StarCraft® II

Entrevista com Sean “Day[9]” Plott

Entrevista com Sean “Day[9]” Plott

Recentemente sentamos com Sean “Day[9]” Plott para conversar um pouco sobre StarCraft II, seu trabalho como comentarista (shoutcasting) e alguns detalhes sobre a produção de seu programa Day[9]tv.

 

Como você começou como comentarista?

Meu irmão foi um dos primeiros comentaristas de StarCraft. Ele começou a viajar ao redor do mundo comentando partidas (aproximadamente em 2005 na WCG), enquanto eu continuei focado no aprimoramento de minhas habilidades.

Influenciado pelo meu irmão, comecei a ficar interessado no trabalho de comentarista (particularmente na Team Liquid), porém minha função principal era a de um analista.

 

Qual é o foco de seus comentários? Existem elementos específicos das partidas que você tenta abordar ou isso é algo que você improvisa no momento?

Em meu programa diário eu pesquiso e preparo um foco antecipadamente para criar um tema educacional e específico. Eu evito entrar em um jogo aleatório dizendo “Ei, vamos analisar esta partida”. Prefiro assistir alguns replays antes e selecionar os mais apropriados para o tema do dia.

A mesma preparação é feita nos episódios de “Funday Monday”, porém neste caso o foco principal é a diversão.

 

Você pode descrever o processo de criação de suas análises e comentários? Quais ferramentas você usa?

Em questão de ferramentas, eu uso uma configuração bastante rudimentar que envolve o uso de programas tais como “VH Capture” (para capturar a imagem) e Flash Media Encoder (para codificar para a Justin.tv).

Geralmente tenho um monte de ideias sobre o que apresentar como temática do dia durante a formulação de um replay. Eu seleciono uma destas ideias pela manhã e tento estruturar o programa ao redor dela.

Às vezes, prefiro avaliar o desenvolvimento de alguns pareamentos. Em outras ocasiões, prefiro explorar questões sobre como combater certas estratégias. Fico um tempo razoável assistindo a replays (de maneira rápida) para chegar no conjunto fixo que desejo usar naquele episódio. Assisto a um replay várias vezes caso meu intuito seja focar em uma só partida e às vezes a uso para fazer comparações com outras partidas.

Há sempre um monte de replays que os espectadores nunca assistem, porém estas partidas influenciam na temática do dia. Você sempre me ouve dizer coisas do tipo, “Ele está direcionando seu jogo para fazer X, Y ou Z, mas ele PODE fazer A ou B”. Isso é algo que sempre levo em consideração durante minhas análises. É este estudo em torno dos replays que não são exibidos que me oferece perspectivas diferentes tais como as de A e B.

 

Você tem alguma dica para aqueles que querem acompanhar tudo que está acontecendo em uma partida?

Você tem que jogar. E muito.

Jogar StarCraft: Brood War por 12 anos treinam seus olhos a ficarem a maior parte do tempo focados no mini-mapa e não na tela principal. Isso torna bem mais fácil ficar ligado em tudo que está acontecendo na partida.

A experiência que tenho com StarCraft II como jogador também me ajuda a lembrar de coisas: “Oh... ele tem uma quantidade X de sentinelas neste momento, então o jogador zerg provavelmente tem Y baratas no campo de batalha.”

Em suma, creio que seu treinamento como jogador seja realmente a única maneira de ajudá-lo a ser um bom observador.

 

Que conselho você daria a todos aqueles que querem ser um comentarista (ou estão tentando melhorar nesta área)?

 A coisa mais importante é ser persistente. Não se esconda nas sombras cuidadosamente esculpindo o seu trabalho. Você tem que repetir muito, mas muito mesmo. Melhore seu trabalho em público e não em um ambiente particular.

Sim, jogar e estudar o jogo o ajudará, porém a melhor maneira de fazer algo e simplesmente FAZÊ-LO e não se preocupar muito com os resultados.

As mensagens e feedback (dos espectadores) podem ser muito úteis no aprimoramento de seu trabalho, porém é necessário ser extremamente cuidadoso e analítico ao ler comentários. Às vezes uma minoria barulhenta irá reclamar severamente enquanto a maioria está, na verdade, feliz e satisfeita. É necessário fazer diversas comparações para ver como os comentários estão se comportando com o passar do tempo, comparando-os com aqueles de seus trabalhos mais populares, etc.

Apenas certifique-se de possuir uma noção clara daquilo em que você está trabalhando e saiba como testar e medir este trabalho perante seu público.

 

Como é sua rotina de comentarista?

Entre os membros da equipe, tudo leva aproximadamente entre seis a sete horas para produzir um episódio, sendo entre duas a cinco horas gastas na preparação do conteúdo, duas horas para fazer o streaming e geralmente uma hora adicional dedicada ao gerenciamento de registros (upload, descrição, tagging, etc). O Funday Monday geralmente leva um dia inteiro. Às vezes realizamos um episódio com pouquíssima preparação,  mas a média é esta. Eu faço isso de domingo à quinta-feira e tenho reuniões diárias com minha equipe. Não nos reunimos nos fins de semana pois geralmente estou comentando partidas em outros eventos.

E mesmo quando não estou ativamente produzindo um episódio, estou trabalhando em outros projetos legais relacionados a StarCraft.

Basicamente, faço isso sete dias da semana, sem parar.

 

Como você começou o Day[9]tv?

Foi um processo razoavelmente longo. Fórum é uma mídia  em que é muito difícil ser um “expert” pois muitas das vezes seus comentários acabam sendo engolidos por outras discussões e por jogadores opinativos.

É certo que alguns membros eventualmente ganharão seus créditos sociais por serem consistentes e oferecerem conselhos sólidos, porém eu estava em busca de algo mais concreto. Foi aí que tentei realizar alguns podcasts de aúdio para criar um nível maior de autoridade.

Apesar de terem sido bem-sucedidos inicialmente, os podcasts não estavam muito ligados ao espírito de comunidade (que é extremamente maleável e interativo) e não se relacionavam muito bem com o formato de seu conteúdo principal (StarCraft é um jogo, sendo assim é extremamente difícil descrever uma jogada de micro-gerenciamento com apenas algumas palavras e nenhum vídeo). Além disso, o podcast de áudio levava muito mais tempo.

Então, um dia eu fiz uma experiência com um vídeo ao vivo por ser algo mais rápido e possibilitar a demonstração de estratégias na tela. O bate-papo ao vivo também ajudou a tornar o programa um pouco mais interativo e orientado para a comunidade. A partir daí, o programa continuou crescendo e evoluindo em direção aquilo que é hoje.

 

Qual o fator mais importante em transformar um show como o seu em um sucesso?

Os principais fatores são compromisso e dedicação. Eu levo meu trabalho muito a sério e nunca deixei ou “esqueci” de fazer meus programas diários por acidente. Eu posso ter pulado alguns dias por motivo de doença, escola ou outros eventos, porém é algo que eu e minha equipe tentamos evitar.

 

Muitas de suas transmissões são dedicadas a analisar estratégias e auxiliar os jogadores a entender a complexidade de StarCraft II. O que te motiva a usar esta abordagem?

Grande parte de minha motivação para os episódios é decorrente dos problemas e das curiosidades que eu desenvolvo ao jogar ou assistir uma partida.

Eu represento aquilo que os competidores hardcore de StarCraft II são – meu programa é um programa de análise por eu ser um jogador e simplesmente curtir o ato da análise.  Quando eu sento e começo a analisar um jogo para um de meus episódios, o que estou realmente fazendo é utilizando as mesmas técnicas que uso para melhorar meu jogo em um ambiente particular. A única diferença é que neste caso eu estou falando tudo em voz alta enquanto faço isso.

E no final de cada programa sinto que também aprendi um bocado. Então eu pego esse conhecimento e vou para o jogo levando tudo aquilo que aprendi em consideração. Tudo isso está ligado ao fato de eu ser um jogador em primeiro lugar; os aspectos de estratégia e treinamento caminham lado a lado à isso.

 

Você tem alguma partida favorita de StarCraft II (ou um de seus programas diários)? Você tem algum episódio em particular que você guarda bem próximo ao seu coração?

Minha partida favorita continua sendo o terceiro jogo entre mana vs naama que aconteceu no Dreamhack. Quando as coisas ficam muito, muito tensas em jogos ao vivo, eu tendo a ficar ansioso e nervoso – é simplesmente muito tenso e impressionante. O tempo todo eu dizia: “Nossa! Será que mana realmente vai fazer isso? ELE REALMENTE VAI FAZER ISSO!?”

Em relação ao episódio, meus episódios favoritos, o #100 sempre terá um lugar especial em meu coração pois conta toda minha história com StarCraft. Se você quer realmente saber o quanto este jogo é importante para mim, confira o episódio 100.

Funday Mondays são sempre divertidos; gosto muito destes episódios.

Além destes, outro que se destaca é o episódio 252 que traz informações legais sobre novas maneiras de abordar e pensar sobre o jogo. Eu gastei muito tempo pensando e aprofundando nas mecânicas de jogabilidade e nos hábitos de treinamento de StarCraft II naquele episódio.

Eu também gosto do episódio 233 com TLO vs White-Ra. À primeira vista, tudo na partida parece peculiar, mas se você diminuir a velocidade do combate e analisar as decisões tomadas por cada um dos jogadores, você verá que tudo faz mais sentido. Também achei este episódio muito divertido por ter tido a oportunidade colaborar com o Husky naquela ocasião.

 

[FIM DA ENTREVISTA]

 

Gostaríamos de agradecer Day[9] por tomar seu tempo para falar conosco. Confira os links abaixo para assistir os episódios e vídeos referenciados na entrevista. (em inglês)

 

Daily #100 - Day[9]’s life of StarCraft: http://blip.tv/file/3486428

Daily #233 - TLO vs White-Ra: http://blip.tv/file/4593518

Daily #252 - Secrets of Hotkeys, APM and Mouse Movement: http://blip.tv/file/4712303

MaNa vs Naama Game 3 from DreamHack - http://www.youtube.com/watch?v=L9mCj9jFMSU&feature=fvwrel

 

Links Sociais

Facebook: http://www.facebook.com/day9tv

Twitter: http://twitter.com/day9tv

YouTube: http://www.youtube.com/day9tv

Os programas diários de Day[9] Daily são exibidos às 7:00 p.m. PST de domingo a terça-feira em http://www.justin.tv/day9tv.

 

 

Carregando Comentários...

Um erro ocorreu durante o carregamento.