Como um hacker me fez um pária.

Sacerdotisa Elfa Noturna 85
4710
Boa noite a todos.

/me começa a conjurar Parede de Texto.

São 00h30m de onde escrevo, e escrevo esse relato aqui nem sei por quê. Talvez pra ventilar um pouco da frustração.
Sou jogador de World of Warcraft desde Novembro de 2005 com minha própria conta, mas jogava numa conta compartilhada com um amigo desde praticamente o lançamento. Tive algumas pausas por problemas pessoais, por cerca de um ano, voltando para Lich King e parando novamente, depois voltando pro Cataclysm.
Antes disso, fui jogador ativo de Warcraft 3 RoC e TFT, Starcraft e BW, e comprei Diablo I com dinheiro do lanche (não joguei muito Diablo II). Minha infância foi Rock'n'Roll Racing. Joguei os Three Vikings num 486. Ou seja, fora Blackthorne e Diablo II, sempre joguei os títulos da Blizzard.
Desde que fiz minha própria conta, tive um personagem Main que nunca consegui fazer chegar ao nível máximo: um Druida chamado Unkka, no servidor Warsong. Só na época do Lich King que acabei levelando essa Sacerdotisa em que escrevo até o 80. Obviamente, não sou top player, nunca fui. Mas já tive minha cota de feats of strenght, como pegar a forma aquática de Druida quando existia uma corrente extensa de quests pra realizar, entre outras coisas.

Minha história
Sempre fui um jogador correto, tanto no trato com os players quanto em termos de trapaças e hacks. Nunca fiz uso delas, pois sabia que minha conta poderia ser terminada. Ganhei meu WoW de aniversário, a serial enviada dos EUA por um tio. Coloquei o endereço dele na hora de criar a conta, já que não poderia criar com endereço brasileiro. Não queria colocar todo esse trabalho a perder, mesmo eu sendo apenas um jogador casual. Nem quando meus amigos venderam suas contas e eu estava com o WoW parado, era um presente, e eu nunca o venderia.
Eis que numa das minhas pausas, precisamente no dia 15/06/10, recebo uma mensagem que vai direto pra minha etiqueta "Blizzard & Battle.net": "Account Action Notification -- Exploitative Activity Found". Achei estranho, uma vez que eu não estava mais jogando. Na verdade, eu não jogava desde 14/05/2009. Era uma mensagem me informando que eu tinha sido banido por 72 horas do jogo por Abuso da Economia: aparentemente, eu saí de um sono de mais de 1 ano para começar repentinamente a vender itens e gold por "real-world currency". Sinceramente.

A primeira coisa que fiz foi recuperar minha conta. O hacker tinha adicionado um autenticador, o que fez tudo ficar mais difícil. Mas consegui recuperar a conta, e depois disso, precisei reinstalar o jogo, e resolvi também trocar a senha do e-mail que utilizava somente para o jogo (que ainda uso).
Entrando nessa conta secundária de e-mail, resolvi ir nos Detalhes de conexão (um serviço do Gmail) e ver se quem roubou meu WoW iria aparecer.
Eis que a tabela de acessos me dá Brazil* (a conexão atual) e logo abaixo China.
Entrei em contato com o serviço do consumidor da Blizzard, e expliquei toda a situação pro suporte, mandei até um screenshot da tabela de IPs do gmail. Quando entrei em minha conta, percebi que todos os meus itens tinham sido vendidos, e que meu personagem tinha conseguido, em dois dias, um achievement de 50 CONQUEST POINTS (antes disso, eu nunca tinha conseguido UM conquest point que fosse). Fiz a recuperação de personagem, e depois de receber gold proveniente de vendas na Auction House, descobri 2um pouco sobre os métodos dos hackers enviei uma correspondência extensa para o suporte explicando o que o hacker possivelmente tinha feito:

1. Alguém (nunca soube quem, mas a Blizzard poderia saber) reviveu minha conta com o Scroll of Resurrection.
2. Minha conta convidou alguém chamado ASD com o Recruit-a-friend.
3. Os dois movimentaram gold e sabe lá mais o que utilizando minha conta e a conta criada por ele (note que eu nunca mais ouvi falar dele). Usaram uma maga minha que estava em Stormwind para movimentar o dinheiro e postar itens na Auction House.
4. Eles deram um jeito de eu não receber a notificação do autenticador (sinceramente, eu nem sabia que existia esse token do WoW).
5. Eles deviam ter um grupo fixo de players, já levelados, prontos para fazer raids e ganhar conquest points, conseguindo itens BoE, disenchants e tudo o mais para vender e gerar mais gold.
6. Lembro que falei, "Procurem a raid com quem meu personagem jogou, e vocês vão encontrar os hackers".

Como eles não podiam me atualizar sobre o assunto, jamais saberei se minhas dicas foram válidas.

Recebi uma resposta pessoal do GM Jazether me agradecendo por minhas observações, entre outras coisas. Consegui minha conta de volta, e me dei por satisfeito ao modificar minhas senhas e proteger minha conta novamente.

Presente
Eis que 7 de Dezembro, Cataclysm é lançado. Era hora de voltar para o jogo! Comprei a expansão e voltei a jogar. Entrei em uma guilda. Comecei a fazer dungeons e raids, completamente "verde", tive que reaprender tudo. Alguns meses atrás, troquei de guilda e comecei a fazer progressão em Firelands. Estava tudo indo muito bem, satisfeitíssimo com o jogo, e levando a sério o grupo de raid (core) da guilda, chegando a 3/7 Heroic. Pela primeira vez consegui um set épico, incluindo token de ombro e cabeça! Assisti aos duelos da Blizzcon e gostei bastante da notícia de Mists of Pandaria, mesmo esperando Dragon Soul (entrei até no PTR pra ver antes de chegar no servidor oficial!)

Aí veio o choque de realidade.
Semana passada o Annual Pass foi aberto para a comunidade mundial, e todos começaram a se perguntar quando o Brasil teria a chance de assinar. Quando finalmente foi anunciado, anteontem, que nós poderíamos assinar, vários parceiros da guilda o fizeram. Também, não é pra pouco: Montaria, Diablo III gratuito e beta de Mists of Pandaria. É claro que eu também queria. Qual foi minha surpresa ao logar no site, clicar no "Assine agora" e receber um "No Eligible Accounts Available" em vermelho. Ué, mas eu estava em dia com o WoW, nunca tive disputas sobre pagamentos, e já tinham se passado mais de um ano dos eventos narrados acima. Nem me lembrava que isso tinha acontecido.

Mandei um contato cordial, seguindo a orientação do Rhastion, que me pedia pra entrar em contato com o suporte. Perguntei: "Minha conta está ativa, não está banida, já participei de Recruit-a-friend com sucesso (meu cunhado tem um Death Knight IL 388, convidado por mim), o endereço é brasileiro e nunca estive em problemas relativos a pagamento de serviços. Tem alguma coisa errada com minha conta?"

A resposta foi seca e direta: "A sua conta não está legível de acordo com o FAQ no nosso website. Infelizmente não há nada que possamos fazer para ajudá-lo a mudar o status do annual pass".

Hein? Como assim não está legível? Enviei uma resposta, pedindo esclarecimentos. Foi aí que lembrei do ocorrido, e expliquei tudo que está nesse texto. Recebi uma resposta automatizada, contendo o que eu já tinha lido no FAQ.

Já estava ficando transtornado. Perguntei o que eu precisava fazer pra sair dessa lista negra. Como é possível que uma ação de um parasita do outro lado do mundo iria sujar pra sempre minha reputação com a Blizzard?

A resposta novamente foi reticente. Ele não podia me dizer o que aconteceu, mas elencou os motivos pelo qual ela poderia ser inelegível:

A conta foi banida, suspensa ou bloqueada.
    Houve abuso de promoções anteriores, como Recruit-a-Friend ou Scroll of Resurrection.
    (grifo meu)
    Houve recentemente uma disputa de pagamento de um serviço comprado previamente.
    Não houve tempo de jogo pago na conta antes da data de 18 outubro de 2011.

Aí sim a ficha caiu. Minha conta foi banida UMA ÚNICA VEZ, há mais de um ano, por ações de um hacker. Esse mesmo hacker abusou, na mesma ocasião, de Recruit-a-Friend e Scroll of Resurrection. (Note que consegui usar os dois serviços com sucesso posteriormente - o que aumentava minha confiança de que isso já era passado).
O pior é que o suporte americano sabia que foram ações de um hacker.

Mas eu conheço a EULA. Eu sei que a responsabilidade pela segurança da minha conta é inteiramente minha. Mas não existe a necessidade de ser draconiano a ponto de não me deixar usar meu dinheiro pra participar de uma promoção. Quer dizer, o dinheiro é suficiente para que eu jogue, mas depois do que "fiz", carrego um estigma na forma de alguma flag, uma ação isolada, que não tive culpa alguma. Minha senha era forte, tinha letras e números, mas algum chinês conseguiu o acesso, provavelmente com um keylogger. E agora:

"Infelizmente não há nada que possamos fazer para ajudá-lo a mudar o status do annual pass"

Sim, agora eu sou um pária. Quando todos estiverem jogando com o Tyrael Charger, participando do Beta de Mists, jogando Diablo III, eu vou me lembrar bem disso. Lembrar que atos que fugiram do meu controle me fizeram um cidadão de segunda-classe aos olhos dessa empresa que fui fanboy durante uma boa década.

Mas tudo bem, regras são regras. Talvez eu estarei jogando outro jogo. Um a menos não faz diferença. Mas é como um GM me disse outro dia quando levou meu wisp de Felwood pra Mount Hyjal, no bug de no-fly zone: "Hey, that's why friends are for, right?"

"Right on. Thanks!".

/me termina de conjurar Parede de Texto.
Responder Citar
Druida Elfo Noturno 85
6465
Já tomei 2 hacks nessa conta e consegui entrar no Annual Pass.

Tô tentando sair dele agora. Hahahaha

Edit: Correção: Tomei 3 hacks. 2 Seguidos e um 1 ano depois. Inclusive esse terceiro eu fiquei 2 semanas banido permanentemente do jogo até ter a conta de volta. Daí coloquei authenticator. 8)

Tô realmente querendo sair do annual pass. Parece que a mount vai ser BoP, achei que seria BoA. Perdi boa parte do interesse. Mandei ticket, tomara que eu consiga.
Editado por Aytan em 04/11/2011 02:05 BRST
Responder Citar
Druida Tauren 85
4775
#Euli

Já fui hackeado também (por volta de 2009) e desanimei do jogo. A minha sorte é que o filhodaputa (vulgo hacker) apenas "limpou" minha conta, não usou p/ outros fins.
Editado por Créeeu em 04/11/2011 02:07 BRST
Responder Citar
4710
Encontrei dois screenshots importantes.
Um deles é a minha tabela de IPs do GMail, com os IPs chineses que invadiram meu e-mail:

http://www.xkuei.com.br/imagens/chinessafado.JPG

Esses IPs não foram comparados em momento algum com os acessos à minha conta? Por quê? Não existia um log com os países de acesso dos players? Será que depois de um ano parado, eu subitamente me mudei pra China e comecei a vender gold?
O outro é a minha tabela de achievements.

http://www.xkuei.com.br/imagens/Lasttime.JPG

Reparem só nisso: como, depois de um ano parado, eu passo de "3 Ingvar The Plunderer Kills" pra "1 Dungeon & Raid Emblem" - "25 Dungeon & Raid Emblems" - ""50 Dungeon & Raid Emblems" em UM DIA DE JOGO?

Os dois screenshots foram enviados para a Blizzard na ocasião. E ainda assim minha conta foi flagged. Inacreditável.
Responder Citar
4710
@Aytan: Pelo que eu tinha lido, a mount ia ser pra todos os personagens criados e futuros, não? E você conseguiu entrar no Annual Pass mesmo tendo sido banido no passado?

@Créeeu: Deu sorte... aí eles só precisaram restaurar seus itens, né.
Responder Citar
Druida Elfo Noturno 85
6465
Sim Aerisu, consegui entrar de boa. E pelo que vi no WoW Head a mount é apenas para um personagem...
Muito estranha essa história de não te deixarem participar.

Talvez seja por que eu consegui reaver meus items todas as vezes?

Engraçado que no segundo hack (que foi no mesmo dia do primeiro), eu perdi os itens que já tinham sido recuperados. E mesmo assim me devolveram tudo denovo.
Responder Citar
4710
Aytan, posso concluir que não foi o banimento, e sim o abuso das promoções Recruit-a-friend e Scroll of Ressurection.

O intrigante é que depois dos acontecimentos de 2010, eu consegui usar o Recruit-a-friend pra convidar meu cunhado, que hoje joga até mais que eu, e dar Scroll num amigo meu, que infelizmente (ou felizmente) não voltou para o jogo.

Não é estranho? Eu posso ajudar a angariar jogadores, mas não posso participar de promoções que sejam realmente boas pra mim.

Ainda estou tentando o suporte, mas já não tenho mais esperanças. A mensagem que a Blizzard me passa é que não sou bem-vindo no jogo.

Obs.: Sobre a mount, tem no FAQ: "Uma vez ativada, a montaria exclusiva no-jogo Tyrael´s Charger será aplicada a todos os personagens atuais e futuros na conta associada do World of Warcraft."
Não cancela, vai valer a pena =)
Responder Citar
Paladino Draenei 80
1450
04/11/2011 02:07Citação de Créeeu
#Euli
2

Esse deve ser um dos piores sentimentos. O de mãos atadas...

:(
Responder Citar
Guerreira Gnomida 85
3040
04/11/2011 02:16Citação de Aytan
Sim Aerisu, consegui entrar de boa. E pelo que vi no WoW Head a mount é apenas para um personagem...

A montaria é para TODOS os personagens existentes da sua conta e para todos os personagens que voce criar futuramente.

Igual o pet que voce ganha quando compra um autenticador, é para todos os personagens que vc tem e que voce criar.

Não precisa sair fora da promoção pq todos os seus chars sendo Aliança ou Horda terão a montaria do tyrael.
Responder Citar
Xamã Orc 85
2330
Felizmente nunca passei por isso no wow, pelo que os atendentes me falaram os logs do chat ficam salvos apenas por 1 mes, não sei se vale para outras informaçoes mas talvez quando vc conseguiu recuperar a acc esse tempo ja havia expirado.

Eu não sei como isso funciona, mas ja houvi falar de alguns jogadores que utilizam SoR para adicionar tempo em outras contas... ate hoje não vi um ser banido ou punido por isso.
Editado por Wobbuffet em 04/11/2011 12:10 BRST
Responder Citar
Ladino Troll 57
540
eu sei bem como é ser hackeado, pois não faz 2 semanas essa minha acc foi hackeada e bloqueada, depois de muita burocracia e graças a ela, minha pude acessar minha acc de novo.
estou pensando seriamente em comprar o autenticador, pois quando fui hackeado não tinha nada, apenas um char lvl 11.... quem vai kerer neh.
agora queria sabem quem tem autenticador e qual a chance de ser hackeado com ele ?
Editado por Quickiller em 04/11/2011 13:07 BRST
Responder Citar
Guerreiro Humano 41
355
feliz mente eu nunca passei por isso desejo boa recuperaçao de contas para os hackados os hackers nao ten o que fazer aqueles desgramados
Responder Citar
Guerreiro Humano 41
355
boa sorte para recuperar sua conta aerisu se presisar e so chamar
Responder Citar
Paladino Humano 90
3430
cada dia que passa a blizzard continua me surpreendendo
Responder Citar
Ladina Elfa Sangrenta 85
8990
A mount é BoP, mas todos os chars ganham, até quando você acaba de criar um char novo, ela aparece no correio na 1° vez que você loga.
Responder Citar
Bruxo Gnomo 85
1930
Rapaz, aconselho fortemente o contato por telefone, ja resolvi um problema parecido com log ins de ips diferentes bloqueando minha conta, e foi bem mais simples doq imaginei.

Boa sorte ae, e espero que não nos abandone, e realmente sinto falta da simplicidade do Rock`n Roll Racing.
Responder Citar
Cavaleiro da Morte Elfo Sangrento 90
13415
O tópico é de NOVEMBRO galera, olha a data da criação.
Responder Citar
Paladino Humano 85
3120
Acho que você devia fazer uma manchete seguida de uma pequena introdução do problema (da leitura). Isso facilita ao leitor saber o que está lendo, e faz com que ele não desanime tão facil da leitura, igual eu desanimei logo no início.
Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)
Enviar Cancelar

Reportado!

[Fechar]