Tópico
TERRAN TACTICS FOR DUMMIES (traduzido)
|
Editado por FafnirBR em 05/08/10 10:26 (PDT)
Bem pessoal esse tópico em si não é meu, é do Forum US (user Braden) que eu tomei a liberdade de traduzir e postar aqui para a galera, no post tem uma introdução dizendo que o cara resolveu criar o post com as taticas devido a quantidade de perguntas, mas como essa introdução não nos interessa segue apenas as táticas postadas
1. Rush de Exterminadores : é uma tática utilizada por jogadores Terranos no início do jogo com objetivo de atrapalhar/atrasar o oponente, é melhor aproveitado com 3+ exterminadores com upgrade de velocidade. O principal objetivo é atacar os SCV, Zangões ou Drones do inimigo causando grande ipacto em sua economia. Esta tática tem o potencial de acabar com o jogo caso o adversário seja pego sem nenhum tipo de defesa. Nota: Lembre-se de continuar construindo unidades de ataque/defesa enquanto atrapalha o outro jogador e se você for escoltado antes do ataque tome cuidado pois o adversário pode estar preparado para este ataque surpresa. 2. Bareira na Entrada : è a colocação geral de Quarteis, depósitos de suprimentos e casamatas de acordo com a preferencia na entrada de sua base. O objetivo é criar uma barrreira para diminuir a velocidade de progresso de um ataque inimigo, já que eles ficariam por um tempo parado no mesmo lugar sendo alvos de suas tropas que estão atras destas construções, é uma ótima estratégia contra o rush de 6 zerglings contra seus trabalhadores e até mesmo de um rush de zealots. Nota: Traga 2 ou mais SCV para reparar a barreira enquanto ela é atacada, até que sues Soldados consigam eliminar os inimigos que o atacam. 3. Rápidos Vudus : É uma tática em que o jogador vai direto para a utilização de Vudu camuflados. É uma excelente tatica para atacar as linhas de suprimentos dos inimigos, e assim como a tatica dos exterminadores tem o potencial de acabar com o jogo se pegar o adversário sem defesas. Nota: O ideal é escanear a base inimiga antes do ataque afim de posicionar os Vudus em um local onde não possam ser detectados e ou atacados por defesas inimigas. 4. Utilizar o terreno alto : Como jogador Terrano existe uma grande vantagem em se utilizar de terrenos elevados. Como por padrão unidades terrestres não enxergam o terreno alto, você pode defender territórios e passagens com unidades bem posicionadas com dano minimo de retorno. A utilização de tanques em modo de sitio é uma excelente opção para este tipo de estratégia. Nota: Em alguns mapas existem terrenos elevados proximos a possiveis expansões, apesar de estar deixando unidades sem utilização iminente, deixar um grupo com um tanque em modo de sítio e 6 a 8 soldados defendendo esses locais é capaz de impedir que o inimigo se expanda garantindo o controle do mapa e dos recursos. 5. Bloqueio de Suprimentos/Expansoe : Uma estratégia muito efficiente contra Zergs que adoram passear com os seus Overlords para reconhecimento do mapa, apenas é necessário criar alguns Vikings e mandar eles pratulharem afim de encontrar e matar esses overlord, o que em retorno causara ao jogador zerg ficar sem suprimentos para construção de novas unidades, caso você encontre uma expansão inimiga sem defesas, nada impede que você transforme seus vikings para que destruam a expansão e depois voltem a pratulhar mantendo o controle aereo do mapa. Nota : Não se esuqeça de continuar produzindo unidades enquanto utiliza os Viking patrulhar (isso já deveria ser padrão), e não deixe seus vikings serem abatidos pois vc esqueceu de movimentá-los. 6. "Estratégia Avatar" : è uma tática que involve a construção rápida de Estaeiro sideral, enquanto constroe muito Soldados. Assim conseguindo juntar uma grande quantidade de Soldados e Vikings, e então usando o exercito para que o oponente recue ou mesmo seja derrotado em definitivo. Esta estratégia é efetiva devido a versatilidade contra a maioria dos inimigos; Isto requer um pouco de micro. Tenha certeza de tranformar os vikings quando for destruir um Nexus/Hachery/Command Center. Obs: O nome desta estratégia vem devido a cena da batalha final do Filme Avatar... 7. MMM Placement (Bio Ball): Uma das estratégia mais básicas dos Terranos;Consistem em uma tropa formada por Soldados, Demolidores e Ambunaves (o Nome MMM vem de Marines, Marauders e Medivacs). É extremamente efetivo devido a versatilidade do grupo. A maioria dos jogadores irá fazer upgrade para os Soldados e Demolidores, como também construira um polo de engenharia para upgrades de dano e defesa. Quando utilizar esta estrategia é muito importante manter as Ambunaves um pouco atras de seu exercito assim eles não são atacados instantaneamente se tornando ineficazes na sua função de recuperar a vida das unidades em combate. fazendo isso suas chances de enfrentar e vencer uma grande tropa inimiga se multiplicara por varias vezes. |
|
Editado por FafnirBR em 05/08/10 07:31 (PDT)
8. Drop de Unidades : É uma estratégia muito utilizada por jogadores que tem a intenção de atrapalhar/atrasar seus oponentes, isto involve utilizar suas ambunaves para tranportar suas tropas para a parte traseira ou lateral da base inimiga. Você pode utilizar tanque, ou uma mistura de Soldados e demolidores, ou ainda apenas soldados ou apenas demolidores. Esta estratégia é sempre efetiva para destruiras linhas de suprimentos do inimigo. Note: Quando utilizado efetivamente com um micromanuseio, é capaz de destruir o seu alvo e ainda ser retirado a tempo de não sofrer nenhuma baixa apesar de causar muito estrago no inimigo.
9. "Escudo Thor" : É mais uma regra do que estratégia para jogadores que vao de Thor. Coloque os Thors na frente de suas tropas e o utilize para receber a maioria dos danos do tipo tatu-bomba enquanto você marcha para cima das base inimiga. desta forma sua tropa não é destruida com algum ataques, e assim você é capaz de fazer uma boa frente de ataque contra seu inimigo, ao invés de chegar na cara da base para ser completamente obliterado enquanto o seu Thor esta atras sem fazer praticamente nada. Isto requer muito mais micromanuseio, porem com um pouco de pratica se torna extremamente efetivo, e ira protege-lo contra os temiveis tatu-bomba. 10. Posicionamento dos Tanques de Cerco : Independente se é para ataque ou defesa, os tanques de cerco são extremamente efetivos contra os oponentes. Por colocaros tanques nas beiras de penhascos, é possivel que vocÊ ataque inimigos que se estão se movimentando para a entrada de sua base, enquanto que no ataque é ótimo ao posiciona-los um pouco alem do limite do alcance das estruturas defensivas, e utilizando els para avançar devagar mas constatemente para dentro da base inimiga. A visão dos tanques apesar de um pouco limitada ainda e o alcance é muito grande então é possivel utilizar outras unidadespara melhorar o campo de ataque inimigo. 11. Escolta da propria base : Geralmente quando jogando contra Zergs e ou protoss é sempre uma ideia inteligente patrulhar sua propria base, desta forma você não permite que jogadores Protoss criem Pylos em sua base capazes de teleportar unidades dos geways direto em sua base ou no caso de Zers a utilização de Minhocas (Nydos Worm). 12. Ataque Nuclear :Quando jogar contra oponentes que não possuem defezas capazes de detectar unidades camufladas, uma bem colocada bomba nuclear pode virar o jogo. tenha certeza que o seu Fantasma esta em modo de Hold-Fire (não vi a tradução do comando), Deixe uma ambunave por perto e mire sua Bomba Nuclear para a área produtiva do inimigo, se tudo der certo é capaz de alem de detruir muitos trabalhadores, você podera destruir grande parte do exercito que tenha se movimentado tentando uma defesa desesperada. 13. Versatilidade : uma das coisas mais importantes de um jogador terrano é saber quando e como utilizar suas unidades/estruturas. Sendo versatil permite a um jogador Terrano countra-atacar qualquer coisa que o inimigo utilize para atacar. Uma forma de utilizar esta estratégia ao máximo é saber como utilizar as teclas de atalho para que não se perca tempo durante a construção de unidades importantes. 14. STIM PACKS! : Uma ferramenta extremamente útil dos soldados e demolidores, principalmente quando acompanhados por ambunaves. Quando acompanhado pelo suporte aéreo é muito importante utilizar o stimpack antes do inicio da batalha. Fazendo isso você ganha alguns segundos com o dano no máximo que podem significar a diferença entre a vitória e a derrota. 15. Controle do Mapa : A tatica de ser o ultimo a ficar de pé é muito útil forçando que o oponente jogue apenas na defensiva. A melhro forma de se preparar para isso é colocar suas tropas na saída da base inimiga, enquanto você comeca a dominar todos os pontos de expansão possíveis, esta tatica é muito eficiente quando utilizado um grande grupo de Soldados, Demolidores, Tanks e algumas Ambunaves; Assim como vários Vikings controlando o Ar e desta forma impedindo o seu oponente de expandir. Note: Tome cuidado para não permitir que sua tropa seja destruida permitindo que o inimigo faça um grande avanço contra as suas bases. |
|
Editado por FafnirBR em 05/08/10 07:32 (PDT)
Bem ao todo são 15 táticas postadas por lá, assim que aparecerem novas eu edito e acrescento e é claro que se alguem tiver alguma estratégia que julgue interessante acrescentar, é só dizer que acrescento no início do tópico
|
|
Interessante que de 15 táticas faladas, nenhuma utiliza o Cruzador Yamato. Eu teria interesse em saber como utilizá-los de forma eficiente. As outras unidades em geral sempre fazem o serviço bem feito. To com uma impressão que os Terrans estão um tanto quanto muito mais versáteis que zergs e protoss, tudo bem que to só jogando a 2 dias, mas quando o inimigo n é Terran, eu consigo sobrepujá-lo muito mais facilmente... coincidência ou não, talvez ai alguém com mais experiência possa me dizer. Ah e o Cruzador é só um grande desperdício de recursos, ou existem grandes funcionalidades pra ele que eu ainda n percebi e n vi ng os usando contra mim.
E ótimo tópico, e quanto a estratégia avatar, eu ando utilizando tanques e vikings, ao invés de infantaria. Pesquisando logo o modo Siege dos tanques, e acelerando ao máximo a produção dos vikings, vc inferniza qualquer expansão inimiga destruindo-a mt rapidamente ou destroi rapidamente estruturas importantes dentro da base inimiga, com o custo de algumas unidades perdidas, mas o dano no inimigo muito maior. |
|
Editado por Yamaki em 06/08/10 05:07 (PDT)
Bom, pra mim o cruzador acabou virando um thor dos céus... o grande forte é pode aguentar muito dano antes de ser destruído (um exemplo perfeito de aplicação do cruzador de batalha é contra um inimigo protoss que usa Tormento + Colosso... uma vez que o counter ideal do colosso é o viking, e os tormentos comem vikings no café da manhã...)
contra um inimigo que vai pra mass mutalisk ele é melhor que o viking, pois minimiza as "rebatidas"... e é razoavelmente bom contra a carrier (transportadora), mas eu ainda prefiro viking nesse caso o grande problema dele é que o templário supremo come ele vivo com o feedback... e o fantasma pode deixar ele totalmente sem energia... enfim, ele não é inútil... mas geralmente o melhor é ir para unidades mais fracas (que treinam mais rapidamente e acabam dando mais dano devido ao grande número) ps: algo interessante pra galera saber é que o upgrade do escudo dá +10 de HP pros marines (soldados) e o stimpack gasta os mesmos 10 de Vida... se vc vai para MMM ou só Marines vale MUITO a pena ter esses 2 upgrades |
|
Desculpe a minha falta de experiência mais "micro" é o controle manual de unidades uma a uma ou de um pequeno grupo? tipo organizando e detalhando os pontos, foi só isso que deu pra sacar mais ou menos, bateu a duvida nessa palavra.
|
|
@CapArmstrong, Sim micro é o controle tanto de uma como de varias unidades para que executem funções específicas, por exemplo deixar marines atras de Thor seria uma ação de micro, saber a hora de utilizar o stimpack também, escolher a hora de camuflar e descamuflar as unidades, utilizar scanner, tudo são ações de micro (de microgrênciamento).
Já o Macro é o controle de economia, quantidade de unidades que vc pode criar, desperdício/acumulo/falta de recursos, estratégia a ser utilizada para ataque e defesa, saber a hora de expandir e aonde, etc. Pessoal, uma dúvida me surgiu, vocês tem interesse que seja colocada ordem de construção junto as táticas? Pergunto pois eu particularmente não gosto já que acho que isso faz com que jogador fique preso e não saiba se adaptar, mas se quiserem como está fácil eu completo elas nas estratégias também (as que já existem no site) |
|
@Maha, a intenção é extamanete esta. Inclusive eu tenho outro tuto que estou finalizando (tradução) que acho que também é muito interessante e devo posta-lo em alguns minutos(Espero apenas que o Word aqui não tenha travado de vez pois começou a processar faz um tempinho e não me deixa concluir a edição, o micrinho ruim este do trabalho....)
|
|
Editado por RAJ em 07/08/10 13:23 (PDT)
topico muito bom, porém, tambem seria uma boa ideia falar sobre counters...inclusive para estrategias TvT...
Ontem estava num TvT, strat dele foi rapido MMM(com muito medivac), postei minha defesa tank/viking(pensei que tanks seriam boms contra o MMM. Porem ele juntou cerca de 7-8 medivacs e conseguiu dropar tudo atras das minhas linhas(bem do lado dos meus VCEs). Minhas defesas eram Torres AA(inclusive onde foi feito o drop), marines marauders e tanks, porem fui pego totalmente de surpresa apesar de tentar me preparar para algo do genero, nao pensei que fosse mandar tanto drop rs |
|
Dessas estratégias uma das coisas que Não tinha visto utilidade até então eram os exterminadores, e praticamente não fazia esse tipo de unidade.
Enfim, tentarei por em pratica coisas um pouco forada minha linha de jogo normal que até então era basicamente thors+crusador de batalha.ueauhaauheau Valeu, ótimo tópico. |
|
Muito bom trabalho, Fafnir!
Como sou iniciante, este tópico ajudo muito! Vou tentar uma por uma. Tenho um pedido a fazer: poderia disponibilizar neste tópico e em futuras traduções o link do tópico original? E quanto à pergunta sobre as ordens de construção, eu particularmente gostaria de ter acesso à elas sim. Apesar de restringir um pouco a adaptação, ajuda quem não tem muita noção de como e o que fazer ainda. Adaptar é bom geralmente depois de ter experiência suficiente. Obrigado! |