O que você gostaria de ver no fórum?

Geral
Anterior 1 6 7 8 14 Próxima
Como eu cheguei atrasado na discussão vamos por partes, antes de mais nada nao vou cotar senao vai ficar grande demais pra ler, e ninguem gosta de reler tudo, nem eu.

Em geral eu concordo com tudo que o Kick, Nobuna, Chequer, e Elektro disseram, e alguns outros que confirmaram as sugestões, acho que as mais interessantes na minha opinião são:

- Reformulação das áreas: Bem interessante, mas acho q a adaptação seria bem complicada para os mais novatos, vide que a maioria no usa a busca, imagina achar a seção correta, nao acho impossível somente demorado, mas uma ótima sugestão.

- Ausencia dos CMs: Eu já inclusive escrevi sobre isso no geral em um post sobre um evento no final de semana onde posts sumiam, eu acho q os posts dos dois (Lorye e Rhastation) bons, mas eles sao muito ausentes no forum do WOW, falta muita moderação ativa, e deletar tópico embora seja moderação nao melhora a comunidade no quesito que as pessoas nao veem ela sendo feita, acho que como ja foi citado, uma post bem feito tem mais efeito.

- MVPs: Nao tenho nada contra os atuais, embora já os tenha criticado em posts que sumiram posteriormente, justamente por postarem coisas que eu nao acho adequadas, como trollagem e desrespeito a regras, gostaria muito de ver o Kick E o Elektro como MVPs, simplesmente pelo fato de eu os achar como postadores mais valiosos. Escrevem bem, respondem bem, tem conhecimento do jogo e sob meu ponto de vista sao superiores aos atuais (Nao conheço todos, pois nao vejo todas as seções).

Acho que se tivessemos um CM dedicado a área do WOW talvez melhorasse, pois embora nao tenha numeros, acredito q o WOW deve gerar mais posts q o D3 e SC2 somados.

[ ]s
Concordo com algumas idéias que postaram aqui;

-Acredito que tinha que ter mais alguns sub-foruns, pois ultimamente o pessoal abrem qualquer tópico no geral só porque aqui e mais movimentado. Tentar fazer o geral ter menos peso, como ele tem atualmente, sendo a área mais movimentada do forum. Seila o nome "Geral" abrange vários assuntos, com isso qualquer tópico é aberto aqui pois a desculpa é que aqui falamos sobre tudo "Geral" , eu seria mais radical, deletaria a aba geral e deixaria as outras.

-Alguns CMS mais ativos em determinadas aréas, vi muitos tópicos excelente ficar no esquecimento, muito triste de ser ver isso!! qual o animo do cara fazer outro tópico ou ajudar a comunidade novamente, sendo que ele não ve o trabalho reconhecido:

Exemplo do que estou falando: http://us.battle.net/wow/pt/forum/topic/5889879650

-Bans mais rigorosos, vejo tantas coisas impunes que meus olhos sangram, hoje em dia viro moda o cara querer ser o troll do momento pra poder chamar mais atenção, seila, alguns gostam de praticar RP aqui, acho até legal, mas tente fazer algo mais saudável, é muito melhor você ajudar alguém do que querer carregar uma melancia no pescoço.
Bom, eu sou uma das jogadoras que leem e não postam (principalmente porque ainda sou nova no jogo e não teria grandes coisas a acrescentar), mas gostaria de dizer o que penso e o que gostaria de ver no fórum.

- Mais organização. "Cada coisa em seu lugar" e a aba Geral servindo só para o que não se enquadrar nas categorias já criadas já ajudaria bastante.

- Para ajudar a manter essa organização, poderia ser dado aos MVPs o poder de mover tópicos. Friso que não falo em poderes de moderação propriamente dita (trancar, punir, etc.), somente MOVER tópicos para as áreas em que estes mais se enquadrem. Acompanhei a discussão até aqui (tenho essa mania de ler tudo antes de dizer alguma coisa, não só por alto) e percebo as dificuldades apontadas (são jogadores como outros quaisquer, não têm vínculo com a Blizzard, não é esta a função deles), mas acredito que, justamente por serem jogadores de responsabilidade e contribuição reconhecidas pela Blizzard, poderia ser-lhes outorgada tal função. Dificilmente mover um tópico causaria grande tumulto ou prejuízo para quem o criou (no caso de os MVPs, como jogadores normais e representantes de si mesmos que são, começarem a deixar que o lado pessoal se sobreponha e persigam outros jogadores de que não gostam) e isso já facilitaria enormemente o trabalho dos GMs. Acredito que essa medida, fácil de ser aplicada, tem poucos riscos e bastante vantagens caso dê certo, valeria a tentativa. Claro, essa é somente a minha opinião.

- Alguém mencionou (desculpa, como disse, li tudo e já não lembro mais quem foi*) que gostaria que houvesse ferramentas de interação no fórum. Não poderia concordar mais. Faz parte do senso de comunidade que as pessoas que dela participam tenham como se comunicar umas com as outras, e aqui isso não existe. Como foi dito, para se comunicar com o jogador X eu teria que entrar no jogo, entrar no reino desse jogador, etc, etc. Muito trabalho quando poderia existir uma forma de se comunicar (como existe em diversos fóruns) por aqui mesmo. Não tenho nada contra tópicos que viram chat (a não ser quando, no início, são tópicos úteis, porque aí tenho que ir atéééé o final pra ver se mais alguma informação boa foi postada, um saco), desde que no local adequado, mas se a única forma de um jogador se comunicar com outro no fórum é através das postagens, não dá pra exigir que duas ou mais pessoas que começaram a conversar simplesmente parem tudo e comecem um novo tópico em outro lugar. Se houvesse uma caixa inbox provavelmente isso diminuiria, o que também ajuda bastante (além de promover um estreitamento de laços na comunidade, algo extremamente positivo).

- Maior respeito à Língua Portuguesa. Sem elitismos, erros crassos simplesmente machucam a vista. O que custa o cara ir lá e corrigir a palavrinha que ficou sublinhada em vermelho? Aqui não é chat, não tem pressa, pode revisar o texto todinho que a gente espera! =)
Claro que uma coisa ou outra escapa e o corretor nunca vai sublinhar 'agente' porque essa palavra existe, mas não custa nada reler o texto antes de mandar pra ter certeza de que quis se referir a alguém como o 007 ao invés de 'a gente', né? Sei que a faixa etária aqui não é das mais favoráveis a esse tipo de prática mas tá difícil entender, poxa! Qual a dificuldade de escrever "Não consegui entrar na masmorra, o pessoal da minha guilda não apareceu e acabei morrendo na entrada, alguém interessado em fazer esta?" ao invés de "Não concegui entra na dunge, a guild num foi ning, morri p/ guard entry, alg q i?" Não é possível que alguém entenda esse tipo de coisa na primeira leitura, ainda mais quando é jogado no ar, sem contexto! Não tô falando pra encarar o fórum ou o chat do jogo como prova de Português (até seria bom, mas deixemos os sonhos no lugar deles), mas tem que melhorar muito isso aí! A função dessas ferramentas é que todo mundo se comunique, não adianta nada que elas existam se a língua que permite essa comunicação foi tão deturpada que não conseguiu comunicar nada!

- Ainda nessa questão linguística, seria legal se as pessoas utilizassem um pouco menos de palavras em Inglês e abreviações, principalmente em guias e explicações. Todo o objetivo de ter um WoW em Português é, justamente, que as pessoas utilizem essa língua, seja por não entender o suficiente de Inglês, seja por comodidade, então vamos tentar nos ater a isso, né? Claro que há coisas como "dropou", "troll" e outras que são perfeitamente entendíveis (e até que seriam mais complicadas de tentar traduzir do que usar do jeito que todos usam, como "aggro"), mas não há a menor necessidade de dizer "mage" ao invés de "mago", "guild" ao invés de "guilda", etc., acaba "poluindo" a leitura e dificulta pra quem está começando e não tem familiaridade com as abreviações e termos usados (sei que existe um guia pra isso, mas se toda vez que eu quiser entender um guia tiver que abrir esse outro guia, vai ficar meio complicado, não concordam?). Se todos reconhecem que há pessoas que não falam uma palavra de Inglês ou que não se acostumam com abreviações facilmente, por quê dificultar a vida delas falando desse jeito onde podem estar buscando informação? Aqui é para falar em Português, ora essas, com raras exceções! Parece que a maioria aqui tem necessidade de mostrar que sabe falar em Inglês ou que domina o jogo e seus termos e que só joga no "server" BR porque ficou com dó de quem não consegue ser tão incrível e falador de línguas estrangeiras como eles, daí veio aqui agraciar a todos com sua magnífica presença por aqui. ¬¬
Tenha dó.

- Gostaria de ver menos "nem li". Isso é resultado de toda uma desvalorização do ensino e da cultura de forma geral, sei disso, não estou aqui pra discutir a causa, só gostaria que parasse. Se "nemleu nemlerá", "nemcomente", simples assim. Se é frustrante pra mim, como leitora, imagino pra quem escreveu. Se quem postou devia ser mais sucinto ou não é outra discussão, estou só dizendo que isso de "nemli" é de uma grosseria extrema e desnecessária, viveríamos melhor sem isso ('se', 'se', 'se', eu vi, perdão u_u).

- Há umas semanas atrás, vi um tópico que gerou uma discussão muito bacana, de alto nível, e que foi trancado por não ser relativo ao jogo. No final, duas pessoas estavam começando a trocar farpas, era bem verdade, sobre pontos de vista diferentes com relação à religião e sua participação na educação de forma geral, mas que lê o tópico inteiro como tenho o costume de fazer, percebe que foi só uma falha de comunicação e que rapidamente aqueles dois voltariam a debater ao invés de discutir (e foi só uma troca de farpas, não chegou a haver ofensa). Pois bem, como disse, mal começou o atrito o tópico foi trancado e eu fiquei chupando o dedo, pois o debate estava interessantíssimo e estava louca pra participar (coisa que nunca fiz). O Kick postou lá, talvez se lembre (o tópico começou com alguém desabafando sobre hipocrisia ou algo assim), e foi uma das opiniões mais abalizadas, diga-se de passagem (não estou puxando o saco do criador do tópico, simplesmente é verdade). Enfim, o caso é que desde o início o tópico nada tinha a ver com o jogo em si, foi só ter uma fumaça de discussão religiosa que foi trancado. Na minha opinião, isso desmerece o fórum e seus participantes, aqui é pra trocar ideias, inclusive sobre religião, um assunto como todos os outros, oras! O tópico poderia ter sido movido para outra área, já que o problema foi não estar relacionado com o jogo, mas trancado? Poxa, boas ideias surgiram ali, mais de uma pessoa passou a ver as coisas de outra forma por causa do que foi discutido, isso é extremamente válido! A gente cresce como ser humano dessa forma, debatendo, trocando ideias, por quê censurar isso num fórum em que o assunto surge espontaneamente, inclusive? As regras foram estritamente cumpridas, não estou questionando isso. Meu ponto é que, independentemente do assunto, se o debate está mantendo um bom nível, não há necessidade de moderação. Duas pessoas se exaltaram um pouco, o que é normal quando se defende uma opinião, mas acredito que ambos chegariam a um consenso ali de "concordar em discordar", talvez estivesse faltando alguém com uma terceira visão sobre o assunto, vai saber? Enfim, queria que discussões interessantes e de alto nível como aquela pudessem progredir no seu local adequado do fórum, só havendo intervenção no caso de se transformar em briga mesmo.

Em resumo, é isso. Vou parar por aqui antes que o pessoal do "TLDR" apareça =)

*Editado: Quem mencionou a interação entre os integrantes do fórum foi o Lexaeus. Excelente ideia, digo novamente, acho extremamente válido e necessário aqui!
Na verdade nem precisa criar mais sub-fóruns ou mudar os já existentes, basta mudar o lugar de destaque do Geral e a descrição deles... já mudaria bastante, as outras zonas já são suficientes para nós... lugar para novatos, lugar para lore, lugar para cada classe, lugar para arena, lugar para BG, lugar para raids e dgs... Oque mais precisaria? rs

No americano tem um pra cada Role, mas não temos população suficiente pra isso
Ainda nessa questão linguística, seria legal se as pessoas utilizassem um pouco menos de palavras em Inglês e abreviações

Eu concordo com a parte da valorização da nossa língua, porém existem casos como o meu que jogo em ingles, pois acho melhor por inumeros motivos.

Eu posto vários termos em inglês pois é assim que eu conheço o jogo, tento sempre na medida do possível botar o correlato em portugues, porém por vezes eu simplesmente nao sei qual é, como em caso de regiões do mapa, ou simplesmente erro, quando fui graciosamente corrigido pelo Elektro quando escrevi escrivaninha ao invés de escrivania.

Acredito que o mais importante seria a pessoa responder e ser educada, caso a pessoa nao entenda, que se prolongue o assunto até que todos estejam satisfeitos, se voce visitar outras seçoes verá que é assim que acontece, o Geral que é sempre bagunçado e mal moderado.

[ ]s
Na verdade nem precisa criar mais sub-fóruns ou mudar os já existentes, basta mudar o lugar de destaque do Geral e a descrição deles

Concordo plenamente, acho q remover o Geral como foi sugerido por outros meio descabido, pois ele é necessário. Mas só o fato de tirar o destaque dele já faria o jogador procurar uma seçao mais adequada ao post.

Outa sugestão bastante boa é a do MVP poder mover o tópico, pois nao se perderia nada e eles tem plena noção da seçao mais adequada.

[ ]s
Bom, assim que eu tiver um tempinho, quero parar pra ler esse tópico todinho, cada uma das respostas. É bom abrir este tipo de discussão quando a coisa chega nesse nível.

O engraçado é que, meses atrás, antes de um certo cidadão começar a das suas caras por aqui, eu tinha criado um tópico elogiando a comunidade e dizendo que a cabeça da galera aqui tinha mudado bastante em relação ao ano passado.

http://us.battle.net/wow/pt/forum/topic/8569309551

Mas se tem uma coisa que a vida me ensinou, é que tudo na vida são ciclos. Tempos bons e ruins se revesam eternamente, e assim a roda da vida gira.

E o que eu posso esperar deste fórum? A coisa mais simples que existe, a amizade. Se eu venho postar com frequencia aqui neste fórum, é porque eu construí grandes amizades por aqui. Esse é o grande barato da vida.
06/05/2013 12:18Citação de Dryah
Bom, eu sou uma das jogadoras que leem e não postam (principalmente porque ainda sou nova no jogo e não teria grandes coisas a acrescentar),

Discordo totalmente da sua posição.

Eu acho que OS NOVATOS é quem deveriam mais postar no fórum.
Postar dúvidas,postar reclamações,postar o que querem e o que precisam.

Na verdade a pergunta aqui não deveria o que você gostaria de ver no fórum e sim para quem você gostaria que deveria ser focado o fórum?

O fórum deveria ter como objetivo principal ajudar os novatos ,aqueles que estão inciando o jogo agora.

Um jogador que joga desde o WTLK sabe muito bem ir no Icy Veins e fazer uma build.
Outros só de olharem um talento sabem se é inutil ou não.

Quem precisa de ajuda são os novatos,os newbies e como muita gente gosta de taxar -os noobs.

O forum deveria acolher e encaminhar os jogadores novatos no jogo e não ser um palco para um bando de "cavalos velhos" ficarem se exibindo.

Mas o que ocorre é totalmente o contrário.
Um novato posta uma crítica ao PVP e o que acontece???
Leva uma geral nos achievs e começa a levar flames infinitos.

O foco do fórum este errado,simples assim.
Que tal renomear o geral para "Zona" (não levem o nome a sério) e jogá-lo no fundo do fórum?

Coloque o de iniciantes por cima de tudo.

E... sei lá. Talvez fazer as áreas de DPS/Tank/Heal geral.
O que falta aki no Fórum é respeito!!! só isso... o resto tem de sobra!!! infelizmente a comunidade TROLL espanta muita gente do fórum, eu mesmo não tenho mais paciência nem de vir aqui nos momentos de folga do trampo para postar! 90% do povo daqui se acha INTELECTUAL D+ quando o assunto é WOW e dependendo do que falamos, somos alvos de Trolls e mais Trolls... sinceramente, somente postarei quando achar algo que me chame atenção ou algum assunto do meu interesse, fora isso, nem aqui eu piso!!!

como disse alguém certo dia... "entendedores, entenderão"
Discordo totalmente da sua posição.

Eu acho que OS NOVATOS é quem deveriam mais postar no fórum.
Postar dúvidas,postar reclamações,postar o que querem e o que precisam.

Acho que me expressei mal. O que quis dizer é que eu venho ao fórum obter informações, ver o que está sendo discutido, e, na maioria das vezes, minhas dúvidas já foram respondidas por outros jogadores e, o que eu poderia acrescentar do meu conhecimento, também já foi dito por outro. Eu só choveria no molhado, aumentaria a quantidade de postagens que ficam no caminho da informação e não acrescentaria nada que já não houvesse sido dito (bastante bem, por sinal).

Uma vez tive uma dúvida para a qual não consegui encontrar resposta aqui no fórum e postei. Infelizmente, ninguém me respondeu. Talvez por não terem visto, talvez por ninguém saber a resposta, não sei. Talvez a solução para isso seja o que você disse, foco no novato, foco naquele que precisa de ajuda. Talvez uma aba dedicada a ajudar e ser ajudado, onde os novatos se sentissem à vontade para fazer qualquer tipo de pergunta, independentemente de categoria, e quem soubesse fosse respondendo (de preferência, com grande participação dos MVPs)? Não sei, é algo a se pensar. Vamos ver se alguém consegue elaborar melhor isso nesse tópico.

Eu posto vários termos em inglês pois é assim que eu conheço o jogo, tento sempre na medida do possível botar o correlato em portugues, porém por vezes eu simplesmente nao sei qual é, como em caso de regiões do mapa, ou simplesmente erro, quando fui graciosamente corrigido pelo Elektro quando escrevi escrivaninha ao invés de escrivania.

Entendo perfeitamente. Falei porque não costumo ver esse espírito que você demonstra, de buscar a forma como as coisas são nomeadas em Português, para comentar, explicar alguma coisa no fórum. Não faço parte da patrulha ideológica que pretende substituir "site" por "sítio", mas acho desnecessário "sale" no lugar de "liquidação". É o mesmo princípio que aplico aqui.
O fórum pra mim está ótimo no sentido de conteúdo. Basta estar na seção certa e você encontra o que gosta. O problema é, como foi dito pelos demais, o destaque dado a uma seção sem rumo definido que é o Geral. Se não podem retirar essa seção, que a enterrem ao máximo levando as pessoas para as seções realmente enriquecedoras do Fórum (Como os Guias para Iniciantes, História de Warcraft e até a parte divertida que é a Taverna do Fim do Mundo).
Valorização de nossa lingua com menos erros de portugues acentos etc, mais topicos sobre o jogo, e menos mimimi
No americano tem um pra cada Role, mas não temos população suficiente pra isso

Nossa,que good. kkkkk isso evitaria algumas discussões desnecessárias também,com toda certeza.
E o que eu posso esperar deste fórum? A coisa mais simples que existe, a amizade. Se eu venho postar com frequencia aqui neste fórum, é porque eu construí grandes amizades por aqui. Esse é o grande barato da vida.

;)
Se procuro guias de classes >> Icy veins\Noxxic\etc
Se procuro info de bosses >> Icy veins\Wowhead
Se procuro algo sobre PvP >> PvPLab (como faço PvP mais bm HUEHUE só uns random bg e wPvP não vo muito longe )

Eu acredito que o fórum do WoW ORIGINAL devia ser a referencia né? (Mas tbm não vo pedir que seja melhor que 1 Wowhead da vida né)

Nem todo mundo tem essas fontes(principalmente iniciantes,novatos),então qual a primeira reação do individuo?Ele vai procurar na sua aba especifica (aqui o Geral ofusca muito isso) para tirar suas dúvidas,claro.Se la tiver essas informações consequentemente ele terá a solução para o seu problema.

Eu penso dessa forma em relação a fontes.

Continuando sobre guias, citaram sites com guias americanos...

Mas tipo, nem todo guia é verdade absoluta.

Sei lá, digamos que demos alguns tries na Megaera seguindo religiosamente o guia do Icy Veins (que por acaso nem li, segui dicas do fórum US =D ), mas chegando lá fomos massacrados.

Então, ir no fórum discutir dicas com quem já matou ajuda e muito.

Como eu disse... IMO o Fórum do WoW ORIGINAL deveria ser a referencia pra todas essas dicas e guias,etc.

@topic 1 chat box ia ser muito daora mas devia ter algo pra prevenir spam e 1 modera é claro!
Lmbro que num fórum de dota tinha até uma parte adulto que era travada pelo ADM so pros velhos XD (pro manolo que pediu playboy no fórum ae)
O forum deveria acolher e encaminhar os jogadores novatos no jogo e não ser um palco para um bando de "cavalos velhos" ficarem se exibindo.

É exatamente isso que eu tento pregar na aba dos Ladinos todos os dias,e acredite ate la não é fácil eu mesmo já tive várias discussões desnecessárias principalmente sobre specs,mas sinceramente?Da para perceber uma posição muito mais construtiva de todos,querendo ajudar um ao outro,passando experiências,tentando entrar em um consenso.É isso que ta faltando na a nossa comunidade gente.

O destaque é consequentemente o Geral por ser os tópicos mais visitados como já foi citado ai,e por algum tempo vcs vão me desculpar o termo ele esta servindo mais para uma "privada" do que para "Fala sobre World of Warcraft".

é isso...
Temos planos de reorganizar o fórum dentro das próximas semanas. Porém não temos a intenção de criar fóruns adicionais. O tráfego da nossa comunidade não é tão alta ao ponto de poder ser segregada em um número maior de sub-fóruns.

Sobre presença dos CMs em tópicos, vou parafrasear algo que disse no fórum de Diablo III.

Uma coisa que não se pode esquecer é que os jogos da Blizzard são jogos que são feitos para a comunidade global. Esses não são jogos feitos para acatar o interesse de uma comunidade regional X ou Y. E nesse ambiente global, cada cultura terá uma subjetividade única sobre como o jogo deve ser e o que deve ser considerado pela Blizzard como "feedback construtivo". É impossível agradar gregos e troianos, então tentamos ao máximo achar o meio termo durante o desenvolvimento dos jogos para tentar agradar o máximo de pessoas possíveis.

Não vamos acertar 100% do tempo, mas a Blizzard tem tradição em dar suporte para seus jogos por muitos e muitos anos, uma atividade que é relativamente rara hoje em dia. É aí que as ideias dos jogadores são importantes e assim como nós aqui da equipe Brasil enviamos um relatório semanal, saiba que todas as outras regiões também mandam as suas, cada uma com suas próprias prioridades, algumas delas conflitantes com as nossas. A seleção de quais são as ideias mais relevantes que podem se tornar em benefícios para a maioria não é feita através de um simples de "cara ou coroa". Mesmo quando não respondemos um tópico, ou participamos dele ativamente com nossos comentários, saiba que lemos o máximo possível e consideramos cada post (inclusive os de trolls, pois em algumas ocasiões, existem opiniões subliminares relevantes dentro deles).

Outro fato que pode nos inibir a postar se trata também do efeito "borboleta" que um de nossos comentários pode causar em uma discussão. Geralmente, uma discussão pode estar indo bem, porém um comentário nosso pode afetar a direção da conversa. Muitas vezes, quando postamos, a discussão perde o foco de tema principal do OP e começa a focar na resposta do CM. Ter nossos posts destrinchados e muitas vezes distorcidos é um fardo que temos ao ter a letra azul e por isso, em muitas ocasiões preferimos ser um pouco mais omissos e participar de forma mais passiva (com leitura) a fim de pegar um feedback mais "puro".

Outra coisa a considerar é o fato de que obviamente, os CMs americanos tem mais facilidade e agilidade de comunicação com os desenvolvedores sobre temas mais específicos em termos de gameplay e funcionalidades do que os CMs regionais (como Eu e a Lorielyth, ou um CM da China e América Latina por exemplo). Isso é normal pois os CMs americanos e os desenvolvedores estão compartilhando comunicações no mesmo idioma e as respostas já são passadas de uma forma que é simplesmente só precisam fazer com uma pequena adaptação da resposta para que seja adequada para o fórum.
Este não é um processo para CMs em regiões que não lidam com o inglês. Nossa comunicação em português geralmente passa por canais adicionais e requer adaptação de linguagem devido a estes fatores.

Porém, nós, como CMs regionais, também temos mais contato e autonomia para lidar com questões específicas de nossa região, como um feedback sobre questões de tradução do jogo, formas de pagamento, problemas que só afetam nossos jogadores como latência, etc. Isso são coisas que os CMs americanos não podem responder e nem saberão como, além de não terem a sensibilidade de reconhecer um problema em comum de nossa cultura, que nós brasileiros já conhecemos bem (tentar explicar o que é um “boleto” para um americano, por exemplo, não é uma tarefa fácil). Nós agimos de forma que possamos dar maior suporte um para o outro em equipe.

Porém, vou ser bem honesto nessa questão para que não haja uma expectativa não realista aqui: se a intenção de um jogador realmente é ter um contato mais ágil e direto com os desenvolvedores, talvez o fórum em inglês seja seu canal adequado para isso. Mas lembre-se, nem todos falam inglês e nem todos tem a mesma expectativa quando entram em um fórum. Creio que a maioria participa desse fórum por querer fazer parte de uma comunidade local e mais culturalmente familiar do que simplesmente buscar informações diretas dos desenvolvedores sobre questões técnicas de desenvolvimento. Digo isso pois percebemos que tópicos técnicos em nosso fórum geralmente não tem muito tráfego. Mesmo assim, se esse é o foco que alguns procuram, como disse antes, talvez o fórum em inglês seja o canal preferencial para estas pessoas.

Lembre-se novamente, que Isso não significa que não olhamos e repassamos as questões regionais para os devs em formato de relatórios semanais. Tomamos um dia todo (8 horas) fazendo os relatórios das franquias, então esse é um trabalho pelo qual damos bastante importância. Porém saiba também que devido os fatores acima e por questões de recursos, não é possível responder todas as questões dos jogadores. Não é uma questão de não querer fazer isso, é apenas o fato de impossível, principalmente por temos apenas 2 CMs para lidar com 3 franquias (WoW, SC2 e D3). E por isso, preferimos que o fórum seja focado em discussões e exploração de opiniões distintas. No final, quem faz o fórum são os jogadores. Vocês são milhares e milhares e nenhuma quantia de moderação ativa e ditatorial mudará o ambiente de maneira drástica para melhor. É uma questão de conscientização e cada um pode ajudar nesse processo.

As árveres somos nozes.
A árvore somos nozes.

árviles....

Junte-se à conversa

Voltar ao fórum