Vivendo em Perfeita Harmonia - Profissões

Vivendo em Perfeita Harmonia - Profissões

Com o lançamento de uma nova expansão, sempre buscamos observar melhor a variedade dos sistemas de World of Warcraft a fim de explorar novas ideias ou melhorias no jogo.  Um sistema em particular mora no coração da comunidade: Profissões. Em Mists of Pandaria, os designers tiveram a oportunidade de observar a função dos materiais e suas utilidades. E foi assim que surgiu o Espírito da Harmonia, um novo recurso no jogo.

Perspectivas Harmoniosas

Em Mists of Pandaria será introduzido um novo material, conhecido como o Espírito da Harmonia. Ele pinta e borda – bem, na verdade não, mas os artesãos farão bom uso dele. Hoje em dia, os artesãos mais experientes estão acostumados a encher as bolsas com uma variedade de materiais, como Vida Primeva, Fogo Primevo, Terra Primeva, etc., porém em Mists of Pandaria tudo gira em torno do Espírito da Harmonia (combinados com os outros materiais, como minérios, couro e gemas). O Espírito da Harmonia é a simplificação de um sistema que já era complexo, porém esta simplicidade ao mesmo tempo abre uma grande variedade de possibilidades para os jogadores. Assim como os outros Primevos, Partículas de Harmonia podem ser combinadas (10 para 1) para criar um Espírito de Harmonia.

Harmonia é algo Pessoal

Vamos ser diretos. O Espírito de Harmonia é vinculado no momento em que é Apanhado (ou “BoP” para os veteranos). Este material pode encontrado em qualquer criatura saqueável de todas as áreas de Pandaria – de masmorras ao mundo afora. Inicialmente, queremos que os artesãos se aventurem pelo mundo, em vez de ficarem parados na frente de um leiloeiro esperando barganhar materiais pelo preço mais baixo.

Compreendemos que isso pode ser um problema para aqueles que possuem vários personagens com muitas profissões, e talvez até possamos considerar outras opções no futuro, incluindo a possibilidade de fazer com que os Espíritos de Harmonia sejam vinculados à conta em um patch.

Além de ser o recurso principal das profissões, o Espírito de Harmonia pode ser usado para comprar uma variedade de bônus ou materiais adicionais que seu personagem pode precisar. Mesmo que estes valores não sejam os mesmos para todas as profissões, fique ciente que a maioria dos jogadores terá que coletá-las por um motivo ou por outro.

Abaixo, alguns exemplos das várias formas que Espírito de Harmonia pode ser usado:

  • Alquimia: Comprar uma Transmutação extra.
  • Arqueologia: Comprar um artefato restaurado.
  • Culinária: Trocar por Fichas da Pata de Ferro.
  • Encantamento: Comprar reagentes.
  • Engenharia: Novas montarias e óculos pessoais.
  • Herborismo: Comprar ervas.
  • Escrivania: Comprar tintas raras.
  • Joalheria: Usar para comprar descobertas diárias.
  • Alfaiataria, Ferraria, Couraria: Usado para criar itens épicos.

Apesar da compra de materiais não ser a maneira mais eficiente de obter recursos, pode ser bem conveniente comprar algo com o Espírito de Harmonia em vez de sair pelo mundo em busca do material necessário. O vendedor do Espírito de Harmonia pode ser encontrado no Vale das Flores Eternas.

 

Relatar mensagem # escrita por
Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)

Reportado!

[Fechar]

Comentários (51)

conectar para avaliar
Torddek
Gallywix
Torddek
28/10/2012
drop facil? cada 30- 50 monstros cai 1particula de harmonia´´moto´´ ^.^, mas gostei da novidade de ser vinculado, todavia, esta muito dificil de se obter o item...
fica ai um meu adendo, obrigado
bom jogo a todos

Torddek- Gallywix
conectar para avaliar
Funnycat
Azralon
Funnycat
24/09/2012
Outro Obs: tudo devia ser BoA. Nada pior que ir numa raid, ver um item bom ir pra DE e pensar que ele seria ótimo para seu Alt. E depois rodar a raid meses com o Alt e o diabo do item nunca cair.
conectar para avaliar
Funnycat
Azralon
Funnycat
24/09/2012
Acho a medida ótima. Acredito que a principal motivação é atacar os bots. Lamentavelmente conheço gente por ai que tem gold demais e não tem tanto tempo para jogar logo isso só pode vir de bots farmando material o dia todo. Além disso acho que as profissões ficam mais valorizadas. Ex. Tailor com panos BoP nesse expansão foi uma medida legal. Infelizmente deixar liberado totoal acaba queimando as profissões. Alguém falou das profissõe voltarem a terem itens legais como a LionHeart. Concordo plenamente. Acho que para valer a pena ter profissões como BS, LW, Tailor deveria ter um benefício de ter uma arma ou armadura que somente quem tem a profisssão pode usar. Seria legal poder fazer arma lendária, que desse o trabalho do cão mas que se pudesse passar de uma expansão para outra. Também precisam atualizar o hearloon, todos deviam ir até o 90.
conectar para avaliar
Allaw
Goldrinn
Allaw
23/09/2012
Legal!! ^^ Gostei da novidade!!!
conectar para avaliar
Blastsoul
Azralon
Blastsoul
22/09/2012
gostei do fato de serem vinculados, só espero q o drop seja bom, tipo 10~20% pq ter q matar 10 monstros pra pegar 2~3 particulas, seria um saco
conectar para avaliar
Fontana
Gallywix
Fontana
23/08/2012
Por isso dexei pra Upar profissão só no MOP
conectar para avaliar
Ghõst
Tol Barad
Ghõst
21/08/2012
Tem que ser obrigatório o Espírito de Harmonia ser vinculado à conta e não apenas ao char, afinal somente um espírito esta controlando todos os seus alts e precisa ter harmonia entre eles hahaha (sem graça =p)
conectar para avaliar
Siuhana
Nemesis
Siuhana
21/08/2012
a parte legal deste novo sistema é que o world pvp vai ganhar um pouco mais de espaço novamente, a parte ruim é que os low lvls vão sofrer bastante com aquele monte de 90 rodeando o mapa.
conectar para avaliar
Ouriques
Tol Barad
Ouriques
19/08/2012
Lixo, coisa pra agente fazer pagar mais gametime. já que não dá pra comrpar na ah e é bop, teremos que upar mais chars se quizermos ser beneficiados por isso em outros chars que só carregam a profissão mesmo.
conectar para avaliar
Sinceramente, é ónvio que vai dar errado. Vai sair pela culatra assim como as esferas do caos.
Tenho que torcer que ao contrário das porcarias das esferas, eles mudem isso pra vinculado à conta bem rápido e não bem no final.
FORÇAR jogadores a explorar o mesmo mundo múltiplas vezes por um extenso período de tempo a fim de que acumulem as quantias necessárias é uma idéia tão ruim que até eles mesmos admitem no blog.
conectar para avaliar
Czarswar
Nemesis
Czarswar
23/09/2012
@Buu: tenho q concordar. Creio que, além de forçar o jogador a explorar mais o mundo (oq por muito tempo pode ser um tiro pela culatra), eles fizeram isso pra evitar o uso de farm bots. Pelo menos me veio à mente isso.
conectar para avaliar
Bravius
Tol Barad
Bravius
18/08/2012
Fiquei triste pois depois de ter gasto uma boa quantia de gold em livros de proficiência em glifos consegui todos os glifos do jogo, e agora alguns d
eles serão tirados da profissão de escrivania :(
conectar para avaliar
Joãof
Nemesis
Joãof
17/08/2012
O que magoa é a desvalorização das profissões ao longo de cada expansão desde a vinda do Lich King. Bs e Lw servem apenas por seus recursos de slots extras. Quem não se lembra das quests para craft de armas de Bs e depois disso especializar-se ainda mais em Massas, Machados ou espadas. Era lindo ver uma Lionheart Executioner ou Blazefury, eram símbolos de dedicação a profissão coisas que foram esquecidas com o tempo. Não sou a favor do craft BoE a não ser por profissões como Jc ou Enchant que são extremamente necessárias e ganham dinheiro com isso, mas nem tudo funciona a nossa maneira.
conectar para avaliar
Raulseixass
Tol Barad
Raulseixass
17/08/2012
Devia fazer um novo livro como o Book of Glyph Mastery, pq o drop eh baixo e so dropa no LK
conectar para avaliar
Erold
Tol Barad
Erold
22/08/2012
@Raulseixass: pelo que ouvi falar, rumores, vai sair o book de inscription do jogo.
conectar para avaliar
Bloodfeud
Azralon
Bloodfeud
17/08/2012
A unica coisa que eu sempre fui contra hen questão de profissão é qualquer um poder pegar mats de enchanter naum poderia ter opçao pra desenchant no drop de itens .. sendo assim o cara teria que hen uma raid pegar o item e pagar pra um enchanter desenchantar
conectar para avaliar
Raulseixass
Tol Barad
Raulseixass
17/08/2012
@Bloodfeud: mas cara, todo mundo precisa de enchant tbem, e alem do mais os enchanter ficariam de saco cheio de terq fazer dungeon todo santo dia para pegar mats, pelo menos ele podem fazer o encantamento com os mats do cara q quer
conectar para avaliar
Yusukezin
Tol Barad
Yusukezin
18/08/2012
@Raulseixass: então qnd for skinnar ou mineirar, bota para rollar os itens tbm
conectar para avaliar
Balthazor
Gallywix
Balthazor
19/08/2012
@Bloodfeud: Cara, essa idéia é tão fraca que nunca levaram em consideração. Sem a opção de desencantar itens VaE seriam disputados da mesma maneira e ainda dariam trabalho com passo extra de trocar e desencantar, e os VaP virariam uma merrequinha de ouro. Com esse sistema tem MONTES A MAIS de material e traalho pra encantadores. E eu nem preciso me mover. O cara traz os materiais prontinhos e eu só recebo minha gorjeta.
conectar para avaliar
Hipotermia
Gallywix
Hipotermia
17/08/2012
Me gusta a ideia de vínculo dos itens à conta.
conectar para avaliar
Tieska
Goldrinn
Tieska
16/08/2012
@Maniac: Sou da opinião de que em nenhum drop deveria cair itens como armas e armaduras. Acho que esses itens tinham que ficar a cargo das profissões de craft. Os itens que deviam dropar tinham que ser apenas matéria-prima para os crafters. Um bom exemplo é o jogo Monster Hunter em que se faz varias vezes, vários quests até conseguir o item desejado ( e na quantidade desejada) para se craftar aquela arma ou armadura.
conectar para avaliar
Jarko
Nemesis
Jarko
16/08/2012
@Tieska: Eu sou contrário à sua opinião, tendo em vista quem todo mundo tem tempo pra ficar juntando 30 itens dropados de boss pra criar uma peça, tendo em vista que itens de craft precisam de muita matéria-prima.
conectar para avaliar
Tieska
Goldrinn
Tieska
17/08/2012
@Jarko: não sei se vc não me entendeu ou eu não te entendi!
Os drops continuariam da mesma forma: raid find 1 vez por semana e raid (normal ou heroico) tb 1 vez por semana, mas não concordo em dropar itens ja prontos para uso (aneis, armas, armaduras) e sim matéria-prima para os crafters, semelhante ao tokens mas ao invés de ir em um vendedor teria que ser crafter ou contratar um que craftaria na na tela de negociar.
conectar para avaliar
Ghõst
Tol Barad
Ghõst
21/08/2012
@Tieska: A idéia é interessante mas na prática.

a) Caso os materiais fossem fáceis: muita oferta = preços baixos, eu tenho gold eu sou o top, não preciso fazer bg, raid, dungeon nem quest, virei top sem sair da capital.

b) Materiais difíceis: poucos crafts com saco, preço la no topo ou não tem produtos, mtos jogadores indo nas raids no melhor estilo monk, ou seja, mãos vazias. Armas lendárias não foi um desafio que você superou, bastou comprar na AH.

O que eu acho é q as armas e armaduras dos craft sempre deveriam estar equiparadas as das raids normal e HC, ai seria bom, e não sempre muito inferiores como são agora.
conectar para avaliar
Maniac
Gallywix
Maniac
15/08/2012
Teoricamente profissão era pra dar dinheiro, mas dropa um item melhor na raid, pq comprar de profissão ?
conectar para avaliar
Dariøn
Goldrinn
Dariøn
15/08/2012
@Maniac: itens como cinto, braceletes as vezes botas são bem melhores os de proff. os unicos melhores são os de raid heroic.
no momento é comun as pessoas não se importarem com esses itens de proff, por que é normal todos os cores ja estarem em progressão heroic, motivo = final de expan
conectar para avaliar
Kusanagi
Azralon
Kusanagi
15/08/2012
@Maniac: se prof desse itens melhores que os da raid...pra que ter drop nas raids então? u.u
conectar para avaliar
Sousagrm
Tol Barad
Sousagrm
16/08/2012
@Maniac: Teoricamente e na prática profissão dá dinheiro, se a sua não está dando, procure estudar mais o mercado. Sobre drop de itens melhores em raid, nem todas as profissões são para criar equipamentos, em raid não dropa encantamentos (que inclusive as profissões de equipamentos também fazem e dão bastante dinheiro), em raid também não dropa flask, nem food coisas que sem as profissões dificultaria até as próprias raids.
conectar para avaliar
Àries
Tol Barad
Àries
16/08/2012
@Kusanagi: Quem sabe se o drop em raid fosse de arma/set, e off set dependesse de prof
conectar para avaliar
Jarko
Nemesis
Jarko
16/08/2012
@Maniac: Não é por ser melhor que o de raide, mas por ser bom também e te ajudar a entrar em um core de raide, estamos no final da expansão então isso não acontece agora porque está fácil se equipar e fazer a raide da temporada, entretanto lembro que no início do Cataclysm as pessoas faziam as raides com set azul e em muitos casos com alguns intens de profissão.
conectar para avaliar
Elune
Goldrinn
Elune
15/08/2012
Eu gostei da ideia, vai facilitar bastante a vida dos que usam as profissões, só acho q podia ser por conta podendo passar de um char seu para o outro com eles falaram q talvez coloquem, pq tenho vários alts q são vagabas e não tem profissão assim passava para os que tem.
conectar para avaliar
Malkavian
Goldrinn
Malkavian
15/08/2012
Vai ser interessante, se o reagente for bop os item criados por alfaiataria, ferraria, couraria vão ser bem valorizados na AH, mas por outro lado vai dificultar fazer os equipes p/ os amigos, msm q eles deem o restante dos materiais.
conectar para avaliar
Fechagas
Gallywix
Fechagas
15/08/2012
A ideia parece muito legal na teoria, não vejo a hora de ver na pratica.

De resto só fica minha preocupação com a AH ... :S
conectar para avaliar
Matagros
Gallywix
Matagros
15/08/2012
Logo quando o que eu mais upo é mineração, mas pelo menos via ser útil para engenharia.
conectar para avaliar
Holyvictor
Azralon
Holyvictor
15/08/2012
Vai ser igual o Orbe do Caos no Cata. Ele também era BoP e só mudaram depois... Eu acho uma ótima idéia
conectar para avaliar
Hagandil
Goldrinn
Hagandil
15/08/2012
Interessante eu gostei...

Mas uma duvida ficou aki...
Na parte de engenharia... Novas Montarias? engenheiros vão fazer mais de 2 montarias novas no MOP? Ou as montarias antigas vão ser "compraveis" com isso?
conectar para avaliar
Floryel
Goldrinn
Floryel
15/08/2012
Gostei da ideia e do intuito óbvio de colocar o povo de volta ao mundo. Mas o Espírito da Harmonia deveria ser, no mínimo, vinculado à conta. Caso não seja pode estragar a dinâmica de se ter vários profissões em diversos personagens.
Acho que uma boa opção seria vincular a necessidade do Espírito apenas para itens de "maior valor" e não a todos que as profissões possam criar.
conectar para avaliar
Rasgapança
Goldrinn
Rasgapança
15/08/2012
Só eu que não gostei dessa mudança?
conectar para avaliar
Taillsapnea
Azralon
Taillsapnea
16/08/2012
@Rasgapança: Aqui tambem não gostei, uma tentativa forçada de fazer o povo andar por ae pelos mapas dificultando para fazer itens para você, seus personagens e para seus amigos. Não é "pode parecer um problema" pra quem tem vários personagens com várias profissões, é um chute no saco dessa galera haha!
Por mim se mantem a liberdade do cara escolher entre ir la farmar os itens ou comprar os itens.
conectar para avaliar
Anodo
Goldrinn
Anodo
15/08/2012
A idéia de ser BoA(por conta) é melhor. Muitas vezes se upa um alt para farmar materiais e os outros de profissão para fazer itens úteis, nem sempre para AH, mas para uso próprio. Se vamos compartilhar conquistas, pq não compartilhar esses materiais?