Guia de Sobrevivência para o Patch 5.0.4

Guia de Sobrevivência para o Patch 5.0.4

Com o lançamento do patch 5.0.4 , World of Warcraft receberá várias funcionalidades e mudanças que vão além do continente de Pandária. Criei este guia (com a ajuda de outras pessoas) para garantir que você esteja preparado para o patch, e tenha consciência que seus personagens e sua experiência de jogo serão afetados por estas mudanças.

 

Você está Preparado!

Assim como com em qualquer grande patch, você vai querer se certificar que realizou o pré-download do patch para ficar pronto para conectar-se ao jogo assim que ele for lançado.  O patch 5.0.4 está disponível para download em nosso “download oculto” há algumas semanas, e se você ainda não o tiver baixado antes do lançamento em 28 de agosto, recomendamos que faça isso agora mesmo. A Página de Perguntas Frequentes do  Downloader da Blizzard pode ajudar a responder qualquer dúvida a respeito de como efetuar o download. Para verificar se o patch foi completamente baixado, basta rodar o BackgroundDownloader.exe encontrado em sua pasta de World of Warcraft.

Quando o patch for lançado, é possível que ocorra algum problema durante a instalação. Nossa Página de Problemas ao Instalar o Patch tem uma série de passos que podem ser seguidos nestes casos, e aborda desde questões básicas até avançadas.

Outro assunto que sempre preocupa os jogadores no lançamento de um grande patch está relacionado com o efeito do patch em seus complementos (AddOns). WoWInterface e Curse são sites populares que oferecem complementos atualizados e lá você deverá encontrar as versões atualizadas dos complementos mais usadas para o patch 5.0.4 e/ou para a expansão Mists of Pandaria.

Se você já não joga há um tempo, ou está encontrando problemas na interface, mensagens de erro LUA/XML ou erros desconhecidos (“Unknown”) pode ser que seja necessário limpar a pasta de complementos e começar tudo de novo. Leia nossa página de Problemas de Instalação Comuns para tirar suas dúvidas.

 

Mudanças nas Classes

Certamente uma das maiores mudanças do patch 5.0.4 é o novo sistema de talentos, que chega com muitas mudanças, além de novas magias e habilidades. Mas antes de falar sobre isso, é importante citar que muitas mudanças foram feitas e algumas delas podem afetar a maneira como você joga sua classe. Essas mudanças podem ser pequenas ou grandes, mas quase todas as especializações sofreram alterações em suas rotações, e algumas foram totalmente remodeladas. Esteja preparado para gastar um tempo se familiarizando com cada habilidade, bem como ajustando sua barra assim que o patch for lançado. Abaixo um breve resumo do que mudará.

 Cavaleiro da Morte - As Presenças mudaram. Agora a Presença Gélida gera o dobro de Poder Rúnico e cada especialização aprende um efeito passivo que faz com que essa especialização favoreça a Presença correspondente. Golpe Necrótico, bem como o novo talento Sifão da Morte, custam uma Runa da Morte, o que significa que só podem ser usado quando uma de suas runas for transformada em Morte.

 Druida - A especialização Feral foi dividida em Feral (para druidas com foco em Forma de Gato) e Guardião (para druidas com foco em Forma de Urso). Cada uma das quatro especializações agora possui uma série de ferramentas que resultam em uma maior diferenciação, e todas as habilidades disponíveis para cada especialização são bastante úteis. Por exemplo, druidas com especialização Feral e com especialização Guardião podem lançar Toque de Cura para gerar uma boa quantidade de cura, e os druidas de Equilíbrio e Restauração podem fazer melhor uso das habilidades de Forma de Gato e de Forma de Urso.

 Caçador - A distância mínima foi removida. O espaço para a arma de longo alcance também foi removido. Os caçadores agora equipam sua arma de longo alcance no espaço da arma de mão principal. Caçadores agora se beneficiam de Aptidão, pois seus ataques de longo alcance podem ser esquivados. Qualquer tipo de ajudante agora pode escolher especializações distintas (Ferocidade, Tenacidade ou Astúcia).

 Mago - Magos receberam muitas mudanças para dar substância às rotações e torná-las mais interessantes. Magos Arcanos agora têm uma rotação mais complexa. Magos de Fogo agora têm ferramentas para controlar a natureza aleatória de suas magias. Magos de Gelo agora são consideravelmente mais fortes ao causar danos, e por isso, viáveis no JxA. Grande parte do controle de massa e sobrevivência, características dos Magos de Gelo, agora faz parte da classe como um todo e ficarão disponíveis em todas as especializações, através de talentos.

 Paladino - Paladinos agora possuem várias habilidades de longo alcance, apesar de ainda ter o combate corpo a corpo como recurso principal. Alinhando à simplificação dos benefícios de raide (mais sobre isso abaixo), as Auras foram removidas e o foco dos benefícios agora está nos Selos. Paladinos agora podem acumular até 5 de Poder Sagrado ao mesmo tempo, mas ainda só podem usar até 3 em cada utilizador de Poder Sagrado.

 Sacerdote - A quantidade de Mana foi fixada para todos os lançadores de feitiços (mais sobre isso abaixo). Chacras agora são mais semelhantes às posturas de guerreiro. As alterações foram feitas para que Disciplina continue eficiente em absorver dano. Sacerdotes Sombra agora têm Orbes Sombrios como recurso, que podem ser gerados por alguns de seus feitiços básicos, e utilizados para causa dano massivo ou no controle de massas.

 LadinoVenenos agora são habilidades do Grimório que afetam ambas as armas ao mesmo tempo. Venenos são divididos em duas categorias: Letais (Veneno Mortal e Ferino) e Não Letais (o resto), e você pode ter ativo um veneno de cada categoria por vez. Muitas habilidades que eram restritas a uma única especialização agora são talentos, e estão disponíveis para todas as especializações; então você pode ter um Ladino Combate com Passo Furtivo ou um Ladino Assassinato com Escapar da Morte. A velocidade das adagas foi normalizada, de forma que o nicho da "adaga rápida", destinado à mão secundária, não existe mais. Qualquer adaga pode ser equipada em ambas as mãos tranquilamente.

 XamãTotens não fornecem mais benefícios de longa duração. Alguns dos antigos efeitos passivos agora são fornecidos naturalmente pelo xamã. Em vez disso, totens terão benefícios situacionais de curta duração. Por conta disso, a interface de evocar vários totens foi removida, e todas as magias dos totens estão agora organizadas no grimório.

 BruxoCada especialização do bruxo tem um recurso único secundário, que permitem picos de poder temporários. Bruxos Suplício focam mais no lançamento de múltiplos efeitos de dano periódico, na ampliação desses efeitos e no uso de Estilhaços de Alma para causar bastante dano. Bruxos Demonologia agora tem um novo recurso Fúria Demoníaca, em vez de Estilhaços de Alma, que é acumulado conforme as magias são usadas. Bruxos da Destruição agora usam Brasas Instáveis como recurso, que é acumulado lentamente conforme as magias são lançadas, e podem ser usados em explosões de dano massivo. Bruxos não usam mais magias de armadura, em vez disso, ganham armadura adicional e bônus de vida de forma passiva. Todos os demônios causam dano similar e não estão mais associados à uma especialização específica. Os tempos de recarga de Demonarca, Infernal e Pedra da Alma serão zerados após a derrota de todo o grupo para um chefe de raide ou masmorra.

 Guerreiro - A Raiva foi remodelada para transformar-se em um recurso mais valioso. Guerreiros agora não ganham Raiva ao levar dano, em vez disso, geram Raiva com seus ataques primários, como Golpe Mortal, Sede de Sangue e Escudada. Posturas agora dividem uma barra de ação única, em vez de alterar a barra de ação padrão, e as habilidades não estão mais restritas por postura. Além disso, os benefícios das posturas mudaram consideravelmente; a Postura de Berserker permite que o Guerreiro ganhe alguma Raiva ao levar dano, a Postura de Batalha faz com que o Guerreiro ganhe mais Raiva ao causar dano, e Postura de Defesa foca na sobrevivência.

 

Novo Sistema de Talentos

O novo sistema redefine a forma que você cria seu personagem em World of Warcraft, porém, preserva o núcleo do sistema e a sensação de cada classe, além de suas especializações. Depois do lançamento do patch, ao apertar ‘N’ para abrir sua janela de talentos, você verá todas as mudanças realizadas.

O mais óbvio é o novo layout das especializações, que agora mostram as Habilidades Base para cada classe e especialização. Essas são as habilidades que só podem ser usadas quando você tem essa especialização ativa.

A aba de talentos exibirá o novo sistema de talentos. Você tem uma enorme variedade de habilidades poderosas e úteis disponíveis, independente de sua especialização, mas você só pode selecionar um talento em cada linha. Muitos são talentos antigos, alguns receberam certas mudanças, enquanto outros são habilidades completamente novas. Essas escolhas tendem a ser difíceis e você terá que passar um tempo considerando cada uma delas. Mas não se sinta desencorajado, a escolha de cada talento pode ser refeita a qualquer momento (e em qualquer lugar) usando um Tomo da Mente Limpa (um item criado por Escrivania, que pode ser comercializado), ou zerando todos os talentos em seu treinador de classe.

Claro que com estas mudanças, todos os talentos foram zerados. Isso permite que você explore as novas habilidades e talentos conforme for realizando as escolhas pela primeira vez!

 

Glifos

Glifos agora serão mais focados e mais divertidos. Os glifos Primários foram removidos e os glifos Elevados estão recebendo o poder e a utilidade dos glifos Primários e Menores. Os glifos Menores, por sua vez, estão focando em aspectos divertidos e cosméticos.

 

Qualidade de Vida

São milhares de mudanças no patch 5.0.4, e por conta disso, aconselhamos que você confira as Notas de Patch em 28 de agosto, mas, deixo aqui alguns destaques, já que são tão legais que vão te surpreender a cada vez que você se conectar ao jogo.

  •  Todas as recompensas de culinárias será combinadas em uma moeda única: Prêmio do Epicurista. Isso não só limpa um pouco sua aba de Moeda como também significa que o cumprimento da missão em Ventobravo o ajudará a comprar o Chapéu de Mestre-Cuca em Dalaran.
  • Saque em área! Junte vários inimigos, acabe com eles e pegue todo o saque de uma vez com um único clique com o botão direito – se o espaço na bolsa permitir.
  • O Limite de Missões diárias foi removido! Isso será fantástico em Mists of Pandaria, com missões diárias mais robustas, mas você já pode tirar vantagem disso!
  • Montarias, mascotes e conquistas ligadas à conta! Finalmente! E você poderá aproveitar cada montaria e mascote em qualquer personagem e em qualquer licença dentro da mesma conta Battle.net. Você também pode trabalhar em uma grande variedade de conquistas através de vários personagens.
  • Um novo sistema de ajuda foi adicionado para muitos dos elementos e menus da Interface de Usuário. Você pode ativar e desativar as dicas ao clicar no botão "i" no canto superior esquerdo da janela.
  • Novas habilidades são aprendidas automaticamente enquanto você sobe de nível. Treinadores de classe só serão necessários para mudar talentos, glifos, especialização de classe ou para utilizar a dupla especialização de talentos.
  • A quantidade de Mana é limitada. Isso não é necessariamente uma melhoria na qualidade de vida, mas é uma mudança afeta todas as classes que usam mana e os atributos desejados por elas. Intelecto ainda tornará as habilidades mais poderosas e Espírito ainda regenerará mana mais rápido. O dilema em estabelecer a quantidade para cada uma delas agora é um pouco mais atraente. 

Existe um montão de outras coisas no patch, e se você achar que estamos esquecendo de algo crucial neste artigo, por favor, deixe-nos saber nos comentários.

 

Multiplayer Massivo

 Novo modelo de benefícios e Penalidades. Isto complementa a seção de classes citada acima, mas a premissa básica é que existe uma lista específica de benefícios e penalidades disponíveis, e cada uma pode ser lançada por algumas classes ou especializações. Ao entrar em um raide, você saberá que existem 8 benefícios disponíveis, e se você não puder lançar um deles, provavelmente alguém na raide pode.

  • Suporte à BattleTag. Se você está jogando Diablo III você já está familiarizado com as BattleTags (e já possui uma!). Caso contrário, você pode fazer uma agora. A BattleTag é seu apelido permanente ligado à conta Battle.net, então, escolha com sabedoria. BattleTags podem fazer tudo que o RealID faz, mas de forma anônima. RealID deve ser reservado para seus amigos da vida real e para sua família, e a BattleTag pode ser usada para conhecidos e outros jogadores para os quais você não quer revelar seu nome real.
  • Fila de JxA unificada. Agora você pode entrar em fila para masmorras, raides e outros conteúdos disponíveis em um único lugar, todos de uma vez. Você apenas vê qual te chama primeiro.
  • Áreas Inter-Reinos. Serão lançadas em apenas alguns reinos no início do 5.0.4. Esta quantidade continuará aumentando até que todos os reinos sejam incluídos com o lançamento de Mists of Pandaria. Se você procura avançar um personagem de nível antes de Mists of Pandaria, essa funcionalidade terá um grande impacto no mundo ao seu redor.
  • Também temos uma nova janela para o saque que remove todas as jogadas por saque da janela de bate-papo e as deixam em seu próprio lugar distinto.

 

A Batalha de Theramore

Os dois primeiros Cenários serão lançados com o 5.0.4, mas eles não estarão disponíveis até algumas semanas antes do lançamento de Mists of Pandaria. Fique atento na página de comunidade para mais informações.

 

O que Faltou

Nada disso parecia se encaixar nas categorias acima, mas são detalhes importantes para entender melhor como as coisas funcionarão com a chegada do 5.0.4.

  • Conversão de Moedas. Publicamos um artigo sobre a conversão de moeda no 5.0.4.
  • Término da Temporada 11 de JxJ. Como sempre, determinaremos quem receberá as recompensas de fim de temporada, então, se você acha que pode ser o escolhido para alguma delas, não faça um transferência para outro reino. Pontos de Dominação serão automaticamente convertidos para pontos de Honra.
  • Arcanos para Elmo sserão removidos. Outro assunto do qual falamos anteriormente foi sobre a remoção dos encantamentos (Arcanos) de elmos. A mudança poderá ser vista em Mists of Pandaria com as novas facções, mas, a alteração, assim como muitas outras, chegará com este patch.
  • A Penetração de Feitiço será substituída por Poder JxJ, e a resiliência agora é Resiliência JxA. Ghostcrawler publicou um artigo sobre a primeira ideia desta mudança e o projeto continua valendo.
  • As armas de longo alcance/relíquias/arremessos foram removidas. Todas as armas devem ser equipadas no espaço para a arma, e armas de longo alcance, como varinhas, foram ajustadas para serem mais poderosas.
  • Notas de Patch
  • Problemas conhecidos do Patch 5.0.4

Bem, isso é tudo. São mudanças grandes e emocionantes, e com certeza devo ter esquecido de citar algumas novidades. Se você tem alguma informação útil ou dicas que podem ajudar outros jogadores a configurarem o jogo e matarem porcos gigantes (ou uns aos outros) o mais rápido possível, deixe seu comentário abaixo!

 

Carregando Comentários...

Um erro ocorreu durante o carregamento.