StarCraft® II

A Bíblia Protoss

En Taro Tassadar irmãos

eu estava com alguns problemas em relação à ordens de construção, vim até aqui procurar ajuda e me enviaram um tópico da comunidade inglesa, ao ler o tópico percebi que ele fora na verdade criado na comunidade americana por um tal de Sirix, e lá na comunidade inglesa ele foi considerado "The Protoss Bible", foi quando tive a idéia de traduzi-lo e postar aqui para todos os latino-americanos desfrutar dessa bíblia maravilhosa...

Então, vamos lá?

Abaixo eu listarei uma variedade de ordens de construções, e um ou dois detalhes sobre as forças e fraquezas dos mesmos.(As ordens de construção estão listadas através de suprimentos, o número no lado esquerdo ao que o provê é o numero de suprimentos necessários para começar a fazer a estrutura/unidade.)

Antes de começar, uma última nota tática: Especialmente se você está enfrentando zerg, e às vezes em TvP, você deve criar uma "parede" na sua rampa. Isto pode ser feito de várias formas, se está contra Zerg que você deve fazer isto com um Pilar Energético + Portal + Fanaticus (pratique contra I.A, coloque seus Fanáticus no buraco entre as duas estruturas). Se está contra Protoss ou Terran, você deve murar com Portal + Núcleo Cibernético + Fanáticus com seu Pilar Energético atrás deles (assim eles não podem destruir o Pilar com Fuzileiros). Se for uma rampa grande, use Pilar Energético + Portal + Núcleo Cibernético + Fanaticus.

Eu marquei com um asterisco (*) aonde se deve usar a habilidade de aceleração do Nexus para construir estruturas/unidades.

----------------------------------------------------

Quatro Portais

Quatro Portais é o pão com manteiga do pacote iniciante Protoss, todo Protoss deve saber e dominar esta estratégia pois esta pode ser usada em quase todos enredos e pode lhe proporcionar uma vitória fácil.

Ordem de construção:

9 - Pilar Energético

10 - 2 sondas*

12 - Portal

12 - 2 sondas*

13 - Assimilador

16 - Pilar Energético

18 - Núcleo Cibernético (pesquise Portal de Dobra assim que estiver pronto, use a habilidade de aceleração do Nexus)

19 - Fanático

22 - Tormento

24 - 3 Portais

26 - Pilar Energético (posicione este próximo da base inimiga)

O ataque: leve uma sonda com seu exército e começe a se mover pelo mapa. Após criar o pilar perto da base inimiga, transdobre suas 4 primeiras unidades e ataque, continue transdobrando ondas de 4 unidades.

Destruidora

Todo Protoss deve ter isto em seu arsenal. Esta ordem de construção é efetiva especialmente contra Zerg, mas pode ser usado contra Protoss tambem apesar de ter apenas uma chance minima de sucesso, esta não é grande coisa contra Terranos.

9 - Pilar Energético

10 - 2 Sondas*

12 - Portal

12 - 2 Sondas*

14 - 2 Assimiladores

16 - Pilar Energético

16 - Fanático

18 - Núcleo Cibernético

20 – Portal Intergalático

22 – Pilar Energético

23 – Destruidora*

26 – Tecnologia de Portal de Dobra

27 – Destruidora*, Ataque agora.

30 – 3 Portais
Editado por Chainksain em 09/07/2013 04:37 BRT
Responder Citar
Fanaticus Rush

Esta é uma boa tática contra Zerg como também Terran, mas fraco contra Protoss. Um rush rápido e com uma grande força de Fanaticus da qual era inesperado pelo oponente.

9 - Pilar Energético

10 - 2 sondas*

12 - Portal

12 - 2 sondas*

13 – Portal

16 - Pilar Energético

16 – Fanaticus*

18 – Portal

18 – Fanaticus*

20+ - todos os portais deveriam estar construindo Fanaticus, nenhuma exceção, a toda hora. Use a habilidade de aceleração do nexus para aumentar a velocidade de produção dos seus Fanaticus. Quando você tiver 50 minerais excedentes, construa uma sonda. NENHUM GÁS. Lembre-se, 3 Fanaticus = 6 suprimentos, freqüentemente construa Pilares (Geralmente 2 em 24 suprimentos, e 1 em torno de 36~38 suprimentos).

30/35 – Ataque moderadamente, requer um pouco de micro, não pense que derrubará as defesas Terranas tão facilmente.

45/50 – Ataque com força total. Quando você deixar sua base, Transdobre um Núcleo Cibernético e adquira seu primeiro gás, 3 sondas neste. Pesquise Portal de Dobra quando o Núcleo Cibernético terminar, e construa outro Portal. Você usará agora a estratégia de 4 portais padrão.

Templário das trevas

Esta construção é semelhante ao Quatro Portais, mas requer mais "tech" às custas de menos unidades para um ataque. Esta construção é muito efetiva contra todas as raças, mas depende deles não ter detectores. Esta também pode ser uma construção defensiva boa contra terran, como alguns Templário das trevas matará uma bola de Fuzileiros fácilmente.

9 - Pilar Energético

10 - 2 sondas*

12 - Portal

12 - 2 sondas*

14 - 2 Assimiladores

16 - Pilar Energético

18 - Núcleo Cibernético (pesquise Portal de Dobra assim que estiver pronto, use a habilidade de aceleração do Nexus)

19 - Concílio do crepúsculo

20 - Fanático

22 - Santuário das trevas

24 - 3 Portais

24 - Pilar Energético

24 - tecnologia Portal de dobra deverá estar terminando, transforme seus portais e construa um Pilar Energético perto da base inimiga.

O ataque: transdobre 4 Templário das trevas perto da base inimiga e os envie para a linha de minérios do inimigo afim de destruir seus trabalhadores, caso o inimigo tenha expandido divida seu exército enviando 2 na base principal e 2 na expansão.

Fast Forge Expansion (FFE)

Esta abertura conta com Canhões de fótons e uma parede para adiar qualquer rush que o oponente Zerg pode tentar. Isto impede que o Zerg seja capaz de exercer pressão sobre sua expansão inicial, permitindo que o jogador Protoss evolua e aumente a sua economia ao mesmo tempo. A força desta ordem de construção é o grande número de transições que são possíveis. Como transições para Portal Intergalático, Central de Robótica, Concílio do Crepúsculo, push com 7 portais de dobra, são muitas as possibilidades e isso pode ser difícil para o Zerg responder corretamente.

Espionar seu inimigo será muito importante quando você estiver usando esta ordem de construção. Você deve espioná-lo para ter certeza que ele não está indo para um 6 Pool Rush. Você também precisa ver se ele tem um gás, se ele tiver gás seja muito cauteloso para qualquer all-ins.

9 - Pilar Energético (faça uma espionagem no seu oponente para se certificar de que ele não irá tentar fazer nenhum rush)

10 - 2 sondas*

12 - 2 sondas*

14 - Usina

14 - 3 sondas*

17 - Nexus

17 - Pilar Energético

18 - Portal (inicie a construção de um Núcleo Cibernético e 1 Fanático quando o portal estiver pronto)

18 - Canhões de fótons (Mais de 2 canhões irá desacelerar sua economia demais)

18 - 2 Assimiladores
Editado por Chainksain em 09/07/2013 04:42 BRT
Responder Citar
3 Gate Robo (Robotech rápido)

Robotech rápido é uma ordem de construção que antecederá algumas unidades do portal a favor de Imortais mais rápido, um Observador, e potencialmente o Colosso. É bom contra terranos, ou Zergs. Uma vez você tem seu Observador espiando, você pode decidir se você precisa do tech de Colosso ou se você deveria tentar qualquer outra coisa. Lembre-se, você vai precisar de um Observador quase todo o jogo, assim este não é indiferentemente um começo ruim. Esta construção especificamente é forte contra Sentinelas, Demolidores, e Baratas, Vale ressaltar que você deve proteger sua rampa enquanto seu robotech não terminar.

9 - Pilar Energético

10 - 3 sondas*

13 - Portal

13 - 2 sondas*

15 - Assimilador

16 - Pilar Energético

18 - Núcleo Cibernético (Portal de dobra quando terminar)

19 - Fanático

21 - Pilar Energético

22 - Assimilador

23 - Tormento

25 - Portal

26 - Sentinela

28 - Portal

29 - Pilar Energético

30 - Central de robótica (faça 1 Observador seguido de 2 Imortais assim que estiver pronto, use a habilidade de aceleração do Nexus)

Dual-Stargate Phoenix

Esta é uma ordem de construção centrada em molestar os trabalhadores. A idéia é você adquirir 4 fênix, apanhar um trabalhador inimigo com uma fênix e atacar. É bom contra Protoss e Zerg, mais fraco contra Terran por causa dos Fuzileiros.

9 - Pilar Energético

10 - 2 sondas*

12 - Portal

12 - 2 sondas*

13 - Assimilador

16 - Pilar Energético

16 - Fanático

18 - Assimilador

19 - Núcleo Cibernético (Portal de dobra quando terminar)

20 - Tormento

22 - Pilar Energético

23 - Portal Intergalático

24 - Portal Intergalático

25 - Pilar Energético

26 - 4 Fênix (faça 2 em cada portal intergalático, use a habilidade de aceleração do Nexus neles)

Continue criando Fênix até que você não consiga mais molestar a linha mineral do inimigo. Lembre-se de levar pelo menos 4 Fênix para matar efetivamente as unidades.

Rush de Canhão

Este rush é bom contra Protoss e exige que seu oponente que seja relativamente ruim a espiar ou você estar escondendo a colocação, também requer o mapa certo e um pouco de sorte.

9 - Pilar Energético, envie sua sonda a seus inimigos e deixa ali um pouco acima dos minerais deles, preferivelmente, ou qualquer outro lugar escondido.

10 - 2 sondas*

12 - Usina

12 - 2 sondas*

16 - Transdobre um Pilar na base inimiga, longe da vista ou no baixo chão (Lembre-se que o diâmetro de urdidura ignora altura de terreno)

17 - Transdobre um Pilar em sua própria base para terminar sua parede.

18 - Transdobre os canhões na base inimiga, quando estes estiverem aproximadamente 80% terminados envie sua sonda na base deles para o chão alto (se você já estiver na base, espere até que termine).

19 - canhão em sua própria base, se você está preocupado com seu oponente.

20 - Transdobre 2 canhões nos inimigos simultaneamente, tenha certeza elas estão dentro da gama de seu canhão original assim você pode acobertar estes.

21 - Transdobre outro canhão, e um pilar logo atrás deste (próximo ao seu 2º canhão acabado). Isto lhe permitirá o diâmetro para pôr canhões basicamente em toda a base deles.

22+ - mais canhões, some um segundo ou terceiro à sua base para mais proteção.
Editado por Chainksain em 09/07/2013 05:29 BRT
Responder Citar
1 Gate Fast Expansion

Esta abertura é uma boa tática contra Terranos podendo ser realizada em qualquer mapa. Especificamente, esta ordem de construção brilha em mapas onde estratégias agressivas como a 1/1/1 e 2 Rax Reactor / Tech-Lab push são freqüentemente usados por jogadores Terran, o que significa que ela é melhor em mapas pequenos.

9 - Pilar Energético

10 - 3 sondas*

13 - Portal

13 - 2 sondas*

15 - Assimilador

15 - 2 sondas*

16 - Pilar Energético

17 - Núcleo Cibernético (Portal de dobra quando terminar)

18 - Fanático

22 - Tormento*

24 - Pilar Energético

26 - Tormento*

30 - Nexus
Editado por Chainksain em 11/07/2013 06:55 BRT
Responder Citar
ESPIANDO SEU INIMIGO

A coisa mais importante e absoluta que você precisa fazer em sua carreira no Starcraft 2 espionar seu oponente. A estratégia mais comum de espiar, como Protoss, é enviar sua sonda para seus oponentes depois que você começar a construção de seu Pilar às 9 (padrão em toda ordem de construção). Dependendo do que você encontrar, você pode precisar alterar sua ordem de construção para compensar.
Sempre fixe algum ponto na base inimiga de forma que sua sonda possa recolher o máximo de informações possiveis. Os jogadores Protoss mais qualificados podem até mesmo atacar o SCV que constrói o primeiro quartel terrano, os forçando a puxar outro SCV que poderia estar coletando recursos. Lembre-se que você tem proteções que regeneram, use-as!

VERSUS PROTOSS

*Portal perto de terminar, ainda nenhum gás - Significa um rush de fanaticus. Mantenha sua sonda viva para confirmar.
-- Você pode segurar este tipo de rush facilmente murando a rampa de sua base com construções e atrás destas coloque tormentos para aniquilar os fanaticus do oponente.

*Gás sendo coletado rapidamente - Quatro portões de tormentos, ou 3 portais Robotech.
-- Você precisa jogar o 4 portais mais rápido, ou 3gate Robotech. Novamente, terá de se preparar murando sua rampa enquanto você constrói a força maior, e então ataque com força total.

*Portal perto de terminar, um gás - Geralmente uma ordem de construção 4 porais padrão. Mantenha sua sonda viva para confirmar.
-- Veja a anterior, mesma estratégia.

VERSUS ZERG

*Expansão rápida antes de criar Fosso de Desova
-- Adquira 2 portais e chronoboost aproximadamente 5 fanaticus para destruir o hatchery, adquira um núcleo cibernético e prossiga em um 4Gate ou 3Gate Robo. Mantenha a pressão e alcance a vitória.

*Fosso de Desova terminando até que sua sonda chega... - 6pool Rush, zerglings RÁPIDO.
-- Você precisa construir seu Portal às 10 em vez de 12 neste exemplo. Use Chronoboost em seus 2 primeiros fanaticus e você deverá poder segurar, tenha certeza de que não há nenhum espaço aberto em sua parede. Continue produzindo fanaticus até que você tenha 4~5 para evitar qualquer agressão, continue com um 4Gate ou 3Gate robo para vencer, a economia estará a seu favor.

*Fosso de Desova em tempo normal, nenhuma expansão rápida, gás que termina - Espere Baratas
-- 3Gate robo é muito bom contra baratas.

*Gas depois que o fosso de desova completou - Speedlings e possivelmente Tatus bomba
-- Mantenha seu exército espalhado para minimizar as perdas.

*Fosso de Desova em tempo normal com uma expansão logo após - abertura de Zerg Padrão.
-- Aplique pressão cedo com qualquer abertura anterior, tente destruir a expansão rápida para minimizar a vantagem econômica dele.

VERSUS TERRANO

*Sem gás, 1 Quartél terminando, outro a caminho - Massa de Fuzileiros
-- Produza seus fanaticus cedo, adquira alguns tormentos e Sentinelas e ataque.

*Sem Central de comando - terreno Alto.
-- Ele decolou a base dele e mais que provável colocou isto em um terreno alto, ou uma base de ilha. Espie as outras bases disponíveis, ataque rápido.

*1 gás, 2 quartéis - Massa Marine/Demolidor
-- Proceda com aberturas padrões, ataque cedo. Robotech rápido ou 4 Portais são escolhas boas.

*1 gás, Fábrica depois de Quartél - Espere a ordem de construção 1/1/1, um Terrano versátil constrói consistindo em 1 Quartél, 1 Fábrica, 1 Estaleiro Sideral.
-- 3 Robotech é uma escolha boa, empurre cedo ou você terá dificuldade com tanques. Tenha certeza você tem um canhão em sua linha mineral ou um observador. Tormentos e sentinelas são bem efetivos aqui para evitar ataques.
Editado por Chainksain em 09/07/2013 07:21 BRT
Responder Citar
Gostei muito post.
Meus parabéns.
Vejo que faz sentido tudo que foi dito.
Acho que poderia ser acresentado que no SC2 é necessário também contar com o fator surpresa da sua parte ou seja ao espiar identificar a fraquesa do oponente e explora-la ao máximo.
Responder Citar
já tinha lido isso no forum em inglês.
só faltou o aviso do lado do rush de canhão (SEU INIMIGO VAI RECLAMAR)
Responder Citar
vlw pelas opniões

algumas frases (como essa do rush de canhão) eu retirei pq achei que eram meio inúteis, deixei apenas o básico, afinal de contas, quem quiser usar o cannon rush que use, indiferente se o oponente reclamar ou nao, isso vai de pessoa para pessoa, tbm retirei algumas opniões do Sirix, pois as opniões eram dele e não minhas, eu não coloquei as minhas opniões tb nao pq acho que isso tbm varia de pessoa para pessoa

assim sendo eu traduzi somente uq realmente faz parte da "biblia protoss" e deixo as opniões pra galera postar aí ^^
Responder Citar
Vixi, deu até canseira nos olhos ver tanto texto! uAHuahauaHUAHu Muito bom. algumas dessas táticas já foram postadas aqui.

só um detalhe, rush de canhão e fanáticus, pelo menos comigo e acho que pra muitos, não cola mais, sempre mando sonda passear no inicio do jogo pelos locais escuro da minha base e ao redor pra achar. Virou moda cara tentar faze cheese e rush nas ligas mais baixas.
Responder Citar
Sim, tinha mais uns 2 que estavam traduzindo o mesmo tópico!
Responder Citar
Tinha que fixar um deles..
Responder Citar
Chainksain,

Parabéns pelo guia.
Eu e mais um grupo aqui do fórum estamos desenvolvendo um novo portal brasileiro do SC2 para vídeos, tutoriais, guias, e replays. O site ainda está em desenvolvimento e não foi lançado oficialmente, mas já estamos coletando todo o conteúdo possível. Gostaria de adicionar este seu guia a nossa sessão de "guias", você me dá permissão?

Se quiser você mesmo postar, eu posso lhe cadastrar como Autor, e no futuro você pode postar qualquer vídeo/tutorial/guia que vier a fazer também.

O portal chama-se Mundo Starcraft, e pode ser acessado através do endereço:
http://www.mundostarcraft.com

Obrigado!
Responder Citar
post perfeito muito bom valeu! ;) de grande ajuda!
Responder Citar
Parabéns amigo. Ótimo post, isto que faz nossa comunidade crescer.
Abraço.
Responder Citar
vlw pelas opniões

algumas frases (como essa do rush de canhão) eu retirei pq achei que eram meio inúteis, deixei apenas o básico, afinal de contas, quem quiser usar o cannon rush que use, indiferente se o oponente reclamar ou nao, isso vai de pessoa para pessoa, tbm retirei algumas opniões do Sirix, pois as opniões eram dele e não minhas, eu não coloquei as minhas opniões tb nao pq acho que isso tbm varia de pessoa para pessoa

assim sendo eu traduzi somente uq realmente faz parte da "biblia protoss" e deixo as opniões pra galera postar aí ^^

ah, mas é verdade, cannon rush é muito feiosa, é facil countear, mas se dá certo o cara te xinga. é um comentário engraçado e que mostra que essa tática é BEM suja
Responder Citar
Chainksain,

Parabéns pelo guia.
Eu e mais um grupo aqui do fórum estamos desenvolvendo um novo portal brasileiro do SC2 para vídeos, tutoriais, guias, e replays. O site ainda está em desenvolvimento e não foi lançado oficialmente, mas já estamos coletando todo o conteúdo possível. Gostaria de adicionar este seu guia a nossa sessão de "guias", você me dá permissão?

Se quiser você mesmo postar, eu posso lhe cadastrar como Autor, e no futuro você pode postar qualquer vídeo/tutorial/guia que vier a fazer também.

O portal chama-se Mundo Starcraft, e pode ser acessado através do endereço:
http://www.mundostarcraft.com

Obrigado!

Obrigado!
mas acho q vc deveria perguntar isso ao verdadeiro autor que é o sirix, eu soh traduzi, mas por mim pode postar lá sim ^^

vlw pelas opniões

ah, mas é verdade, cannon rush é muito feiosa, é facil countear, mas se dá certo o cara te xinga. é um comentário engraçado e que mostra que essa tática é BEM suja

isso eh vdd hehe, mas aí eu tentei ser imparcial, mas isso q vc falo eh a mais pura realidade xD
Responder Citar
26+ - transdobre suas 4 primeiras unidades (sentinela, Fanaticus, 2 Tormentos são um bom começo). procure sempre mixar a composição do exército, não faça muitos tormentos, 2 é um bom numero.

Axo q houve um equivoco, não seriam 2 sentinelas?
Eu vi essa estrat em outro post, e ele falava para manerar na sentinela (sentry), até pq tormentos são um bom counter pra mta coisa
Responder Citar
então, manerar nas sentinelas, porisso que só faz 1! e o tormento que é um bom counter pra mta coisa, tu faz 2! xD
Responder Citar
Acrescente essa build:
http://us.battle.net/sc2/pt/forum/topic/628075387
Editado por Marlboro em 03/09/2010 16:39 BRT
Responder Citar
então, manerar nas sentinelas, porisso que só faz 1! e o tormento que é um bom counter pra mta coisa, tu faz 2! xD

Errh... soh dois em um exercito nao contereia nada...

Pelo que eu tinha visto/entendido, era:
faz 2 Fanaticus, 1 Tormento e 1 Sentinela
ai de nvo, repete o mix,

ai vc ja tem duas sentinelas, entao faz 2 tormentos e 2 fanaticus
Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)
Enviar Cancelar

Reportado!

[Fechar]