Tópico
Melhor estratégia pra defesa contra rush
|
Contra rush de zergs ou fanáticos: Feche a base. A maioria das bases vai ter uma rampa estreita na entrada - coloque um pilar energético e um portal bloqueando. Faça ao menos 2 portais e vá fazendo fanáticus, usando reforço temporal nos portais assim que possível. Contra rush de fanáticus, você pode querer criar tormentos assim que puder.
Contra rush de soldados, fechar a base é menos útil (pode até te atrapalhar), mas a estratégia acaba sendo a mesma. Se você tiver tempo pode usar canhões para reforçar o fechamento da base, isso para qualquer rush inicial. |
|
Lurenai, fiquei com uma dúvida, agradeceria se você puder responder...
Eu não devo bloquear a entrada completamente, certo? Tenho que deixar um canto estreito pelo menos... para que meus Zealots possam passar... Afinal... caso o contrário... eu não conseguiria impedir um Rush de Zerglings de destruir o Portal que construi na entrada.... mesmo tendo zealots na minha defesa... Ou estou errado? |
Lurenai, fiquei com uma dúvida, agradeceria se você puder responder... Geralmente se você usa om portal para bloquear a entrada, você consegue criar os zealots do lado de fora colocando o rally point lá. Mas realmente deixar uma pequena brexa no fechamento (com uma unidade de guarda!) é sábio. Nunca se sabe quando vão atacar por trás... |
Geralmente se você usa om portal para bloquear a entrada, você consegue criar os zealots do lado de fora colocando o rally point lá. Mas realmente deixar uma pequena brexa no fechamento (com uma unidade de guarda!) é sábio. Nunca se sabe quando vão atacar por trás... Realmente... Eu só tampo a entrada completamente as vezes, mais pro lategame ... quando posso transdobrar exercitos inteiros do lado de fora sem problemas... Uma coisa que acontece muito na net e que devemos ficar atentos são Rush de Exterminadores ... nao só eles passam por nossas barreiras de contruções pulando pelo lado, como podem matar zealots sem levar um golpe sequer...já que são mais velozes Por isso, quando eu sei que meu oponente é terrano... e não vou rushar.... procuro fazer Tormentos o mais rapido possível |
|
Bem, eu sempre mando Probes pra ver o que meu inimigo tá fazendo, se for protoss e tiver fazendo 3 gateways(zealot rush), eu fasso o mesmo.
Agora contra terran, nunca faça wall, primeiro veja o que ele está fazendo, se você ver algum Exterminador então construa photon cannons perto de seus workers, ou faça Tormentos. Algo interessante de terran também é o Marauder Harass, usado apenas contra Protoss e em mapas muiiiiiiiito pequenos, eles criam laboratório técnico e pesquisam aquela habilidade que faz com que os Marauders deixe as unidades lentas, e então kitam os zealots, contra isso é só mandar algun workers também, que eles te ajudam bastante. Contra zergs é bom fazer wall OU Photon Cannons perto de suas construções e workers, geralmente eles vêm de 8pool rush, mas se você ver algum zerg usando 4pool rush, é só mandar alguns workers para matá-los, nem sempre funciona. |
|
Contra zergs e protoss é sempre aconselhável fechar a entrada deixando um único espaço para passar as suas unidades. E ponha o quanto antes um fanáticus nesse espaço para impedir que o inimigo entre na sua base. Contra terran feche se ver que o inimigo está indo para fábrica com reator no começo do jogo, pois ele com certezá virá com endiabrados. Se ele vier com infantaria, concordo com o Lobisomem que não é recomendãvel fechar a entrada.
Lembre-se de ter a pesquisa dos porais o quanto antes, pois possibilita várias estratégias interessante. |
Bem, eu sempre mando Probes pra ver o que meu inimigo tá fazendo, se for protoss e tiver fazendo 3 gateways(zealot rush), eu fasso o mesmo. 4pool é SC1. No SC2 é 6pool, maldito 6pool... |
|
Você pode tentar sacrificar a economia para conseguir se salvar de rush e caso eles não façam rush você teria uma chance de fazer rush.
1. Ao construir a 9a probe, pare de faze-las e faça um Pylon 2. Faça uma probe, ficando com 10 de psi 3. Quando o pylon terminar, faça 2 Gateways (sempre que fechar 150 ou mais) 4. Faça Zealots de forma rápida, usando Chrono Boost. |
|
Editado por Lobisomen em 07/08/10 13:52 (PDT)
http://www.youtube.com/watch?v=9rTCRg9_7Hw Também existe no SC2, você raramente vê um, mas, existe. Os jogadores que o usam também sacrificam muito da economia, mas eles conseguem destruir quase toda sua economia fazendo isso também. |
Mas já começa com 6 drones... mas vou ver. |
|
Realmente eu tenho tido problema com rush só contra os malditos terran...contra mass marine, vocês acham que é mais interessante usar bastante zealots ou bastante stalkers?
também, após ver que eles vão rushar, qual o build mais rápido pra counter? eu uso 9/10 pylon 12/18 gateway não sei qual a melhor hora pra fazer o segundo gateway |
|
Editado por Arkano em 09/08/10 12:30 (PDT)
Realmente eu tenho tido problema com rush só contra os malditos terran...contra mass marine, vocês acham que é mais interessante usar bastante zealots ou bastante stalkers? nem um nem outro, faça um misto de zealot com stalkers e sentinelas, não esqueça de usar o guardian shield, é muito importante, os zealots vão ser duros na queda dentro do guardian shield do sentinela... faça o segundo gateway na metade do primeiro se der e depois faça a refinaria, faça tbm um terceiro gateway logo apos o polo cibernetico... |
|
Eu sinceramente prefiro sempre aguardar o passo do inimigo...manter sentinelas constantemente vigiando é fundamental...Para mim evitar um rush de zerg por exemplo a opção mais viável sempre vai ser sentinela+tormentos....guardian shield+aquela barreira psiônica....se de quebra invadirem e forem até os peões tire-os para o ataque ...normalmente o rush zerg sempre segue uma linha lógica...lings...depois baratas e hidras...se percebeer que estão demorando para atacar ou vai vir em massa ou é muta...terranno caso vão partir para Crusadores...eu pessoalmente adoro Dark Templar...se sabiamente usados podem acabar com o jogo facilmente...
|
|
Eu estou jogando 2x2 com protoss e protoss no meu time e freqüentemente sofro com Rush. Qual é a hora certa de fazer o Portal Intergalatico? Eu estava tentando focar nas naves o quanto antes, mas o rush de soldados ou de fanacticus ta quebrando tudo :(
|
FazzClink Colossi + Fanáticus com carga (para servir de bucha de canhão) e opcionalmente sentinelas. Sim, precisa fazer um rushzinho pra conseguir pegar o colossus. :( Eu estou jogando 2x2 com protoss e protoss no meu time e freqüentemente sofro com Rush. Qual é a hora certa de fazer o Portal Intergalatico? Eu estava tentando focar nas naves o quanto antes, mas o rush de soldados ou de fanacticus ta quebrando tudo :(Se você está tomando rush de soldados, um portal intergalático não vai te ajudar. Destruidoras e fenix apanham pra soldados, transportadoras têm alguma chance mas levam eras pra chegar. A hora de fazer cada construção depende muito do mapa, oponente, etc. Se você fechar bem a base com canhões, vai conseguir comprar o tempo necessário. O problema é que aí fica meio óbvio o que você vai fazer. |
A hora de fazer cada construção depende muito do mapa, oponente, etc. Se você fechar bem a base com canhões, vai conseguir comprar o tempo necessário. O problema é que aí fica meio óbvio o que você vai fazer. Pois é. Mas fechar a base contra os Terranos não tem adiantado muita coisa, principalmente quando eles rusham com Exterminadores. Aliás, esse é um outro problema que só consigo resistir quando meu scout tem sucesso. |