Iniciando na vida de Healer

Sacerdote
Bom pessoal, o intuito da criação desse post é simples e bem objetivo.

Eu, sempre fui DPS e me apaixonei por Shadow Priest, mesmo nerfados eu não irei largar a classe por nada!

Mas... sempre tive vontade de me arriscar a ser healer, e minha duvida é

Pra quem NUNCA jogou de Healer, dentre as Specs do Priest qual é a melhor para começar a aprender? Discipline ou Holy? Qual é a mais "facil" para quem vai começar a se familiarizar nessa área? qual tem uma jogabilidade mais simples?

Tenho em mente que:

Discipline: Absorção de dano
Holy: Cura pura

Se puderem me ajudar, desde já agradeço! :)

Tenho em mente que:

Discipline: Absorção de dano
Holy: Cura pura

Olá,

Então, é importante você saber que apesar de serem healers, cada um tem uma jogabilidade diferenciada além do conhecido "uma spec é focada em cura e a outra absorção"

Visão geral:
Disciplina: Prevê que o aliado vai ser atacado e utiliza Escudo antes (para poder ter melhor efeito da skill e posterior cura)
Sagrado: Cura depois que o aliado foi atacado, afim de recuperar o HP perdido

Melhor proveito da classe "healer":
Disciplina: Foco em PvP, porém em PVE pode se dar bem.
Sagrado: Foco em PVE, quase nulo pra PVP.

Estilo de jogo:
Apesar de vc ser healer, nem sempre será legal quando vc está jogando com uma equipe muito forte e praticamente o HP deles nem desce, ficar parado sem ter o que curar é um saco, as vezes pode dar até sono.
Disciplina: Healer mais ofensivo, pode atacar com melhor facilidade ao mesmo tempo que cura.
Sagrado: Healer mais defensivo, não terá tanta eficiência no ataque como o Disciplina.

Mais fácil de jogar para iniciante:
Sinceramente, para quem começa direto no level 90 é um pouco mais complicado, pq vem todas as skills e talentos de uma só vez.
Eu por exemplo, no início do Cataclysm jogava de Sagrado, depois que a spec Disciplina ficou melhor, "me forcei" a trocar de spec e foi um sofrimento na primeira semana, pois como falei no início, apesar de ambos serem healers, o tipo de jogo é muito diferente.
Disciplina: Pode ser mais fácil talvez por você ser shadow. (Sou shadow e as vezes entro em BG com spec de discplina, set full dps e glifos/talentos focado em ataque, fica até engraçado, eu atacando (tirando um dps rasoavel) e os caras não conseguindo me matar).
Sagrado: Creio que seja mais fácil para quem já jogou com outro tipo de healer, como paladino por exemplo.

Espero que eu tenha dado uma clareada sobre a diferença. Qualquer coisa "tamos" ae
Então Xetass esse é um GRANDE problema, começar direto no 90!
O melhor pra aprender seria ir aprendendo as skills uma a uma, assim saber das suas utilizações e etc...

Mas... não uparei outro só pra isso HAHAHA! Então realmente terei que aprender assim mesmo no 90 se eu quiser explorar esse lado do priest!

Então como vc falou

Realmente é assim? O Holy é tão inferior em questão de pvp do que Disc? Achei que seria viavel o Holy pra PVP!

Eu tenho um druid que eu upei healer até o 50 , e me dei bem com ele em bg (claro levando em conta que low lvl e bgs não se podem levar em conta) Mais o estilo de heal do Druid creio que seja mais parecido com o do Holy

Eu pensei em optar por Holy por ser um Heal mais puro, quase sem dps (que o disc nos proporciona) pra Pvp mais agora que você falou sobre o holy não ser muito viavel fiquei na duvida!

Bem, tenho que dizer que disc era até o 5.1 o healer mais op de todos em PVE. No 5.2, embora digam que foi nerfado, continua arrebentando:

http://www.worldoflogs.com/rankings/players/Throne_of_Thunder/hps/

Pra se familiarizar como healer, acredito que holy seja mais fácil. Foi como eu comecei - e joguei por muito tempo. A quantidade de cooldowns e habilidades é menor, sem contar que a preocupação é basicamente com curas diretas e uso correto dos chakras (nada assombroso). Em PVP, ele é viável sim, e tem uma série de novas ferramentas a seu dispor. Se o seu foco for PVP, treine as specs em BGs; é sempre um bom lugar para prática xD

Em PVE, acredito que o disc apresente uma complexidade maior, que começa na prioridade de status. Aceleração, maestria e crítico produzem combinações extremamente distintas - temos dual mastery, que afeta tanto absorção quanto cura. Embora o heal venha basicamente do reconciliação e égide divina, provenientes do dps, a cura direta tem me ajudado em alguns momentos de apuros, sem contar as inúmeras combinações possíveis com Arcanjo, Infusão de Poder e Concentração Interior. Supressão de Dor e Deslocamento Caótico salvam o alvo de situações extremas. A Barreira tem uma série de usos que podem evitar um wipe. Couraça Espiritual tem ficado num plano inferior - não que seja irrelevante, mas as mudanças do 5.2 deixaram o disc mais versátil e menos dependente desta ou daquela spell.

Basicamente, do mesmo modo que você não larga o shadow (eu já tive meus tempos de sombras rs), eu não largo disciplina. É uma spec muito divertida e poderosa. Mas Holy é, sim, bastante efetiva - e eu recomendaria que você começasse a partir desta spec.
Sombra é uma spec apaixonante! já foi melhor, diga-se de passagem! Mais eu gosto e irei continuar com ela até o dia que vire OP hahahaa!

Mais brincadeiras a parte, meu pensamento que o Holy seria mesmo mais a cura direta, e menos cds! creio que eu vá partir pra Holy pra começar a entender um healer!

A minha dificuldade em curar em PVP é se eu tiver sofrendo muita pressão eu morro! Não tem jeito, não consigo me curar e curar os outros com uma pressão muito grande, se não sofrer pressão eu consigo manter o pessoal vivo!

Mais creio que isso seja treino e dedicação hahaha

Muito obrigado Xetass e Holyheart pelas respostas, vou tentar de Holy pra ver como é!
Eu acho holy mais divertido, tem skills mais diversas e é ótimo pra curar em àrea
Eu upei dois mages pra aprender a jogar com todas as specs, acho que foi uma boa, sem contar que eu me divertia muito.
26/03/2013 11:22Citação de Baalzebul
A minha dificuldade em curar em PVP é se eu tiver sofrendo muita pressão eu morro! Não tem jeito, não consigo me curar e curar os outros com uma pressão muito grande, se não sofrer pressão eu consigo manter o pessoal vivo!

Bem-vindo ao mundo dos healers ashuAHSuAHsuhsuSH

UEHAUHEUAHAE! Realmente, meu ponto foi meio que obvio, mas é que as vezes vejo uns videos e vejo em alguns BGs, um healer sofrendo uma pressão violenta, e nem ele nem o FC morrem! Esses são de tirar o chapéu! hahaha
UEHAUHEUAHAE! Realmente, meu ponto foi meio que obvio, mas é que as vezes vejo uns videos e vejo em alguns BGs, um healer sofrendo uma pressão violenta, e nem ele nem o FC morrem! Esses são de tirar o chapéu! hahaha

Nem foi óbvio, entendi o que você quis dizer. Eu lembro que quando comecei como healer tinha essa dificuldade. Momentos de pressão são realmente complicados, principalmente quando tem 5 dps em cima de vc e um monte de cone na sua equipe, enquanto vc está tentando salvar o FC. Mas vai uma dica: priorize viver ashUAHSuHS. Healer morto não serve nem pra urubu comer.
27/03/2013 10:32Citação de Baalzebul

druidas... druidas
Healer morto não serve nem pra urubu comer.

é verdade hahaha

druidas... druidas

HAHAHA como você adivinhou que 99% do caso que eu falei eram druidas? hahaha
28/03/2013 10:59Citação de Baalzebul
Healer morto não serve nem pra urubu comer.

é verdade hahaha

druidas... druidas

HAHAHA como você adivinhou que 99% do caso que eu falei eram druidas? hahaha

Sempre são, cara! druidas são chatíssimos em bg, se enchem de HoTs, pode vir 5 que não morre
Opa voltei, então, o Sagrado é muito divertido de jogar, mas pra PvP não rola pq não vai ter defesa suficiente para aguentar todos em cima de você, pq por exemplo seu time é feito de:
Druida Healer / Xamã Healer / Sacerdote Sagrado (vc) <---- todas as specs com bom heal em área

Todos esses são bons healers de cura em área, geralmente Xamã que é a 1ª opção se torna a 2ª e Druida que é a 2ª opção para matar, se torna a 3ª.

Então porque o Sacerdote que poderia ser a 3ª opção se fosse disciplina, se torna a 1ª?

Aí que entra a importância do Escudo, sem ele o sacerdote é papel em PvP (sim somos frágeis com tecido) o que inviabiliza o jogo com ele, sem contar que a skill Penintencia do Disciplina ajuda bastante no heal já que não precisa esperar ser "castada".

Vantagem de aniquilar o Sagrado 1º:
- É mais fácil matar sagrado do que disciplina;
- Tem cura eficiente em área (então é alvo fácil);
- É papel.

De modo rápido (mais vantagem):
Curas AOE: Sagrado / Druida / Xamã
Curas Individuais: Disciplina / Paladino / Monk (se bem que tenho duvidas ainda, pq ele ta muito OP, deve ta meio a meio essa desgraça kkkk)
Opa, então Xetass

To tentando Discipline, até que não estou me saindo mal, vo farma o set pvp de Healer!

Eu sinceramente to achando a sobrevivência meio fraca, e o heal de emergência também não estou gostando, todos nossos heals sao castados, então creio que o uso do Glifo da penitencia seja primordial para poder termos um heal efetivo em movimento correto?

Estou usando também o Glifo Renovar pra aumentar o HoT, e baiscamente isso, spammar escudos. Tenho algumas duvidas sobre nossas curas principais, se puder me tirar eu agradeço

Temos Cura célere a unica creio que mais rápida, depois temos Cura, Cura Maior e Prece da Cura, entendo que Prece da Cura é para grupo, Temos de Cura induvial além de Penintencia a Cura e a Cura Maior correto? Qual a ordem para usar, eu sei que não existe uma rotação, mais pelo menos sei que existe uma ordem lógica, poderia explicar por favor? :D

E percebo também que tem sido muito efetivo, quando prevejo que eu ou meu foco de heal irá tomar quantidade de dano ou vai ser focado, to fazendo o seguinte:

Ligo Infusão de poder e Couraça espiritual e spammo cura para criar os escudos, e assim ter um tempo, caso me foquem de poder me curar ou ajudar o meu foco a sair da situação, to fazendo certo? hahahaha

Bom desde já agradeço :)
PRa cura emergencial tem o talento que cura 30% do hp.

Eu não uso ele, minha cura emergencial é o próprio flash heal: uso inner focus (te deix immune a interrupt e silence por 3 ou 4 segundos) e ganho um crit de graça do flash heal. me salvou muito já
Eu tô achando a sobrevivência do disc muito boa. Não posso opinar sobre arenas pq decidi entrar no PVP só agora (aliás, meu servidor acordou do nada pro PVP e deu uma animada), mas pelo que eu vi vc tá fazendo só BG tb, então blz =)

Eu dei uma espiadinha no seu set pra poder palpitar melhor e não entendi muito bem. Nesse momento vc está com a spec Sombra e não sei se peguei teu armory no meio de uma troca de build. Mas os itens não estão nem reforjados/gemados pra DPS (só 6% de acerto) e nem pra healer (só 1222 de espírito). Nenhum item tem encantamento também... Bom, talvez seja troca de build, mas caso não seja, mesmo que tenha que usar o set de dps enquanto farma o set, vai ter que fazer várias adaptações, a reforja tá um pouco em cada coisa e sem focar nada e principalmente falta Espirito.

Na minha opinião Renovar não é a nossa praia, é pra deixar pra lá ou usar como filler. Mas isso não quer dizer que não temos movimentação. Disc tem muita cura instant. Vejamos:

- Fogo Sagrado/ Consolo
- Penitência (glifo de Penitência é obrigatório!)
- Prece de Recomposição (quando pegar o bônus do conjunto healer fica ainda melhor)
- Cascata (usado em alvo aliado)
- E principalmente Palavra de Poder: Escudo, FTW. Glifo de Alma Enfraquecida é muito bom.

A essas ainda soma-se a nossa semi-instant Cura Célere. Cura Maior até vai se você estiver com buff de Ganhar Tempo (Borrowed Time) e tiver tempo pra castar. Cura jamais, vale mais a pena usar Reconciliação no lugar pelo duplo benefício de dano+heal e os stacks de Evangelismo.

Tenha em mente que Disc é mitigação acima de tudo. É preciso tentar prevenir antes de sair apagando o fogo. E que nossa movimentação depende muito de cds que não são de cura, mas são salvadores e que vc já deve estar familiarizado por jogar de Shadow: Proteção Contra o Medo sempre up, Grito Psíquico, Fantasma, etc. Até Salto da Fé vira cura se consegue tirar outro healer aliado do meio de um sufoco.

De resto, muita paciência. Aprender a ser healer já é complicado. Pegar do lvl 90 mais ainda. E ainda juntar tudo isso com o pvp, onde tem que tomar a decisão rapidamente, piorou!

Só digo que disc é extremamente divertido. Complexo pra caramba, mas muito divertido. E quanto ao PVE, quero morrer quando falam que "é até bonzinho, mas o foco é PVP". Isso me tira do sério. Disc em PVE destrói e se não é totalmente OP como foi no patch passado, ainda não deixa nada a dever pra um holy pally, que tb está muito bom.
Opa,

Então Luma, é meu set parou no momento da troca, meu set é do shadow, mais to farmando um de PVE do localizador, e agora to farmando um de honor de healer

Por isso virou essa bagunça,

Levando em conta isso, por enquanto to jogando de disc com os itens de shadow, e alguns de healer, até farmar completo (o que vai demorar um pouco pois estou sem tempo).

Tenho conhecimento que ainda é preciso reforges, e etc pra poder sentir realmente como se sai o disc em PvP , mais como opção para teste foi jogando assim mesmo pra aprender! :)

O que me fez optar por Disc ao invés de Holy é o fato da aproximação com a spec shadow e que é realmente divertida de jogar (é impagável curar os outros e quando ver aquele inimigo com 35% de life soltar um penitencia e ele morrer hahaha)

Mais estou aprendendo, devagar, porque pra quem sempre foi DPS aprender a ser healer de uma hora pra outra realmente não é facil.

Realmente Renovar é bem fraquinho como HoT, mesmo com o glifo achei meio inútil, e como você mesmo disse o glifo da penitencia é indispensável.

A essas ainda soma-se a nossa semi-instant Cura Célere. Cura Maior até vai se você estiver com buff de Ganhar Tempo (Borrowed Time) e tiver tempo pra castar. Cura jamais, vale mais a pena usar Reconciliação no lugar pelo duplo benefício de dano+heal e os stacks de Evangelismo.

Era isso que tinha duvida, entre as curas, quais valeria a pena, mais jogando deu pra ter uma noção e agora você me falando tive a certeza! :)

No mais quando eu farmar o set pelo menos de honor e fazer os reforges creio que melhore muito!

Obrigado pela atenção, as vezes eu perdia a esperança no Fórum pelos tantos Trolls, mas pelo menos as pessoas do Fórum de Priest sempre foram muito solicitas.
Só digo que disc é extremamente divertido. Complexo pra caramba, mas muito divertido. E quanto ao PVE, quero morrer quando falam que "é até bonzinho, mas o foco é PVP". Isso me tira do sério. Disc em PVE destrói e se não é totalmente OP como foi no patch passado, ainda não deixa nada a dever pra um holy pally, que tb está muito bom.

Da fato, é muito divertido no pvp pelo menos, mas eu não consigo deixar de achar um pouco chato no pve :(
Então, responderam algumas dúvidas suas.

Só ressaltando:
Renovar vc vai utilizar geralmente no tank, no time em si raramente.
Cura (a mais fraca) é inutilizável no lvl 90, ela só serve para low level que é mais introdução a classe.
Cura Célere é uma cura de desespero, não é ideal utilizar o tempo todo pelo custo da mana que pesa no final, utilize Cura Maior e Penintência (que é canalizada)
Em caso de PvP, segurar a mana é muito importante pois muitas vezes terá que usar a Dissipação em Massa e ela custa bastante mana como sabemos.

Para deixar o estilo de jogo legal e parecido com shadow:
Utilizar o dot Palavra Sombria: Dor nos inimigos tb continua valendo, ela vai deixar vc com dano alto sem precisar se preocupar em bater, além da Palavra Sombria: Morte que é supimpa.

Junte-se à conversa

Voltar ao fórum