StarCraft® II

(Tutorial) Guia para iniciante Micro e Macro

(Fixo)

Bom novamente traduzo um novo tutorial do Forum NA afim de ajudar os jogadores iniciantes do B.NET Latino. Desta vez os creditos pelo Tutorial inicial são do Player “BabyFace” do servidor NA

Primeiro uma descrição rápida para aqueles que ainda não sabem.

* Micro: "micro gestão”, ou uso efetivo de seu exército atual. As táticas incluem focar o ataque, usando a unidade mais eficaz em uma luta específica, use as habilidade efetivamente, velocidade, sincronismo e precisão, e assim por diante. Um uso de micro eficaz conduz a uma relação de Kill x Death, maior em unidades individuais em seu exército, estendendo a vida e a utilização de suas unidades eficientemente.

* Macro: De forma simples, Construir / evoluir a sua base (s), ampliando, maximizando e eficazmente usando sua economia. É fácil no início, mas depois se torna mais difícil durante o jogo enquanto você está fazendo micro. Um efetivo utilização de macro aumenta a taxa em que você é capaz de produzir e substituir as unidades, atualizar as unidades e continuar seguindo em frente na árvore de tecnologia.

A utilização hábil de ambas as funções são necessárias para ser eficaz em partidas multiplayer.

Então vamos começar!

O Básico:
- ---------------------

Hotkeys: Você deve absolutamente aprender todas as teclas de atalho para a sua raça, ou pelo menos todos os que você irá usar normalmente durante uma partida. É fundamental para ambos micro e macro eficazes. Iniciantes, você irá aumentar sua velocidade drasticamente se você seguir este passo. Não ignore isso. Honestamente, a maneira mais fácil de aprender isto é jogar mapas personalizados contra um AI, o quanto for necessário até que você conhecer todas ao ponto que você pode utiliza-las sem pensar nisso. Aprender seu hotkeys é fundamental para um bom macro - assim você pode gerenciar suas base sem olhar para ela. Então você pode pensar "o que" você está indo realizar em termos de sua estratégia global, e menos de "como" você está fazendo isso. Algumas teclas de atalho essenciais são habilidades unidade( R - Snipe), building(C - Command center) , unit training(M - Marine) Upgrades(Z - Tech lab) etc.

Grupos de controle: Todo mundo conhece e ama os grupos de controle, mas há mais usos para eles do que apenas designaro o seu exército principal. Para uma eficaz macro, atribuir edifício (s) para controlar por grupos é algo lógico. Isso é discutido mais adiante. Novamente, o grupo de controle é fundamental para a gestão eficaz de micro e macro.

Responder Citar
Macro:

Ok, para começar, Manter-se no topo da utilização da macro durante uma batalha com o inimigo, pode facilmente garantir sua derrota ou derrota. Vamos usar um exemplo:

Após cinco minutos em que o jogo começou você tem a sua força de ataque primaria preparada. Você tem um exercito formado por soldados / demolidores (Famosa bio ball). Você sai de sua base para atacar a base inimiga. No meio do caminho, você encontra o exército adversario, formado por fanáticos e Stalkers. Você é ótimo no micro, mas tende a esquecer a sua macro algumas vezes. Você foca o ataque de seu exército e perde apenas algumas unidades, então continua o seu avanço. Você começa a atacar a base inimiga, mas ele já tem uma nova pequena força de defesa em sua base, além de um par Destruidoras que acabam com seus demolidores. Você gasta cerca de um minuto a 2 atacando. Depois de desistir ou perder as suas unidades, você percebe que você tem mil recursos não utilizados e 700 de gás. Você não possui nenhum exército para se defender, enquanto seu adversário possui tanto um Exército quanto também evoluiu para lhe combater. Ele poderia facilmente lançar um contra-ataque e destrui-lo e você não tem a tecnologia para defender. Game over meu amigo, game over.

Para evitar estas situações você precisa ser eficaz, eficiente e rápido no controle sobre sua base, e ter inteligência. Tudo isso vem com a prática.

(Dica 1) Para começar, aqui estão algumas dicas sobre os grupos de controle:
Padronize-os: Padronize o controle grupos, assim você pode alternar rapidamente entre as unidades em grupos e usá-los eficazmente. Isso ajuda muito com ambos o micro e macro. Nem sempre é possível tê-los sempre padronizada (é necessário ser flexível em algumas situações), mas ele vai ajudar a melhorar em muito a sua velocidade. Aqui está o meu "padrão":

1:Grupo primario de ataque Soldados / Demolidores / Ambunaves
2:Tanques
3: Fantasmas
4: Vikings /Vodu
5 Construtores Designados
6: Quarteis
7: Fábricas
8: Portos Siderais
9: Academias fantasmas
10: Centro de comando

Dica: Quando você tem múltiplas unidades selecionadas (por exemplo, Quarteis e Laboratórios Técnicos), você pode alternar entre as diferentes unidades selecionadas com TAB. Isso é útil para usar diferentes habilidades / atualizações enquanto ainda mantem todos selecionados.

(Dica 2) A idéia geral é a de ter um forte foco em micro, enquanto que uma gestão eficaz da economia e macro, com atenção direta mínima. Ou seja, 80% -95% do tempo, seus olhos estão sobre o seu exército, avançando com o controle de mapa e no resto do tempo a gerir as suas bases. Esta é a forma como é feito:

* Os grupos de controle: os grupos de controle permitem que você gerencie sua base, sem olhar para ela. Isso é muito eficaz, fazendo micro. Você pode atacar um colosso com o seu grupo de mauraders, e dizendo a sua base para construir mais soldados e definir o ponto de encontro sobre o seu exército para ajudar a matar as Destruidoras adicionais que o seu oponente está fazendo. Em outras palavras, é possível manter o foco no seu micro e sobrepujar seu inimigo, ainda fazendo uso eficaz da sua economia para criar unidades de reposição e tecnologia.

* Salto atraves do Controle de grupo: os grupos de controle em edifícios permitem também que você, rapidamente, olhar para a sua base, e de volta ao seu exército. Exemplo: Aperte duas vezes 6 para ver barracas disponíveis, pressione duas vezes 1 para voltar para o exército. Utilize isto muitas vezes ao criar MULES no seu centro de comando.

*Hotkeys: Saiba elas assim você pode, rapidamente, construir edifícios, unidades, etc. na sua base com o mínimo de tempo gasto olhando para a sua base.

*Construtor Designado (s): Atribua 2 ou 3 SCVs a um grupo enquanto estão mineirando. NÃO utilize este grupo de imediato, mas sim use-os mais tarde durante o jogo quando você está focando no micro. A idéia é ser capaz de, rapidamente, construir edifícios e continuar avançando tecnologicamente com o mínimo esforço, foco e tempo.

Responder Citar
Um exemplo:

Você está explorando o mapa procurando por expansões inimigas com sua força principal. Enquanto estiver fazendo isso, você precisa de avaçar para criar tanques de cerco, e construir um deposito de suprimentos. Aperte duas vezes 5 (Focara a visão nos Construtores designados), V(advance building) f(factory) escolha o local. b(build), s(supply depot), escolha o local. Segure Shift e com o botão direito, clique em minerais. Aperte duas vezes 1 (foco volta ao exército). Você gastou apenas 1 ou .2 segundos, e esta construindo uma fábrica e um depósito de suprimentos (s), e mandou seus SCVs retornar imediatamente à mineração após concluir a construção, e você está livre para continuar usando micro em seu exército. Também é uma boa idéia ativar a reparação automática sobre esses SCVs para ser capaz de obter rapidamente um grupo de SCVs para reparar uma estrutura (casamata, depósito de suprimentos, etc)

* Gestão de Economia e de substituição da unidade: Este requer mais habilidade, e muita prática. Isto é efetivamente a construção de unidades durante todo o jogo e eficazmente usar sua economia de modo que a mesma não cresça em inutilidade. Você tem que manter em mente sempre olhar para o seu Suprimentos, seus recursos e manter unidades de construção, mesmo quando você estiver sob ataque ou se você estiver atacando. Efetivamente fazê-lo pode fdecidir uma vitória ou derrota. Use os grupos de controle em edifícios e teclas de atalho para as unidades afim de aumentar consideravelmente a velocidade e controle de unidades e edifícios.

Pontos de Encontros: Você pode definir pontos de emcontro em muita coisa . Uma utilização eficaz inclui reforçar seu exército no meio do combate. Utilização: escolha seu Quartel, construia uma Quantidade de soldados e demolidores. Olhe para o seu exército, e clique com o com o botão direito em uma unidade (eu costumo escolher as unidades que são mais fortes e geralmente terá uma melhor chance de sobreviver, de modo que o rali não será quebrado). Qualquer unidadegerada agora será automaticamente ajustado para acompanhar esta unidade fora do quartel.

Editado por FafnirBR em 06/08/2010 20:09 BRT
Responder Citar
Micro:

(Dica 1) Explore. explore. explore. explore. explore. explore. explore. E então explore um pouco mais. Isso é absolutamente vital para o seu sucesso no multiplayer. Um reconhecimento eficaz pode dizer como a economia do seu oponente está andando, o quão grande é o seu exército, a composição de seu exercito, se eles têm expansões, ect. Aquele 50 mineral do SCV que você usou no começo do jogo poderia poupar-lhe 600 minerais em marines se o seu adversário criou baratas cedo ... esta perda é sempre válida. Explore. Faça-o cedo, e faça-o muitas vezes. Faça-o por todada partida. Se o seu oponente é humano, eles pensam extamente como você. Eles estarão fazendo a mesma coisa, ajustando-a sua estratégia para atingir o seu ponto fraco. Eu normalmente faço o reconhecimento com meu primeiro SCV logo após a construção de um depósito de suprimentos (10 supply). Muito mais cedo se é zerg.

* DICA: Um exemplo seria se você estivesse enfrentando protoss, e um reconhecimento cedo pegou um núcleo de cibernética. Há uma chance de que ele vai usar stalkers. Você pode começar a construir demolidores para destruir a sua força graças a isso. Enquanto estiver fazendo isso, faça um novo reconhecimento para confirmar a hipótese inicial. Mantenha-se flexível e mantenha a sua inteligência na hora.

* DICA: Ao fazer o reconhecimento, você deve desenvolver a habilidade de ganhar todo o conhecimento e a inteligência possível. Esto é desenvolvido através da experiência e prática. Sugerimos que você assista replays de profissionais. Veja o que eles fazem-após-o reconhecimento. Eles mudam as ordem de construção? Será que mudam as unidades que eles estão construindo? Pesquisam pesquisam ou avançam teconologicamente menos? ou mais? ect.

(Dica 2) Aprender COUNTERS! Saiba quais as unidades que efetivamente são fortes contra as outras. Conhecê-los o melhor possível, de modo que você pode tomar rápidas decisões na composição do exército. Sabendo os melhores COUNTERS e usá-los efetivamente irá aumentar muito a sua proporção de Kill x Death

(Dica 3) A prática de ser mentalmente capaz de estimar a força da unidade. existe a possibilidade de 3 Soldados mataren 2 Exterminadores utilizando-se de micro? sem? Pode um Tanque de Cerco matar 2 Hidras? Aprenda a estimar a força de suas unidades para ser capaz de rapidamente tomar decisões de acordo com as informações do momento

(Dica 4) gerir suas unidades com um objetivo global em mente. Não basta deixá-los sentados em torno de sua base, use-os. Exercer pressão sobre o adversário. Use-os para defender uma expansão ao mesmo tempo que desenvolve. Faça reconhecimento por expansões inimigo. Imponha o controle do mapa e de pressão. Ataque o seu adversário. ect.

(Dica 5) Focar o ataque. Use-o para eliminar rapidamente as unidades de seu exército inimigos. Tomemos por exemplo, cinco marines marines vs 5. Um grupo usa o foco de ataque, o outro não. O que estiver usando o foco de ataque conseguira matar todos os 5 soldados e provavelmente vai acabar com pelo menos 2-3 soldados restantes.

(Dica 6) teclas de atalho para habilidades. Use-as. O Stimpack de Soldados e Demolidores são devastadores, especialmente se utilizado micro. O uso efetivo do Snipe e EMP do Fantasma pode desabilitar grandes exércitos, o que lhe dá uma vantagem decisiva, apesar do seu tamanho.

(Dica 7) Shift + comandos. Você pode dar comandos com Shift em suas unidades para fazer uma "fila" de comandos a serem executados. Use isto com reconhecimento para que o SCV cheque por expansões em locais múltiplos!

(Dica 8) - Informado por Strid - Além da tecla Tab que permite vc percorrer entre subgrupos de um mesmo tipo de unidade numa mesma seleção, existe também a tecla Ctrl que funciona como uma modal que determina que a ação designada seja específica para aquele subgrupo, por ex:
vc tem um grupo com marines, siege tanks e ambunaves. Utilizando a Tab vc percorre entre subgrupos de cada tipo de unidade, podendo utilizar as habilidades especiais mantendo a mesma seleção. Mantendo pressionada a modal Ctrl , vc pode fazer com que um comando de mover/atacar por exemplo, seja obedecido somente pelo subgrupo de ambunaves, sem a necessidade de desfazer a seleção.
Editado por FafnirBR em 13/08/2010 17:30 BRT
Responder Citar
Bom esse foi um pouquinho grande, mas o conteúdo dele é super interessante para qualquer jogador que está iniciando no SC (não só para terrans).

A tradução não está 100% (as Hotkeys eu não sei de cabeça ainda) e como o texto que eu estava traduzindo e quase finalizando travou com mais 90% concluido e salvo, eu resolvi usar o google para traduzir e apenas retoquei o texto afim de deixa-lo com sentido...

Espero que aproveitem.
Responder Citar
Belo tutorial. Realmente muito bom. Irei usar essas dicas com certeza!
A tradução ficou muito boa também =)

Valeu!
Responder Citar
Community Manager
http://us.battle.net/sc2/pt/blog/413794

:)

EDIT - O anúncio também pode ser visto dentro do jogo na seção de novidades.
Editado por Rhastion em 06/08/2010 18:46 BRT
Responder Citar
Ótimo tópico.

Thx!!
Responder Citar
Valeu Rhastion pelo apoio, nem sabia que existia um blog da Blizz para a comunidade, ficar sabendo disso sendo comentado nele foi uma surpresa muito boa.

Putz corrigindo agora que eu vi, esse link é de notícia da primeira pagina, !%#k vou ficar famoso...

Mas na verdade apenas espero que todos tenham acesso as melhores informações para que a comunidade local seja tão boa ou mesmo melhor que as demais.
Editado por FafnirBR em 06/08/2010 18:37 BRT
Responder Citar
Ótimo guia e ótima tradução, Fafnir! Parabéns!

Só umas sugestões: aquele termo "escoltar" que vc usou (e perguntou se a palavra existe), isso veio de "scout", né? Nesse ponto vc pode traduzir scout como explorar, acho que fica bom. E no outro ponto que vc usou scout mesmo, sem traduzir (scout, scout, scout, scout, hahaha), vc pode usar "reconhecimento" ou "fazer reconhecimento", caso vc queira traduzir o termo. Eu acho que funciona.
Responder Citar
Putz, ficou realmente MUITO BOM, parabéns pela iniciativa, e se tiver na área dos Zergs eu vou ficar mais feliz ainda, quero aprender a jogar com eles. >_>
Responder Citar
Velho muito show mesmo o topico, vou botar em pratica depois que eu zerar a campanha lol.
Responder Citar
Parabéns, ainda não li tudo, mas pelo que eu li está otimo!
palmas! :)
Responder Citar
Valeu Bakhero (a palavra sumiu da cabeça mesmo) alterei e agora ficou 10.

Softzin, esse guia apesar de ter sido postado para Terranos, não fala sobre estratégia terrana apenas e pode ser utilizado por Zergs e Protoss sem nenhum problema.
Responder Citar
bom nem vou corrigir muita coisa porque eu entendi o que você passou! =)
Responder Citar
Show demais!!

Muito bom ver jogadores querendo ver a qualidade dos demais jogadores aumentar!!
Responder Citar
Ótimo, foi de grande ajuda mesmo !!!

Mais uma vez parabéns pelo artigo!!
Responder Citar
boa =D
Responder Citar
Otima iniciativa!

Eu ja estou usando os grupos de comando,e aprendendo as Hot Keys,infelizmente,pulei a parte do treinar contra IA e fui logo treinar no Battlenet,mas nao me arrependo,assim ja sei oque esta por vir e consegui guardar Bons replays de varias estrategias usadas contra mim.

Recomendo a todos iniciantes fazerem o mesmo,depois de jogarem uma partida na Liga,assistir o replay dela,para ver onde errou/acertou...ver a tatica do inimigo,inclusive na visao dele,a velocidade que ele cria,com que tempo de jogo ja possui tantas unidades.

Tem me ajudado bastante,minha velocidade melhorou muito,e ja nao sofro paras os Protoss/Zerg Rush iniciais...
Responder Citar
Muito bom o material.

no SC1 e War3 existem diversas paginas de estratégia e guias aqui na propria, já no SC2 o material ainda é escasso... até mesmo a informação da arvore tecnológica disponível é incompleta, por exemplo, não é informado onde são conseguidos os upgrades...

Existe uma tecla de funcionalidade específica que remete ao War3 mas que aparentemente não foi documentada no material oficial do SC2, é a tecla Ctrl.

a Tab permite vc percorrer entre subgrupos de um mesmo tipo de unidade numa mesma seleção, já a tecla Ctrl funciona como uma modal que determina que a ação designada seja específica para aquele subgrupo, por ex:

vc tem um grupo com marines, siege tanks e ambunaves. Utilizando a Tab vc percorre entre subgrupos de cada tipo de unidade, podendo utilizar as habilidades especiais mantendo a mesma seleção. Mantendo pressionada a modal Ctrl , vc pode fazer com que um comando de mover/atacar por exemplo, seja obedecido somente pelo subgrupo de ambunaves, sem a necessidade de desfazer a seleção.

Essas funcionalidades em conjunto com o shift são uma mão na roda para micrar concentração de fogo em unidades inimigas específicas.

edit: confundi as bolas, tinha colocado Alt, mas é Ctrl
Editado por Strid em 07/08/2010 00:14 BRT
Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)
Enviar Cancelar

Reportado!

[Fechar]