StarCraft® II

Tutorial: Criando um herói

Olá pessoal. Este pequeno tutorial é para dar idéia de como criar uma unidade que possa melhorar suas estatísticas a medida que mata e ganha experiência.

Primeiramente, ao abrir o editor, pressione F7 ou procure o botao com desenho azul ao lado da letra "A" (nao sei dizer que desenho é esse)

A parte de Dados é onde voce basicamente mexe na mecânica básica do jogo, sem programar:
-Unidades
-Habilidades
-Aprimoramentos
-Etc.

Vale lembrar que alguns nomes foram alterados, assim sendo, se voce quiser mexer em uma habilidade, por exemplo, Habilidade "Atirador de Elite" do fantasma, Voce deverá ir em "Tipos de Dados: Recursos", na aba "Terrano", em "Efeito - Alvo". lá estarão todas as habilidades usadas por terranos cujo efeito obviamente necessita de um alvo.

Comportamento:

Comportamento é um novo tipo de atributo das unidades que substitui o antigo "buff" de warcraft 3. Felizmente, ele não para por aí: É com ele, que por exemplo, criaremos nosso sistema de experiência e atributos. Com comportamentos, voce pode alterar as estatísticas das unidades de acordo com certas condições/entre outros efeitos.

Entao, vamos lá. Escolha dados: Comportamentos, e na lista de comportamentos, cliquei com o botão direito em qualquer lugar e selecione "Adicionar Objeto". O editor abrirá um menu com opções, as seguintes:

Nome: Obviamente, o nome do comportamento. Colocaremos "Experência", mais voce pode colocar o que quiser.

ID: O identificador do comportamento. se voce tiver 2 comportamentos com o mesmo identificador, isto poderá gerar conflitos e possivelmente, alterando 1 deles poderá alterar o outro. Felizmente aqui podemos criar nosso ID, ou pedir para sugerir. Vamos pedir para Sugerir =).

Tipo: o tipo de coportamento. Assim como vocês, eu ainda sou meio novato nisso, porem há 2 tipos que usaremos que são bastante diretos: Atributos e Experiência. Como estamos criando Experiência, fica obvio qual escolher (Experiência).

As outras opções não são necessárias atualmentei então serei breve.

NOTA: para uma visualização dos campos do lado direito no estilo clássico (War3), nos botões do lado direito, selecione os 4 primeiros e deixe descelecionado o quinto.

Criado o comportamento, agora adicionaremos os níves e a quantidade necessária de experiência: No lado direito, priocure um campo chamado "Comportamento - Níveis de Experiência - Experiência Mínima" e o edite.

Aperte o maravilhoso e adorável "+X" verde para adicionar um valor. O segredo é, o número de valores adicionados será a quantidade de níveis existentes, contando a partir do 0. Portanto vou utilizar um exemplo para explicar:

Na caixa de valores, digamos que eu tenha colocado da seguinte forma:

0
15
30
45
60
75
90

Em cada linha, o numero representaa experiência necessária para se chegar AQUELE nível.
A primeira linha representa o nível 1. Como queremos que o nosso heró comece no nivel 1, colocamos 0, dizendo ao editor que a quantidade necessária de experiência para alcançar o nível 1 é 0. na segunda linha, dizemos que, para alcançar o nível 2, o jogador precisa adquirir 15 pontos de experiencia. na terceira linha, para o nivel 3, o jogador precisa adquirir 30 pontos de experiência PARA AVANÇAR DO NIVEL 2 PARA O NIVEL 3. no total voce precisaria de 45 pontos de experiencia para o nivel 3 (0 do nivel 1 + 15 do nivel 2 + 30 do nivel 3).
como só colocamos 7 valores, ele só chegara ao nível 7.

Feito isso, agora adicionaremos este comportamento hà unidade.

Selecione o tipo de dados: Unidades, escolha a unidade que voce deseja adicionar o comportamento, procure o campo "Comportamento - Comportamentos - Comportamento" e adicione seu comportamento.

Responder Citar

E OS ATRIBUTOS?

bom, voltando aos comportamentos, crie um novo comportamento, desta vez seu nome será "Força". Sugiraum ID e no tipo selecione "Atributo".
Queremos que, para cada ponto de força, adicione 6 pontos de Vitalidade e 1 ponto de dano de combate corpo a corpo (ou seja, nada de aumentar danos de longo alcance.)
Nos campos à direita, procure o campo "Combate - Modificação - Danos - Causados (sem escala)" e no valor "corpo-a-corpo" coloque 1. Feche, e agora procure o campo "Unidade - Modificação - Vitalidade - Bônus Máximo" e abra. no valor "Vitalidade" coloque 6. saia.

Como voce pode ver, voce pode fazer muito mais do que apenas dano e vida. poderiamos criar um atributo chamado "Sensorial" e fazelo aumentar o campo de visao e o alcance dos ataques da unidade, poderiamos criar um atributo chamado "habilidade" e aumentar a regeneração de energia e o dano das habilidades (sim, é possivel agora)e muito mais.

criado o comportamento, vá para a unidade, e do mesmo jeito que voce adicionou a experiência, adicione a Força. pronto, temos um herói em partes. (faltam outros atributos e etc.)

COMO AUMENTAR O ATRIBUTO COM O NIVEL?

Simples, bem, nem tanto. esta parte me confunde um pouco mais dá pra fazer.
Vá em Experiencia (seu comportamento, que voce criou), Procure o campo "Comportamento - Níveis de Experiência - Modificação - Modificações - Atributo - Atributo"
e adicione seu atributo. procure-o na lista, e deixe seu index 0 - 0. testes indicam e o primeiro index é o nivel em que será modificado o atributo e o segundo é para identificação.
no campo abaixo, "Comportamento - Níveis de Experiência - Modificação - Modificações - Atributo - Pontos" faça o mesmo. porém, para 7 niveis, é preciso criar 7 indexes 0 (sete indexes de força, cujo index identificador, no caso o segundo index, é 0) e no valor, será a quantidade a ser somada quando atingit aquele nivel de experiencia.

Está aí. simples.

O tutorial pode estar meio bagunçado, mais espero que ajude. a medida e vou aprendendo, lendo, descobrindo, posso passar mais informações.

Alguns Links em Inglês:
http://starcraft.incgamers.com/forums/showthread.php?t=3883
http://rpg-exploiters.com/guides-strategies/starcraft-2-galaxyedit-complete-hero-tutorial/
http://www.hiveworkshop.com/forums/tutorial-submission-660/depth-unit-creation-168893/
Responder Citar
O editor do Starcraft 2 é 10!
Responder Citar
Muito legal a inciativa do tutorial, eu fiz uns mapas no W3 mas o editor do SC2 tinha me assustado de início.

Tenho certeza que logo teremos vários mapas legais por aí.
Responder Citar
eu tenho uma duvida a respeito da criaçao da experiencia
como eu insiro o comportamento no heroi pois nao achei como
Responder Citar
Ok, vou explicar Molon:
Da janela inicial do editor, a primeira que abre, aperte F7. Assim voce entrará na tela de ediçao de dados.
A partir daí, no canto superior direito, voce verá uma opçao de Tipos de Dados, selecione Unidades.
Procure os menus abaixo a unicade que deseja adicionar o comportamento.
Para melhor visualisação, tenha certeza que o botao "Exibir Lista de objetos como Diagrama" (primeiro botão laranja ao lado esquerdo da Busca) esteja selecionado.
Ache sua unidade (por exemplo: Corpo-a-Corpo > Zerg > Unidades > Zergnídeo)
No campo direito, onde mostram os dados da unidade, Encontre o campo "Comportamento - Comportamentos +". é nele que voce adicionará seu comportamento. Para melhor visualização destes campos, selecione visualizar como tabela, o primeiro botao Laranja Logo acima.

Espero ter ajudado, qualquer outra duvida é só pergunta que eu tento responder =)
Responder Citar
NOTA: como voce pode observar existem botões laranjas que o ajudam a organizar como é mostrado os dados. se voce estiver com o ultimo botao selecionado (Combinar valores de estrutura é o nome), o nome do campo de Comportamento a ser modificado se chamará "Comportamento - Comportamentos +"
caso nao esteja selecionado, o nome será "Comportamento - Comportamentos - Comportamento"..
Responder Citar
entao o problema agora é quando vou adicionar o comportamento
pq ele nao aparece na lista de comportamentos dispomiveis
se tiver como vc mandar um tuto com imagens ia ficar muito mais tranquilo
ou um mapa para eu dar uma olhada
vlw pela ajuda
Editado por Molon em 08/08/2010 22:02 BRT
Responder Citar
Deixa eu chegar em casa eu vejo o que posso fazer =)
Editado por Erakk em 10/08/2010 17:52 BRT
Responder Citar
Parabens pelo post amigo ta muito detalhado....mas mesmo assim nao estou confiante a tentar fazer um hero, prefiro esperar por mapar do tipo dota de galera que manja como vc.
Responder Citar
Vou tentar fazer uns mapas! é sempre bom ler um tutorial bem feito, parabéns!
Responder Citar
E como eu escolho a unidade que vai ser o heroi
Responder Citar
Você escolhe a unidade e adiciona o comportamento de Experiência que você criou, assim essa unidade terá a barra de experiência e tudo mais
Responder Citar
editor do warcraft 3 é bem mais simples...
em 1 semana, trabalhando 2 horas por dia no mapa, consegui fazer um repleto de unidades e poderes custom, itens custom, perfeito
olhei o editor do sc2... completamente louco, entendi nada
Responder Citar
Parabens amigo, muito bom seu tutorial! bem explicado!
Ja to trabalhando num RPG muito gigante!
Nota 10
Responder Citar
oi, parabens pelo tutorial , mais eu ten ho uma duvida sobre o editor, nao sei se vc pode me responder, eu ja joguei jogos personalizados que tiham unidades da campanha, como imbalance por exemplo, nele vc podia fazer unidades como a kerrigan e o odim.
como eu posso colocar essas unidades no meu mapa?
Responder Citar
só voce colocar as unidades deles no jogo, se nao tiver eles na lista de unidades, vai em arquivo, dependencias, e aplica as dependencias da campanha
Responder Citar
Muito obrigado Erakk eTochDMaster, voçes me ajudaram muito, muuto obrigado
Responder Citar
POr favor, voces podem me ajudar com mais uma duvida?

Dps q eu apliquei as dependencias da campanha, eu vi por exemplo uma exrutura zerg que eu gostaria que quem jogasse no meu mapa podesse construí-la. No cas seria o canhao de gosma modificado, mais eu tbm gostaria q as pessoas q jogasees no meo mapa podessem fazer por exemplo o odim.

Como eu organizo para que essas unidades e estruturas sejam construídas?
Responder Citar
LOLZ! Você e bom, to de queixo caido!
Editado por Akyta em 12/05/2011 13:31 BRT
Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)
Enviar Cancelar

Reportado!

[Fechar]