StarCraft® II

Copa América 2013: Resumo da Fase de Grupos — Temporada 1 - Grupos B, C e D

Copa América 2013: Resumo da Fase de Grupos — Temporada 1 - Grupos B, C e D

Grupo B

Na última quinta-feira, tivemos as disputas do Grupo B, onde se enfrentaram o brasileiro Tunico, o mexicano JimRising , o chileno wiNgiaN e o costarriquenho dashiz.

dashiz x JimRising

A primeira partida foi relativamente rápida, no mapa Vestígio de Bel'shir, onde dashiz abre com um jogo muito econômico e desenvolve tecnologia para Vudus com Campo de Invisibilidade. JimRising respondeu com um Pináculo absurdamente rápido aos 7 minutos. Eventualmente, JimRising reuniu um número suficiente de Mutaliscas, Zergnídeos e Tatus-Bomba, definindo o jogo em seu favor.

A segunda partida foi realizada no mapa Alvorada. JimRising dominou o jogo, aplicando muita pressão e matando 28 trabalhadores de dashiz aos 15 minutos de jogo. Em um determinado momento, dashiz se cansa de defender, fazendo um push muito forte com Soldados e Thors, derrotando o exército Zerg e empatando a série. 

A terceira partida termina rapidamente com um “cheese” da parte de dashiz, que falhou ao ser reconhecido por JimRising antecipadamente.

Tunico x wiNgiaN

No mapa Estação Estelar, wiNgiaN fez uma bela jogada com Prisma de Dobra, usando Sentinelas para trancar a rampa de Tunico, impedindo reforços. Tunico, tendo escolhido Hospedeiros do Enxame como rota evolutiva, conseguiu gerar alguns em sua base principal, defendendo assim, o push de wiNgiaN. Depois de defender um segundo push Protoss com Colossos e Destruidoras, Tunico parte então para o contra-ataque, negando a terceira de wiNgiaN, definindo o jogo. Tunico 1x0.

No segundo jogo em Alvorada, ocorreram aberturas similares, porém desta vez wiNgiaN conseguiu causar muito mais dano com suas Fenixes. Depois de muitas trocas de exército entre os jogadores, Tunicoconseguiu uma forte transição para Mutaliscas. Sem resposta adequada à nova ameaça, wiNgian perdeu a partida, fechando 2x0 para Tunico.

Partida dos Perdedores: wiNgiaN x dashiz

No primeiro jogo em Redemoinho, dashiz conseguiu um bom estrago com um drop de Soldados e Minas Viúvas mal defendido por wiNgiaN. wiNgian recuperou, realizando um ótimo confronto contra o Terrano que usou muitos VCEs na composição. dashiz então adicionou Morcegos Infernais para lidar contra os Fanáticus e Fantasmas para lidar com os Arcontes. Derretendo os escudos Protoss, eventualmente dashiz sobrepujou o jogador Protoss.

No jogo 2 em Estação Estelar, dashiz novamente abriu com drops de Soldados e Minas, mas não conseguiu muita coisa.  Com um timing forte de Arcontes e Fanáticus, wiNgiaN abateu 43 trabalhadores de dashiz. Não dando tempo para o costarriquenho respirar, wiNgiaN reuniu mais tropas para logo sobrepujar o jogador terrano com números e composição superiores.

Na partida decisiva em Alvorada, ambos jogadores abrem com agressão cedo, wiNgiam com Oráculo e dashiz com Soldados, tomado dano econômico similar. Com um "doom drop", dashiz leva os Arquivos Templários wiNgiam e posteriormente a Usina com os aprimoramentos. Ainda assim, wiNgiam conseguiu juntar uma quantidade ENORME de Fanáticus muito bem aprimorados (2/2/1). Sem Morcegos Infernais, dashiz caiu.

Partida dos vencedores: JimRising x Tunico

No primeiro jogo em Estação Estelar, JimRising abriu agressivamente com Aceleração Metabólica e Tatus-Bomba antes de expandir. Tunico abriu economicamente, mas mesmo assim defendeu o push de JimRising , sem Aceleração Metabólica e com Tatus-Bomba atrasados. Essa vantagem se refletiu no decorrer da partida em número superior de tropas, definindo o jogo em seu favor. Tunico 1 x JimRising 0.

No segundo jogo em Alvorada, um jogo com início bem mais passivo, JimRising dominou a maior parte da partida, perturbando muito com Mutaliscas e ganhando vantagem em suprimentos e aprimoramentos. Ignorando totalmente tudo isso, Tunico fez um último push all-in, e levou o jogo, fechando 2x0, classificando-se para as finais.

Partida Final: JimRising x wiNgiaN

O primeiro jogo aconteceu em Redemoinho, onde ambos os jogadores abriram seus jogos normalmente. wiNgiam fez pressão com Fenixes, enquanto JimRising escondeu um Pináculo do outro lado do mapa, usando um Suserano bem posicionado para gerar Gosma. Mesmo com quantidade decente de Fenixes, wiNgiam foi pego de surpresa pelas 30 Mutaliscas que surgem no mapa, resultando em uma "corrida de bases" (base race), na qual JimRising levou vantagem.

No segundo jogo, em Vestígio de Bel'shir, wiNgiam manteve-se na abertura aérea, levando a um nível adiante, adicionando um Laboratório Avançado, e fazendo um Rush de Transportadoras. O rush causou um bom dano, mas sua falta de tropas terrestres para suporte às Transportadoras acabou lhe custando o jogo, em um contra ataque forte de JimRising .


Grupo C

Na sexta-feira tivemos as partidas do Grupo C, composto por ReasoN (Brasil), Gool (Argentina), Darkness (Chile), e Tropa (Brasil).

ReasoN x Tropa

ZvZ é sempre uma partida volátil, e estas não foram diferentes. Tropa abriu o primeiro jogo com Aceleração Metabólica e Tatus-Bomba, enquanto ReasoN abriu mais economicamente, expandindo primeiro. Ambos escolhram Baratas. ReasoN também foi o primeiro a abrir a terceira expansão, defendendo um ataque de Tropa  com facilidade. No contra ataque, venceu o jogo pela maior quantidade de exército gerada por sua economia superior.

Na segunda partida no Reino das Nuvens, temos a frequente "dança da morte" entre os jogadores, onde nenhum toma dano econômico, mas ReasoN levou vantagens nas trocas de Tatus-Bomba por Zergnídeos. Ambos tomaram o caminho do Pináculo. ReasoN  aumentou sua vantagem com vitórias seguidas nas danças da morte, negando a terceira de Tropa ao estabelecer a sua própria. Com economia e número superior de Mutaliscas, ReasoN definiu a série em 2x0.

Darkness x Gool

No primeiro jogo, em Deserto de Akilon, ambos os jogadores abriram de forma similar, com pequenos confrontos de Tormentos e Núcleos de Nave Mãe. Darkness defendeu a pressão de Gool com belos campos de força. No contra-ataque, definiu o jogo. Darkness 1x0.

No segundo jogo, em Vestígio Bel'shir, Darkness faz novamente uma pressão com Tormentos. Gool faz um inesperado rush de Templários das Trevas, pegando Darkness  despreparado e e  definindo o jogo. 1x1.

Na partida final, em Reino das Nuvens, Gool novamente escolheu Templários das trevas. Desta vez, Darkness se antecipou, construindo cedo sua central de Robótica. Com Vigia, repeliu fácil os Templários de Gool. Gool uniu seus Templários em Arcontes, mas Darkness defendeu bem, estreitando sua rampa com pilares energéticos. Respondendo com Templários das Trevas dele mesmo, definiu o jogo. Darkness 2x1.

Partida dos Perdedores: Gool contra Tropa

Em Vestígio Bel'Shir, Tropa expandiu rapidamente para uma terceira. Gool decidiu punir sua decisão, derrubando a natural de Tropa com um "four gate". Gool preparou um push muito forte com Imortais, e Tropa começou a produção de Hidraliscas. Elas não aguentaram a superioridade de composição e o timing de Gool, que levou a partida. 1x0 Gool.

No segundo jogo, no Reino das Nuvens, Tropa conseguiu passar 4 Zergnídeos para dentro da base de Gool, causando dano econômico e atrasando a mineração. Tropa começou a extrair gás muito cedo, evoluindo um Antro aos 6 minutos e o Pináculo aos 7:30. Com as Mutaliscas, Tropa ganhou controle de mapa, colocando Gool na defensiva. Gool tentou um contra-ataque, mas foi pego de surpresa por uma transição para Baratas, que defendeu o push, enquanto as Mutaliscas atacaram a base Protoss. 1x1.

No terceiro jogo, em Deserto de Akilon, ambos jogadores preparam um “cheese”, com Tropa abrindo um "10 pool" e Gool preparando um rush de canhões. Os Zergnídeos de Tropa não conseguiram causar dano, Gool bloqueou a natural de Tropa , obrigando-o a expandir em local inconveniente.

O jogo se desenvolveu, favorecendo o jogador Gool, que teve abertura mais econômica e conseguiu expandir em sua natural. Tropa escolhe uma composição de Baratas e Hidraliscas, que foi sobrepujada pela composição de Imortais e Sentinelas de Gool, eliminando Tropa do campeonato.

Partida dos Vencedores: ReasoN x Darkness

No primeiro jogo, em Alvorada, temos um jogo bem macro de ambas as partes. ReasoN monta um composição clássica de ZvP de Wings of Liberty com Zergnídeos, Baratas, Hidraliscas e Corruptores. Perde o primeiro grande confronto, mas dobra o suprimento do oponente na reposição do exército, sobrepujando oponente e definindo a partida. ReasoN 1x0.

No jogo 2 em Vestígio Bel'Shir, ReasoN  faz um timing de Baratas muito forte, onde ao mesmo tempo destrói a terceira de Darkness, faz um sanduíche em seu exército principal, e destrói o Núcleo Cibernético, anulando qualquer chance do jogador Protoss pode continuar a se defender. 2x0 ReasoN.

Partida Final: Darkness x Gool

Em Vestígio Bel'Shir, Gool escolheu um clássico "four gate" que encaixou muito bem. Darkness, com muito menos portais, se defendeu por um tempo, mas eventualmente é sobrepujado. Gool 1x0.

Em Deserto de Akilon, Gool preparou um Portal Intergaláctico de proximidade na natural de Darkness. Fez um Oráculo, que foi rechaçado com a Sobrecarga de Fótons do Nexus. Fez a transição para Destruidoras que, com suporte de mais 4 Portais de Transdobra, definiu o jogo. Gool 2x0.


Grupo D

Domingo foi o dia do grupo final, e começou com um TvT e um ZvZ. Neste grupo competiram Jarppi, HHS, cKiLLer e Blord.

Jarppi x HHS

Em Neo Planet S, ambos  jogares abrem economicamente, com Centrais de Comando rápidas. HHS tentou fazer um drop, mas não obteve muito sucesso. Jarppi teve mais sucesso com os drops, conseguindo impedir a terceira do oponente, ao mesmo tempo em que estabeleceu a sua. Com isso, conseguiu montar um cerco pesado na porta de HHS, conseguindo ao mesmo tempo destruir sua terceira e construir sua própria quarta base, ganhando, assim, a vitória.

No segundo jogo, em Deserto de Akilon, Jarppi expandiu antes. Foi punido com um drop forte de Soldados e Endiabrados. Jarppi respondeu com um drop que conseguiu destruir muito da infra-estrutura de HHS, atrasando seus aprimoramentos e tecnologia. Colocando-o na defensiva, Jarppi expandiu duas vezes. Com economia e aprimoramentos superiores, acabou levando o jogo.

cKiLLer x BLord

No jogo 1 em Alvorada, ambos abriram seguramente, com Fosso da Desova, gás e depois Incubadora na natural. BLord se adianta no gás e na Aceleração Metabólica. cKiLLer escolheu Tatus-Bomba, pulando a Aceleração Metabólica.

BLord fez pressão com Tatus-Bomba e Zergnídeos acelerados, mas cKiLLer defendeu facilmente apenas com Tatus e Rainhas. Ambos fizeram migração para Baratas. cKiLLer, com número maior de Baratas, definiu o jogo, 1x0.

O segundo jogo ocorreu em Estação Estelar. Confiando no tamanho do mapa, cKiLLer abriu com Incubadora primeiro. cKiLLer é quem prepara agressão desta vez com Tatu-Bomba e Zergnídeos, mas BLord defende Rainhas e bom posicionamento de suas estruturas. Ambos jogadores migram para Baratas, com BLordpesquisando Entocar. Infelizmente, não conseguiu aproveitar bem essa vantagem. cKiLLer acumulou um número imenso de Baratas, e mesmo as Hidraliscas na composição de BLord não o salvam. cKiLLer 2x0.

Partida dos Perdedores: BLord x HHS.

Em Deserto de Akilon, os Exterminadores de HHS conseguiram garantir um pouco de controle de mapa. Inesperadamente, BLordproduz 10 Zergnídeos, atrasando a expansão rápida de HHS. BLord escolheu a composição clássica de Mutaliscas, Zergnídeos e tatus-Bomba. Entre drops efetivos de HHS e confrontos no meio do mapa, o jogo se desenvolve até o late game, onde BLord adiciona Mammuthus. Mesmo assim, HHS conseguiu um confronto muito bom no meio mapa, ficando em vantagem de suprimentos. Porém, na reposição, BLord atropela o exército terrano base a dentro. BLord 1x0.

No segundo jogo, em Planeta Neo S, BLord abusou da mobilidade das Mutaliscas, destruindo a terceira base de seu oponente cedo no jogo, só com elas. Aumentando a contagem de Mutaliscas, conseguiu conter HHSem três bases, enquanto o Zerg garantiu seis. Fazendo uma transição para Mammuthus totalmente aprimorados, BLord destruiu a Fortaleza Planetária de HHS com Tatus-Bomba, enquanto seu exército de Mammuthus e Mutaliscas deram cabo do resto do exército terrano. BLord 2x0

Partida dos Vencedores: cKiLLer x Jarppi

No primeiro jogo, em Estação Estelar, Jarppi abriu com uma boa pressão de Casamata e Exterminadores, e posteriormente, adicionou Endiabrados. cKiLLer fez um tudo ou nada com Baratas, que falhou, ficando muito atrás na economia. Tentou uma transição para o padrão Mutalisca, Zergnídeo e Tatus-Bomba. Em um ataque na terceira base de Jarppi, cKiLLer perdeu sua própria terceira e natural, perdendo o jogo.

No segundo jogo, em Alvorada, cKiLLer jogou mais economicamente, pegando rapidamente sua terceira, e logo mais uma quarta, devido à falta de pressão por parte de Jarppi. Aos 14 minutos iniciou Colméia e a quinta base, negando a quarta base de seu oponente com Tatus-Bomba. Com bom controle de mapa com Mutaliscas, conseguiu gerar muitos Mammuthus, e com eles totalmente aprimorados, quebrou as defesas terranas. 1x1.

No terceiro jogo, em Vestígio Bel'Shir, Jarppi aproveitou o tamanho do mapa para tentar um “cheese” de Casamata na natural de cKiLLer, que defendeu sem dificuldades. Começou a preparar um tudo ou nada de Baratas, vendo Jarppi jogar muito economicamente, iniciou sua terceira Central de Comando. Vendo o tudo ou nada iminente, Jarppi construiu diversas Casamatas. Com poucas tropas para populá-las, ele não conseguiu defender, e cKiLLer levou o terceiro jogo.

Partida Final: Jarppi x BLord

Em estação Estelar, ambos os jogadores abriram seus jogos de forma padrão, em estilo Wings of Liberty. Com um ataque forte de Soldados e Endiabrados, Jarppi destruiu a terceira de BLord, deixando-o em péssima posição. Mesmo tendo esquecido o aprimoramento de Ganchos Centrífugos para seus Tatus-Bomba, BLordconsegue defender sua terceira ao mesmo tempo em que repele um drop na natural. O jogo segue muito disputado até o late game, onde Blord gera Mammuthus. Porém, sem o auxílio de Infestadores, e Jarppiconseguiu microgerenciar  suas unidades, derrotando os Mammuthus, ganhando o jogo.

No próximo jogo em Vestígio Bel'Shir, Jarppi iniciou atrasando a natural de BLord por muito tempo. Pesquisou Vudus com tecnologia de Campo de Invisibilidade, que acabam não causando dano. BLord evoluiu para Mutaliscas, ganhando controle de mapa, possibilitando abrir mais duas expansões.

BLord destruiu a terceira de Jarppi antes mesmo dela poder aterrissar, ao mesmo tempo em que defendeu um ataque na sua própria terceira. O jogo chega ao late game, e BLord começou a produção de Mammuthus, enquanto Jarppi foi voltando ao jogo com bons confrontos e ataques em múltiplas frontes. Acabou acumulando número suficiente de Demolidores para lidar com os Mammuthus virando o jogo e fechando a série em 2x0.

Com todos esses emocionantes jogos, a chave das Finais ficou assim:

Convidamos a todos para torcer por nossos dois brasileiros no campeonato, e acompanhar todos os jogos nos dias 18, 19 e 21 de julho.

Gostaríamos de agradecer ao Marcus Rodrigues pela autoria do artigo. Marcus é editor do fansite brasileiro StarCraft2Brasil e fã do game desde 1998, sempre jogando de Zerg. 

Carregando Comentários...

Um erro ocorreu durante o carregamento.