Destaques do Arcade: Kobold Tribes

Destaques do Arcade: Kobold Tribes

Agora o Starcraft II Arcade tem um novo jogo: Kobold Tribes, um RPG de sobrevivência em equipe em que dez jogadores comandam kobolds para derrotar uma tribo inimiga trabalhando juntos. No início de cada jogo, os jogadores são posicionados em um cenário florestal que deve ser superado antes que seja possível enfrentar o exército inimigo. Os kobolds podem derrubar árvores, caçar animais selvagens, coletar frutinhas e pegar missões, organizando recursos para construir estruturas, cozinhar e se armar para a batalha inevitável. À medida que o tempo vai passando, o dia vai virando noite, e a tribo precisa se juntar perto de uma fogueira para não congelar.

O criador de jogos "Qancakes" incluiu um sistema completo de passagem de nível em Kobold Tribes, tornando o jogo mais vivo e passível de ser jogado muito mais vezes. Todas as atividades importantes no jogo dão experiência como recompensa, e os jogadores passam de nível e ganham pontos que podem gastar aprimorando suas habilidades de kobold. Qancakes, que vive na Finlândia, respondeu recentemente várias perguntas que tínhamos para ele:
Pergunta: Como você começou a trabalhar com design de jogos?

Resposta: Meu interesse começou quando eu joguei Warcraft III e vi todos os jogos personalizados fantásticos que as pessoas criavam para ele. Isso me fez querer criar meus próprios jogos, e o Warcraft III World Editor era bem fácil de usar. Era uma ferramenta poderosa para dar vida à imaginação.

Eu ainda estava criando jogos com o Warcraft III Editor quando Starcraft II foi lançado. Eu tinha ouvido falar que o novo editor era muito mais poderoso que o do Warcraft III, em todos os sentidos, então decidi experimentar. Levou algum tempo para eu me acostumar com a complexidade dele, mas valeu muito a pena.

Pergunta: Qual foi a inspiração para Kobold Tribes?

Resposta: Ice Troll Tribes do Warcraft III, criado por Kyx. Admito que não joguei muito, mas a ideia por trás me intrigou bastante.

Pergunta: Quantas pessoas trabalharam no jogo?

Resposta: Meu amigos Nizilia e Craven me deram bastante feedback, ideias e testaram o jogo também. O jogo não seria o que é hoje sem o conhecimento e as ideias deles. E o artista que fez o desenho do kobold na tela de carregamento se chama ZoocDoesStuff (e ele faz algumas coisas fantásticas mesmo). Eis o vídeo dele desenhando o kobold.

Pergunta: Como funciona Kobold Tribes? O que o jogador iniciante pode esperar do jogo?

Resposta: Há duas tribos rivais de até cinco kobolds cada em uma floresta. O objetivo é destruir a tribo inimiga, ou viver mais que eles, pois a floresta tem muitos perigos. Cada jogador controla o próprio kobold. Eles têm que gerenciar a fome, a fadiga e o frio ou calor dos kobolds para mantê-los vivos. Basta ficar perto da fogueira à noite quando sentem frio, caçar animais e comê-los para combater a fome, e descansar perto de uma tenda ao ficar cansado. Os jogadores precisam coletar recursos como madeira e pedra para erguer acampamentos e até pequenas aldeias. Também podem criar armas e armadura para aumentar suas chances caso topem com a tribo inimiga. À medida que os kobolds passam de nível, eles ganham pontos de habilidade que o jogador pode gastar para melhorar habilidades como Forestry, para derrubar e plantar árvores com mais eficiência, ou Artisanship, para criar melhor equipamento e construir estruturas mais duráveis. Também há missões aleatórias que aparecem de vez em quando e que rendem recompensas poderosas. Ambas as tribos vão querer completar essas missões, para obter uma vantagem sobre a outra no conflito.

Há um pequeno tutorial, que pode ser acessado da página do mapa. Com ele, você pode aprender o básico de sobrevivência, além de praticar contra a I.A. ao criar um jogo particular e adicionar jogadores (o computador) do lobby do jogo.

Pergunta: Como foi a evolução do jogo desde a primeira versão?

Resposta: Inicialmente, o jogo era um combate livre para 8 jogadores. O mapa inteiro era uma montanha. Chovia, e a água estava subindo. Todos tinham que chegar ao topo da montanha para sobreviver à enchente. Você tinha que acampar à noite e avançar de dia montanha acima para ficar à frente da água. Os jogadores eram pontuados com base em quão rápido eles tinham subido a montanha e em quanto ouro tinham coletado no caminho. 

Era um jogo bem estressante, já que você precisava se movimentar o tempo inteiro para não morrer afogado. Nunca havia tempo para fazer um acampamento decente, nem para explorar o local. Então eu decidi tirar a montanha e colocar uma floresta no lugar, e fico feliz de ter feito isso.

Pergunta: O que os jogadores que querem dominar o jogo e se tornar mestres devem fazer para atingir esse objetivo?

Resposta: Boa comunicação e trabalho em equipe sempre são pontos críticos em qualquer jogo em grupo. Uma tribo kobold será mais eficiente se os jogadores se especializarem em habilidades diferentes. Por exemplo: alguém se especializa em aumentar a habilidade Mining para encontrar muitos minérios raros, outro se especializa em Artisanship para usar os recursos e criar equipamento útil para todos na tribo... Claro que todos podem fazer de tudo, mas bom trabalho de equipe pode garantir sua vantagem sobre o inimigo.

Pergunta: O que você acha que torna o seu jogo viciante?

Resposta: Atmosfera e imersão causam um grande impacto. Controlar seu próprio kobold, sobreviver às condições difíceis da floresta e explorar a vastidão do mundo enquanto se escuta a trilha sonora icônica de Warcraft podem fazer qualquer um esquecer que está simplesmente jogando um joguinho.

Também há bastante complexidade na jogabilidade. Há muitas maneiras diferentes de obter a vitória. Já vi pessoas se recuperando de forma fantástica mesmo depois de ficarem em desvantagem numérica. Não importa como você morre, seja de fome ou de congelamento. Há muitas maneiras de matar o inimigo, direta ou indiretamente.

Pergunta: Há alguma modificação sendo preparada para o Kobold Tribes?

AResposta: Sim! Tem tanta coisa que eu quero adicionar que fica difícil até saber por onde começar. No momento, estou preparando algumas novas missões e itens muito legais para apimentar o jogo. Também planejo adicionar mais estruturas para construir.

Há duas novas missões que estão quase prontas, e ambas têm recompensas épicas. Uma delas dará uma escolha perigosa para sua tribo e recompensará só os kobolds mais valentes. A outra mostrará que lobos podem ser seu menor problema numa noite fria e assustadora.

Pergunta: O que você acha do Arcade? Existe algum aprimoramento ao serviço que você acha que será útil aos designers de jogos?

Resposta: O Arcade é um componente muito empolgante do StarCraft II. Eu gosto do fato de que os jogos têm suas próprias páginas onde dá para acessar tutoriais, ver capturas de tela, ler críticas e notas de patch. As pessoas costumam reportar bugs na seção de críticas, o que torna fácil para mim ir lá consertá-los.

Eu costumo documentar cada pequena mudança que faço, e às vezes o limite de tamanho das notas de patch me atrapalha. Mas no geral estou bastante feliz com o modo como o sistema evoluiu.

 

Pergunta: Que conselho você daria para alguém interessado em usar o editor do SCII para fazer um jogo? Qual é um bom lugar para se começar a aprender?

Resposta: Os tutoriais oficiais de criação de mapas da Blizzard são muito bons e fáceis de entender. Eles tratam de tudo o que você precisa saber. Para tutoriais mais específicos, sugiro procurar em sc2mapster.com. E não se assuste com a complexidade aparente do Módulo de Dados. Leva algum tempo para se acostumar, é verdade, mas a maioria dos mapas não usa mais que alguns Catálogos (Unidades, Armas, Efeitos etc.). Se você não é bom em programação, também não precisa se preocupar. O Módulo de Ativação é bem... lógico, e você só precisa conhecer algumas instruções básicas para criar algo que parece bem complexo. Eu não sabia como programar quando comecei a usar o Editor de Ativação do Warcraft III (que é bem parecido), mas foi como comecei a aprender.

Eu também recomendo que você tenha alguém para ajudar a testar o jogo, para discutir suas ideias e trazer você para a realidade caso faça algumas escolhas inadequadas. É fácil perder a perspectiva em um projeto quando você faz tudo sozinho.

Pergunta: Você tem planos para outros jogos ou objetivos como designer de jogos?

Resposta: Com certeza! No momento, eu estou criando novo conteúdo para Kobold Tribes, mas talvez eu retome alguns dos meus projetos de StarCraft II mais tarde. Estou estudando Ciência da Computação, e criar jogos para StarCraft II é um dos meus passatempos favoritos. Eu realmente quero ser um programador ou designer de jogos.

Pergunta: Por último, qual o seu jogo favorito do StarCraft II Arcade?

Resposta: Eu gostei muito de jogar "Hive Keeper", de Bibendus, e "Photon Cycles", de JademusSreg.

Agradecemos a Qancakes por responder todas as nossas perguntas e por criar um jogo fantástico. O twitter dele é:  http://twitter.com/Qancakes

Carregando Comentários...

Um erro ocorreu durante o carregamento.