Bate-papo dos Desenvolvedores - Cenários

Bate-papo dos Desenvolvedores - Cenários

Os Cenários que você vai vivenciar no nível 90 de World of Warcraft: Mists of Pandaria começaram a ser  revelados recentemente em nossa página da expansão. Os últimos ajustes estão sendo realizados e acreditamos que este é o momento ideal para sentarmos com o Designer de Jogo Sênior, Dave Maldonado, e o Designer de Jogo, Jonathan LeCraft, para discurtimos suas perspectivas deste novo sistema.

P: O que os Cenários trazem de novo para World of Warcraft?

Dave Maldonado: De um ponto de vista tecnológico, quase tudo no sistema é novo. Os jogadores continuarão vendo o World of Warcraft que eles já conhecem e adorarão percorrer pelos Cenários, porém toda a tecnologia que está por trás deles é totalmente nova.  Isso nos deu a oportunidade perfeita para aproveitar e investir em novas maneiras de interação entre jogadores, PNJs e ambiente. Foi muito trabalhoso desenvolver a tecnologia com uma Interface totalmente inédita e um novo sistema de progressão, além de várias aleatoriedades e inúmeras novidades para os monstros e ambientes que foram implementados ao longo do processo de desenvolvimento.

Jon LeCraf: Com os Cenários, podemos fazer muito mais coisas em relação às missões em grupo, pois mesmo com a tecnologia de “phasing” e todas as outras opções que temos disponíveis, ainda existia uma série de coisas que queríamos levar para o jogo e não podíamos. Agora somos capazes de mudar o ambiente alterando a forma como as coisas são exibidas e até mesmo modificar o comportamento dos inimigos. Isso abre um leque quase infinito de possibilidades.


A Queda deTheramore, Cenário da Aliança

Dave Maldonado: Meu exemplo favorito é o conceito de uma embarcação que você quer destruir usando fogo. Você pode invadir a embarcação, matar todos a bordo e só depois atear fogo sobre ela. Mas o que acontece quando você decide se esgueirar pela embarcação, deixar todos vivos e atear fogo enquanto todos ainda estão ali? Nos Cenários, teremos muita flexibilidade para imaginar diferentes estilos de jogabilidade para os jogadores e fazer com que os PNJs e o ambiente reajam a estes diferentes estilos de forma mais natural. Se essa for a sua escolha, você poderá ver todos os PNJs pulando do navio por causa do fogo e sentir a emoção apropriada pelo feito. Os PNJs que estavam realizando entregas para a embarcação, antes de transformá-la em um inferno flutuante, vão reagir à essa mudança no mundo. Em vez de tentarem colocar a caixa que eles estavam carregando na embarcação, ou desaparecerem do nada, ou fazerem algo ainda mais irreal, eles irão parar e ficar espantados com as chamas.

P: Vimos muitas comparações entre Cenários e masmorras, porém, você citou algumas semelhanças com as missões em grupo. Quais aspectos dos Cenários são semelhantes às masmorras e quais aspectos são semelhantes às missões em grupo, e o que é totalmente novo?

JL: Em primeiro lugar, um Cenário deve ser feito em grupo, então você deverá usar o Localizador de Masmorras para começar. Se você não estiver em um grupo, a ferramenta montará um para você. Este aspecto é parecido com as masmorras. Além disso, existe um chefe no fim dos Cenários.

DM: O chefe no final do cenário une todos os jogadores.

JL: Estes são chefes bem diferentes daqueles com que você está acostumado, pois os Cenários são projetados para serem completados por três personagens de qualquer especialização.


O Cenário Aldeia Rocha Verde

DM: Ainda estamos ajustando e discutindo sobre a dificuldade dos Cenários, mas existem algumas diferenças principais entre os chefes de Cenários e os chefes de masmorras. Muitas vezes, os chefes de Cenários não precisam de tanque ou a necessidade de um tanque não é algo essencial. Eles podem ser mais fáceis que os chefes de masmorras, pois eles têm que ser plausíveis diante de um grupo de três DPS, porém eles também podem ser muito mais difíceis que os chefes de masmorras, pois são capazes de causar muito dano; dano que deve ser evitado pelos jogadores. Esses encontros são projetados para que você não seja capaz de efetuar o papel de tanque ou curandeiro quando estiver diante de ataques massivos. Ou você presta atenção aos sinais de um ataque iminente no intuíto de evitá-lo ou você falha.

JL: Já que nem sempre existirão recursos suficientes para causar interrupções ou controlar a quantidade de aggro ou cura em um Cenário, esses encontros serão baseados em posicionamento, tempo e reconhecimento de padrões.

DM: Ao mesmo tempo, existem outras coisas que você pode fazer com os chefes nos Cenários. Você pode usar controle de massas, ou até mesmo incapacitá-lo e interromper suas ações. Isso fará com que seja fácil lidar com eles em circunstâncias distintas. Mesmo assim, é bom lembrar que eles têm uma quantidade enorme de vida e também a capacidade de causar um dano massivo. Poucos podem ser tankados e derrotados. 

P: Como jogadores de World of Warcraft, diga-nos como vocês descreveriam a experiência dos Cenários?

DM: Ao observar outros jogadores testando os Cenários, e após muitos testes realizados pela equipe, chegamos à conclusão de que eles são realmente uma experiência “pura” de WoW. Eles permitem que você faça muito mais com seu personagem em relação a outros aspectos do jogo. No JxJ, por exemplo, não existe espaço para experimentação, seja no uso de todas suas habilidades ou até mesmo no uso da maioria das suas habilidades – a menos que você queira morrer. Nos Cenários, vemos todas as classes, todas as especializações e todos os estilos de jogo sendo viáveis. Cenários são lugares onde você vive a experiência de se mover através do ambiente. Existem várias coisas que você pode pular ou escolher interagir e essas decisões terão um impacto significativo no que acontecerá na sequência desse Cenário.


O Cenário da Arena da Aniquilação

JL: Eu sempre menciono isso. A decisão de interagir com certas coisas é uma constante nos Cenários. Um fantasma gigante pode aceitar Controle Mental. Uma urna pode ser no qual você pode tentar interagir, resultando em algo que pode fornecer pouco de ouro para você mesmo que vários monstros apareçam após esta interação.

P: O que podemos esperar no futuro para este sistema?

DM: Mais Cenários! Temos muitas ideias legais e pretendemos desenvolver mais conteúdo deste tipo conforme começamos a trabalhar nos patches pós-expansão.

Você pode conferir nossa página especial dos Cenários Aldeia Rocha Verde e Tempestade Cervejeira em nossa página de Mists of Pandaria.

Carregando Comentários...

Um erro ocorreu durante o carregamento.