Lições do Estalajadeiro

Então você tem algumas partidas no cartel e sente que já tem um conhecimento básico sólido o bastante, hein? Excelente! Mas acredite, ainda há muito o que aprender, por mais que você se considere bom. Puxe uma cadeira e vamos falar um pouco do básico e do não tão básico assim sobre como jogar Hearthstone.

Sobre os efeitos dos cards

A esta altura você já sabe que os cards de Hearthstone podem ser mais ou menos distribuídos em lacaios, feitiços e armas. E sabe também que alguns cards são bem simples ("Cause 6 de dano a um personagem"), ao passo que outros têm efeitos específicos quando entram em jogo, quando ocorre um certo evento ou que persistem enquanto o card está em jogo. Vamos ver alguns desses efeitos e os modos de combiná-los para criar poderosos combos.

Habilidades de Lacaios

Alguns lacaios têm habilidades que durarão enquanto o lacaio estiver em jogo. Por exemplo, o Líder do Raide tem uma habilidade que concede +1 de ataque a todos os outros lacaios, e o Falcodrago Jovem tem a habilidade Fúria dos Ventos.

Efeitos desencadeados

Efeitos que requerem um conjunto determinado de circunstâncias para entrar em ação. Eis alguns exemplos de efeitos desencadeados:

  • Grito de Guerra - O grito de guerra do lacaio é uma ação desencadeada quando ele entra em jogo. Por exemplo, o grito de guerra da Arqueira Élfica permite que você escolha um alvo para receber 1 de dano.
  • Segredos - Segredos são feitiços que permanecem ocultos para os seus oponentes até surtirem efeito, quando determinadas condições são satisfeitas. Por exemplo, o segredo da Dobradora de Feitiços é ativado quando o oponente lança um feitiço num lacaio, redirecionando o feitiço para um lacaio aliado evocado recentemente.
  • Habilidades de Lacaios - Algumas habilidades de lacaios são efeitos desencadeados. Por exemplo, o efeito desencadeado da Mestra do Culto (comprar um card) ocorre sempre que um dos seus lacaios morre.
  • Último Suspiro - O Último Suspiro do lacaio é desencadeado quando ele sai do jogo. Por exemplo, o Acumulador de Tesouros permite que você compre um card quando ele morre.
  • Efeitos Persistentes - Cards como Fúria dos Ventos ou Bênção dos Reis criam efeitos que persistem enquanto o alvo está em jogo (ou até o alvo ser atingido por Silêncio, que remove efeitos persistentes).

Combos

Alguns efeitos de cards podem ser combinados e provocar efeitos devastadores. Por exemplo...

  • Falcodrago Jovem sozinho é um incômodo, mas não um grande problema. Não até você lançar Bênção do Poder nele no próximo turno, concedendo +3 para cada ataque. Ai.
  • Jogar um Bombardeiro Louco é arriscado, já que ele pode acabar causando mais dano a você do que ao inimigo. No entanto, ter lacaios como o Acólito da Dor (compre um card quando esse lacaio receber dano) ou o Berserker Gurubashi (+3 de ataque toda vez que ele recebe dano) pode tornar a volatilidade do Bombardeiro uma vantagem inesperada.
  • O Malabarista de Facas sozinho já é indício de coisa ruim pela frente. Tente fazer uma combinação dele com a Professora Violeta, e você pode rapidamente deixar o adversário em maus lençóis.

Existem muitos, muitos outros combos como esse no jogo. A questão é que alguns cards podem, na verdade, intensificar efeitos de outros. Lembre-se de sempre pensar em como os cards podem se complementar. E quem sabe você não acaba descobrindo maneiras novas e interessantes de combinar dois cards para fazer com que seu oponente deseje nunca ter topado com você?

Vantagem de cards

Às vezes você pode se encontrar numa situação em que poderia facilmente jogar sua mão inteira, enquanto o oponente ainda tem quase o máximo permitido de 10 cards. A menos que você consiga vencer a partida em um turno, meu conselho é: não faça isso. Por quê? Vantagem de cards.

Para ser sucinto, vantagem de cards é a variedade de jogadas que você pode fazer. Quanto mais cards na sua mão, maior a probabilidade de que você tenha um adequado à situação. Portanto, se você tem mais cards na mão, a vantagem de cards é sua. Além disso, ter mais lacaios na mesa também é considerado uma forma de vantagem de cards. Se seus números forem maiores que os do adversário, você terá mais possibilidades de manobras e jogadas, podendo obter máxima eficácia.

A principal maneira de estabelecer a vantagem de cards no Hearthstone é por meio de efeitos que envolvem a compra de cards, como Intelecto Arcano, ou de alguns lacaios, como o Leiloeiro de Geringontzan. Para manter a vantagem:

Não desperdice a sua mão

Tente jogar apenas o número de cards necessários para ficar na frente. Evite situações em que você exauriu toda a sua mão, a menos que tenha certeza absoluta de que pode garantir a vitória.

Troque com inteligência

Pense no combate de lacaios como trocar peças num tabuleiro de xadrez. Se você tem que sacrificar três lacaios para dar cabo de um do adversário, essa troca não é tão boa assim. Da mesma forma, se puder dar cabo de três lacaios inimigos usando apenas um card, isso sim é um bom negócio.

Efeitos de compra

Considere adicionar alguns cards com efeito de compra ao seu deck para manter um bom fluxo de cards jogados e comprados.

Dicas para novos jogadores

Desde o mago que desperdiçou o último feitiço para acabar com um lacaio provocador em vez do oponente até o guerreiro que se lascou porque inventou de dar uma machadada num lacaio que talvez fosse um pouquinho grande demais pra ele, eu já vi de tudo. Por isso anotei algumas dicas básicas para ajudar você a se sair melhor no jogo.

Não se arrisque

Não jogue mais cards do que o necessário, especialmente se já tiver uma vantagem significativa sobre o adversário. Você nunca sabe quando ele vai jogar um card capaz de virar a mesa e, nessas horas, você vai precisar de uma mão cheia.

Não use bônus demais

Cards que concedem bônus podem ser muito poderosos, mas, se você tiver bônus demais no seu deck e lacaios de menos para recebê-los, está pedindo para ser massacrado. Se usar os bônus sempre no mesmo lacaio, você também corre o risco de transformá-lo num para-raios: um ímã de feitiços de remoção ou ataques.

Não desperdice feitiços de dano

Lançar Mísseis Arcanos no primeiro turno, quando tudo o que eles podem fazer é causar mirrados 3 de dano ao adversário, é desperdiçar um excelente card. Espere a oportunidade de usar esses cards em trocas significativas.

Não seja "espertinho" ao montar o deck

Se seu deck for construído com uma penca de combos e os cards certos não saírem na ordem certa, é muito provável que surjam problemas no seu caminho. Dê preferências a alguns combos potentes e uma estratégia geral mais sólida.

Não segure os cards por tempo demais

Agora que já disse para não jogar todos os cards de uma vez e não desperdiçar feitiços, chegou a hora de avisar para não segurá-los demais. Se tem um feitiço ou lacaio que pode deixar você em vantagem agora, vá em frente e use sem medo!