StarCraft® II

Novo em StarCraft II? Experimente grátis já
A página que você está vendo ainda não está disponível no site novo de StarCraft II, mas pode ser acessada no site clássico abaixo!

Conversando sobre Balanceamento com David Kim

Conversando sobre Balanceamento com David Kim

Com base em nossos dados internos, resultados de torneios, bem como os comentários que recebemos de jogadores profissionais e da comunidade em geral, acreditamos que o balanceamento das raças de StarCraft II está em um bom lugar. Mesmo assim, continuaremos de olho nas coisas para certificar que a jogabilidade permaneça divertida e balanceada mesmo diante das grandes alterações que virão com Heart of the Swarm (e além). No relatório de hoje, daremos uma olhada em algumas das mudanças recentes para investigar onde estamos em termos de balanceamento geral e descobrir como andam as coisas no cenário profissional.

Atualmente estamos investigando alguns problemas em potencial. Recentemente, o zerg deixou de ter uma exibição bastante forte em torneios para ter uma representação mais fraca nos níveis profissionais mais elevados. Ainda presenciamos uma pequena vantagem para os terranos em termos de flexibilidade de abertura e em impedir o reconhecimento de sua base. Em resposta, estamos considerando oferecer melhores opções de reconhecimento para o zerg no início do jogo.

Eu acredito que vale a pena ressaltar que estas são preocupações relativamente pequenas diante das estatísticas que estamos vendo. Supondo que nenhuma mudança drástica ocorra no metagame, ocasionando alterações nos índices de vitórias das raças, é bem provável que não seja necessário fazer alterações adicionais no balanceamento até o lançamento de Heart of the Swarm. Mesmo assim, se um problema significativo for descoberto, saiba que iremos lidar com a situação o mais rápido possível e implementar os ajustes necessários para restaurar o balanceamento.

Índices Ajustados

Confira abaixo os índices ajustados mais recentes para todas as regiões:

Todas as ligas América do Norte Europa Coreia
PvT 54% 56% 50%
PvZ 54% 53% 50%
TvZ 50% 50% 52%

Por favor, note que a metodologia deste cálculo não leva em consideração a habilidade do jogador. Estes números também variam constantemente. No intuito de interpretar esta tabela, saiba que um índice de vitórias entre 45-55% não demonstra sinais de desbalanceamento. Além disso, devido ao fato destes números mudarem semanalmente (e diariamente), não é incomum ver uma raça com um índice de vitórias de 54% em uma semana e 46% na outra. No geral, temos visto índices de vitórias na faixa de 45-55% em todos os pareamentos e em todas as regiões por um bom tempo.

Também temos um novo método de calcular a habilidade dos jogadores com mais precisão. As raças tendem a ser ligeiramente mais fortes ou mais fracas em ligas diferentes, e considerando que a maioria dos jogadores focam em uma só raça, este fator de força “racial” acaba influenciando o índice oculto destes jogadores. Por exemplo, se um terrano é um pouco mais fraco na liga ouro, este jogador terá um índice de pareamento mais baixo para esta raça em comparação às outras neste mesmo nível. Ao usar esta metodologia de cálculo podemos perceber um bom balanceamento nos níveis mais altos dos rankings das grandes regiões – o balanceamento das raças é bom o suficiente nestes níveis de forma a ter uma influencia insignificante no desempenho dos jogadores.

Continuaremos verificando estes números frequentemente para que possamos reagir com rapidez caso alguma mudança significativa aconteça.

Torneios

Apesar dos meus comentários anteriores sobre o zerg, podemos perceber que a raça está com bons índices de vitórias e estatísticas em torneios.

Uma coisa interessante as se notar está ligada à grande diferença de habilidade que existe, até mesmo nos níveis profissionais. Abaixo você pode conferir o que nós identificamos:

  1. O protoss tem uma boa representação em termos de jogadores classificados em torneios profissionais, porém tem a menor representação nos níveis profissionais mais altos.
  2. O zerg tem a menor representação nos níveis profissionais intermediários, porém até recentemente a raça tem se mostrado capaz de adquirir boas colocações nos torneios de níveis mais altos.
  3. Os terranos tem uma boa representação de modo geral.

Estamos preocupados pelo fato dos jogadores protoss aparentarem ter um início um pouco mais lento do que os zergs e os terranos. Por muito tempo, após o lançamento de StarCraft II, os jogadores protoss estavam focando em táticas tudo ou nada (all-in) com portais em 1 ou 2 bases, particularmente nos níveis profissionais mais altos. Apenas após termos atenuado estas especializações (builds), os jogadores protoss começaram a explorar suas opções de tecnologia, da mesma forma que as outras raças já estavam fazendo a um bom tempo.

 

A representação terrana permanece forte, mesmo diante de alguns enfraquecimentos (nerfs) recentes. Acreditamos que os ajustes que fizemos com o tempo se adaptaram bem com as mudanças no metagame e isso significa que os terranos estão em um bom lugar.

Novamente, saiba que estamos monitorando os grandes torneios e trabalhando com organizadores de eventos de todo o mundo para analisar dados específicos de partidas e torneios como um todo.

Mapas

Em nossa lista de mapas atual, estamos percebendo que nem todos os mapas que adicionamos estão balanceados para cada um dos pareamentos. Por exemplo, nossos dados demonstram um índice de vitória de 70% para PvT em Reino das Nuvens, 62% para PvZ em Complexo de Korhal e 37% para TvZ em Metalópolis. É importante notar que estas são as representações mais extremas de desbalanceamento nos mapas dos rankings, porém isso não é necessariamente um problema.

Atualmente nós acreditamos que um pequeno desbalanceamento nos mapas, na verdade, faz com que o jogo seja mais interessante (desde que este desbalanceamento não seja muito grande). O metagame e as estratégias são desenvolvidas de acordo com o mapa e é interessante ver como as partidas evoluem de maneiras distintas quando os jogadores exploram sua forças e fraquezas em cada um dos mapas. Acreditamos que uma boa parte da diversão está relacionada à isso. Além disso, temos o sistema de veto disponível nos rankings, e os torneios também tem suas próprias regras de veto para lidar com esta questão.

Com isso em mente, se um mapa começa a alcançar os limites de desbalanceamento em um dos pareamentos, nós com certeza iremos tomar as medidas necessárias para ajustar a lista de mapas.

E falando em mapas, esperamos que a lista de mapas do StarCraft II World Championship Series seja equiparável com a lista de mapas que você estará usando na 8 Temporada. Temos trabalhado em conjunto com a equipe de eSports para equiparar a lista de mapas dos rankings com aqueles usados no World Championship Series da melhor maneira possível. Queremos que os jogadores participantes de nosso maior evento do ano, a melhor oportunidade para treinar suas habilidades nos rankings de StarCraft II.

Os Comentários da Comunidade

Os comentários de jogadores profissionais e comentaristas de jogos em relação a potência de cada uma das raças está igualmente distribuída, o que é um bom sinal.

Os comentários de todos os membros da comunidade também são bastante interessantes.  Muitos dos comentários que presenciávamos nos fóruns estavam geralmente relacionados com a percepção de desbalanceamento em relação a algumas unidades ou estratégias em níveis profissionais. Hoje em dia, parece que estamos presenciando mais discussões que focam nos acontecimentos em nível de liga, o que nos leva a acreditar que essa mudança esteja relacionada com a maior visibilidade de um cenário mais balanceado no nível profissional. Isso é bom para nós, pois, apesar de estarmos vendo resultados bem sólidos no nível profissional, também estamos sempre trabalhando no balanceamento de todos os níveis de habilidade. Continuaremos prestando bastante atenção nas discussões de jogadores dos níveis mais altos e de nossa comunidade a fim de cumprir esta meta.

Neste momento, sentimos que estamos em um bom lugar, considerando o estado atual do jogo diante de perspectivas diferentes. Porém, estamos sempre de olho para identificar novos problemas em potencial, conferindo nossos dados e coletando informações em discussões recentes para efetuar os ajustes necessários no jogo.

Obrigado por seu apoio contínuo e comentários valiosos!

Carregando Comentários...

Um erro ocorreu durante o carregamento.