StarCraft® II

Estratégias para Zerg

Então... gostaria que o pessoal mais viciado compartilhasse suas estratégias. Tipo... como fazer um Rush... ou então fazer unidades pesadas cedo no jogo... ajuda aí. Preciso aprender esse negócio. Só to levando pau online. uhAEUHeaHUAEUH
Responder Citar
O líder da liga tá jogando de Zerg! Pra mim é a mais confusa de todas, tenho vontade de aprender a jogar com ela, más tem que ser muito rápido. o_o
Responder Citar
Pois é, desde o starcraft 1 os zergs são os mais complicados de se jogar. Porém, agora com duas incubadoras dá pra ter uma produção muito rápida de unidades, graças às rainhas.

De início estava fazendo rush de mutalisca (muito eficaz). Mas estou com dificuldades de segurar rushs de exterminadores. Eles vêm muito cedo e conseguem fazer muito estrago numa velocidade incrível. Causando 30 pontos de dano em estruturas é foda... quatro deles destróem uma incubadora em muito pouco tempo e, como se móvem com velocidade e facilidade, é difícil pegá-los. Lings não têm muita chance, a não ser se forem muitos.

Algum dica?
Responder Citar
A chave é scout ou, se quiser ser mais seguro, você pode optar por uma build que coloca o Fosso de Desova antes, em detrimento da economia, como um 13 - Fosso ou 14 - Extrator (coloque imediatamente 3 Zangões para ter exatos 100 de gás quando o Fosso ficar pronto) > 14 - Fosso. Faça a pesquisa de velocidade dos Zergnídeos imediatamente e uma Rainha. A Rainha vai negar completamente esse harass e com a pesquisa de velocidade eles não poderão fugir.

PS.: Usar os termos traduzidos é muito difícil.
Responder Citar
A chave é scout ou, se quiser ser mais seguro, você pode optar por uma build que coloca o Fosso de Desova antes, em detrimento da economia, como um 13 - Fosso ou 14 - Extrator (coloque imediatamente 3 Zangões para ter exatos 100 de gás quando o Fosso ficar pronto) > 14 - Fosso. Faça a pesquisa de velocidade dos Zergnídeos imediatamente e uma Rainha. A Rainha vai negar completamente esse harass e com a pesquisa de velocidade eles não poderão fugir.

PS.: Usar os termos traduzidos é muito difícil.

Verdade, eu não associei direito ainda e não entendi quase nada do que você falou! huauea.

Bem, estou gostando dos zergs apesar de não ter explorado muito as possibilidades.

Qual a melhor opção early game contra protoss (se o rush de zergnídeos falhar rsrs)?
Baratas dão conta de Zealots? Ou rusho Hydra contra eles?
Responder Citar
Go ZerG!
Editado por LynxO em 29/07/2010 10:42 BRT
Responder Citar
Rush contra Protoss usando Zergnideo com certeza vai falhar, Zealots vão dar conta do recado.
Responder Citar
Sim, Zergnídeos são horríveis contra Fanáticus...é quase uma ratio de 4:1 e só se conseguir um bom surround. Um bom Protoss consegue micrar a unidade dele, indo para trás e dando comando de Manter Posição para atacar e impedir que você consiga cercá-lo.

Zergnídeos nesse match-up só são viáveis, na minha opinião, se você pegar speed neles.

Contra Protoss eu prefiro fazer um ground army de Baratas e Hidraliscas e, no final do jogo, incluir Mammuthus, já que 90% dos Protoss hoje em dia optam por fazer Stalker (não sei o nome em português) e Colossus no endgame.
Editado por Hero em 29/07/2010 11:12 BRT
Responder Citar
Contra protos eu tenho problemas em lidar com os stalkers, não faço ideia de como combater eles.

Contra Terranos(pq não terraqueos) é mais simples.
Quando tiver dando scout com os lings (Zerguinideos eu acho) se eles tiverem fechado a base usando os supply é só fazer uns 5~6 (faco faco 8) banelings RAPIDO (assim que tu ver o supply comece a contruir o baneling nest) e se for possivel fazer o bonus de velocidade dos lings e construa mais lings como se não ouvesse amanha (se isso falhar provavelmente não havera) atire os 5~6 (8 no meu caso) banelings no supply e ele vai quebrar e com os banes que sobrarem (se fizer 8 sobra uns 4) tu atira no grupo de marines/seja la o que for que tiver de bobera ali atras e com os lings pode tanto finalizar as unidades que sobrarem como correr direto pros minerais dele matar quem tiver trabalhando.

Esssa tecnica não vai te fazer um uber pro mas por enquanto ta funcionando e é bem rapida.

Se ele tiver feito barracks e factory pra bloquear a entrada NÃO tenta fazer isso, vai falhar brutalmente no lugar tu pode evoluir os overlords (suseranos) pra poderem carregar unidades e largar os banes+lings direto em cima das unidades (terraqueos não ficam feliz quando tu larga 6 banes no meio dos sieges tanks deles, os tanks não vão poder atacar pq ta muito perto e os overlords são voadores).

Contra terraqueos isso tem funcionado bem e eu tenho conseguido vencer a maioria das partidas. Só tenho problemas com protos que fazem mass stalker não sei como contra atacar eles.
Responder Citar
Stalker realmente é ruim para Zerg, pois nossa única unidade que dá dano +armored é Tier 3 (Mammuthus). A solução é Zergnídeo com speed (não funciona tão bem se o oponente tiver Blink), Roach com speed (e creep de preferência) ou apelar para o Mammuthus. Duas lapadas dele levam uns 5 Stalkers.
Responder Citar
Interessante. Qual uma build order boa pra ir rápido pra força de ataque sem prejudicar muito a economia? Com quanto de controle fazer o fosso de desova e o extrator?

Alguém conseguiu desenvolver uma que seja eficaz na maioria das vezes?
Responder Citar
Interessante. Qual uma build order boa pra ir rápido pra força de ataque sem prejudicar muito a economia? Com quanto de controle fazer o fosso de desova e o extrator?

Eu uso Overpool é bem seguro e rapido
Faz Drone até ter 10 food (10/10)
Faz um overlord(suserano) assim que tiver 100 de mineral
Quando tiver 200 minerais faz o spawning pool (vai ser quase na hora que o overlord ficar pronto.)
Faz drones ate ter 12/13 de comida e ai comeca a guardar as larvas.
Quando o pool ficar pronto 6 lings e Queen

Acho isso bem seguro e da pra modificar bastante por exemplo usando o 13 drone pra fazer extractor. E partir dai pra Hidras ou roachs (baratas).

Como eu disse antes não sou PRO mas consigo me virar.
Se alguem quiser me adicionar pra jogar umas partidas fique avontade.
Editado por Hazger em 29/07/2010 16:33 BRT
Responder Citar
Cara, aprendi a me defender bem de rush de exterminador. Uma rainha, uma lagarta espinhosa e 6 lings são mais que suficientes.

Eu uso a build:
10 - suserano
13 - fosso de desova
13 - extrator
13 - incubadora (expansão)
quando ficar pronto o fosso fazer uns 6 lings e uma lagarta espinhosa por base. Aliado à construção de uma rainha por base, exterminador não tem muito o que fazer.

Descobri (diferentemente do que diz no site) que o verme nydus não precisa de gosma onde vai sair. Acho com meu suserano um ponto cego próximo à base do oponente e voilá! Uma penca de zergnídeos, baratas, hidraliscas, tatu-bomba invadindo a base do coitado. Quando ele percebe o trem que o atropelou, já é tarde demais!

Também existe a possibilidade de fazer o verme nydus sair atrás da base do oponente, colado com os minérios. Porém, se o oponente ver a tempo, vc terá perdido 100 de minério e gás.

E fiquei impressionado com a capacidade de estrago do Mamutus. Muuuito superior do ultralisk do SC1. O lorde das castas também se tornou uma unidade extremamente útil.

Agora sim os zergs com 2 incubadoras podem fazer uma tropa imensa em muito pouco tempo.
Responder Citar
É impressão minha ou os zergs é a raça menos jogada? Quase todos os jogos eu enfrento terranos ou protoss. Sendo a grande maioria terranos. Acho que em quase 20 jogos (inclusive alguns 2x2) só um único jogo tinha outro jogador de zerg.
Responder Citar
Bom, eu joguei o BETA praticamente soh de zerg, e vou dizer uma coisa...

Alem de ser a raça mais difícil de se jogar, ainda está bem nerfada, praticamente todos os patchs do beta vieram para detonar os zergs...

Muitos dizem que estão faltando unidades Zergs para dar counter, principalmente em humans

Eu particularmente estou pensando em mudar pra protoss, que eh mais faceroll e dificilmente fica nerfada lol

Responder Citar
É impressão minha ou os zergs é a raça menos jogada? Quase todos os jogos eu enfrento terranos ou protoss. Sendo a grande maioria terranos. Acho que em quase 20 jogos (inclusive alguns 2x2) só um único jogo tinha outro jogador de zerg.

Sim Zerg é a raça menos usada porque ela é a mais dificil de ser usada de modo eficar (sem ser zerg rush). Mas varios top players utilizam ela então acho que ela não ta TÃO nerfada (precisamos de algo anti mech que com as armas atuais ta foda)
Responder Citar
Pela minha curta experiência com os zergs no SC 2 (sempre joguei de zerg no SC 1) não acho que os zergs estão fracos. Na real estou até com medo que possam ser considerados fortes demais pela Blizzard e sofrer "sanções", hehehe.

Concordo que zerg é a raça mais difícil de se jogar bem. E se jogar bem é saber elevar o jogo para outro nível além de ficar fazendo toneladas de zergnídeos e baratas e mandando pra morte certa.

Eu estou ganhando fácil a maioria dos jogos usando tanto mutaliscas quanto zergnídeos e hidraliscas com verme nydus (que aliás estou adorando).

O engraçado é que raramente vejo um bom jogador das demais raças. Terrano normalmente quando o jogo começa a evoluir ou fica enperrado com unidade básicas ou vai massificar crusadores. E jogadores de protoss idem só que fazendo carriers.

Com a facilidade que se tem agora de construir bombas nucleares com os terranos, é impressionante que não vi nenhum indo para este lado. Ainda mais que zergs agora não tem detecção de forma tão intensa quanto no SC 1. E não vi nenhum protoss fazendo templários supremos, que faz uma limpa bonita nas forças zerg.

Na minha humilde opinião, jogadores bons é algo muito raro. Pois poucos sabem jogar quando passa do rush inicial. A maioria fica jogando que nem uma barata tonta, sem saber onde ir. Não sou um jogador realmente bom, mas sei me virar bem em jogos longos.
Editado por PeterKG em 30/07/2010 14:50 BRT
Responder Citar
Acho que a questão do Zerg pouco jogado não é tanto o equilíbro, mas o apelo da raça.
Em um primeiro contato é normal preferirem Protoss e Terran aos Zergs.
Responder Citar
Wow acabei de jogar 5 partidas seguidas contra zerg....
Acho que não somos mais os menos usados.
Editado por Hazger em 30/08/2010 13:42 BRT
Responder Citar
Peguei zerg pra jogar e sou uma barata tonta. Só consigo ganhar se o bixo for noob. Mas como ganhei 4 partidas na classificatória, caí na ouro e só me ferro.

Ainda não utilizei todas as unidades, mas quando o jogo evolui eu me perco bonito. Acabei de perde uma partida com 3k de minérios e eu não evoluia. Quando evolui, o bixo atacou e eu tomei.

Que hora se deve fazer a segunda base? E a terceira?
Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)

Reportado!

[Fechar]