Relatório situacional: ranqueamento multijogador de StarCraft II

Relatório situacional: ranqueamento multijogador de StarCraft II

Desde que apresentamos um novo ranqueamento quando o Heart of the Swarm foi lançado, temos avaliado continuamente o retorno que recebemos sobre posicionamento na liga e o pareamento em StarCraft II. Recentemente, vimos alguma discussão na comunidade sobre o estado atual do ranqueamento. Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para abordar esses assuntos, esclarecer alguns mal-entendidos e mencionar alguns dos nossos planos.

Logo antes de lançarmos Heart of the Swarm, anunciamos que mudaríamos nossos  alvos para distribuição de jogadores pelas ligas (artigo  em inglês). Desde esse comunicado, por diversos motivos, a distribuição de jogadores nas ligas modificou-se aos poucos e passou a não atender aos alvos que tínhamos em mente. No momento, as ligas mais baixas, como Bronze e Prata, têm uma percentagem maior de jogadores que o desejado, enquanto as ligas superiores, como Platina e Diamante, estão desfalcadas. Um dos motivos para é a nossa maneira de manter as percentagens-alvo.

Por isso, quando lançarmos o patch 2.1, vamos mudar a maneira como as limitações das ligas são determinadas para que possamos chegar mais perto da percentagem desejada de jogadores em cada liga. Depois disso, esperamos ver uma mudança na distribuição dos jogadores nas ligas, de forma que fiquem no posicionamento correto dentro do ranque. Por conta da atual distribuição concentrada na base, muitos jogadores podem ser promovidos em decorrência desta alteração.


Ultimamente, temos visto algumas discussões na comunidade sobre o que tem sido chamado de "queda da MMR". Trata-se do pequeno ajuste na pontuação oculta de um jogador que ocorre depois de um longo período de inatividade dele. Implementamos esse ajuste automático com o Heart of the Swarm depois de descobrirmos que os jogadores que voltavam ao ranque depois de um período de inatividade muitas vezes sofriam derrotas consecutivas. Essa experiência pode ser desencorajadora.

Como há uma certa confusão na comunidade, queremos garantir que todos entendam como é feito esse ajuste. Especificamente:

  • Cada fila de ranque é ajustada separadamente. Por exemplo, ter estado ausente de jogos em filas de equipe não ajustará seu ranqueamento de pareamento 1x1.
  • O ajuste só é ativado quando o jogador passa mais de duas semanas sem jogar nenhuma partida (ranqueada ou não) em uma determinada fila.
  • Depois de ativado, o ajuste vai da intensidade zero à máxima ao longo de duas semanas. Não há mais ajustes depois de quatro semanas de inatividade.
  • Na intensidade máxima, o ajuste é pequeno. É o equivalente a perder alguns jogos.
  • Se um jogador jogar pelo menos um único jogo no ranque a cada duas semanas, sua pontuação oculta não será ajustada para menos.

Antes de implementar esse recurso, os dados coletados dos jogos no Battle.net mostraram que até mesmo uma curta ausência de entre 7 e 14 dias resulta em uma queda da percentagem de vitórias do jogador. A queda se torna mais pronunciada à medida que aumenta o tempo sem jogar. Depois que implementamos essa mudança, os dados mostraram que a percentagem de vitórias dos jogadores que retornam fica por volta de 50%. Isso é especialmente importante para as primeiras partidas jogadas após o retorno do jogador. Além do mais, para afastar a ideia errônea de que a maioria dos jogadores está recebendo ajustes dessa maneira, os dados mostram que menos de 6% de todos os jogos de StarCraft II jogados na Battle.net são afetados por esse ajuste.

Embora tenhamos provas de que o ajuste está ajudando os jogadores, também lemos as críticas de vocês e analisamos o funcionamento do sistema. Como resultado, estamos de olho nas seguintes áreas:

  • Temos avaliado possíveis alterações no modo como os ajustes são feitos em jogos em equipe.
  • Pensamos em alterar o período antes que o ajuste seja ativado.
  • Também pensamos em alterar a intensidade do ajuste.

Continuamos a procurar maneiras de melhorar a experiência de subir no ranqueamento. Queremos que os jogadores saibam quando estão subindo no ranque, e, para quem quiser mais detalhes, queremos dar mais informações sobre o seu progresso na competição. Estamos atrás de um jeito de avisar o jogador quando ele estiver para ser promovido.

Por último, nossa equipe de balanceamento continua a monitorar os resultados dos jogos em todos os níveis enquanto toma decisões sobre ajustes e sintonia fine. Recebemos muitas sugestões boas da comunidade sobre isso e vamos continuar a avaliar esse aspecto do jogo depois do lançamento do patch 2.1.

Somos muito gratos às suas críticas e sugestões e queremos que vocês continuem a compartilhar suas impressões nos comentários.

Carregando Comentários...

Um erro ocorreu durante o carregamento.