StarCraft II - Perguntas e Respostas Sobre Desenvolvimento Criativo - Parte 13

StarCraft II - Perguntas e Respostas Sobre Desenvolvimento Criativo - Parte 13

Na parte final da nossa série de perguntas e respostas, Brian Kindregan, um dos escritores principais de StarCraft II: Wings of Liberty  e escritor principal de Heart of the Swarm, responderá mais perguntas instigantes da comunidade sobre a história do jogo.

Pergunta: Existem diferenças entre os tipos de disciplina mental/psíquica que as castas/tribos protoss possuem, sejam marciais, sejam relacionadas ao trabalho, sejam usadas no dia a dia?

Resposta: Existem três castas, os Khalai (trabalhadores/civis/cientistas), os Templários (militares) e os Juristas (governo).

Mesmo tendo abandonado todas as afiliações tribais graças ao advento do Khala, os protoss descendentes de determinadas linhagens tribais geralmente têm propensão a seguir seus papéis historicamente definidos. Abaixo, uma lista de tribos sobre as quais ouvimos falar em diferentes lugares do universo de StarCraft. Podem haver outras tribos entre as castas, mas nós simplesmente não as encontramos ainda.

  • Entre a casta Khalai, a tribo Furinax é conhecida por seu conhecimento científico.
  • Entre a casta dos Templários, a tribo Akilae é considerada a mais forte. Artanis é descendente dos Akilae. Os descendentes da tribo Sargas são conhecidos por suas habilidades furtivas e assassinas. Existem três outras linhagens tribais na casta dos Templários — os Venatir, Velari e Auriga —, mas sabe-se pouco sobre eles além do fato de os Auriga estarem envolvidos na operação das frotas. Urun é seu líder desde 2503.
  • Entre os juristas, duas tribos são conhecidas: os Ara e os Shelak. Os Ara eram os líderes dos protoss no Conclave. Aldaris provavelmente era um deles. Já os Shelak tendem a trilhar caminhos mais eruditos.

Pergunta: A história por trás dos Colossos menciona uma outra raça conhecida como os Kalathi, que quase foi extinta quando os protoss usaram essas máquinas de guerra. Existe mais alguma história ou informação sobre essa raça (p.ex. qual o nível de avanço tecnológico deles, a situação atual ou por que os terranos parecem não saber da existência deles)?

Resposta: Há uma referência substancial aos Kalathi no conto "Nave-mãe", mas é só isso, praticamente. Os terranos não sabem dos Kalathi porque eles estão muito distantes do setor Koprulu. Os protoss interferiram em seus assuntos durante algum tempo, durante a expansão protoss. Sobre o estado atual dos Kalathi... bem, os protoss meio que os mandaram de volta para a idade da pedra. Por isso, eu não esperaria ouvira falar deles por um bom tempo.

Pergunta: O nível psiônico de Kerrigan é 12. Em relação a ela, qual o nível de outras unidades que usam energia psiônica, como o Fantasma, o Templário Supremo e o Arconte?

Resposta: O índice psiônico (IP) foi desenvolvido pela Confederação, portanto os únicos seres testados com precisão eram terranos. O índice vai de 0 a 10.

Entre 0 e 2, não há nenhuma habilidade psiônica perceptível. (Eu, por exemplo, sou 1). De 3 em diante, a pessoa é considerada "sensível" a telepatia, mas não é telepata. (Os recrutadores do programa Fantasma geralmente estão por volta de 3,5). IP 5 já indica telepatia, que por acaso (surpresa!) é o mínimo aceitável para o treinamento de Fantasma.

IP 8 indica potencial para telecinesia, embora várias pessoas com IP 8 já tenham exibido outros poderes fantásticos. IP 8 é muito raro. Nova é IP 10. Os únicos outros IP 10 conhecidos são Sarco Angelini (superintendente da Academia Fantasma da Supremacia) e Sarah Kerrigan, antes da infestação. Não há dados sobre como fica o IP de Aparições sob o efeito de terrazino.

O equipamento terrano identifica a Rainha das Lâminas como classe 12 porque não consegue medir o IP dela. Ela extrapola todas as medidas e está, pelo menos, acima de 10.

Pergunta: Qual o tamanho da Hipérion e dos outros cruzadores de batalha?

Resposta: As tripulações variam de 5.000 a 7.000.

O único cruzador de batalha que já recebeu todos os números foi a Bucéfalo, um cruzador de batalha da nova classe, muito maior que os anteriores. (Mengsk precisava de uma nau capitânia impressionante para substituir a Hipérion, que havia sido roubada!) Seguem os números. Divirta-se!

BUCÉFALO TD
Nau Capitânia Imperial
Comissionada: 2503
Origem/Fabricação: Estaleiros Ursa/Indústrias Procyon
Dimensões::
Comprimento: 550 m
Largura: 82,4 m
Energia:Fusão classe 10
Armamentos:
16 J23 Lança-mísseis nave-nave
25 baterias alimentadas pela tripulação
145 sistemas de defesa pontual
Esquadra: Variável
Artilharia Terrestre: Variável
Blindagem:  Ativa para inserção orbital e de transdobra
Equipe: 8.239
Alcance: Variável; Equipamento padrão: Setor Koprulu
Velocidade dentro do sistema: 1 AU por ciclo

Pergunta: Como a equipe de Som de StarCraft II cria os sons dos zergs?

Resposta: Isso não tem a ver com a história, mas encaminhei a pergunta para os nossos incríveis designers de som. A resposta deles foi:

A inspiração original para os sons dos zergs foram filmes antigos de ficção científica. Tentamos dar a cada unidade ou personagem da facção uma voz única e, ao mesmo tempo, manter todas as características dos zergs. Temos sempre em mente que essas são criaturas grotescas, com as mentes interligadas como um enxame, muitas vezes astutas e traiçoeiras. Geralmente combinamos sons processados de vocalizações humanas e de animais, enquanto sons de movimentação geralmente têm algum tipo de elemento viscoso/gosmento. Também tentamos sempre experimentar coisas, em vez de ficar sempre com o óbvio. Essas experimentações geralmente não dão em nada, mas é nas raras ocasiões em que encontramos minas de ouro que vemos que elas valem a pena!

Os sons mudam de acordo com a posição da câmera. Estratégia em tempo real vista por cima ou um close de cinemática? Independentemente do formato, os sons têm que tocar os designers num nível emocional, além de se encaixar no jogo. Às vezes os dois critérios batem de frente, e cabe ao designer encontrar uma maneira de equilibrá-los. Na Blizzard, o que importa é a qualidade da experiência de jogo.

Pergunta: Perguntar qualquer coisa?! Certo, lá vai... Quando Legacy of the Void vai ser lançado?

Resposta: Ah, essa é fácil! O lançamento é em <editado pelo Relações Públicas da Blizzard>. Alguns spoilers para vocês: por trás de tudo, vai estar o... Ei, quem é você? O que você está fazendo na minha sala? Tira a mão do computador! Calma... isso é uma arma? Calma, cara... O que você vai...
 

Se você quer mais sobre a história, eis a parte 1 do nosso Perguntas e respostas sobre desenvolvimento criativoa parte 2a parte 3a parte 4, a parte 5a parte 6a parte 7a parte 8 ,  a parte 9parte 10a parte 11 e a parte 12Obrigado à todos que enviaram perguntas para Brian, com exceção da última pergunta. Esperamos vocês em uma próxima oportunidade de perguntas e respostas.

Tags: CDev, SC2, StarCraft

Carregando Comentários...

Um erro ocorreu durante o carregamento.