StarCraft® II

Como melhorar eficientemente no 1v1

(Fixo)

DISCLAIMER - Este artigo é ENORME, se vc é um troll, não consegue ler wall of texts, é grand master no NA ou é o maluco beleza, este tópico não é pra você.Eu traduzi só metade, o resto é sobre micro e posicionamento de mãos.Eu estou traduzindo isto, mas vai demorar um pouco para conseguir o resto aqui.Onde tem links/hyperlinks eu posto ele aqui.Foi traduzido por mim com ajuda do SDream, nosso coleguinha amarelo.Se acharem algum erro de portugues ou qualquer coisa errada, avisem aí.
ORIGINAL
http://www.teamliquid.net/forum/viewmessage.php?topic_id=208343

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Como melhorar eficientemente no 1v1 - Por CecilSunkure
Índice
[1] Atualizações

[2] Introdução

[2.01] Sobre o que é este documento
[2.02] Objetivos e como alcançá-los
[2.03] Idéias sobre diferentes maneiras de aprender
[2.04] Você é ruim

[3] Definições simples

[4] Melhorando seu macro
[4.01] A filosofia
[4.02] Como escolher sua build
[4.03] Como refinar sua build
[4.04] Armadilhas comuns ao melhorar o macro
[5] Melhorando seu micro
[5.01] Diferença entre micro básico e avançado
[5.02] Micro com mecânicas ruins
[5.03] Micro com mecânicas boas
[6]Melhorando suas mecanicas
[6.01] Controle de mouse
[6.01.1] Aceleração do mouse e sensibilidade
[6.01.2] Teclado, mouse e posicionamento de mãos
[6.01.3] Precisão do mouse e jogos para praticar
[6.02] Fazendo caixas
[6.03] Rolando a tela e salvar posição na tela
[6.04] Grupos de controle e teclas de atalho
[6.05] Atenção no minimapa
[6.06] Teclando

[7] Senso de jogo , fazendo decisões e estratégia

[8] Recursos adicionais e links

[1]Atualizações

• Update: 4/3/2011 – Senti que eu estava (erroneamente) pressupondo que todos os jogadores conseguiriam entender por si mesmos o processo de pensar dos jogadores profissionais ao assistir aos seus replays; assim, em vez de deixá-los decifrando sozinhos, resolvi incluir alguns métodos e sugestões sobre como aprender os propósitos, fraquezas e pontos-fortes das builds que você está tentando imitar via tentativa e erro.
• Update: 4/3/2011 – Adicionado uma importante observação para a seção de mecânicas. Procure [6] para achar isto.
• Update: 4/3/2011 – Adicionados mais três jogos para a seção 6.01.3, cortesia de EZPikachu!
• Update: 4/4/2011 - BANNER! TimeSpiral me fez um banner FODÁSTICO!
• Update: 4/4/2011 – Adicionado VOD para começar a seção 6 de mecânicas
• Update: 4/4/2011 – Adicionado um esclarecimento para a seção 4.01.
• Update: 4/12/2011 – Adicionado importante esclarecimento para a seção 4.01 para jogadores Zerg.
• Update: 4/14/2011 – Pequena clarificação na direção do teclado na seção 6.01.2
• Update: 4/15/2011 – Imagens atualizadas na seção 5.02, cortesia de TimeSpiral!
• Update: 5/4/2011 – Referencia ao mapa de Chamena na seção 7
• Update: 5/5/2011 – Explicado na seção 4.01 a necessidade de usar uma única raça.
• Update: 5/5/2011 – Arrumada falsa informação na seção 6.01.1

[2] Introdução

[2.01] Sobre o que é este documento?

Este documento tem o objetivo de dar a oportunidade para todos os jogadores de melhorar muito seu nível de jogo. Com isso eu quero dizer que todos que lerem esse documento devem ter as ferramentas necessárias para se transformamem num jogador mediano.Eu definiria mediano um jogador que atualmente está no top 2000 do servidor americano.

Este documento não é sobre estratégias atuais; é sobre melhorar os aspectos do gameplay que se aplicam a qualquer jogador, independentemente das estratégias atuais.
Por favor, perceba que você receberá deste documento o tanto que você aplicar nele.Se você praticar muito e colocar grandes quantidades de esforço em seguir este texto, você receberá benefícios proporcionais aos seus esforços

[2.02] Objetivos e Como alcançá-los
Você nunca irá para lugar nenhum se você não souber onde você está indo. De mesmo modo, você nunca vai chegar aonde você está indo se você não souber como chegar lá.Para alcançar um objetivo, você primeiramente tem que ter um objetivo. Então se pergunte quais serão seus objetivos em StarCraft. Seja realístico e decisivo. Meu próprio objetivo é melhorar o máximo que eu puder antes que a faculdade comece. Se eu ficar bom o bastante quando a hora chegar, eu posso atrasar a faculdade e jogar SCII ou ir direto pra faculdade e larger toda a esperança de jogar SCII profissionalmente para trás.

Agora, para fazer com seu objetivo possa ser alcançado, ele deve poder ser medido de alguma forma.Eu posso medir meu objetivo de “melhorar’’ olhando minha média de vitórias/derrotas contra bons jogadores durante torneios e sessões de treino. É absolutamente importante que o objetivo escolhido possa ser medido de alguma forma.Ter um objetivo que pode ser medido deixa você saber se você está no caminho certo para alcançar seu objetivo, que é na verdade o único caminho com que algo é finalmente atingido; fazendo os passos certos para conseguir fazer isso.

“Vamos olhar novamente para a minha primeira frase: ‘‘ Você nunca irá para lugar nenhum se você não souber onde você está indo”. Isto significa que você deve ter um objetivo claro na cabeça.Voce não pode ter o objetivo de apenas melhorar seu jogo.Imagine se um jogador profissional de baseball tivesse um objetivo de ‘’jogar o jogo melhor’’. Se a mente deste jogador de baseball fosse voltada ao redor de ficar melhor ele estria correndo atrás de uma frase que não o levaria a lugar nenhum, sem direção real, então perdendo todo seu esforço, e finalmente ele desiste de frustração.Agora imagine se esse jogador de baseball focasse sua mente em acertar a bola sucessivamente entre dois jogadores, em um lugar muito longe, permitindo com que ele facilmente chegue na primeira base. Como seu objetivo é preciso(o oposto de vago) é fácil imaginar o tipo de passos realísticos e atingíveis que ele pode fazer em ordem para cumprir sua tarefa.Ele irá focar-se nos aspectos de permitir seu taco de se conectar com a bola contra uma grande variedade de alturas, também como praticar a arte de mirar para onde sua batida manda a bola.Ele também pode focar em praticar arrancadas para conseguir chegar na primeira base o mais rápido o possível.Se você tem um objetivo claramente definido(muitas vezes numérico) em sua mente, se torna possível, com passos progressivos, atingir este alvo.

Então, quando você tiver um objetivo na sua mente você pode continuar lendo o resto desse manual.Até lá, você deve ficar nesta seção 2.02 até você poder continuar.Se você está com dificuldade para escolher, talvez os seguintes lhe ajudem a escolher:
• Eu quero ser promovido para a liga X
• Eu quero me tornar um jogador profissional de alto nível, que vale patrocínios, assim eu posso jogar o tempo inteiro.
• Eu quero ganhar alguns torneios locais específicos, então eu posso aproveitar o dinheiro do prêmio.
• Eu quero ser um dos 500 melhores jogadores do servidor o qual eu jogo agora.
Editado por Shakti em 11/09/2011 14:04 BRT
Responder Citar
Agora que você tem um objetivo(acreditando que voce tenha... Se não tem, não leia mais) você pode continuar a ler o resto deste documento.Foi importante para mim fazer com que você soubesse o quão importante é criar um objetivo sólido, como foi detalhado acima. Agora você vai precisar ter certeza que seu objetivo é algo que esse manual pode ajudá-lo a conseguir.Este documento é chamado ‘’Como melhorar eficientemente no StarCraft II 1 vs 1”, porém isto não é completamente preciso pois existem vários tipos diferentes de jogadores.Para clarificar, este documento lhe dará as ferramentas necessárias para melhorar como jogador, não fazer você ganhar o mais rápido o possível.Se você quer aprender a ganhar o mais rápido o possível e assim chegar a um rank ou liga mais alta, então você precisa ir pesquisar neste momento como cheesar os seus oponentes.Este manual é muito mais do que aprender a ganhar o mais rápido o possível e o mais freqüentemente o possível, este manual te ensina como melhorar os aspectos principais do que significa ser um jogador. Ao invés de tentar ganhar de jogadores sólidos com cheeses , este manual te fornece as ferramentas para você se tornar o jogador sólido que os cheesers tentarão cheesar.Se seu objetivo é se tornar o mais habilidoso e eficiente o possível, então este é um bom manual para você.
Daqui em diante, vencer não deve ser seu foco. Eu posso jogar 10 jogos contra meu amigo Kawaiirice e perder cada jogo de uma maneira convincente.Porém, a vitória ou a derrota, sozinha, não é a única coisa que determina o sucesso ou a falha.Voce não deveria estar lendo isso para ganhar mais.Se este é o seu pensamento, então seu pensamento é um mau pensamento.Voce deve estar lendo disso com a esperança de melhorar e crescer.Seu objetivo deve ser crescer.O problema sobre crescer é que diversas vezes ele machuca.Para se tornar alguma coisa nova, você deve pressionar além dos seus limites atuais até que você se acostume com seu estado desconfortável, e a longa distancia que você acabou de superar, é seu novo limite atual.Eu sei que sempre que eu jogo com o KawaiiRice eu tenho a chance de aprender alguma coisa que eu nunca soube antes, então derrotas não me afetam.As derrotas não me afetam pois meu objetivo nunca foi ganhar mais jogos.Seus objetivos afetam suas ações e suas reações, e para fazer com que você faça qualquer uso deste documento, você deve ter o pensamento e o objetivo correto.

[2.03] Idéias sobre diferentes maneiras de aprender
Todos possuem uma preferência pessoal em como aprender.Maioria das pessoas, porém, não sabem como aprender.A pior situação que uma pessoa pode estar, é não saber como se aprende a aprender.Eu acredito que há um método principal em aprender StarCraft II, com apenas algumas pequenas variações que podem agradar diferentes tipos de pessoas.

Aqui( http://www.teamliquid.net/forum/viewmessage.php?topic_id=207275 ) há um interessante tópico criado por SlayerS_Bekho, ele é sobre melhorar como um jogador.Do meu ponto de entendimento, a idéia que ele tentou passar foi que é necessário uma mistura de trabalho duro e talent para se tornar o melhor dos melhores, e que só é necessário trabalho duro para se tornar um jogador decente.No entanto, eu não concordo.Eu acredito que Bekho está certo que nem todos podem se tornar um profissional da elite, mas eu acredito que isso não seja por falta de talento natural, e sim pela falta da habilidade de se melhorar e aprender.

Eu já vi várias pessoas que parecem ter um problema particular em aprender; elas simplesmente não sabem aprender.É verdade que se uma pessoa aprende uma coisa sozinha, elas tendem a aprende-la 10 vezes melhor que se essa coisa fosse contada por qualquer outra pessoa.Você pode acreditar nisso?Eu usei isso várias vezes em minha vida, e agora, várias pessoas me consideram um faz-tudo; eu pareço ter talento em tudo o que eu faço.Honestamente, isto é porque eu descobri cedo na vida como descobrir coisas.Agora, ao invés de dizer que os melhores jogadores tem “talento natural”, considere que todos os melhores jogadores sabem como continuarem a aprender continuamente no SCII.Isso faz muito sentido.Grande parte das pessoas podem apenas aprender certo tanto antes de atingirem uma parece por que elas não desenvolveram a habilidade de aprender coisas complicadas.Eu acho que para uma pessoa fazer alguma coisa em um nível muito alto de competitividade em qualquer área, a habilidade de aprender constantemente é muito importante.

Pensei nisso, se você cresceu toda a sua vida no sistema de escola pública(no nosso caso do brasil, é particular) ‘’recebendo’’ inteligencia ‘’na boca’’,o quão bom você acha que você vai ficar no StarCraft II se seus meios de melhorar estão muito ligados a outra pessoa?Imagine o quão ruim você será se você aprender dez vezes pior do que alguém que se ensina.
Agora há uma possivel contradição no que eu estou detalhando: como este manual pode lhe ensinar a melhorar no SCII de uma maneira efetiva se voce não pode se ensinar? Bem, eu gostaria de pensar neste manual como ferramenta.Esta ferramenta faz mais fácil para você como quem quer aprender sozinho.Lembra-se de como na introdução eu disse que a idéia deste manual não era focar-se em estratégias ou métodos?Eu não vou lhe ensinar a jogar melhor, eu vou tentar lhe ensinar a ensinar a você mesmo, te mostrando o caminho certo para começar sua jornada de melhora.
Editado por Shakti em 11/09/2011 12:24 BRT
Responder Citar
[2.04] Você é ruim
Você é ruim. Há um tipo de pensamento que você deve ter para conseguir crescer.Eu mencionei isto na seção 4.04 ao mencionar Damien Rice.A coisa é que qualquer atmosfera altamente competitiva, a medição de habilidade entre as porcentagens individuais podem ser colocadas em um gráfico não linear;quando as pessoas são ranqueadas mais alto, elas se tornam exponencialmente melhores que todas as outros.Isto é verdade em qualquer área altamente competitiva.Você pode pensar nisso assim:é mais provável que qualquer pessoa não tenha nenhuma habilidade, então quanto mais pessoas você tem em uma população, mais chances existem de terem algumas poucas pessoas habilidosas para surgir.Quando você tiver uma boa idéia sobre o quão você é ruim, então é possível ver as diferenças entre seu jogo e o jogo de jogadores como LiquidTyler ou IdrA.Quando você conseguir ver as diferenças entre os jogos, você pode começar a pensar em meios de diminuir esta diferença.
Pense nisso desse modo: as pessoas no top 10% da ladder de SC2 no servidor americano, são dez vezes melhores do que as pessoas no top 50%.As pessoas no top 1% são 10 vezes melhores que as pessoas do top 10%.As pessoas no top 0.01% são 1000 vezes melhores que as pessoas do top 1%.Isto pode soar estranho se for a primeira vez que você ouve isso, mas na verdade isto soa mais verdadeiro do que o que você acha.
Pode ser um pouco difícil descobrir o quão você é ruim.Algumas pessoas descobrem isso por assistir m jogo de um jogador profissional, e quando elas tentam imitar todas as ações, eles descobrem o quanto de habilidade está envolvida.Outras pessoas apenas tem algum tipo de apreciação natural pelos pros.Um bom jeito de se se ganhar esta apreciação é comprando uma lição privada com um jogador de alto nível.Comprando uma lição com um jogador de alto nível é um modo interativo, uma experiência em primeira pessoa de o quão você realmente é ruim comparado com um jogador de alto nível.Esta é a única coisa pela qual eu recomendo comprar uma lição.Porém, em alguns casos raros, as vezes comprar uma lição de um jogador de alto nível pode beneficiar você, aprendendo muita informação por pegar toda ela de uma fonte conveniente – o professor.
Eu tenho um estudante chamado Dhalphir, que comprou lições de mim(acredito que isto foi principalmente para apenas me suportar como jogador, já que ele é um fã meu) que queria aprender como fazer o aumento de habilidade entre a diamante e a liga dos mestres no servidor americano.Como eu comecei na liga de prata, eu tenho um grande entendimento da mente de um jogador de baixo nível, e os passos necessários para se virar um jogador mediano da masters.Dhalphir não tinha certeza de como ele poderia melhorar seu jogo;ele parecia sólido para ele, mesmo com ele perdendo em certos momentos.Eu rapidamente identifiquei grandes buracos em seu jogo, e eu pude rapidamente sentir que ele desenvolveu uma grande apreciação pela habilidade necessária para se competir em um nível profissional.Ele descobriu algumas diferenças entre seu jogo e o meu, e em ver essas diferenças ele pode claramente ver o que faltava nele e então pode trabalhar para diminuir estas diferenças.

Aqui há uma citação dele em um tópico: “Primeiramente quando eu peguei minha lição, eu fui esperando que ele fosse em um específico jogo meu apontando coisas específicas que eu fiz errado(não fazendo sondas em certo ponto, ect). O que realmente aconteceu foi que o que causou minha derrota foi quase completamente ignorado do ponto de vista de irrelevância, e o que realmente aconteceu foram que enormes buracos no meu jogo foram expostos pelo que eles eram, dando me a habilidade de entender como melhorá-los e reconhecê-los quando acontecessem novamente.Desde então, eu subi para a liga dos mestres e posso dizer que isto aconteceu quase completamente porque eu descobri o quão ruim eu era no início.”

Então a moral da história é: seja humilde e tenha uma mente aberta.Se você não pode fazer isso, você não deve ler isso;você pertence às ligas baixas e merece ficar lá.

[3]Definições simples
Existem algumas definições que todos devem entender para que as idéias deste documento sejam corretamente entendidas pelo leitor.Estas definições podem não ser perfeitas no dicionário, pois foram definidas pelo escritor deste documento.
• Micro – Micro é definido como as ordens dadas para qualquer unidade individual(ou construções que se movem) durante o jogo.Isto inclui comandos de mover, tambem o ataque, patrulhar, manter posições e qualquer uso de poder ou habilidades iniciadas.
• Macro – Construir, fabricar ou colocar na fila as coisas corretas no tempo correto no local correto.
• Mecânicas – A habilidade que o jogador tem de traduzir o que eles querem que aconteça no jogo nas ações necessárias por meio da interface de usuário.

Então basicamente, você precisa de bom macro para ter as unidades/estruturas/habilidades para fazer o micro.Para fazer o macro ou o micro, você precisa das mecânicas para fazer ações pela interface do usuário.Você deve estar imaginando com qual começar, e não são as mecânicas.Maioria das pessoas tem a habilidade básica de mecânica necessária para jogar o jogo ao nível básico, então eu recomendo que você fosse em afiar seu macro.Quando você tiver seu macro em um nível aceitável você deve, então, trabalhar em suas mecânicas.Isto é porque você não pode realmente trabalhar em suas mecânicas se você não sabe o que colocar no jogo!Por ultimo, você pode focar nas especificidades do micro.
Editado por Shakti em 11/09/2011 11:47 BRT
Responder Citar
[4] Melhorando seu macro
[4.01]A filosofia

Primeiramente eu preciso explicar a necessidade em escolher uma única raça e ficar com ela.Este manual é sobre melhorar de um modo eficiente, e se você que jogar com todas as três raças, ou talvez duas, então você não poderá melhorar de um modo tão eficiente quanto o necessário para ser um jogador competitivo.Se você quer jogar de aleatório como jogador competitivo, eu ainda digo que o único caminho para começar é jogando com uma única raça.Nenhum se ou mas, é apenas isso.
Ter um bom macro é,de longe, o mais importante para se jogar SC2.Mecanicas são, verdadeiramente, a coisa mais importante para se jogar bem, porém na verdade, se você está lendo isso, você provavelmente tem os meios necessários para digitar e usar um mouse; você tem as mecânicas básicas para atingir o macro e micro básicos.Portanto, eu sugiro que você trabalhe apenas no seu macro primeiro.Por sorte, o macro é a coisa mais fácil de se melhorar(e a mais importante).Macro é definido como ‘’Construir, fabricar ou colocar na fila as coisas corretas no tempo correto no local correto.’’Para atingir essa tarefa, você precisará do seguinte:
• Um plano geral para o jogo ou um objetivo geral para o jogo.
• A familiaridade com o plano geral para executá-lo corretamente
• A experiência para se fazer algumas alterações necessárias para se fazer seu plano de jogo sobre pressão do oponente.
O número um é conhecido como sua ‘’build’’.Sua build contém sua abertura, a metade do jogo e muitas vezes, um plano de jogo flexível para o final.Uma build pode ser tão simples quanto um grupo de números detalhando quando construir o que pro inicio de jogo, um objetivo claro para o meio de jogo e uma seqüência para o final do jogo.Se um jogador conhece muito pouco de SC2, então é impossível para ele aprender todas as builds populares de uma vez, e então eu digo para vocês, meus leitores, que se vocês quiserem melhorar rapidamente, vocês terão que focar em uma única build.
A razão pela qual eu digo para meus estudantes e para as pessoas que eu ensino que eles precisam focar em apenas uma build por vez, é porque o objetivo em fazer isso não é simplesmente aprender sua build, mas sim aprender o macro.Se você complicar demais o passo um(plano geral para o jogo), então você nunca conseguirá aprender o passo dois e três.Então se você simplifica o passo um por aprender apenas uma build por vez, você pode, muito mais facilmente aprender a fazer o macro eficientemente.Quando você aprender a fazer o macro eficientemente, você pode aplicar isto para qualquer build, assim fazendo com que todas as builds que venham após essa sejam muito fáceis de aprender e de se aplicar durante o jogo.

Por dizer uma única build por vez, eu estou dizendo uma build por tipo de partida de cada vez(ZvP, ZvT ou ZvZ, nos casos dos zergs).Quando você estiver confortavelmente executando sua build corretamente contra um jogador real, então você começa a treinar outra build em outro tipo de partida.Quando você tiver as três builds funcionando, então treine estas três até você conseguir fazer elas perfeitamente, assim você começará a vencer diversos outros tipos de builds com apenas uma.Apenas agora que eu entrei no campo competitivo que eu estou começando a usar mais de uma build por tipo de partida.
Aqui(http://www.teamliquid.net/forum/viewmessage.php?topic_id=147801) há uma citação de Morrow durante uma entrevista do TeamLiquid: ‘’Definitivamente, eu diria para qualquer jogador que quer aprender a jogar o jogo sériamente, escolher um estilo em cada tipo de partida e continuar com ele, e se você praticar o bastante, você começará a ganhar das pessoas com muitos estilos mais vezes do que eles ganham de você.Quando você chegar a um nível alto, você pode começar a se preocupar em jogar com muitos estilos.
O simples passo de aprender o macro como descrito acima, é a razão pela qual existem as ligas da bronze a diamante.Apenas na liga dos mestres os jogadores começam a ter bom macro, e apenas nas porções mais altas da liga dos mestres você vai encontrar jogadores com mecânicas decentes.Para os jogadores zergs, eu entendo que vocês jogam com a raça reativa!Isto significa que o caminho de sua raça será muito diferente do caminho das outras duas raças, você não dita o jogo na maioria das vezes.Por exemplo, em ZvP, você tem que reagir a um 4 gate ou reagir a um 6 gate, ou reagir a 2 base colosso, ect. As reações são bem simples, e eu não vou detalhá-las aqui, pois meu conhecimento da match de forma escrito vai ficar velho algum dia.Ao invés disso, saiba que na seção 4.02 você deve estar escolhendo uma build como as outras duas raças, mas com algumas diferenças.Você precisará de diversos replays de jogadores como Idra, Morrow, Lalush ou DarkForce, e precisará criar um diagrama de como seu jogo continuará.O diagrama é uma árvore muito simples que detalha o que fazer e quando, e o que fazer depois disso e quando.Aqui há um exemplo muito básico(não use esse, pois seu conteúdo é falso; é apenas um exemplo):
http://imageshack.us/photo/my-images/51/diagramas.png/
Editado por Shakti em 11/09/2011 11:51 BRT
Responder Citar
[4.02] Como escolher sua build
As melhores build para que as pessoas melhorem são as que aumentam as chances para que os momentos de aprendizado aconteçam.Acredito que estas builds são aquelas que dão muita informação ao jogador que quer melhorar, são bem documentadas em alguns fóruns como TeamLiquid.net, e são freqüentemente usada por jogadores de alto nível.Para jogadores protoss, eu recomendo essa build:
http://www.teamliquid.net/forum/viewmessage.php?topic_id=204010

Esta build utiliza scout rápido para se descobrir o que o oponente está fazendo com um rápido e simples objetivo de como reagir para o plano(build) do terrano.Esta build dá ao jogador muita informação quando comparada com builds como 1 Gate Fast Expand.Outro estilo de build é uma que é altamente agressiva.Eu gosto desta:
http://www.teamliquid.net/forum/viewmessage.php?topic_id=202262

Ambas as builds são feitas para o PvT, e eu estava um pouco em dúvida até para linká-las; eu não quero focar em estratégias ou builds do momento.Eu estou linkando estas builds apenas como exemplos.Como o segundo link detalha uma abertura agressiva mirando ganhar uma vantagem economica, ela é focada em ter uma economia forte(boa para se treinar habilidades de macro) e faz com que o jogador tenha grande quantidade de informação por atacar e aplicar pressão ao inimigo.Quanto mais você se move pelo mapa e reage ao oponente ou reage a situações específicas, mais fácil é para aqueles momentos ‘’aha’’ acontecerem.Então quando estiver escolhendo sua primeira build para abrender, escolha um tipo de partida que você gostaria de melhorar nele, e então escolha uma build específica.

Por exemplo, vamos dizer que eu gostaria de melhorar meu PvZ.Atualmente a build mais comum é o 3Gate Sentinela Expansão: 3-Gate-Sentinela-Expansão: a build pode ser modificada para focar em Fenixes Alucinadas, e esta é uma boa build para se aprender porque: 1) É comumente utilizada por jogadores de alto nível; 2) Bem detalhada em qualquer lugar da internet; 3) Dá ao usuário uma grande quantidade de informação dentro do jogo. Talvez no futuro, a build pode mudar para outra que é superior nestes três aspectos, fazendo da 3-GateSentry uma build obsoleta. Isto está perfeitamente okay! Se você não tem certeza de com qual build começar, há um ótimo tópico onde você pode perguntar um monte de players que build cobre suas necessidades.

Eu sei e entendo que existem vários jogadores melhores que eu, então eu não vejo razão para não aproveitar de sua excelência.Um ótimo método para começar a treinar seu macro é sabendo se sua build é uma build extremamente sólida.Como os links acima estarão obsoletos algum dia, eu acho importante informar para você como achar builds.Comece achando os melhores jogadores da matchup que você está procurando.Hoje, LiquidTyler é absolutamente o melhor protoss estrangeiro(está é apenas a minha opinião).Se eu estivesse querendo olhar uma build sólida que é boa para se aprender, eu iria assistir vários replays dele.Eu escreveria as estratégias que ele utiliza no jogo e destacaria com quais ele ganha.Você pode fazer isso com qualquer jogador de alto nível, e por fazer isso você passa completamente uma quantidade quase infinita de problemas que os outros jogadores estão tendo para achar algumas builds.

[4.03] Como refinar sua build

Para conseguir refinar suas builds, você precisa ter algum ponto de referencia ou meios para comparar o seu jogo com o que deveria ser seu jogo.O melhor jeito de fazer isso é arrumando o replay de um jogador de alto nível executando sua build.Agora vá em frente e faça a build você mesmo em uma sessão de treinamento, sem pressão, e salve o replay.Quando você tiver os dois replays(um VOD de um jogador profissional ao invés de um replay também pode funcionar bem) você terá uma maneira fácil para conferir se fez as coisas certas.O modo para se fazer isso, é simplesmente pegar o seu replay, escolher um tempo randômico nele(digamos 10 minutos), e vendo seu suprimento.Agora carregue o replay do profissional e veja o suprimento dele. Eu te garanto(a menos que tenha tido uma briga grande antes dos 10 minutos) que o suprimento dele é maior que o seu.Isto significa que você pode aumentar seu macro dramaticamente.Se há uma grande diferença entre as contagens de suprimento, assista ambos os replays cuidadosamente e perceba as decisões do pro que foram diferentes das decisões que você fez.Uma grande decisão seria a construção de uma unidade ou construção.

Erros comuns relacionados com o macro que os jogadores fazem são: não terem construção sólida de trabalhadores; esquecer de colocar unidades pra fazer algumas vezes;fazer muitos workers;não construindo uma construção na hora correta e ect. Eu quero falar um pequeno detalhe: se você não sabe quando muitos trabalhadores são muitos, não se preocupe sobre isso.É muito melhor para os jogadores de baixo nível fazerem trabalhadores constantemente e fazer muitos do que não fazer o suficiente.Então simplesmente faça muitos e tente fazê-los o jogo inteiro.Quando você descobrir que você já tem muitos trabalhadores, então você pode ir em frente e assistir o replay e tentar descobrir o quanto foi muito.Eu não direi quanto é muito, pois como eu disse, é muito melhor você aprender sozinho, e é bem melhor fazer muitos do que não fazer o suficiente.
Editado por Shakti em 11/09/2011 14:02 BRT
Responder Citar
Outro erro que ocorre constantemente seria não estar constantemente produzindo unidades para a batalha para a sua tropa.Outro erro comum é não conseguir gastar seu dinheiro rápido o suficiente.Isto acontece muitas vezes com jogadores novatos que começam fazendo trabalhadores o suficiente, mas tem o hábito de gastar um income bem menor.Se você não consegue gastar seu dinheiro rápido o suficiente, você não criou fábricas de produção o suficiente na hora certa.Agora que você tem ambos os replays e identificou alguns erros enormes no seu jogo, vá jogar novamente e salve o replay.Voce precisa fazer isto várias vezes até você ter sua build memorizada, e até você conseguir fazer ela da maneira correta(acabando com os suprimentos em números parecidos, upgrades, abilidades pesquisadas ao mesmo tempo que os jogadores profissionais fazem e ect).Quando você conseguir fazer isso, então você vai para a ladder e fazer o passo três(da seção 4.01).Um modo fácil e rápido de se conseguir fazer o passo 2 da seção 4.01 é usando um build order tester(mapa personalizado).O mais conhecido que eu sei se chama YABOT. Para mais informações sobre YABOT,simplesmente procure YABOT no Google ou no TeamLiquid.net.

Um bom exercício é carregar um replay de um profissional fazendo a build que você escolheu.Tenha certeza que você nunca viu o replay antes.Depois que algo começa a acontecer no jogo(informação ganha por scout vem geralmente dos 2 aos 4 minutos), pause frequentemente, a cada 20-30 segundos ou menos.Durante o pause, dê uma olhada no jogador que você quer imitar.Se você estivesse nesta situação, o que você faria?Tente imaginar as melhores coisas a se fazer nos próximos 20-30 segundos e então assista-os, então pause novamente. Compare o que o profissional fez com o que você teria feito.É importante fazer isso para conseguir responder rapidamente e acabar com as más decisões que você teria feito.Um exemplo que vem à cabeça é o 3 gate sentry expand em PvZ.Muitos jogadores não entendem a movimentação que o protoss faz com sua tropa, cedo no jogo enquanto o zerg está tentando fazer trabalhadores e pegar sua tecnologia de antro.O protoss pode estar procurando por zergnídeos próximos para matá-los, só para terem certeza que o zerg tem a menor informação o possível sobre o que está acontecendo no mapa.Talvez o protoss está fazendo com que o zerg gaste suas preciosas larvas em alguma coisa que não sejam zangões.Para se conseguir imitar um profissional, você não pode simplesmente colocar as construções certas na hora que eles fizeram; você tem que tentar entender a escolha de decisão deles e as estratégias e decisões que os jogadores profissionais tem.Se você consegue fazer isso, então você poupa um monte de treinamento desnecessário, melhorando seu jogo mais rápida e eficientemente por aprender o que o outro, bem mais habilidoso que você, já descobriu.

Diversas vezes, um jogador sem muita experiência não será apto a descobrir com precisão o que foram as decisões do profissional.Se este é o caso, você pode descobrir as coisas sozinho.Toda a build que um profissional executa tem um propósito específico e um plano geral na mente.A primeira coisa é tentar descobrir qual é o método usado para vencer.O pro está tentando atrapalhar o seu oponente no começo para ter uma grande liderança sobre o oponente e ganhar dele no final do jogo?Ele está tentando jogar em um estilo defensivo e lentamente matar o oponente contendo-o?O pro está tentando aproveitar alguma janela de tempo onde o inimigo está fraco durante a execução da build dele?Se você conseguir entender o método para ganhar uma vantagem com build que o pro está usando, entender como jogar o jogo corretamente é muito mais fácil de ser feito.

Por exemplo, digamos que eu quero descobrir o que a build do Grubby está tentando conseguir neste(http://sc2rep.com/replays/download?id=6683) replay.Eu estaria assistindo o replay em 8 vezes de velocidade apenas para conseguir uma idéia geral de todo o jogo. Então eu voltaria ao começo e assistiria em 2x e 4x de velocidade, e então separaria algumas partes e entraria em coisas mais específicas.Os maiores detalhes que eu percebi neste jogo foram que o DarkCell tentou utilizar banelings para dropar e rapidamente esmagar a arma de Grubby.Grubby parecia que para responder, fez um monte de colossos e blink stalkers para suporte.Isto foi tudo o que eu consegui absorver de assistir o jogo em 8x.Agora enquanto eu assisto o jogo pela segunda vez em uma velocidade menor, eu vejo que o Grubby estava jogando muito defensivamente enquanto conseguia uma expansão rápida.A build de Grubby(3gate sentry expand) deve ser defensiva e orientada à economia.Agora imagine que eu vá treinar esta build, eu deveria ter certeza de não ser agressivo com minha tropa até alucinação acabar de pesquisar.O único modo com que Grubby parece estar usando as alucinações é criando fênix.Fenixes são muito rápidas, e ele parece estar usando-as para correr por aí e procurar por coisas.Ele parece confortável movendo sua tropa pelo seu lado do mapa para caçar zergnídeos a partir do momento que ele consegue alucinação.Ele deve ter precisado das Fenixes para ver o quão grande e onde estava a tropa do zerg antes de se mover! Grubby também procura ver se há uma terceira base sendo feita para o zerg aos 9-10 minutos.Eu terei certeza que farei a mesma coisa.Se o zerg está pegando uma expansão neste momento, eu acho que Grubby atacaria ou faria sua própria terceira base.Eu preciso de algum treino e experiência para saber qual é melhor e quando.

Grubby continua brigando pelas torres Xel’Naga. Eu não tenho certeza do porque, mas isto deve ser uma boa coisa para se fazer. Eu deveria tentar isso quando eu for jogar.Grubby vê a terceira do Zerg sendo feita!Ele não fez sua nexus imediatamente, ele deve ter preferido fazer seu pólo de robótica antes.Talvez ele não quis atrasar sua colossi tech?Parece que eu devo estar trabalhando para pegar uma third pouco tempo depois do zerg pegar a third dele.Grubby ainda não está atacando.Ele deve estar apenas jogando passivamente tentando pegar várias bases e todo o tech que ele quiser. Eu imagino...Porque ele faz isso?É alguma coisa que Grubby scoutou com a Fenix que diz para ele não atacar?Talvez ele queira três bases mineirando antes de atacar; ele continua tentando construir sua terceira base.Eu não tenho certeza do porque que Grubby ainda não atacou ainda, eu deveria tentar atacar o zerg nesta situação e ver o que acontece.
Editado por Shakti em 12/09/2011 13:26 BRT
Responder Citar
Se parecer muito difícil descobrir o propósito do que os pros estão fazendo o que estão fazendo, então vá em frente e tente coisas diferentes com sua build. Talvez você não entenda por que pegar sentinelas com o 3GateSentryExpand. Tente!Voce descobrirá porque a falta de sentinelas não é o que deve acontecer e terá um entendimento mais profundo sobre o jogo.Talvez você ainda não entendeu por que Grubby estava jogando tão passivamente com a build que ele estava usando; ele não atacou quase nunca.Vá em frente e copie a build de Grubby, mas desta vez tente uma variação agressiva.Voce deve ser apto a ver fácilmente os pontos fortes e os pontos fracos da build que Grubby usou por simplesmente usar um simples processo de tentativa e erro para ver o que funciona e o que não funciona.Em fazer isso, você pode facilmente ganhar um entendimento sólido para o propósito da build que você está usando, também como entender as forças e as fraquezas da build que você está fazendo.

O propósito da build que Grubby estava usando pareceu criar uma tropa grande enquanto tem o zerg sobre controle.Grubby nunca tentou matar o zerg ou atacar com tudo até ele descobrir que poderia ganhar.Ele devia querer ter o controle sobre o zerg, colocando-o em uma posição a qual ele não poderia ganhar de Grubby, então quando sua tropa ficou grande o bastante ele atacou e ganhou o jogo.Eu pude deduzir isto por analizar as ações e decisões de Grubby, e então agora eu estou apto a tentar várias variações e testá-las por tentativa e erro com a mesma build que Grubby usou. Se você parece estar preso de algum modo no passo 3 da seção 4.01, é completamente okay ir até a seção de estratégia do TeamLiquid.Net e criar um tópico pedindo alguma ajuda.Grande parte do tempo você precisará apenas usar o tópico de Perguntas e Respostas Simples.Um bom exemplo de um bom tópico para se fazer é se pedindo por ajuda em como reagir da maneira certa contra Muta/Ling build em PvZ quando você fez 3gate sentry expand, fez tormentos com blink seguidos de templários.Talvez você apenas não entenda como os blink stalkers devem te manter vivo contra as Mutaliscas até você ter os templários.Talvez você não entenda como pegar sua terceira base quando a tempestade finalmente ficar pronta.Postar um tópico com um replay onde você tem problemas, pedir ajuda em como executar uma build de maneira correta em determinada situação é uma boa coisa para se pedir(assumindo que ninguém já perguntou a mesma coisa)

Para analisar seus replays de maneira mais específica, veja o tópico criado por Plexa, Infinity21 e Saracen no TeamLiquid.net(http://www.teamliquid.net/forum/viewmessage.php?topic_id=195389)

[4.04] Armadilhas comuns ao melhorar o macro

A maior armadilha que eu já vi sobre melhorar o seu macro é pensar que o seu macro é bom.Como Damien Rice diz “É fácil crescer quando você sabe que você simplesmente não sabe”.Se você sabe que você é ruim, é fácil ver o que difere entre você e as pessoas que não são ruins.Se você pode ver esta diferença você será apto a descobrir como diminuir esta diferença.Então seja humilde.Não é só porque você está constantemente ganhando de seus amigos ou contra os jogadores da liga bronze não significa que você está jogando certo.Para jogar certo como um jogador que está crescendo, você precisa jogar como aqueles que não são ruins.Como um novo jogador, você não deveria estar criando suas próprias builds: você simplesmente não tem o nível de entendimento necessário para fazer qualquer coisa que possa competir decentemente com o nível um pouco mais alto.Tente fazer o que os pros fazem.

Com isto em mente, pode ser um pouco difícil ver como uma build executada da maneira certa deveria destruir um jogador não-tão-ruim.Se você consegue colocar suas mãos em um replay de um bom jogador destruindo um jogador de baixo nível com a build que você está tentando aprender, este replay será extremamente valioso. Alternativamente, você sempre pode pedir por ajuda no TeamLiquid.net. Eu adoraria ver mais tópicos como este: “Eu estou tentando fazer um 3gatesentryexpand como o White-Ra, mas estes jogadores da minha liga estão me deixando confuso.O que eu devo fazer para ganhar contra a estratégia X com a build que White-Ra usou?’’

Não perceber que você simplesmente não tinha unidades o suficiente também é uma grande armadilha para grande parte dos jogadores novos.Eu já vi várias vezes(e já fiz isto também) as pessoas assistindo um replay que eles jogaram, e passando a desculpa de sua derrota para uma escolha insignificante que eles fizeram no jogo.Por exemplo, um jogador faz uma build com speedling e expansão e então perde para um 4gate do outro jogador.O zerg então assiste o replay e pensa: “Eu perdi por que forcefields são desbalanceados”, ou “Eu perdi porque eu não tinha gosma aqui”, ou “Eu perdi apenas porque não movi este grupo de unidades para cá”.Maioria das vezes, o que acontece é que você simplesmente não tinha coisas suficientes para vencer as coisas que seu inimigo tinha.De volta à seção 4.03, eu disse a importância de comparar o seu suprimento em pontos específicos do jogo com o suprimento de um jogador profissional.Faça isso! Esquecer de macrar durante as brigas resulta em minerais subindo absurdamente.Ouvir várias coisas sobre multitask é bem comum.A verdade sobre o multitask no nível alto é que isso não é nada.É impossível fazer mais do que uma ação ao mesmo tempo no SC2. Então o que os jogadores profissionais fazem é um ciclo entre ações diferentes, fazendo uma de cada vez porém fazendo elas em partes iguais, fazendo com que elas progridam juntamente.Por exemplo no inicio do jogo, quando controlando um SCV de scout, você vai para a sua base construir uma construção, e então volta para o SCV.A chave disto é priorizar onde focar sua atenção.Jogadores muito bons sempre focam sua atenção no lugar do jogo que precisa de mais atenção do que os outros.Se tem duas coisas acontecendo no jogo e você ainda está refinando seu multi-task, você precisa escolher a cousa mais importante e fazê-la.Várias vezes, a decisão mais importante que você pode fazer é simplesmente fazer alguma coisa; se você não sabe qual é a ação você deveria fazer, micrar uma pequena batalha ou fazer um quartel, então é melhor que você não fique parado e não faça nada.Várias vezes a melhor decisão é simplesmente fazer uma decisão enquanto você está aprendendo a fazer multi-task da maneira correta.
Editado por Shakti em 11/09/2011 11:55 BRT
Responder Citar
INB4 TL;DR
Pronto, se quiserem postar tá aí.
Esta é apenas a parte sobre o macro.
A sobre o micro e posicionamento eu vou postar depois, pq eu ainda n traduzi e tem mta imagem.
Editado por Shakti em 11/09/2011 11:59 BRT
Responder Citar
TL;DR

... Não sério, esse artigo é bem legal. Já tinha lido na TL. Thumbs up
Responder Citar
TT
Fixo pelo trabalho?
*trollface*
Editado por Shakti em 11/09/2011 12:02 BRT
Responder Citar
li um pedaço, vou ler amanhan, mas curti =P

o termo mecanicas era mesmo o q eu pensava ser =x

vlw caras =P
Responder Citar
Simplesmente excelente.

Se desse pra der thumbs up mais de 1 vez por post, eu dava.
Votem Fixo, esse tópico vale a pena ;)

EDIT: Baixei o YABOT, não curti pelo fato de que ele não reconheceu minhas hotkeys, aí não rola. =[
Editado por Krone em 11/09/2011 12:22 BRT
Responder Citar
Simplesmente excelente.

Se desse pra der thumbs up mais de 1 vez por post, eu dava.
Votem Fixo, esse tópico vale a pena ;)

EDIT: Baixei o YABOT, não curti pelo fato de que ele não reconheceu minhas hotkeys, aí não rola. =[

Tenta logar na sua conta e procurar por 'yabot' ou 'yet another build order tester' na parte de jogos personalizados. Dai reconhecerá suas hotkeys.
Responder Citar
TBRL (Too boring read later)

Brinks. Shakti, tu poderia colocas os principais temas e ao inves de sair soltando o texto todo fazia um PDF, eu li só um pedaço pq o layout do forum realmente não é dos melhores, mas se tu liberar o PDF ai eu leio todo tranquilamente.

No entanto, bom trabalho, thumbs up
Responder Citar
Joinha pra vc Shakti! E FIXO nele!

Cheers!
Responder Citar
puts....., vc disse q era grande, mas eu n esperava 7 comentarios de texto
Responder Citar
TBRL (Too boring read later)

Brinks. Shakti, tu poderia colocas os principais temas e ao inves de sair soltando o texto todo fazia um PDF, eu li só um pedaço pq o layout do forum realmente não é dos melhores, mas se tu liberar o PDF ai eu leio todo tranquilamente.

No entanto, bom trabalho, thumbs up

Se eu soubesse fazer PDF...
=(
Responder Citar
teria como voce deixar o link da fonte original, enquanto voce traduz, estou começando agora, e sinceramente toda vez que começo a jogar qualquer game eu busco ler bastante sobre as suas mecanicas, e ter o artigo original seria legal.

@edit: voce pode montar o pdf usando o programa "DoPdf" instale ele, coloque o artigo no word e mande imprimir, ai voce seleciona a impressora extra chamada dopdf e ele vai perguntar onde salvar, ao final da "impressão" o pdf vai abrir e o arquivo vai estar salvo no local selecionado
Editado por Hold em 11/09/2011 13:57 BRT
Responder Citar
Dei uma lida por cima e achei bem legal. Isto poderia estar em alguma wiki de Starcraft II em português, com uma formatação de leve para deixar a leitura mais agradável.

Sobre copiar build de jogadores profissionais, eu recomendo fazer isto com jogadores que você admira a forma como jogam. Por exemplo, eu gosto bastante do estilo agressivo do July, então procuro me inspirar nele quando vou jogar de Zerg, tentando fazer o melhor possível o que ele faz.

Mas não entendi uma parte. Esta:

11/09/2011 11:49Citação de Shakti
No tempo em que eu escrevo isto, LiquidTyler é absolutamente o melhor protoss estrangeiro(está é apenas a minha opinião)

Sobre o PDF:

Se eu soubesse fazer PDF...
=(

Baixe o LibreOffice (antigo OpenOffice/BrOffice). Cole esse texto lá, formando da forma que desejar, e clique no botão perto do salvar com ícone de PDF. O PDF será gerado.
Editado por mOita em 11/09/2011 13:56 BRT
Responder Citar
Mas não entendi uma parte. Esta:

11/09/2011 11:49Citação de Shakti
No tempo em que eu escrevo isto, LiquidTyler é absolutamente o melhor protoss estrangeiro(está é apenas a minha opinião)

Este artigo tem mais de 10 meses, eu acho q escrevi um pouco estranho mesmo.
O que o autor quis dizer é q no dia q ele escreveu isso, o melhor jogador estrangeiro de protoss era o LiquidTyler.
Arrumei.

11/09/2011 13:54Citação de Hold
teria como voce deixar o link da fonte original, enquanto voce traduz, estou começando agora, e sinceramente toda vez que começo a jogar qualquer game eu busco ler bastante sobre as suas mecanicas, e ter o artigo original seria legal.

http://www.teamliquid.net/forum/viewmessage.php?topic_id=208343
Esqueci disso TT
Editado por Shakti em 11/09/2011 14:04 BRT
Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)
Enviar Cancelar

Reportado!

[Fechar]