Bate-papo dos Desenvolvedores - Explicando o Saque em Mists of Pandaria

Bate-papo dos Desenvolvedores - Explicando o Saque em Mists of Pandaria

Ei, que tal essa avalanche de informações de Mists of Pandaria? Já se passaram alguns dias desde o anúncio das novidades e provavelmente serão necessários alguns mais para que todas as nuances da próxima expansão sejam esclarecidas. Um dos temas mais discutidos pela comunidade está ligado ao novo sistema de saque que será introduzido em Mists. Muitas dúvidas foram expostas no fórum e por isso, acreditamos que seria interessante consolidar toda a informação em um só local.

Devo deixar claro que os sistemas que estão sendo introduzidos são na prática bem simples. Entrarei em detalhes aqui pois estamos recebendo várias perguntas sobre eles. Você não precisa entender tudo para poder participar da discussão e estamos certos de que tudo fará bem mais sentido quando estiverem vivendo a experiência pessoalmente (aquela velha história, “fale menos e faça mais”). Vamos começar.

Saque Individual

Nos grupos do Localizador de Raides, hoje o saque funciona assim:

  • O chefe morre.
  • O jogo escolhe aleatoriamente quais itens serão obtidos nesse abate de acordo com os itens disponíveis para esse chefe.
  • O grupo rola Necessidade, Ganância, ou Passa para cada item.
  • Caso você esteja em uma raide com um grupo de amigos, você deve discutir quem vai levar o item. Mesmo se você perder, teoricamente você fica contente pois seu amigo pegou um item melhor e seu grupo como um todo está um pouquinho mais forte.
  • Mas, se você estiver no Localizador de Raides, possivelmente está sozinho com um punhado de estranhos.
  • Então, se você é capaz de escolher Necessidade, provavelmente irá fazê-lo já que não há tempo para discussão, alguns dos candidatos podem estar ausentes, etc. E  mesmo se você tirar alguém do sério, você não precisará pagar as consequências sociais ao fazer isso, já que provavelmente você nunca mais os verá novamente.
  • O personagem que obter o número mais alto no “roll”, ganha o item.
  • Começa o drama.

Abaixo, o novo modelo que o Localizador de Raides seguirá em Mists of Pandaria:

  • O chefe morre.
  • O jogo automaticamente decide quem recebe saque e distribui para os escolhidos alguns itens apropriados de acordo com suas especializações.
  • Alguns podem ficar chateados, mas, somente contra as leis das probabilidades, e não com outros jogadores.

Então, na realidade, isso é tudo que você precisa saber. Para aqueles que buscam mais detalhes, aqui vai o que acontece nos bastidores:

  • O chefe morre.
  • Cada jogador tem uma chance individual de ganhar saque. Independente dos outros jogadores.
  • Para cada jogador que ganhar, o jogo seleciona um subconjunto de itens de acordo com suas especializações (entre os itens disponíveis para aquele chefe). Este subconjunto contém somente itens que o jogo (os designers neste caso) acha que são apropriados para sua classe e especialização atual.
  • Perceba que você não está escolhendo Necessidade ou Ganância.  Você não tem a opção de Passar. O jogo apenas diz “tome isso”.
  • Você não pode trocar esse item, caso contrário, isso anularia a proposta de remover a pressão social em grupos com desconhecidos. Se você não gostar do item, você pode vendê-lo, apaga-lo ou desencanta-lo.

A grande diferença aqui é que em vez de matar -> saque -> roll, o novo sistema usa matar -> roll -> saque. O saque não é determinado até que os ganhadores sejam definidos. É tudo automático, e você não tem obrigação de passar ou rolar – essas opções não existem mais. O jogo decide quem ganha o saque, não os jogadores. Fim. Não existe mais o idiota que leva o item que você merece por direito. Ninguém vai tentar te convencer a dar um item por que eles estão sem sorte e não conseguem nem ganhar uma arma. Nenhum DPS irá “ninjar” o escudo de tanque que você precisa para continuar progredindo.

Compreendemos que alguns jogadores estão interessados em itens para sua especialização secundária ou em itens para transmogrificação, e estamos considerando futuras mudanças para atender essas necessidades. Porém, não estamos certos de que o Localizador de Raides seja fundamentalmente o melhor lugar para conseguir esses itens. Você estaria tirando um item de outro jogador que realmente precisa dele para sua especialização, ou teria que existir uma conversa para ter certeza que ninguém mais precisa do item mais que você. Em outras palavras, você teria que impedir que outros jogadores escolham Necessidade. Eu tenho visto algumas sugestões que adicionariam uma opção que basicamente diria, “Estou contente em obter saque que vai além de minha especialidade primária”,

E talvez decidiremos seguir esta direção, mas primeiro vamos nos certificar que a estrutura básica funciona. Por enquanto, existem outros lugares, como masmorras, armadura de facções, raides normais e conteúdo antigo que podem fornecer armadura de especialização secundária e cosmética.

Aqui está o modelo já vi algumas pessoas pedindo

  • O chefe morre.
  • Eu ganho exatamente os itens que eu quero.
  • Eu nunca mais tenho que matar esse chefe novamente.
  • Educadamente pergunto à Blizzard quando ela lançará um novo conteúdo.

Eu adicionei a última frase (mesmo que em tom de gozação) para mostrar que a intenção do novo sistema não é fazer com que o abate de chefes ou a obtenção de itens seja mais eficiente, tampouco para permitir que você escolha os itens você quiser.  Gostamos do fato do saque aleatório permanecer aleatório, desde que não seja tão aleatório a ponto de se tornar frustrante e fazer com que você deixe de curtir a experiência. A intenção do novo sistema de saque é realmente diminuir a pressão social em um grupo de estranhos anônimos e aleatórios. Acreditamos que seja razoável que grupos de amigos (como o grupo típico de raide de guilda) sejam capazes de discutir a distribuição do saque entre si. Essa discussão é uma tradição do RPG que precede o D&D. Contudo, não acreditamos que esta seja uma expectativa razoável para o Localizador de Raides.

O sistema de saque individual inicialmente será usado no Localizador de Raides e para chefes encontrados ao redor do mundo (world bosses). Queremos usar o sistema em chefes de mundo, pois queremos que seja sejam abates relativamente fáceis para PUGs. Caso meu grupo de raide da guilda queira abater um chefe de mundo e algum caçador solitário quiser se juntar ao grupo (sempre há um caçador solitário) seria legal poder convidá-lo para o grupo sem ter que me preocupar com alguma atitude ninja.  Queremos incentivar uma atitude “quanto mais, melhor” com estes chefes.

Esse é o motivo pelo qual é tão importante para nós que o tamanho do grupo não importe. Não queremos que as guildas tentem e matem um chefe de mundo com o menor número de jogadores possível para maximizar o saque por jogador. Quando todos tem sua própria chance de conseguir saque, por que não montar o grupo com o maior número de jogadores possível?  Note que você ainda tem que ser um membro do grupo que ataca e mata o chefe. Nossa intenção é criar um pouco de competição na busca pelo abate dos chefes de mundo, especialmente entre a Horda e Aliança. Acreditamos que este seja um dos aspectos mais legais destes chefes. Não queremos que todos os que estiverem na área levem o crédito do abate só por estar passando por ali. Queremos que você ajude outros jogadores, e estamos tentando remover as barreiras da cooperação, eliminando possíveis dramas relacionados ao saque.

Bônus Roll

Nós temos outro sistema que será parte do modelo de saque individual. Nós o chamamos de bônus de roll.

No passado,  os jogadores precisavam investir bastante tempo e esforço semanalmente para se preparar para uma raide. Na teoria, isso parece ser algo legal, pois cria um pouco de ansiedade, premia os jogadores que se preparam para a noite de raide, e oferece mais glamour ao ato de entrar na caverna de um dragão em busca de glória e tesouro. Na realidade, você perdia seu tempo matando monstros para conseguir itens para frascos ou coletando Tubérculo de Raiz-açoite. A realidade não refletia a fantasia e nós eventualmente diminuímos a necessidade de tanta coleta de materiais. Claro que isso levou a outro problema, pois agora os jogadores se conectavam para as raides e ao terminar, não tinham mais o que fazer no restante da semana. O bônus de roll tem a intenção de dar a esses jogadores algo mais divertido para fazer em vez de ficar matando elementais ou javalis em Barreira do Inferno. Queremos ver jogadores ao redor do mundo entretidos com alguma coisa, e queremos que essas coisas sejam um pouco mais interessantes (senão divertidas) do que coletar materiais.

O sistema funciona da seguinte forma. Temos duas facções Pandaren principais. Os Anciãos e os Artesãos. Ao completar missões diárias e cenários para cada uma delas, o jogador ganha uma das duas moedas. As Moedas de Artesanato podem ser usadas principalmente em itens cosméticos. As Moedas dos Anciãos podem ser usadas principalmente em itens de poder. A intenção é que os jogadores que queiram algum conteúdo opcional possam dedicar seu tempo tanto para os Artesãos como os Anciãos. Jogadores focados em estatísticas ou aqueles que não querem comprometer seu tempo podem seguir os Anciãos. As Moedas dos Anciãos podem ser usadas para comprar encantamentos de cabeça, alguns itens roxos e o tipo de armadura que você pode esperar de uma facção. Porém, eles também vendem um item chamado de “Amuletos de Boa Sorte”. Imagine que você pode completar uma missão uma vez por semana, para comprar um Amuleto por 25 Moedas dos Anciãos. Você também poderá guardar alguns Amuletos, mas você não poderá acumular os mesmos até o próximo nível de conteúdo.

Se você tem algum - ou mais de um - Amuleto de Boa Sorte, então, quando você mata um chefe de raide (No Localizador de Raide, normal ou heroico), uma nova janela se abrirá na interface do usuário perguntando se você quer gastar seu Amuleto no bônus de roll. Se você escolher sim, então você instantaneamente ganha outra aposta no saque. Você sempre ganhará alguma coisa com o bônus de roll, como uma pilha de ouro, gemas ou frascos.  Porém, você também tem uma pequena chance (razoável) de receber um item épico. Com o sistema de saque individual, o item será sempre algo direcionado para sua especialização atual. Além disso, com o saque individual, o jogo não analisa se você já possui o item, se ele será uma melhor para você, ou se você prefere machados a espadas, ou nada do gênero.

O mais importante é que o bônus de roll não influencia, de forma alguma, no que os outros jogadores irão ganhar com seus respectivos bônus de rolls ou roll normal. Se você guardou vários Amuletos (isso vai acontecer quando você joga, mas não frequenta raides toda semana), então você pode usar um deles por chefe, todavia você não pode usar múltiplos Amuletos em um único abate de chefe. Se você quiser guardar todos seus Amuletos para o ultimo chefe por que ele (ou ela, no caso da raide mantídeo) tem armas interessantes, saiba que isso é sua escolha, mas lembre-se que você só poderá usar um por abate. Se você quiser guardar seus Amuletos para os chefes heroicos, isso também é possível.

Aqui está um exemplo do bônus de roll em um saque individual:

  • Stan é um cavaleiro da morte;
  • Jim Bob é um guerreiro.
  • Naomi é uma caçadora.
  • Os três amigos vão juntos para o Localizador de Raides para enfrentar os perigos de Galerias Mogu’shan Vaults. Eles se juntam a um monte de jogadores aleatórios. No quarto chefe, o Conselho dos Reis, o jogo decide que Jim Bob ganha um item. Jim Bob é um guerreiro Fúria, então o jogo dará a ele um machado de duas mãos de Força ou um bracelete de Força, por que estes são os dois itens apropriados de Fúria que o Conselho dos Reis contém (neste exemplo). Independente do que Jim Bob ganhar, Stan  ganhará os mesmos itens. Naomi nem receberá a opção destes itens, já que não são itens apropriados para caçadores. Se ela tivesse tido sorte, e ganhasse o saque pelo abate, seriam itens apropriados para caçadores.
  • Vamos dizer que Naomi está frustrada, pois Bob e Stan ganharam itens e o berloque que ela queria não caiu. Então ela decide usar um Amuleto da Boa Sorte. Vamos supor que o jogo decide que ela ganhe um item no lugar de ouro, frascos e etc. (obrigado jogo!). Ela pode conseguir o berloque que ela quer, ou talvez um colar de Agilidade que também faz parte das opções do Conselho dos Reis para caçadores. Ela ganha o item e não afeta Stan, Jim Bob nem ninguém, mesmo quando ela usar Amuletos.

Ok, já estamos quase concluindo, mas gostaria de mencionar outras mudanças relevantes.

Saque em Área

Sim, nós temos saque em área. Depois de matar um grupo de inimigos, você terá vários corpos caídos em volta (talvez por que usou Tornado de Aço no meio da multidão). Se você saquear um dos corpos, a janela de saque incluirá itens de todos os corpos que você tiver direito ao saque. Alguns jogos recentes incorporaram essa funcionalidade e é uma das coisas que os jogadores fazem questão em ter nos MMOs atuais. Este sistema já está pronto e funcionando perfeitamente.

O Futuro da Bravura

A segunda mudança que quero mencionar é que nós planejamos ajustar a função dos pontos de Bravura. Os pontos de Bravura (ou os outros nomes variados que apareceram ao longo dos anos) foram originalmente adicionados ao WoW por duas razões: ajudou a mitigar a falta de sorte, para aqueles momentos quando o chefe se recusa a soltar aquele item que você quer, e continua encorajando o grupo mesmo quando eles não precisam de nada que o próximo chefe pode oferecer.

Ao longo do tempo, nós sentimos que a Bravura acabou ganhando um foco muito grande, ao ponto de ser mais importante que o saque do chefe. Isso aconteceu claramente quando os conjuntos de armaduras estavam disponíveis nos vendedores de Bravura. Acreditamos que matar dragões e saquear suas escamas seja bem mais épico que comprar na loja mágica de armaduras, sendo assim, queremos retornar à época em que os abates de chefes constituíam a principal fonte de armadura JxA.

Em Mists of Pandaria, Bravura será usada para potencializar uma nova ferramenta que permite aumentar o nível de seus equipamentos épicos. Isso significa que a cada semana, você se torna um pouquinho mais poderoso, e quem sabe, permitindo que você mate esse chefe que você está tentando há tanto tempo. Você passará um tempo decidindo o momento exato para melhorar sua armadura em vez de esperar uma nova peça de um chefe de raide, mas nosso plano é permitir que até mesmo uma  armadura heroica possa ser atualizada desta maneira.

Não permitiremos que você melhore sua armadura adquirida em Localizador de Raides até o ponto que ela se torne melhor que a armadura adquirida normalmente, mas imagine se você pudesse aumentar o nível do item em torno de oito pontos. Atualmente, estamos pensando na hipótese de que não vai existir armadura por pontos de Bravura, mas vamos ver como tudo se desenrola. Bravura seria obtida principalmente em masmorras (incluindo modos desafio) e cenários. Você ganhará alguns pontos através de missões diárias e raides também, mas este formato não será tão eficiente.

Conclusões Finais

É muita informação para ser absorvida de uma vez e eu tenho certeza que induzirá dezenas de questões. Seria mais útil focar a discussão em como as coisas serão de acordo com as regras básicas, em vez de instantaneamente chegar à conclusão tudo está condenado ao fracasso pois você encontrou um meio de burlar o sistema. Nós já preenchemos várias brechas e o sistema é um pouco mais complicado nos bastidores do que imaginávamos, e por isso, vale a pena explica-lo.

Confira o novo sistema no beta, se você tiver a oportunidade. Deixe-nos saber o que você achou. Ainda temos tempo para interagir e refinar tudo isso. Boa sorte ao conseguir seu saque desejado... Mas não tão rápido.

Greg “Ghostcrawler” Street é o líder designer de sistemas para World of Warcraft. O primeiro item épico que ele lembra ter conseguido foi o Disco do Perfurador.

Carregando Comentários...

Um erro ocorreu durante o carregamento.