O saudosismo de TODO DIA (no fórum)

Paladino Humano 90
17885
Cansado de ver tópicos sobre a saudade dos tempos antigos de WoW, resolvi abrir um tópico pra matar (eliminar mesmo) a saudade de quem viveu esses tempos e de quem começou ontem e sente saudades do Vanilla.

Já peguei o jogo numa época relativamente mais fácil, transição entre BC e WoLK. E caras, posso dizer que a Blizzard só tornou as coisas mais acessíveis, não necessariamente fáceis.

Não, não era legal ficar no trade (durante o LK) por mais de uma hora implorando pra um healer ou um tank (no meu caso) entrar em pt contigo pra fazer dungeons. Tu tinha que fazer contatos, excluir jogadores medíocres e guardar contatos de bons jogadores pra montar um grupo mais ou menos fixo para isso, não era fácil.

Não, não era legal tem uma pt com 20-21 jogadores esperando um milagre pra pugar players no trade pra fazer Naxx25 ou qq outra do LK, devido às faltas constantes nos grandes cores. Afinal de contas se isso ocorre com frequência em cores 10 man, imagina em um com 25 pessoas.

Não, não era legal ficar 6 meses ou mais fazendo raids de 40 pessoas no Vanilla pra farmar reputação ou disputar um itens lendários com outros de seu grupo. Vendo a galera completar a sua arma lendária e esperar a próxima vez que o item dropasse pra tentar prosseguir com sua chain e tentar pegar sua lendária no conteúdo corrente.

Não, não era legal farmar equipamentos raros em dungeons ou passar meses farmando reputação com algumas facções, pra comprar equipamentos ou farmar itens de craft, para (quem sabe) depois disputar vaga em algum core.

Não, não era legal ficar correndo feito uma besta no meio de uma raid de 40 pessoas (SEM GRID) SOMENTE para renovar buffs que duravam 5 minutos. Sim essa era a função de alguns paladinos nas rais do "saudoso" Vanilla.

Não, não era legal levar 10-20 min atravessando mares e continentes pra chegar na porta de uma dungeon ou raid e ter que sumonar o FDP vagabundo, que ficou coçando enquanto vc corria pra lá.

Então vamos lá ao que realmente deixou saudade:
- O acesso ao conteúdo antigo. Não digo nem armas lendárias ou raids, as quests mesmo. Várias partes do conteúdo antigo foram removidas com o Cata e tinha MTA coisa legal.
- A interação entre players do mesmo realm. Era um pouco melhor, mas não era tão lindo como pintam por aqui. Existia em todo reino um número maior de ícones e referências que hoje.
- O maior número de opções nas árvores de talentos. As variações de habilidades eram maiores, o que deixava a árvore bastante particular para alguns.

Se lembrarem de mais coisas que realmente valem a pena, acrescentem. To mei com sono e não consigo puxar mais nada da memória.

Enfim, to tentando mostrar o que muitos não vão querer ver. O jogo melhorou muito em vários aspectos e deixou a desejar em poucos.
É como vi muitas vezes aqui, se quiser um jogo mais difícil saia da zona de conforto (desse seus BGs e LFRaids preferidos) e vá fazer RBGs e Arenas do torneio e consiga uma colocação decente, ou vá se meter a fazer o conteúdo atual (não ICC, Ulduar, Firelands, to falando de Cerco) em modo heroico.

Aiai, cansei...
Editado por Aruak em 22/11/2013 07:42 BRST
Responder Citar
eu achava legal pugar o pessoal, te dava uma impressão de que a coisa era mais séria, que era mais aventura...não sei explicar bem o sentimento, mas que parecia diferente, parecia......

Eu sei que ainda posso fazer isto hoje tranquilamente, porem as dungeons ja perdem toda sua " mistica" pq qualquer um pode ir la pelo DF e ja sabe tudo, sem contar que é super ultra fácil e ridiculo

No MoP deveria ter algumas Dungeons como teve as da hora do Crepusculo no Cata, com boa história, dificuldade razoavel e bons drops.

Agora falando do saudosismo, é mais por uma questão de quando você começou a jogar saca. Aquele tempo em que tudo era novo, em que upar era uma descoberta, em que você ficava abismada quando descobria cada novo mapa

Esse é o verdadeiro sentimento que assola os players antigos, não é saudade da dificuldade, nem reclamar sobre facilidades, acho mais que é a sajdade de ser noob no wow, de aproveitar as pequenas coisas.

Cada mapa que eu visitava, se via algo bonito, tira SS, se tinha uma quest com historinha legal, eu ja ficava todo bobo na frente do pc

ai ai, saudades de ser noob...
Editado por Füsion em 22/11/2013 08:25 BRST
Responder Citar
MVP
Guerreira Draenaia 90
15845
Eu só acho que todas as modificações que foram feitas no WOW em todo esse tempo de existência do jogo, foi justamente pensando no bem-estar da maioria.
Responder Citar
Ladino Elfo Sangrento 90
13725
Gostei do tópico cara, um tapa no cara dos saudosistas de private!

Só não concordo com a Arvore de Talentos, a de hoje é muito melhor!
Editado por Jekkvallar em 22/11/2013 09:34 BRST
Responder Citar
MVP
Bruxo Troll 90
19450
- O maior número de opções nas árvores de talentos. As variações de habilidades eram maiores, o que deixava a árvore bastante particular para alguns.

NO BC esse sistema talvez até funcionava bem, não sei pois não joguei.
Mas comparar o que era no CATA com o que é atualmente no MOP, o atual ganha por uma boa e gorda margem.
Responder Citar
Guerreiro Humano 90
17225
22/11/2013 09:29Citação de Chequer

NO BC esse sistema talvez até funcionava bem, não sei pois não joguei.
Mas comparar o que era no CATA com o que é atualmente no MOP, o atual ganha por uma boa e gorda margem.

Concordo com o Chequer, joguei na época do BC mas em private, e era muito noob, não sei opinar sobre como era a época. No Cata você era engessado a fazer tal build de talentos e todo mundo acaba com a mesma distribuição, mudando um talento ou outro pra puro dps ou pra evitar mais dano em caso dos warriors. Mas geral, ficava tudo igual.

Na época do LK as builds eram mais personalizáveis, dava pra fazer builds híbridas, não era obrigado a ir até o último talento de tal build, DK podendo ser metade blood e metade frost ou unholy por exemplo.

Mas na minha opinião, em questão de dinâmica e funcionalidades, a nova está bem melhor.
Responder Citar
MVP
Cavaleira da Morte Humana 90
16325
22/11/2013 09:39Citação de Jotawarr
Na época do LK as builds eram mais personalizáveis, dava pra fazer builds híbridas, não era obrigado a ir até o último talento de tal build, DK podendo ser metade blood e metade frost ou unholy por exemplo.

Eram mais personalizáveis, mas ainda caía no "certo" ou no "errado". Você podia jogar com uma build mista divertida, mas ela era invariavelmente ou inferior ou overpowered por algum combo que futuramente seria nerfado.

Eu acho o conceito do sistema atual bem melhor, mas seria legal se o sistema amadurecesse um pouco mais para devolver um pouco algumas coisas que se perderam quando mudaram o sistema de talento.

A principal mudança não é nem os talentos em si, e sim que hoje em dia você realmente escolhe uma spec e suas habilidades são decididas com base nela. Antigamente você tinha todas as habilidades menos as de talentos, o que podia proporcionar algumas coisas interessantes (Já que dava pra pegar talentos que buffavam uma habilidade que outrora você nem colocaria na barra).

Acredito que seria legal se tentassem resgatar um pouco disso (Não dando todas as habilidades, mas algo que ajudasse a trazer isso de volta).
Editado por Kick em 22/11/2013 11:19 BRST
Responder Citar
Xamã Pandaren 90
8520
Ganhou meu joinha...

Nunca me esqueço. 2008, antes do WoTLK, ainda no fim de Burning Crusade um amigo meu me empresta uma conta dele que estava parada pra jogar. Meu micro também nao rodava wow decentemente naquela época, então esse amigo, que tinha acabado de trocar de PC me emprestou o PC antigo dele para eu jogar wow com ele.

"Começa com um Hunter. Tem pet, torna a parte de quests mais interessante, vc nao morre fácil".
Night Elf Hunter... Lá vamos nós! Eu nao tenho a noção exata do tempo. Eu sei que chegar do 1 ao 40 foi um parto. Levou eras... Meu amigo sacaneava "Não chegou no 70 ainda noob?"

Algumas coisas me irritavam. Flechas sempre acabavam no momento mais inoportuno. Eu ficava fulo de ser a unica classe que tinha que pagar pra atacar. Pensava em fazer alguma dungeon do meu level. Mas o trabalho que daria recrutar mais gente ia me fazer perder mais tempo procurando do que jogando (Eu tinha 24 anos na época. Estava trabalhando e no primeiro ano de facul. Não tinha muito tempo pro jogo durante a semana)

Quando finalmente bati 40 pensei: "Opa! Agora finalmente posso comprar uma mount! Não vou ficar andando devagar pra cima e pra baixo." Vi o preço absurdo que deveria ser pago pra ter um misero tigrinho.. Ae conversando com meu amigo já level 70 e que fazia raides, ele me falando de daily quests, attunement...

No fim daquela semana eu devolvi o computador pra ele dizendo: "Olha, legal mas esse jogo nao é pra mim."

Só fui voltar pro jogo quando estava pra virar do 4.2 pro 4.3. Uma outra experiência totalmente diferente pra mim. Mais fácil? Não. Mais acessível.
Responder Citar
Caçador Troll 90
9770
Infelizmente eu comecei a jogar em um private, talvez felizmente por ter feito eu conhecer o wow e não ficar preso somente ao warcraft 2 e 3.

O OP conseguiu explicar exatamente tudo com relação a "facilidade" do jogo, obviamente a Blizzard deixa a desejar em alguns pontos, porém de um modo geral o jogo flui bem e está anos luz a frente de jogos que foram lançados recentemente.

Eu acho que desde o Classic a Blizzard queria que o jogo fosse assim, creio que eles estejam orgulhosos com o rumo que estão levando o jogo, digo tanto em questão de gameplay quanto em lore.
Responder Citar
Paladino Tauren 90
8185
A principal mudança não é nem os talentos em si, e sim que hoje em dia você realmente escolhe uma spec e suas habilidades são decididas com base nela. Antigamente você tinha todas as habilidades menos as de talentos, o que podia proporcionar algumas coisas interessantes (Já que dava pra pegar talentos que buffavam uma habilidade que outrora você nem colocaria na barra).

Acredito que seria legal se tentassem resgatar um pouco disso (Não dando todas as habilidades, mas algo que ajudasse a trazer isso de volta).

Acho que no PvP são bem estáticos, mas no PvE o novo modelo é bem dinâmico e divertido. Você consegue aumentar muito o seu desempenho sabendo utilizar talentos específicos por luta. Tô gastando + de 20 tomos por dia de raid.
Responder Citar
MVP
Ladino Humano 90
14680
Concordo com quase tudo o que foi dito exceto quanto a arvore de talentos. Ela só tinha o diferencial de se colocar pontinhos, mas ainda era toda fechada e sem opção de customização.

Atualmente ela é bem mais versatil e so não distribui mais pontinhos, pq os pontinhos que vc era obrigado a colocar como pre-requisito nela agora vc ganha automaticamente conforme o level (ou seja, a mesma coisa, mas sem ter o trabalho de ir la clicar). Ela evoluiu pra melhor e lhe da liberdade para escolher os talentos conforme a necessidade e a maneira que gosta de jogar.

Em opinião particular, eu acho que upar mais lentamente também era melhor do que upar na velocidade da luz como é hoje.
Responder Citar
Caçador Worgen 90
11540
WoW tá cada vez mais perfeito, esses saudosistas de meia tigela só sentem falta do tempo que eram noobs, todo jogo é mais divertido quando você é noob. Isso é fato.
Responder Citar
Caçador Worgen 90
11540
ÚNICA coisa que eu sinto falta é de ter que ir nos treinadores pra aprender as habilidades, isso sim dava um sentido a palavra "TREINADOR".

BLIZZ MINDA TREINO POR GOLD!
Responder Citar
Guerreiro Tauren 1
0
Customização de talent hoje em dia é basicamente aoe/single e pve/pvp. Se antigamente a gente usava praticament builds prontas(o que não é totalmente verdade, pois existiam pequenas customizações até builds totalmente híbridas), hoje todas as specs tem as mesmas 3 opções por tier. Melhor definição da nova talent tree pra mim é "/yawn", boooooring.

Acho que o MÍNIMO que deviam ter feito, era ter adicionado uma talent tree exatamente igual a que temos agora, porém para cada spec, e não uma para a classe toda.
Responder Citar
Cavaleiro da Morte Humano 90
7780
22/11/2013 14:59Citação de Fusrodahh
Customização de talent hoje em dia é basicamente aoe/single e pve/pvp.

Só por isso já dá para ver que você não sabe usar. Nem por isso mais ninguém sabe.

Só para ilustrar, todas as classes tem talentos de sobrevivência e controle, além dos de dano, portanto se você não analisa/ajusta a melhor por luta, você está subaproveitando seu personagem.
Responder Citar
Guerreiro Tauren 1
0
portanto se você não analisa/ajusta a melhor por luta, você está subaproveitando seu personagem.

Que é o que eu disse, você tem certeza que entendeu o que eu disse?
Responder Citar
7780
Que é o que eu disse, você tem certeza que entendeu o que eu disse?

Sim, você disse que a escolha hoje se resume a melhor DPS AOE/Single target.
Responder Citar
Guerreiro Tauren 1
0
Sim, você disse que a escolha hoje se resume a melhor DPS AOE/Single target.

É muito ilusão achar que a customização agora é excelente só porque você muda de um talent pra outro em uma luta que tem AoE ou não(existem outros exemplos). Blizzard fez um ótimo trabalhando engando as pessoas nisso e utilizando o novo sistema de loot(que só serve para world boss), pois no final das contas você está fazendo o de sempre, pegando o melhor talent para determinada luta, ou seja, não existe liberdade, e quando existe, ela é mínima.

Uaw, posso escolher entre elemental blast e primal elementalist(pois só um masoquista pegaria unleashed fury)! EPIC CUSTOMIZATION! Onde primal elementalist é só uma modificação de uma spell já existente. Pra resto então, ou pega unleashed fury pra pvp ou primal elementalist pra pve, fim.

Realmente, estou impressionado com o novo sistema.
Responder Citar
7780
Realmente, estou impressionado com o novo sistema.

Nossa, tem 2 talentos que você não troca? Putz, invalidou o sistema. Parabéns.

Sério, se você só modifica talentos se a luta é AOE ou single target, é você que está subutilizando o sistema, não o sistema que é ruim.

22/11/2013 15:19Citação de Fusrodahh
pois no final das contas você está fazendo o de sempre, pegando o melhor talent para determinada luta, ou seja, não existe liberdade, e quando existe, ela é mínima.

Sua sugestão seriam então que todos os talentos sejam iguais de forma de que não exista melhor talento por luta?

Fora que existe uma diferença básica:
Sistema anterior: montava a build de acordo com um site e nunca mais olhava para ela.
Sistema atual: interpreta qual o melhor talento por luta, aprende a usar e altera. O melhor talento depende da luta, da estratégia e da composição da raid.

Qual valoriza mais a habilidade do player?
Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)
Enviar Cancelar

Reportado!

[Fechar]