Por que fazer RP?

Taverna do Fim do Mundo
Limite de Postagens:
1 2 3 5 Próxima
Por mais que o jogo seja bom (ou não), por mais que as mecânicas sejam atrativas, os combates envolventes, o pvp animador, os cenários deslumbrantes e a historia por trás de tudo seja épica, eventualmente as pessoas vão enjoar e procurar algo que faça elas se sentirem em algo inovador e diferente que prenda sua atenção (já que o jogo caiu na mesmisse).

Vejo muitas pessoas criando personagens, upando até o nível máximo, equipando esses personagens e depois, parando de jogar. Eu já comecei a jogar jogos Online com a inclinação para o RP mas posso citar um exemplo de um amigo meu.

Quando começou a jogar WoW ele fez o típico mago (o feijão com arroz de range DPS) e foi muito feliz por um tempo. Cerca de três meses depois ele estava parando de jogar. Logava apenas para fazer as missões diárias, depois apenas uma vez por semana. Até eu perguntei o que estava acontecendo com ele, e a resposta foi muito familiar. "O jogo esta entediante, eu tava fazendo sempre a mesma coisa, então eu enjoei."

Foi ai que eu convidei ele para fazer RP. Ele já havia jogado RPG comigo antes mas nunca tinha associado interpretação com um jogo virtual. Criamos as historias dos personagens antes mesmo de abri o jogo e na criação do modelo do personagens buscamos características que acentuassem o que aviamos criado previamente.

Criando um personagem em modo Role-Playing adiciona uma camada de profundidade ao jogo que os desenvolvedores não pode adicionar para você. Sim, a construção da aparência do personagem que você vai passar as próximas muitas horas (ou dias) olhando é profunda e complexa, mas você está construindo um personagem que você gostaria de passar essas horas com?

Jogamos juntos por dias, fazíamos todas as missões interpretando os personagens, liamos as missões todas e em 3 semanas ainda não tínhamos alcançado o nível 80 (máximo da época). Foi ai que ele reparou no tempo de jogo e me disse que nunca tinha imaginado que o jogo fosse tão rico em historia e pudesse ser tão divertido mesmo sem a aspiração de chegar ao nível máximo.

Depois disso eu tive que parar de jogar por um tempo, mas ele continuou fazendo RP. E continuo convertendo mais pessoas. ^^

As unicas coisas que me prendem no jogo atualmente são o RP e o meu circulo de amigos. Já que eu desisti da corrida pela melhor Gear ou pelo ultimo Tier possível devido ao tempo disponível para consegui-las.

O Role-playing também permite que a criatividade fluir, especialmente nos círculos RP. Estabelecer um grupo de amigos com um propósito comum torna a experiência ainda mais divertida. É uma experiência que não pode ser replicada em qualquer gênero de jogo e nem em todos os MMO disponíveis atualmente. O MMO acrescenta outro elemento que os jogos para um jogador só não pode: a interação humana. Com outras pessoas para compartilhar em suas sessões de RP, não só este permite que você inclua mais personagens para a sua história, mas formas amizades que vão durar por causa do interesse mútuo para contar histórias.
O Role-playing também permite que a criatividade fluir, especialmente nos círculos RP. Estabelecer um grupo de amigos com um propósito comum torna a experiência ainda mais divertida. É uma experiência que não pode ser replicada em qualquer gênero de jogo e nem em todos os MMO disponíveis atualmente. O MMO acrescenta outro elemento que os jogos para um jogador só não pode: a interação humana. Com outras pessoas para compartilhar em suas sessões de RP, não só este permite que você inclua mais personagens para a sua história, mas formas amizades que vão durar por causa do interesse mútuo para contar histórias.

Disse tudo.
RP EM GOLDRIN????

onde vcs estiveram esse tempo todo??? T_T
Estamos no Goldrin desde a criação do server, RP firme e forte.
\o/

Muito bem dito :D
Cara, eu não conseguiria descrever melhor

o legal de ser jogador RP é que eu desencano de todo o resto

e garanto uma coisa pra quem ler este comentário: a galera que faz todo o dia a mesma raid, ou que fica farmando reputação com DEUS e o mundo, ou que eh pro player pvp, nenhum deles se diverte tanto no jogo quanto nós aqui no RP. Na verdade, eles mais passam raiva no jogo do que se divertem (especialmente a turma do pvp quando cai em rbg com noob).
kkkkkkk meu sonho é participar de um server rp T_T, infelizmente eu n intendo ingles.
Muito bem dito, Rhaizen!
Não sou full time RP (embora aprecie a ideia), mas sempre tento me ater à personalidade do Elrinfasir enquanto jogo. Um amigo começou a jogar recentemente justamente por eu ter explicado pra ele sobre o RP no WoW, e o quão rica pode ser sua experiência no jogo quando você adere a isso.
Criei um char pra jogar junto com ele, e interpretamos nossos personagens sempre que estamos juntos. Só sinto falta de mais gente para praticar o RP visto que, com exceção desse meu amigo, o faço sozinho na maioria das vezes, o que acaba se tornando um pouco chato :I
Cara fico feliz de ter conhecido o RP. Nunca fui muito fa de PvE, e com o lag que não me permite mais fazer PvP decente, o RP é o que ainda me mantem no WOW.

Comecei no RP com o extinto "Projeto Gallywix", que apesar de não ter dado certo, graças a ele conheci o pessoal da Leões e faço Rp com eles sempre que possível. Pena que no Brasil o RP é escasso e a Blizz por enquanto não pretende investir nisso aqui.
Atualmente to jogando no Moon Guard que é um servidor oficial Rp e fiquei impressionado em ver como um servidor completamente RP funciona, até casamento com pessoal todo arrumadinho ja vi la.
Fico na nostálgico até hj com o jogo. É muito show tu ver pelas cidades o pessoal usando roupas comuns caminhando, conversando, sentados em tavernas, etc. Não só tudo aglomerado em frente a AH com armadura esperando fila.

Nunca vou esquecer meu primeiro dia la que fiz um Night Elf só pra testar como era o servidor:
Fui direto para VB pra ver como era o centro da Ally, e assim que chego no porto de VB tinha um humano vestido de pirata bem na doca que quando me viu falou "Bem vindo a Vento Bravo elfo, sinta-se em casa e não deixe de visitar nossa praça da catedral, é um lugar otimo. Quando for retornar para suas terras leve somente boas lembranças e viaje com a companhia maritima (disse o nome la que não lembro) e me entregou um panfleto.

Segui em direção para a catedral correndo feito louco e passando por cima de tudo pra fazer o caminho mais curto (algo extremamente comum que fazemos) e um carinha vestido igual aos guardinhas veio correndo atras de mim falando que eu devia caminhar pelas ruas com prudencia e me questionou se eu estava fugindo de algo.

Algum tempo depois eu tava caminhando a pé, e só pra testar comecei a correr e passei por dentro de um carinha como se ele não existisse (algo comum que fazemos tb) e ele gritou "OUCH! Olha por onde anda seu louco!"

Tudo isso em ingles é claro =D

Muito show servidor RP, mas obviamente que rola jogo normal tb e nem todos ficam full RP la, mas é muito comum tu ver alguma coisa acontecendo em todo canto do servidor.

Só não entrem na taverna de vila d`ouro, aquilo la ta longe de ser RP.
Muito interessante RP, já peguei várias conversas do pessoal da guilda Ordem da Lua Crescente, é muito show :D
Hikz, MUITO legal tudo isso que você falou. Deu a maior vontade de jogar no Moon Guard, hehe.
07/02/2013 12:37Citação de Demithelon
Hikz, MUITO legal tudo isso que você falou. Deu a maior vontade de jogar no Moon Guard, hehe.

ultima vez que entrei no moon guard fiquei traumatizado...

http://www.youtube.com/watch?v=-OVIKDahUjE

Na taverna de Vila D`ouro o que acontece la não é RP, é só um monte de nerd virgem juntos num lugar só.

RP de verdade vc vai ver pelo resto do servidor. O mais legal que acho la, mesmo quando to só pegando lvl pro meu char sem fazer RP nenhum, é que tem cara de cidade mesmo.
Tu ve pessoas usando roupas comuns pra todo lado caminhando, sentados nos bancos reunidos batendo papo, ate casamento com pessoal todo engomadinho ja vi.

Luaprata é uma cidade lotada de gente e todas as outras cidades tu vê bastante gente circulando tambem. Não é igual nos servidores normais que fica geral aglomerado em frente a AH de VB e Orgrimmar.

Fora a economia do servidor que comparando com os daqui achei excelente. Fiz 86g em umas 6hs de jogo com um char lvl 15 só vendendo item por 1g em media.

Aqui no Brasil o pessoal mete a mão nos preços pra se um dia quando vender... o cara ganhar dinheiro. La vendem os itens por um preço justo e ganham na quantidade. Da pra upar profissão so comprando na AH sem precisar vender a mãe. =D

La ja se tem a cultura que as coisas estão a preços justos na AH, então o pessoal prefere comprar do que farmar e vende rápido. Nada do que coloquei pra vender ficou mais de um dia na AH
08/02/2013 13:11Citação de Hikz

Na taverna de Vila D`ouro o que acontece la não é RP, é só um monte de nerd virgem juntos num lugar só.

RP de verdade vc vai ver pelo resto do servidor. O mais legal que acho la, mesmo quando to só pegando lvl pro meu char sem fazer RP nenhum, é que tem cara de cidade mesmo.
Tu ve pessoas usando roupas comuns pra todo lado caminhando, sentados nos bancos reunidos batendo papo, ate casamento com pessoal todo engomadinho ja vi.

Luaprata é uma cidade lotada de gente e todas as outras cidades tu vê bastante gente circulando tambem. Não é igual nos servidores normais que fica geral aglomerado em frente a AH de VB e Orgrimmar.

Fora a economia do servidor que comparando com os daqui achei excelente. Fiz 86g em umas 6hs de jogo com um char lvl 15 só vendendo item por 1g em media.

Aqui no Brasil o pessoal mete a mão nos preços pra se um dia quando vender... o cara ganhar dinheiro. La vendem os itens por um preço justo e ganham na quantidade. Da pra upar profissão so comprando na AH sem precisar vender a mãe. =D

La ja se tem a cultura que as coisas estão a preços justos na AH, então o pessoal prefere comprar do que farmar e vende rápido. Nada do que coloquei pra vender ficou mais de um dia na AH

T_T perdi até vontade de jogar wow depois de ver oque estou perdendo...

espero que até o final do ano tenha algum server rp no brasil...
08/02/2013 17:45Citação de Késllow
espero que até o final do ano tenha algum server rp no brasil...

e terá

nos lutaremos por ele
Eu criei uma guild RP em que a temática era a retomada de Lordaeron, chamava "Aurora de Lordaeron", o objetivo era apenas invitar paladinos e vindicantes para a guild, pois ela seria focada na visão estreita de seu líder, meu paladino, de que apenas os paladinos eram puros e fiéis a uma causa que fosse maior que suas próprias vidas.

Eu criei um char no Moon Guard como o Hikz e eu confesso que mesmo jogando desde o classic ainda não senti tanta inveja em ver um servidor como aquele, fui na porta da catedral de Ventobravo e vi um show de interpretação dos players, me envolvi até em negociatas escusas com uma guild de ladrões que pretendia sacanear a elite da guarda da cidade composta por uma guild de paladinos, que era uma espécie de Ordem do Punho de Prata.

Para dizer a verdade, não me importa o tamanho que teria um servidor RP no Brasil, se for menor que o Galliwix tá valendo, ultimamente não vejo mais graça em jogar no Nemesis, pq a cultura dos players é pra lá de infantil e quase nada me apetece no jogo a não ser o RP que pratico sozinho nos últimos tempos.
09/02/2013 04:43Citação de Arthenius
quase nada me apetece no jogo a não ser o RP que pratico sozinho nos últimos tempos.

Infelizmente, sei bem como é. Ultimamente só tenho praticado RP sozinho também, de vez em quando. Mas após um tempo acaba ficando meio vago, por não ter mais pessoas com quem interagir enquanto se interpreto meu personagem, o que é meio desanimador, mas faço o possível heh. Lá no Nemesis é raridade mesmo alguém que pratique RP. Eu, pelo menos, nunca dou a sorte de encontrar, por mais que procure (Exceção de alguns poucos jogadores de lá que já vi se manifestarem aqui no fórum, aliás).
Não se é uma notícia boa ou ruim (talvez ambos), mas eu estou de volta, viu?

o/

E to agitando diversos RPs casuais enquanto tutoro a galera em diversos aspectos. Bora fomenta essa comunidade que tá precisando de uma fermentada!
Realmente, o RPG deixa as coisas interessantes, difícil de enjoar.

O problema q eu vejo: nunca vi RP em jogo de PC. Não acho viável RPG que não seja de mesa.

Motivo: RPG precisa de um mestre. Não basta "falar bonito" pra ser RP. Tem q interpretar as situações que se coloca... mas quem as coloca tem q ser um Narrador, ou Mestre.

O WoW tenta fazer isso na sistemática de quests, mas como é tudo automatizado, acaba perdendo a essência.

Assim, acho que o máximo que consiguimos fazer é "falar bonito", como se fossemos o personagem, mas isso não dá sentido nenhum à coisa, pois não teremos as implicações e consequências que teríamos num RPG de mesa.
Realmente, o RPG deixa as coisas interessantes, difícil de enjoar.

O problema q eu vejo: nunca vi RP em jogo de PC. Não acho viável RPG que não seja de mesa.

Motivo: RPG precisa de um mestre. Não basta "falar bonito" pra ser RP. Tem q interpretar as situações que se coloca... mas quem as coloca tem q ser um Narrador, ou Mestre.

O WoW tenta fazer isso na sistemática de quests, mas como é tudo automatizado, acaba perdendo a essência.

Assim, acho que o máximo que consiguimos fazer é "falar bonito", como se fossemos o personagem, mas isso não dá sentido nenhum à coisa, pois não teremos as implicações e consequências que teríamos num RPG de mesa.

Tipo, existe o RP free onde vc apenas interpreta seu personagem no cotidiano, conversas em uma taverna, papo com alguem que encontrou na rua, etc.
Porem existe as Storylines, que se aproximam mais do RPG de mesa em sua concepção. Eu mesmo ja criei 3 Storylines e ajudei umas pessoas em outras.
Na Storyline uma pessoa controla (dentro das possibilidades do game) o enredo dos acontecimentos assim como um mestre de mesa. Podem ser feitas até rolagens pelo /roll se acharem necessários.

Vc so conheceu o RP free, mas quando jogar alguma Storyline vai ver como o RP mesmo dentro de um jogo mais limitado pelas mecanicas do emsmo pode ser muito bom.

Junte-se à conversa