Conversando sobre Balanceamento com David Kim

Conversando sobre Balanceamento com David Kim

Com base em nossos dados internos, resultados de torneios, bem como os comentários que recebemos de jogadores profissionais e da comunidade em geral, acreditamos que o balanceamento das raças de StarCraft II está em um bom lugar. Mesmo assim, continuaremos de olho nas coisas para certificar que a jogabilidade permaneça divertida e balanceada mesmo diante das grandes alterações que virão com Heart of the Swarm (e além). No relatório de hoje, daremos uma olhada em algumas das mudanças recentes para investigar onde estamos em termos de balanceamento geral e descobrir como andam as coisas no cenário profissional.

Atualmente estamos investigando alguns problemas em potencial. Recentemente, o zerg deixou de ter uma exibição bastante forte em torneios para ter uma representação mais fraca nos níveis profissionais mais elevados. Ainda presenciamos uma pequena vantagem para os terranos em termos de flexibilidade de abertura e em impedir o reconhecimento de sua base. Em resposta, estamos considerando oferecer melhores opções de reconhecimento para o zerg no início do jogo.

Eu acredito que vale a pena ressaltar que estas são preocupações relativamente pequenas diante das estatísticas que estamos vendo. Supondo que nenhuma mudança drástica ocorra no metagame, ocasionando alterações nos índices de vitórias das raças, é bem provável que não seja necessário fazer alterações adicionais no balanceamento até o lançamento de Heart of the Swarm. Mesmo assim, se um problema significativo for descoberto, saiba que iremos lidar com a situação o mais rápido possível e implementar os ajustes necessários para restaurar o balanceamento.

Índices Ajustados

Confira abaixo os índices ajustados mais recentes para todas as regiões:

Todas as ligas América do Norte Europa Coreia
PvT 54% 56% 50%
PvZ 54% 53% 50%
TvZ 50% 50% 52%

Por favor, note que a metodologia deste cálculo não leva em consideração a habilidade do jogador. Estes números também variam constantemente. No intuito de interpretar esta tabela, saiba que um índice de vitórias entre 45-55% não demonstra sinais de desbalanceamento. Além disso, devido ao fato destes números mudarem semanalmente (e diariamente), não é incomum ver uma raça com um índice de vitórias de 54% em uma semana e 46% na outra. No geral, temos visto índices de vitórias na faixa de 45-55% em todos os pareamentos e em todas as regiões por um bom tempo.

Também temos um novo método de calcular a habilidade dos jogadores com mais precisão. As raças tendem a ser ligeiramente mais fortes ou mais fracas em ligas diferentes, e considerando que a maioria dos jogadores focam em uma só raça, este fator de força “racial” acaba influenciando o índice oculto destes jogadores. Por exemplo, se um terrano é um pouco mais fraco na liga ouro, este jogador terá um índice de pareamento mais baixo para esta raça em comparação às outras neste mesmo nível. Ao usar esta metodologia de cálculo podemos perceber um bom balanceamento nos níveis mais altos dos rankings das grandes regiões – o balanceamento das raças é bom o suficiente nestes níveis de forma a ter uma influencia insignificante no desempenho dos jogadores.

Continuaremos verificando estes números frequentemente para que possamos reagir com rapidez caso alguma mudança significativa aconteça.

Torneios

Apesar dos meus comentários anteriores sobre o zerg, podemos perceber que a raça está com bons índices de vitórias e estatísticas em torneios.

Uma coisa interessante as se notar está ligada à grande diferença de habilidade que existe, até mesmo nos níveis profissionais. Abaixo você pode conferir o que nós identificamos:

  1. O protoss tem uma boa representação em termos de jogadores classificados em torneios profissionais, porém tem a menor representação nos níveis profissionais mais altos.
  2. O zerg tem a menor representação nos níveis profissionais intermediários, porém até recentemente a raça tem se mostrado capaz de adquirir boas colocações nos torneios de níveis mais altos.
  3. Os terranos tem uma boa representação de modo geral.

Estamos preocupados pelo fato dos jogadores protoss aparentarem ter um início um pouco mais lento do que os zergs e os terranos. Por muito tempo, após o lançamento de StarCraft II, os jogadores protoss estavam focando em táticas tudo ou nada (all-in) com portais em 1 ou 2 bases, particularmente nos níveis profissionais mais altos. Apenas após termos atenuado estas especializações (builds), os jogadores protoss começaram a explorar suas opções de tecnologia, da mesma forma que as outras raças já estavam fazendo a um bom tempo.

 

A representação terrana permanece forte, mesmo diante de alguns enfraquecimentos (nerfs) recentes. Acreditamos que os ajustes que fizemos com o tempo se adaptaram bem com as mudanças no metagame e isso significa que os terranos estão em um bom lugar.

Novamente, saiba que estamos monitorando os grandes torneios e trabalhando com organizadores de eventos de todo o mundo para analisar dados específicos de partidas e torneios como um todo.

Mapas

Em nossa lista de mapas atual, estamos percebendo que nem todos os mapas que adicionamos estão balanceados para cada um dos pareamentos. Por exemplo, nossos dados demonstram um índice de vitória de 70% para PvT em Reino das Nuvens, 62% para PvZ em Complexo de Korhal e 37% para TvZ em Metalópolis. É importante notar que estas são as representações mais extremas de desbalanceamento nos mapas dos rankings, porém isso não é necessariamente um problema.

Atualmente nós acreditamos que um pequeno desbalanceamento nos mapas, na verdade, faz com que o jogo seja mais interessante (desde que este desbalanceamento não seja muito grande). O metagame e as estratégias são desenvolvidas de acordo com o mapa e é interessante ver como as partidas evoluem de maneiras distintas quando os jogadores exploram sua forças e fraquezas em cada um dos mapas. Acreditamos que uma boa parte da diversão está relacionada à isso. Além disso, temos o sistema de veto disponível nos rankings, e os torneios também tem suas próprias regras de veto para lidar com esta questão.

Com isso em mente, se um mapa começa a alcançar os limites de desbalanceamento em um dos pareamentos, nós com certeza iremos tomar as medidas necessárias para ajustar a lista de mapas.

E falando em mapas, esperamos que a lista de mapas do StarCraft II World Championship Series seja equiparável com a lista de mapas que você estará usando na 8 Temporada. Temos trabalhado em conjunto com a equipe de eSports para equiparar a lista de mapas dos rankings com aqueles usados no World Championship Series da melhor maneira possível. Queremos que os jogadores participantes de nosso maior evento do ano, a melhor oportunidade para treinar suas habilidades nos rankings de StarCraft II.

Os Comentários da Comunidade

Os comentários de jogadores profissionais e comentaristas de jogos em relação a potência de cada uma das raças está igualmente distribuída, o que é um bom sinal.

Os comentários de todos os membros da comunidade também são bastante interessantes.  Muitos dos comentários que presenciávamos nos fóruns estavam geralmente relacionados com a percepção de desbalanceamento em relação a algumas unidades ou estratégias em níveis profissionais. Hoje em dia, parece que estamos presenciando mais discussões que focam nos acontecimentos em nível de liga, o que nos leva a acreditar que essa mudança esteja relacionada com a maior visibilidade de um cenário mais balanceado no nível profissional. Isso é bom para nós, pois, apesar de estarmos vendo resultados bem sólidos no nível profissional, também estamos sempre trabalhando no balanceamento de todos os níveis de habilidade. Continuaremos prestando bastante atenção nas discussões de jogadores dos níveis mais altos e de nossa comunidade a fim de cumprir esta meta.

Neste momento, sentimos que estamos em um bom lugar, considerando o estado atual do jogo diante de perspectivas diferentes. Porém, estamos sempre de olho para identificar novos problemas em potencial, conferindo nossos dados e coletando informações em discussões recentes para efetuar os ajustes necessários no jogo.

Obrigado por seu apoio contínuo e comentários valiosos!

Relatar mensagem # escrita por
Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)

Reportado!

[Fechar]

Comentários (33)

conectar para avaliar
Mattzilla #503
Mattzilla
10/06/2012
soh tem uma coisa a ser dita pra quem discorda do equilibrio do jogo, se voce acha q uma raca eh melhor que a sua, faca com o destiny ex-jogador da root, muda pra raca q vc sente q eh op, e saia ganhando jogo, se vc nao eh capaz disso com a raca que vc diz ser op, entao parabens meu amigo, vc acaba de descobrir que esta raca nao eh op, foi o que aconteceu com destiny, ele comecou a jogar toss para provar que toss era op, no fim das contas isso soh o ajudou nao soh a ver que toss nao era op, mas tambem a saber todas as fraquezas da raca, aos choroes, facam o teste, ao resto, bom jogo :)
conectar para avaliar
clebersleite #726
clebersleite
12/06/2012
@Mattzilla: Eu até ia comentar algo...mas depois deste depoimento :X. A única coisa que acho que deveria mudar por enquanto é o late game para Terran, demora demais para criar unidades enquanto Zerg e Toss é 3 segundos tem um monte de novo. Mas é isso ai :D. Parabéns a todos.
conectar para avaliar
FireBreather #764
FireBreather
09/06/2012
Pessoal, que tal estudar um pouco de estatística antes de ficar dando pitaco?
"OLHA ALI! OLHA ALI! PROTOSS TA MUITO MAIS FORTE QUE TERRAN!!"
PvT 54% 56% 50%
Isso pq o David Kim explicou que esses números NÃO SÃO estáticos e que variam BASTANTE!!
É engraçado como cada pessoa fala tudo o que quer falar sem saber como é estar do outro lado da história!
Antes de falar de balanceamento vc tem que estar em diamond NAS TRÊS RAÇAS! Do contrário vc não tem como saber como é jogar com zerg se vc joga de toss, por exemplo.
Se vcs não estão felizes com o jogo façam como o Almago e parem de jogar SC2! Será que não dá pra apoiar o trabalho da Blizzard? O que eles ganhariam deixando o jogo pior? NADA!
Parabéns para a Blizzard pelo esforço e por serem transparentes conosco!
conectar para avaliar
DragonSlayer #504
DragonSlayer
04/06/2012
O critério prioritário no balanceamento é o resultado de torneios.
Eu não acho q esta deveria ser a base do balanceamento.

Enfim, há muito a ser discutido e em pouco espaço.
Só gostaria de comentar q algumas unidades estão praticamente em extinção de tão raro q é as vermos sendo utilizadas. Isso em todo tipo de liga e torneios.

E bom, neste caso. No quesito unidades beirando a inutilidade, a primeira raça q me vem a cabeça é Terran.

Se eu pudesse definir as raças em apenas uma palavra para cada eu diria o seguinte.

Zerg: Quantidade
Protoss: Qualidade
Terran: Versatilidade

Teríamos Zerg e Protoss nos extremos e Terran no meio como raça versátil. Só q acontece, q Terran vem perdendo essa versatilidade.

Só pra reforçar o meu ponto sobre as Raças. Percebam q Zerg maximiza com mais velocidade e domina o mapa - quantidade. E que é extremamente difícil de lidar com Protoss no late game (Exército com todos upgrades - qualidade).
conectar para avaliar
Krisalid #289
Krisalid
15/05/2012
Só digo uma coisa pro mimimi dos terrans:joguem de toss se estão achando OP!
quando o jogo foi lançado o stim saia em 5 min,exterminador upava sem fabrica,casamata saia em 2 segundos,vc abria um topico pra reclamar sobre balanceamento e só isso q os terrans diziam:"joguem de terran e sejam invenciveis"

pois digo o mesmo,se tão achando ruim,joguem de protoss e se tornem invenciveis =)
conectar para avaliar
Texuga #227
Texuga
13/05/2012
Falam q Terrano n é apelão, mas praticamente todas as unidades terranas tem Bonus de dano contra alguma coisa, Toss nen tanto, mas zerg n tem bonus em qse nada, a Barata por exemplo, tem bastante vida e escudo, mas leva surra pra Demolidor (x2 dano) , pra tanke (1.66x dano) e ainda leva surra de todos os aereos, e ainda as unicas vantagens da barata tenq fazer up, e só tem um AA movel zerg q é a Hidra, q é cara e fraca de vida, apesar de ter um Dano consideravel.
Axo que podiam melhorar um pouco a Ultralisk (mamutos) q só é boa com todos os Ups, e nerfar um pouco os malditos Thors, q sao Extremamente apelões, em grupo eles sao bons contra TUDO, n vejo nenhum contra atake zerg eficiente contra thors. Fika aew minha opinião, terran é apelao em tudo, toss nen tanto, zerg é homen aranha : apanha muito e pouco bate, tenq saber jogar bem de zerg pra ganhar!
conectar para avaliar
GhOsTKicKer #112
GhOsTKicKer
09/05/2012
Não entendi como David Kim insiste em dizer que nos niveis profissionais mais altos Protoss não esta se distacando se to Top 1 ao top 30 do Rank mundial tem 9 jogadores protoss 14 terranos e apenas 7 zergs. Fonte
http://gosugamers.net/starcraft2/rankings

Obs: Squirtle jogador toss é o Top 1 atualmente.
conectar para avaliar
FireBreather #764
FireBreather
09/06/2012
@MoWGhOsT: Ele quis dizer que são poucos protoss que se inscrevem no torneio, mas que esses poucos estão em ótimas colocações
conectar para avaliar
Almago #685
Almago
08/05/2012
Podem falar oq quiserem, a verdade é q 1) Toss tomo tanto buff até ficar realmente over em geral (conformo mostra o próprio quadro da blizz). 2) Terran tomou tanto nerf q vc, praticamente, só tem marines e seus combinados (drop/bio). Quem hj em dia usa exterminador ou fantasma? Não vejo isso como equilibrar, p mim é restringir. Nao jogo sc2 por isso, terran foi nerfada em todos os balances até ser injogavel, só pq muita gente gosta de jogar de terran. Bora voltar p wow ou esperar d3 q é mais jogo.
Mas é só uma opinião.
conectar para avaliar
IuRI #647
IuRI
06/05/2012
Pelo q li, fico pensando que é verdade q Toss (a raça que jogo) é realmente a mais fácil de se jogar (apesar de odiar quando me falam isso...).Hating mais algo em games gerais, e baixos resultados em campz.
=(
conectar para avaliar
ErrianackBF #479
ErrianackBF
30/04/2012
Pelo visto o Hots ja ta dando as pintas por ai
conectar para avaliar
Fury #309
Fury
29/04/2012
Eu acredito ainda que Protoss esta mais forte que os demais.
conectar para avaliar
oPsJerry #421
oPsJerry
06/05/2012
@Fury: Concordo com vc.
conectar para avaliar
IuRI #647
IuRI
06/05/2012
@QiAndrezinho: Confesso que não entendo vcs!

É feito um artigo, com bases estatísticas e de análise de campeonatos para fazer uma afirmação e vcs discordam sem apresentar uma justificativa?

Na internet, td mundo tem opinião, mas poucos tem algo a dizer.....
conectar para avaliar
MadMaxBRA #893
MadMaxBRA
11/05/2012
@IuRI: Quanto custa colocar vigia toss em cima da base terrana? Equivale ao valor de um scan (pensando no valor que uma mule consegue minerar)? Sendo que o vigia pode passar despercebido por minutos!
E ainda vao diminuir o tempo de criacao do vigia.
conectar para avaliar
Rafah #454
Rafah
29/05/2012
@MadMaxBRA: digamos que o scan que vc gastou pra matar o observador te custou 3 marines, o observador do protoss custou 1 stalker pra ele se for considerar que gás é bem mais difícil de conseguir... e vamos ver, no early game terrano tem vantagem pois bioball > protoss 4gate, mid game fica equilibrado pq se tiver colossus vc já teve tempo de pegar vikings e late game é micro ghosts com EPM's e snipes contra storms e/ou os colossus contra os vikings... e por mais que os chargelots sejam bem fortes contra a bioball custa 200 minério 200 gas pra pegar sem contar com os 150 minérios e 100 gás pro concílio sendo que os marauders conseguem concussive shells a 50 50 no início do jogo com gasto nenhum em tech...
conectar para avaliar
Mattzilla #503
Mattzilla
10/06/2012
@MadMaxBRA: lol terran tem scan sempre que quer, sem ter q gastar gas, e ta ai reclamando, tenta jogar de zerg ai cara, depois vc reclama LOL agt tem q usar SUPERVIGIA pra enxergar, eh um puta dum elefante branco na tela do inimigo que vira alvo na hora... impressionante como tem gente que reclama de barriga cheia
conectar para avaliar
NopainNogain #867
NopainNogain
27/04/2012
quando eles falam que "terranos estão em um bom lugar." fico logo aprenencivo, porque sei que realmente não estão
conectar para avaliar
Sayrom #337
Sayrom
27/04/2012
Eu quero saber de Hots do equilibrio nos vemos nas atualizações... XD n era pro hots sair antes do MoP pq o Beta do MoP começo e n tem noticia do Hots ele realmente ficou para o final do ano, pq se fico foi mo sacanage da blizzard com quem joga n so wow como sc2. afinal wow acabo de recebar a cataclysma galera paga 100 reais pra 6 meses ter que comprar outra exp de 100 reais... ta zuando ne blizzard n e atoa que a população do wow ta diminuindo... Tentativa de torrar grana dos players a 100%...
@Sayrom: A equipe de desenvolvimento de WoW é muito maior que a equipe de StarCraft II. Sendo assim, há mais recursos para que expansões saiam mais rápido. Mesmo assim, não é 6 meses.
conectar para avaliar
DiegO #1583
DiegO
27/04/2012
E sobre os (agora inúteis) Fantasmas, nerfaram tanto que tá até broxante tirar ter eles na composição de tropas. E os HTs que tão ferrando com a vida de todo mundo hein? Tem que diminuir o tamanho daquelas tempestades, está exageradamente forte aquilo, e a energia também já ajuda.
Zergs! Terranos! Está na hora de nos juntarmos para enfrentar um mau em comum: as Tempestades Psiônicas!!!! Está mais do que na hora de nerfar aquilo, o Protoss joga assim: A+Move, botão das Sentinelas, campo de força, botão dos HTs tempestades.
Terran: A+move+stim, botão dos fantasmas, botão do PEM, micra vikings, micra infantaria fazendo aqueles splits doidos pra não levar Storm na testa, aí o toss joga storm na cara, e bora micrar pra trás e fazer o split de novo... Enquanto isso o protos a+move, botão da tempestade.

Sem contar os Fanáticus+HTs né, aquilo tá impossível de se vencer. Protos nenhum é animal o suficiente pra não ter Vigia na composição, logo a invisibilidade torna-se praticamente inútil, logo, não tem como uasr o PEM nos HTs porque vem um zilhão de Fanáticus com carga na sua fuça, você faz o que contra fanáticus? Split? Nããão, é micrar normal com click pra trás A+move e click. Nisso cai trocentas tempestades em você, não tem pra onde correr, vai fazer o que? Endiabrado? Transição de Terran é uma eternindade, até sair... GG.

Fica meu desabafo

[]'
conectar para avaliar
DiegO #1583
DiegO
27/04/2012
@FapBoy: E outra coisa também que eu não mencionei, quando o cara faz Fanáticus naquela proporção, você não é burro pra tirar um monte de Demolidores né, tá certo que Demolidores>Fanáticus no comço do jogo, mas depois meu querido, essa regra não se aplica mais, é Fanáticus<Demolidores, logo você vai tirar mas Soldadinhos. Aí que entra os HTs e fode sua vida todinha.

[]'
conectar para avaliar
DiegO #1583
DiegO
27/04/2012
@FapBoy: Fora isso acho que o jogo tá bem balanceado sim, não tenho mais do que reclamar.

[]'
conectar para avaliar
alexisonfire #320
alexisonfire
27/04/2012
@FapBoy: Você tá confundindo uma deficiência normal de quem não tá habituado com o jogo com balanceamento. São coisas distintas. No teu nível de habilidade jogadores toss > terrans. Não porque raça X ou Y é melhor, mas sim porque é mais fácil pro protoss nesse nível. Conforme você sobe (high diamond) a coisa começa a se inverter, até que lá pra mid~high ela se iguala. É como o citado no post do blog: "As raças tendem a ser ligeiramente mais fortes ou mais fracas em ligas diferentes". No seu nível terran é a raça mais difícil de jogar. Habitue-se a isso.
conectar para avaliar
@FapBoy: Eu acho que podiam testar Stim em Ghost. Tem PTR pra esse tipo de coisa.
conectar para avaliar
Mysterion #389
Mysterion
27/04/2012
@FapBoy: Mas foi você que insistiu em fazer unidades T1 contra os HT.
Na verdade EMP e Storm tem o mesmo raio, não é tão grande assim.
conectar para avaliar
Brainiac #203
Brainiac
27/04/2012
@Mysterion: Tinham, EMP foi nerfado pela metade =(
conectar para avaliar
DCadarn #732
DCadarn
27/04/2012
@Mysterion: Claro, tire Thors contra Toss ;)
conectar para avaliar
Orion #2701
Orion
26/04/2012
Tá, e sobre a transição mais ez e ridícula do jogo contra Toss: BL Infestor?
conectar para avaliar
LoKi #2282
LoKi
27/04/2012
@cRsJC: e se nao vira BL infestor , vai de q contra toss? toss late game ja ridiculo suficiente, se nao fosse a build de stepahno PvZ tava 80% para toss fácil Lol ...
conectar para avaliar
MarceloInter #989
MarceloInter
27/04/2012
@cRsJC: No texto mostra q toss tá ganhando de todas as raças e tu ainda tem coragem de chorar?

Por favor neh brother.
conectar para avaliar
Morello #978
Morello
27/04/2012
@MarceloInter:

Pela primeira vez protoss e terrans estão IGUAIS na Coreia, e tu diz que discutir balance é choro?

BL + Infestor é overpowered sim contra Toss. Isso é um fato, não é como se fosse opinião onde um discorda do outro.
conectar para avaliar
MarceloInter #989
MarceloInter
28/04/2012
@Morello:

Cara, mas o PvZ tah 54%, 53% e 50%.

Só na coreia o zerg tah empatado com o toss no resto ta perdendo.

Isso é metagame brother. Daqui a pouco vocês aprendem a lidar com isso e deixa de ser op.

Pro próprio terran eh um pesadelo BL + Infestor. Se não tiver viking eh gg instantaneo. E a nossa resposta de metagame eh abusar de drops. Não dah pra bater de frente nisso.

Não vejo motivo pra choro. O Zerg tem q ter a chance de ganhar.