StarCraft® II

O que é StarCraft II?
Visão geral do Jogo
Visão geral da Campanha
Terran Overview
Protoss Overview
Zerg Overview

O design de StarCraft II: Wings of Liberty permite que os jogadores possam aprender os fundamentos facilmente; você construirá bases e comandará exércitos num piscar de olhos. No entanto, certamente não fará mal se você se familiarizar com alguns mecanismos básicos de jogabilidade, especialmente se você for novo em jogos de estratégia em tempo real (RTS).

Noções Básicas de StarCraft II

StarCraft II é um jogo de estratégia jogado em tempo real. Você verá a ação a partir de uma perspectiva aérea e comandará seus exércitos para conseguir o controle do campo de batalha no entuito de derrotar seus oponentes. A campanha individual do jogo se concentra nos terranos, mas você pode jogar partidas em grupo como qualquer uma das três raças do StarCraft II: os terranos, os protoss ou os zergs.

Cada raça tem acesso a unidades exclusivas com papéis específicos no campo de batalha. Combinar diferentes unidades para formar exércitos versáteis é um caminho para a vitória.

As unidades mais básicas sob seu comando são seus trabalhadores. Eles coletam os recursos que você precisa para expandir sua base e adicionar mais unidades ao seu exército crescente, além de criar novas estruturas. Unidades mais avançadas são disponibilizadas quando sua base cumpre com certos requisitos, como levantar certas estruturas ou pesquisar determinadas tecnologias.

Em partidas em grupo você ganha o jogo quando acabar com todas as estruturas inimigas do mapa ou se os outros jogadores se entregarem.

Visão geral da Interface de Usuário (IU)

A principal barra de interface na parte inferior da tela está dividida em três seções:

Minimapa

O minimapa à esquerda mostra unidades, estruturas, terrenos, depósitos de recursos e estruturas especiais.

Painel de Informações

O painel de informações no centro exibe dados úteis sobre as unidades ou estruturas selecionadas no momento, como pontos de vitalidade, blindagem e uma representação gráfica mostrando sua condição no momento.

Painel de Ação

O painel de ação à direita permite que você envie comandos como mover, construir, patrulhar e atacar.

Selecionando Unidades e Estruturas

Para enviar comandos a uma unidade ou estrutura, você deve antes selecioná-la. A forma mais básica de selecionar uma unidade é clicar com o botão direito na unidade na tela. No entanto, há outras formas de selecionar unidades que podem ser úteis.

Arrastar seleção
Clique e segure o botão esquerdo do mouse, então arraste o mouse para extrair uma caixa. Cada unidade dentro dessa caixa será selecionada. As estruturas não podem ser selecionadas arrastando a seleção.

Controle de seleção
Segure a tecla Ctrl e clique com o botão esquerdo em uma unidade para selecionar todas as unidades do mesmo tipo (p.ex. todos os soldados, ou tanques de cerco) com um clique. Dar um clique duplo em uma unidade tem o mesmo efeito.

Alterar seleção
Clicar em Shift e em uma unidade adicionará esta unidade à sua seleção. Arrastar e alterar a seleção podem ser combinados, o que permite que você crie grupos variados rapidamente.

Seleção de grupo
Você pode pressionar Ctrl+1 até 0 para salvar a seleção atual de unidades e definí-las para um grupo de controle. Pressionando de 1 a 0, você pode chamar rapidamente esta seleção. Pressionar duas vezes o número centralizará sua visão do campo de batalha no grupo atual.

Por exemplo, se você possui duas forças de ataque no campo; você pode selecionar uma delas e definí-las para o grupo 1 com outra para o grupo 2. Isso permite que você vá rapidamente para frente e para trás entre os dois grupos sem ter que selecionar tudo novamente de forma manual.

Enviando comandos

Ao selecionar uma unidade ou estrutura, você pode começar a dar ordens a ela. Novamente, há uma forma básica de fazer isso e diversas formas mais avançadas.

Clique com o botão direito
Clicar com o botão direito enviará um comando relacionado ao contexto para suas unidades selecionadas no momento. Por exemplo, se você clicar com o botão direito no terreno, suas unidades tentarão se mover para onde você clicou; ao clicar com o botão direito em um inimigo, suas unidades tentarão atacar este inimigo.

Lançamento automático
Algumas unidades têm habilidades especiais que podem ser definidas para “lançar automaticamente” ao clicar com o botão direito no ícone da habilidade no painel de comando. O lançamento automático significa que a unidade usará sua habilidade automaticamente quando for apropriado. Por exemplo, se você definir a habilidade de conserto de um VCE para lançamento automático, ele tentará automaticamente consertar qualquer estrutura danificada que estiver próxima.

Painel de comando
Todos os comandos disponíveis para sua seleção atual são exibidos na parte inferior direita da tela no painel de comando. Os comandos exibidos aqui podem ser enviados ao clicar com o botão esquerdo neles. Alguns comandos, como “mover”, exigem um alvo. Neste caso, clique com o botão esquerdo no comando e clique com o botão esquerdo no alvo.

Teclas de atalho
A forma mais eficiente de enviar comandos é através das teclas de atalho. Se você passar o mouse sobre os ícones do painel de comando, você verá que cada comando está associado com uma tecla de atalho. Pressionar a tecla de atalho é idêntico a clicar no painel de controle, mas muito mais rápido. É importante aprender as teclas de atalho se você quiser jogar da forma mais eficiente possível.

Enfileirando comandos
Segure a tecla Shift para enfileirar os comandos. Por exemplo, você pode usar isto para ordenar rapidamente que um VCE construa uma série de Depósitos de Suprimentos ao invés de ter que re-selecionar a unidade e re-ordenar um novo Depósito de suprimentos de cada vez. Você pode mover as ordens na fila para fazer com que suas unidades sigam uma rota específica no campo de batalha.

Recursos

Construir um exército é caro, então você terá que enviar trabalhadores para coletar recursos e alimentar sua faminta máquina de guerra. Há dois tipos de recursos que você pode coletar: cristais e gás vespeno. Conforme seus trabalhadores (VCEs para os terranos, sondas para os protoss e zangões para os zergs) coletarem recursos, seu número de recursos totais aumentará; expandir sua base, aumentar seu exército, pesquisar e certas habilidades consumirão recursos e farão com que seu total diminua. O gerenciamento de recursos, saber quando e onde gastar sua renda, é um dos aspectos mais importantes de StarCraft II.

Jazida de Minérios Fonte de Gás Vespeno

Suprimentos

A infraestrutura de sua base coloca um limite no tamanho máximo de seu exército; em outras palavras, se você quer colocar em campo uma grande força, terá que aumentar sua capacidade de suprimento investindo alguns recursos em medidas que deixarão que você suporte um exército maior. Cada raça tem sua forma exclusiva de aumentar a capacidade de suprimento.

Terrano
Depósitos de Suprimento

Os depósitos de suprimento terranos oferecem a espinha dorsal logística para um grande exército.

Protoss
Pilares Energéticos

As tecnologias de posicionamento avançadas do protoss exigem pilares energéticos para expandir operações.

Zergs
Suserano

Enxames zerg não podem aumentar além de certo limite sem a habilidade do suserano de manter as unidades conectadas telepaticamente.

Reconhecimento e Ponto cego

Conhecer o que está acontecendo na base de seu oponente é vital para contra-atacar e definir uma estratégia efetiva para vencer a partida. Você só pode ver áreas no campo de batalhas que estiverem na linha de visão das suas unidades, o que significa que você precisa enviar unidades para reconhecimento.

O reconhecimento precoce é importante, mas também é importante manter seus esforços de reconhecimento durante o progresso. Os trabalhadores podem ser batedores efetivos no começo de um jogo, mas são frágeis e facilmente destruídos. Se isso acontecer, a área que você estava reconhecendo será coberta pela névoa da guerra novamente e você não poderá ver a área até mover suas unidades novamente.

Construir um exército

É importante ter esperteza tática nas linhas de frente, mas você também precisa manter a produção da unidade funcionando se quiser conseguir vantagem. Felizmente, cada raça tem seus próprios métodos exclusivos para levar as capacidades de produção ao limite.

Terrano

Qualquer estrutura que tenha um Reator ganha uma segunda fila de produção, permitindo que você treine duas vezes mais unidades a partir daquela estrutura. Lembre-se que você pode trocar estruturas movendo uma atualmente anexada para fora do caminho e pousando outra instalação de produção em seu ligar.

Zergs

Os zergs são privilegiados com taxas de produção naturalmente altas, mas as Rainhas podem colocar a produção da unidade em marcha ainda mais acelerada com sua habilidade de Gerar larva. Mirando uma Incubadora, a Rainha faz com que a estrutura gere larvas adicionais. Isso permite que você crie um grande número de unidades rapidamente.

Protoss

Os protoss podem utilizar a habilidade de Reforço temporal da Nexus para aumentar temporariamente a velocidade de qualquer taxa de pesquisa e treinamento de unidade da estrutura. Ao abrir um Portal de Dobra, você também pode dobrar unidades instantaneamente em qualquer matriz psiônica aliada. Isto é especialmente útil se combinado com a habilidade de Prisma Fásico para gerar uma Matriz Psiônica em qualquer lugar do campo de batalha.

E depois?

Quando você dominar os fundamentos, poderá refinar suas habilidades como comandante de campo de batalha, se aprofundando nos pontos mais delicados da jogabilidade de StarCraft II.

Habilidades especiais
A chave é aprender como e quando utilizar suas habilidades especiais de unidade. Ao se familiarizar com o jogo, você descobrirá as habilidades de unidade de sua raça preferida e também as das outras, com compreensão mais profunda sobre o significado tático de cada.

Estratégias
StarCraft II é um jogo sobre estratégia. Para melhor desenvolver a compreensão das nuances táticas do jogo, recomendamos que estude os replays de partidas de outros jogadores para aprender novas estratégias; outra excelente forma de se destacar nas mais recentes estratégias é visitar os fóruns de StarCraft II e participar das discussões com outros jogadores.

Terreno
Os mapas de jogo em grupo do StarCraft II não são estáticos; eles oferecem uma ampla variedade de opções estratégicas com as quais você deve se familiarizar. Desde torres de observação de Xel’Naga que removem a névoa de guerra em locais estratégicos até pedras destrutíveis que podem oferecer um novo ponto de acesso à base inimiga, saber como utilizar cada terreno do mapa para sua vantagem pode fazer a diferença.

Carregando Comentários...

Um erro ocorreu durante o carregamento.