Falando sobre as mudanças na furtividade com Psalm

A reformulação na furtividade é uma das mudanças mais notórias na jogabilidade de Heroes of the Storm entre as realizadas ao final de 2017. O patch de 12 de dezembro introduziu grandes mudanças no funcionamento da furtividade em Heróis, além de trazer mudanças na jogabilidade e balanceamento nos quatro principais Heróis furtivos — Zeratul, Nova, Valira e Samuro — para ajudá-los nessa adaptação. Mike “Glaurung” Fisk falou sobre o impacto das mudanças de jogabilidade de 2018 no Zeratul novo e (praticamente) melhorado. Agora Harrison “Psalm” Chang, seu companheiro de equipe e jogador veterano de Assassino, conta o que pensa dos outros três.

Cadê o Herói que tava aqui?

Heroes_PanelAssets_Stealth_Comparison.gif

Após a reformulação, personagens furtivos ficaram muito mais fáceis de se ver, mesmo quando estão camuflados. Apesar de jogadores profissionais normalmente possuírem uma acuidade visual maior que a média, Psalm afirma que até eles podiam cair em emboscadas — coisa que provavelmente não acontecerá mais.

“A alteração no visual da furtividade afeta bastante Valira. Para conseguir enxergá-la quando camuflada, você tinha que se concentrar bem, e você precisa dividir sua atenção com outras coisas no jogo”, disse Psalm.

“Zeratul podia pegar até os profissionais de surpresa com a camuflagem antiga se ele se posicionasse no canto da tela dos adversários quando eles estivessem distraídos. Agora não dá mais.”

Com o aumento da visibilidade, ficou mais difícil para os quatro principais Heróis furtivos serem... bem... furtivos. Mas outras mudanças na jogabilidade desses heróis ajudam a compensar essa nova fraqueza.

Valira muda de dano explosivo para dano contínuo

garrote.jpg

“Valira dependia mais da furtividade que os outros”, afirma Psalm. “Ficou bem mais difícil pegar as pessoas desprevenidas.” Mas ele acha que “ela está bem mais forte agora”. É apenas uma questão de qual tipo de dano ela causa.

“Ela tem bem mais dano contínuo, menos explosão”, diz Psalm. “Ela pode ser uma boa surpresa na linha de frente com seu dano contínuo. No entanto, como está muito mais fácil de remover a camuflagem, também fica mais fácil de deixá-la completamente inútil.”

Ele recomenda escolher talentos que beneficiem o Garrote, uma de suas habilidades furtivas que causa dano ao longo do tempo e silencia o alvo por 2,75 s— um aumento significativo perto do que era antes da reformulação.

(Aos interessados, os talentos que ele recomenda são: Subterfúgio no nível 1, Hemorragia no 4, Fazer Picadinho no 7 e Estrangular no 13. Os outros são “situacionais”.)

“Ela pode incapacitar inimigos que se infiltram nas linhas de trás, como Tracer e Genji”, afirma Psalm. “É bom poder silenciar um inimigo por 2,75 segundos quando quiser.”

Psalm afirma que Valira é uma Assassina mais situacional que Zeratul, mas acredita que ela se saia melhor contra Assassinos com muita mobilidade e mapas “onde você pode usar e abusar de arbustos, dificultando a quebra da camuflagem, como Condado do Dragão e Clareira Maldita.” Como arbustos deixam você completamente invisível para os inimigos (a não ser que eles também estejam no arbusto), essa vantagem territorial aumenta as chances de Valira conseguir emboscar um inimigo.

Menos divisão entre as trilhas, mais abates para Samuro

mirror-image.jpg

A reformulação de Samuro retira bastante poder das Imagens Espelhadas — os dois clones que podem ser usados para confundir inimigos, absorver ataques e causar mais dano — e o transfere para o próprio Samuro. Elas causam bem menos dano do que antes. Isso enfraquece o estilo de “mestre das marionetes” usado por alguns jogadores de alto nível e profissionais com o Mestre de Espadas, apesar de o tornar um lutador mais forte individualmente. Antes da reformulação, jogadores extremamente habilidosos com Samuro aproveitavam ao máximo seu potencial para avançar trilhas separadas, escolhendo Mestre da Ilusão como habilidade heroica — que permite o controle das Imagens Espelhadas — e enviando os clones para pegar experiência em outras trilhas, incomodando a equipe adversária. Psalm afirma que a mudança foi tão negativa para Samuro que não sabe ainda como o Assassino se adaptará a outra função.

“Samuro é um Herói para avançar trilhas separadas e precisava dos seus clones para causar dano nas lutas de equipes. Agora ele conta somente consigo, o que é bem mais perigoso.”

“Antes ele podia pressionar a linha de trás dos inimigos com os clones, mas agora não pode mais. Com Mestre da Ilusão, ele podia usar os clones para ficar o tempo todo em duas trilhas diferentes, agora isso não funciona mais.”

Psalm acredita que Samuro ainda pode ser útil contra Heróis que “dependem muito de ataques básicos e têm AdE fraco”, mas que no geral vai depender dos jogadores encontrar um novo nicho para o mestre de espadas.

“Sinceramente, pode ser que a conformação de Mestre da Ilusão não funcione mais, já que os clones estão muito fracos. Talvez Samuro precise de uma conformação completamente diferente, algo que o deixe com mais cara de Assassino”, diz.

Continua sendo difícil definir o que fazer com Nova

pinning-shot.jpg

Para Psalm, Nova é o personagem com o futuro mais incerto no meta. Apesar de a franco-atiradora de StarCraft causar bastante dano explosivo e ajudar a equipe a focar em um alvo com seu Tiro Paralisante, Psalm acredita que ela já saía em desvantagem em relação a outros magos de longo alcance no cenário profissional, e a reformulação não mudou muito isso.

“Nova era e ainda é um personagem de longo alcance com dano semiexplosivo e nenhuma pressão em escala macro.”

“Macro” se refere à capacidade de Nova — ou qualquer outro Herói — de realizar tarefas estratégicas de maneira eficiente pelo mapa, como limpar ondas de tropas. Como o foco da Nova é causar bastante dano num único alvo, faz sentido que ela não seja tão boa em cuidar de trilhas. No entanto, pontos fracos como esse fazem dela uma escolha limitada na seleção de Heróis em comparação com outros magos de longo alcance.

“Ela ainda sofre com os mesmos problemas de antes, ou seja, não consegue limpar as trilhas e não oferece muito perigo a Heróis que causam dano de longe, além de ser presa fácil para Heróis que avançarem com tudo nela.”

“Eu não deixaria de escolher outro mago para jogar com ela.”

Psalm admite que certos elementos do novo kit de Nova são indiscutivelmente mais fortes do que antes. Agora ela ganha mais velocidade de movimento quando camuflada e recebeu uma habilidade de camuflagem instantânea, semelhante às de Samuro e Valira, o que dá a ela poder de fuga e maior mobilidade. Como Zeratul, ela teve um dos seus talentos mais populares inserido em seu kit de linha básica. Assim, tem menos um dilema pela frente.

O que é viável no meta profissional é bem diferente, e normalmente mais restrito, do que nos outros níveis de jogo em Heroes of the Storm, claro, então damos a maior força para vocês se divertirem e experimentarem todos os novos Heróis furtivos. Usem #HGC para nos contar o que acharam de Samuro, Valira e Nova. Nos vemos no Nexus!

Carregando Comentários...

Um erro ocorreu durante o carregamento.