE, e de qual % pus para cada..
Eu fui perguntar para quem entende (porque tem gente que diz eu só sei teoria), e confirmei que o que eu falei é certo:

1. Chance de Aparo e Esquiva base é 3%, ponto final. Essa taxa de 6% que vocês estão falando não existe.

2. Não existe "cap de Expertise" no PvP (meio que óbvio isso). Se você tiver 6% Expertise, eu ainda tenho 11.5% chance de Esquivar seus golpes.

3. Apenas 6 classes possuem a habilidade de Aparo e destas, apenas Guerreiros, Cavaleiros da Morte e Paladinos possuem chance de Aparo maior que 3%, o que torna toda essa história de 6% Expertise praticamente irrelevante.

4. Num ponto paralelo à discussão, Elfos Noturnos possuem 5% de chance de Esquiva base, ao invés de 3%.
Como eu disse, e reafirmo: teorias e mais teorias sobre PVP, de alguém que de Prática? Não tem muito a argumentar!

Prática: 3% de Aptidão = Aparo nos piores momentos
Prática: 6% de Aptidão = Somente quem usa Shield, e muito dificilmente apara

Na boa, quando você fala de PVE eu prefiro ficar calado, ou resumir o que falo a "Minha opinião de cotoco em PVE", você deveria fazer o mesmo quando o assunto for PVP!
Então, aí é que tá, quando eu não tenho certeza de uma coisa, eu pesquiso guias na Internet ou pergunto pra alguém. Além de eu não ter achado nenhum guia sério que diga que você precisa de 6% expertise para PvP do MoP, eu perguntei pra esse cara aqui:

http://us.battle.net/wow/pt/character/kelthuzad/Demiz%C3%A9d/advanced

E ele disse que você tá desatualizado e falando besteira... ;)
1. Muito obrigado por admitir que falta experiência própria para responder por si só!

2. Eu conheço pessoas de Rating maior que responderam o contrário e confirmaram minha tese, e que o seu amiguinho aí e você, que estão desinformados!
Ex:
http://us.battle.net/wow/pt/character/tichondrius/Neonyo/advanced

Fica a dica do conselho que te dei acima amiguinho! =*
Entretanto, os melhores jogadores de PvP do mundo tem em média, 3,5% Expertise... vai entender, né? ;)
Tá, justo. Me linka um único guia que não tenha vindo de blogs dizendo que o Expertise tem de ser 6%, que eu acredito e não falo mais nisso.

1. Quando eu disse que TEM que ser? Eu disse que PODE ser... E expliquei os motivos para EU PREFERIR jogar assim!

2. Você sempre se mete nos assuntos PVP, como se jogasse, e nem ao menos joga!?
Não desrespeito os players que tem menos Rating, afinal toda pessoa que vivencia é igualmente válida sua opinião!
Mas você quer opinar algo que você sequer faz???? Ah vá...

Até porque, a única explicação que você deu foi que soma 3% Parry + 3% Block e dá 6% (foi isso, ou eu li errado?). E isso meu caro, eu tenho certeza absoluta que não tem absolutamente nada a ver. Independente de experiência prática ou não, PvP ou PvE, eu entendo de mecânica de jogo e eu sei que em hipótese alguma, você poderia colocar Parry e Block na mesma table...

1. Só você ler um pouco, e pensar por si só e você entenderá o que tanto eu, quanto o Rackham explicamos!

2. Como diria meu bom e velho amigo Zoso: "O dia que teoria valer tanto quanto a prática, vão criar o dia internacional da punheta!"

3. Na boa? Você perdeu qualquer credibilidade, quando tentou pôr seu amiguinho DK (Pfff... DK com 2400 até num sei qts BRs existem, quanto mais gringos...), pra defender sua tese que você nem sequer tem experiência própria e prática para falar dela!

Quebrou a cara quando viu q conheço um brother Australiano que tem 2700 de Rating e me deu total razão a meus argumentos agora conversando comigo via Battle.Tag... e Ah... Rogue? Um Rogue 2700??? Pois é... Foi engraçado!

Junte-se à conversa