Xamã Resto PvE

Xamã Orc 85
5695
To criando o tópico para trocar opiniões sobre esta spec do Xamã...

E por exemplo to tendo uma duvida ultimamente, eu jogo desde que me conheço por xamã resto com o healbot, tenho todas minhas skill de heal no mause e alguns cd tambem, mas os videos das raids novas que tenho visto eles andam healando no dedo... dai que fico na duvida minha cura seria mais eficiente sem o healbot?

Obs: to com essa duvida mais porque eu vejo os outros, eu mesmo nunca tive problemas com o healbot
Responder Citar
Xamã Draenei 85
9780
Eu usei o HealBot até a Blizz lançar sua própria interface de Raid. Hoje eu uso o Clique, que eu acho mais leve e bem eficiente na criação de macros do tipo "mouseover", servindo muito bem inclusive nas specs e alts não healers. Mas na prática acho que dá no mesmo.

Addon é questão de gosto ^^
Responder Citar
Xamã Draenaia 85
1495
Eu particulamente healo no dedo tb, mas é mais por uma opção de gosto mesmo, axo que depender de addon é complicado pois derrepente ele para de funcionar ai vc tem que se virar nos 30 pra resolver o problema antes de começar as raids, ja usei healbot, vuhdo e todos me deixaram na mão.. mas o mouseover nunca me abandonou =p...tenho 3 healer.. priest, druid e esta garotinha que vou colocar uma das spec como healer tbm...

abraços
Responder Citar
Xamã Orc 85
5695
Eu só falo pois desde que comecei a healar o healbot nunca me deixou na mão, o fato de eu poder colocar os heal no mouse de maneira fácil tipo click=HW, shift+click=repitide e colocar na numeração os CD me deixa muito confortável. Mesmo assim vou experimentar healar no dedo neste fim de semana.

Eu tenho uma duvida com tol-barad, tipo ja percebi que as vezes eles poem mais de uma raid de cada facção para disputal tol-barad, e uma coisa que nunca tinha acontecido antes aconteceu ontem, tipo fui para la e na minha raid eu fiquei com mais 5 ou 6 gatos pingados.

Existe algum jeito de eu por o resto la para eu poder healar todos da tol-barad sem precisar ficar procurando?
Responder Citar
Xamã Draenei 85
1635
Bom, eu uso o vuhdo, faço tudo com clic, shift, alt e ctrl. Muito bom.

Aproveitando o tópico, quero ver se conseguem esclarecer uma duvida minha.
Fiquei hoje a noite toda procurando por guias de xama restauração, quase todas dizem a mesma coisa, porém não consegui entender algumas partes:

Depois de int e spirit, devo focar em haste ou mastery ? Vi que existe um 'cap' para elas, porém não consegui identificar qual é esse cap.

Sabem algo sobre ?
Responder Citar
Xamã Taurena 85
7345
23/11/2011 04:24Citação de Piecebypiece
Depois de int e spirit, devo focar em haste ou mastery ? Vi que existe um 'cap' para elas, porém não consegui identificar qual é esse cap.

O cap de haste é em relação ao tick adicional de Earthliving que ganha ao atingir um determinado número. Esse número é 916 pra maioria das raças (muda pra Goblin por causa de uma habilidade racial passiva). Quanto à Mastery eu não conheço nenhum soft cap não.. Eu curto o jogo de mastery, acho o heal super eficiente. É ainda mais legal se você é o jogador designado para curar o tanker, pois como a maestria escala com a vida do personagem, somos capazes de salvar vários wipes. Já cheguei a critar 144k num cara que tava morrendo. Ou seja, um heal foi suficiente para encher a vida dele.

Alguns xamãs curtem focar em crítico, mas eu, particularmente, não gosto. O retorno de mana pelo Resurgence não aumenta significativamente e dependemos da "sorte" para que o crítico aconteça. Então, deixo o critico stackar "passivamente". E com o buff de 5% que tem em quase toda raid, meu crítico fica super digno.

Espero ter ajudado. :)

Ps.: Os dados de crítico são só de julgamento pessoal. Não fico fazendo theorycrafting nem aquelas mil contas matemáticas para saber se vale a pena ou não. Eu testo e julgo pela minha diversão e satisfação com a jogabilidade do meu personagem para decidir qual stat eu vou priorizar.
Responder Citar
Xamã Draenei 85
1635
24/11/2011 18:02Citação de Alikia

O cap de haste é em relação ao tick adicional de Earthliving que ganha ao atingir um determinado número. Esse número é 916 pra maioria das raças (muda pra Goblin por causa de uma habilidade racial passiva). Quanto à Mastery eu não conheço nenhum soft cap não.. Eu curto o jogo de mastery, acho o heal super eficiente. É ainda mais legal se você é o jogador designado para curar o tanker, pois como a maestria escala com a vida do personagem, somos capazes de salvar vários wipes. Já cheguei a critar 144k num cara que tava morrendo. Ou seja, um heal foi suficiente para encher a vida dele.

Alguns xamãs curtem focar em crítico, mas eu, particularmente, não gosto. O retorno de mana pelo Resurgence não aumenta significativamente e dependemos da "sorte" para que o crítico aconteça. Então, deixo o critico stackar "passivamente". E com o buff de 5% que tem em quase toda raid, meu crítico fica super digno.

Ps.: Os dados de crítico são só de julgamento pessoal. Não fico fazendo theorycrafting nem aquelas mil contas matemáticas para saber se vale a pena ou não. Eu testo e julgo pela minha diversão e satisfação com a jogabilidade do meu personagem para decidir qual stat eu vou priorizar.

Não não, eu concordo com vc sobre o critico.
Esses 916 de haste seriam haste rating ?
eu no momento estou com uns 3k mana regen em batalha, 10% de haste e uns 15% de critico, isso com nenhum buff.
Responder Citar
Xamã Taurena 85
7345
Esses 916 é haste rating mesmo, números gerais e não porcentagem. Tô olhando aqui o seu armory e vendo que dá pra fazer umas mudanças pra melhor. Acho que você tá com pouco spirit e muito haste.
Seu haste rating tá 1292, então dá pra tirar aí uns 300 pontos (ou mais...). Um jeito de fazer isso é arrumando suas gemas. E você tem muitos itens sem encantamento. Isso é bastante importante se você pretende fazer raides futuramente.

Eu trocaria todas as gemas de +20 int/+20 haste por +20 int/+20 mastery. Manteria as gemas de intelecto e spirit e colocaria a meta gem de +54 int e +2% mana.
Reforjaria um pouco de haste e crit para spirit pra aumentar o regen de mana. Por mais que 3k pareça um número alto, vc perceberá que vai faltar mana em alguns combates. O ideal é que, a principio, vc fique com spirit em torno de 2k (sem procs e uses de trinkets).

Pra sua gear ficar realmente legal tem que encantar tudo, gemar certinho e reforjar otimizando os stats. Você tá fazendo as dailies de Hyjal? Lá tem muitos itens legais que destravam a medida que vai completando as quests...

Outra coisa, troca esse amuleto ASAP*. Tem amuleto no Valor Vendor e ele é muito bom...

*As soon as possible = o mais rápido possível.
Editado por Alikia em 25/11/2011 18:45 BRST
Responder Citar
Xamã Draenei 85
1635
Esses 916 é haste rating mesmo, números gerais e não porcentagem. Tô olhando aqui o seu armory e vendo que dá pra fazer umas mudanças pra melhor. Acho que você tá com pouco spirit e muito haste.
Seu haste rating tá 1292, então dá pra tirar aí uns 300 pontos (ou mais...). Um jeito de fazer isso é arrumando suas gemas. E você tem muitos itens sem encantamento. Isso é bastante importante se você pretende fazer raides futuramente.

Eu trocaria todas as gemas de +20 int/+20 haste por +20 int/+20 mastery. Manteria as gemas de intelecto e spirit e colocaria a meta gem de +54 int e +2% mana.
Reforjaria um pouco de haste e crit para spirit pra aumentar o regen de mana. Por mais que 3k pareça um número alto, vc perceberá que vai faltar mana em alguns combates. O ideal é que, a principio, vc fique com spirit em torno de 2k (sem procs e uses de trinkets).

Pra sua gear ficar realmente legal tem que encantar tudo, gemar certinho e reforjar otimizando os stats. Você tá fazendo as dailies de Hyjal? Lá tem muitos itens legais que destravam a medida que vai completando as quests...

Outra coisa, troca esse amuleto ASAP*. Tem amuleto no Valor Vendor e ele é muito bom...

*As soon as possible = o mais rápido possível.

Essas eram as principais duvidas que tinha sobre shaman resto. Fico muito agradecido pela ajuda *-*
Sobre o haste eu vou mudar sim; sobre o colar... hehehe esse ta feião mesmo, mas ja to com 1,1k de VP, trocarei ele hoje mesmo!

Agora com a vinda do 4.3 vou começar a investir na t12 e manterei esses 916 de haste

muiito obrigado mesmo pelas dicas
Responder Citar
Xamã Taurena 85
7345
Por nada, cara.
Se tiver mais alguma dúvida, pode perguntar que a galera aqui é massa pra dar dicas.

Abraço! :)
Responder Citar
Xamã Orc 85
3770
e aí pessoal , andei lendo o topic aqui e gostei ...

Considero que meu Shammy ta razoavel pro que faz , e sei jogar com ele ...
Na minha opinião humilde, mastery ta bem legal. eu tava jogando com 18+ de mastery e dava uns heals bem fortes em alvos que estavam ruim de vida, tanks por exemplo, mas isto sacrifica bastante int e spirit , por isso mudei um pouco os reforges e pedras. hoje tenho um pouco menos mastery , mas balanceei critico , int e haste , e tenho tido bons resultados com meu shammy.
Responder Citar
Eu só uso a macro de mouseover e nunca tive problema, ja tentei healbot mas nunca consegui me adaptar D:
Responder Citar
Xamã Anão 90
12250
mas os videos das raids novas que tenho visto eles andam healando no dedo... dai que fico na duvida minha cura seria mais eficiente sem o healbot?

Provavelmente você viu os caras curando no "dedo" pq os videos foram feitos no PTR quando nao havia addons atualizados ainda. (como os do l2r por exemplo)

Pra FL eu gostava de assistir os videos dos caras do FatBoss, ainda mais que um dos que gravam é resto shaman :p

Eu< sempre usei vuhdu e acho bem util. Acredito que o healbot seja a mesma coisa.
Editado por Jahfael em 05/12/2011 16:01 BRST
Responder Citar
Xamã Draenaia 85
6090
Eu uso apenas o clique. É leve e eficiente. e depois que você acostuma a curar com mouse, voltar a curar no dedo vira um inferno.
Particularmente prefiro o mouse, acho muito mais rápido, pois você clica e ja cura. Não precisa selecionar o nego e depois apertar a cura.

@Piece, cara não fica usando Cloth ou leather, mesmo que seja melhor que seu mail. Usando tudo de mail você ganha o bonus de 5% de intel.
Uma coisa que é muito bom e ajuda na escolha de gear é o rawr. (elitistjerks.com/rawr.php) lá vocë conesgue medir como seu gear está funcionando. E você pode ajustá-lo para ter mais burst, mais sustained. Pode trocar os item, gemas, enchants, reforges para um futuro upgrade e ver como tudo irá funcionar.

Quanto aos números, ajuste-os para a sua realidade. Dependendo de seu papel na raid, vocë pode reduzir mastery e aumentar o crit, ou o haste, ou vice versa. Tudo depende de onde, como e quem você vai curar.
Responder Citar
Xamã Taurena 85
7345
02/12/2011 23:05Citação de Letterbomb
Eu só uso a macro de mouseover e nunca tive problema, ja tentei healbot mas nunca consegui me adaptar D:

O mesmo pra mim. Curava no dedo mesmo, clicando e usando a skill, até o 4.3, aí comecei a usar as macros de mouseover o que já deu uma sensação muito melhor, na minha opinião. O tempo é melhor aproveitado e as curas saem mais rápido.
Responder Citar
Xamã Troll 85
1570
o q seria melhor pra um xama resto maça ou machado !????
Responder Citar
Xamã Goblin 85
1765
Os tipos de arma não variam, Zeradox, o que varia são só os stats e as armas que voce pode usar. Para Shamie Resto vc não poderá usar Espadas, mas poderá usar cajados, facas, maças e machados.

A prioridade dos stats segue: Intellect -> Spirit -> Mastery -> Haste (+ velocidade, não sei o nome em português) -> Crit

Aos que tem dúvidas entre pegar Mastery e Haste, há sempre os caps. O que é um cap? Cap, como tradução direta do inglês, é um limite.

Limite para quê? Bom, não é bem um limite, digamos que seria um degrau acima, a cada cap, normalmente chamados de soft (macio ou leve) cap, usado para limites normais e o hard (duro, difícil) cap para limites Heroic ou Elite (no caso de PvP).

Depende muito do seu estilo de jogo, eu, por exemplo, gosto de ter ~8% de haste pro meu Riptide e Earthliving tickarem mais rápido e também adoro ver minha Greater Healing ave com 1.1 sec de cast graças ao Tidal aves hasteado, mas gosto mais ainda de ver meu Greater Healing ave dando um crit de 130k em um alvo com 10% de vida por causa da mastery.

Os caps de haste estão a seguir, todos tirados do tópico oficial de Resto PVE do fórum americano:

Legenda:

xxx = Haste necessário para um tick extra
[xxx] = Haste necessário assumindo que vc seja Goblin (por causa do racial)
(xxx) = Haste necessário assumindo que vc tem o buff Dark Intent (do lock)

Valores para os HoTs (Heal over Time - ou magias que curam aos poucos), baseados no fato que vc tenha o totem Furia do Ar (spell haste +5%) ou o buff de haste do Priest:

Haste necessário para o softcap do GCD (global cooldon, o 1 segundo que vc espera depois de usar cada skill): 5491 (4958)
Haste Rating Needed for GCD softcap: 5491 (4958)

Healing Rain (Chuva de Cura) E Riptide (sem glyph):
1 extra tick: 610, [475], (220)
2 extra tick: 3050, [2892], (2589)
3 extra tick: 5418, [5307], (4958)

Riptide (com glyph)
1 extra tick: 261, [130], (0)
2 extra tick: 2005, [1857], (1573)
3 extra tick: 3748, [3582], (3266)
4 extra tick: 5418, [5238], (4958)

Earth Living Weapon (encanto de arma usado por Resto para curar)
1 extra tick: 916 , [780], (516)
2 extra tick: 3966, [3798], (3478)
3 extra tick: 7016, [6817], (6438)
Responder Citar
Xamã Tauren 44
570
Pessoal alguém poderia me ajudar pois sou novo in game, e não entendo quase nada de adons e macro para jogar, por isso vim aqui pedir ajuda a esse nobre Tauren que está iniciando sua carreira pelo maravilhoso mundo de wow.
Outra coisa quando começarei a usar itens de malha? Por favor eu imploro pela ajuda de vcs.

PS: O que é rotação? Qual seria a ordem certa do uso das skills? Meu Deus to perdido, a mais uma dúvida, eu peguei Escrivania e Herborismo são boas jobs ou devo mudar?
Responder Citar
Pessoal alguém poderia me ajudar pois sou novo in game, e não entendo quase nada de adons e macro para jogar, por isso vim aqui pedir ajuda a esse nobre Tauren que está iniciando sua carreira pelo maravilhoso mundo de wow.
Outra coisa quando começarei a usar itens de malha? Por favor eu imploro pela ajuda de vcs.

PS: O que é rotação? Qual seria a ordem certa do uso das skills? Meu Deus to perdido, a mais uma dúvida, eu peguei Escrivania e Herborismo são boas jobs ou devo mudar?

Não sei se você percebeu, mas a data da última postagem neste tópico é de 2011! Evite postar em tópicos tão antigos, pois as pessoas que participaram na discussão podem não estar mais acompanhando o tópico.

Primeiramente, seja bem vindo ao jogo! Espero que você goste da classe.

A maioria dos conceitos (macros, addons, rotação) são mais focados para o nível máximo da expansão. Mas nada o impede de aprender a usar esses recursos antes disso.

Sobre macros em geral, recomendo o fórum de UI e Macros ( http://us.battle.net/wow/pt/forum/3866638/ ). Dê uma olhada nos tópicos fixos de lá (os que ficam no começo da lista, com "[Fixo]" escrito antes do título. Para macros de xamã, é só usar a busca específica aqui no fórum.

Você começa a usar itens de malha no nível 40. E a partir do nível 50, é recomendável você usar malha em todos os espaços (cabeça, ombros, peito, braçadeiras, luvas, cinto, calça e botas), pois há um aumento de 5% no seu atributo primário.

Rotação é a sequência de habilidades que você deve usar para poder ter a melhor performance possível.

Não sei se você é familiarizado com os conceitos de tanque, cura e DPS (dano por segundo). Todas as classes possuem especializações e tais especializações realizam uma das funções que eu citei. Um tanque é responsável em fazer os inimigos atacá-lo, ao invés dos aliados dele. Curadores curam o grupo e DPS são os responsáveis em causar dano aos inimigos.

Xamãs não podem ser tanques, mas podem ser curadores (se estiverem na especialização de Restauração) e DPS (nas especializações Elemental e Aperfeiçoamento). Enquanto escrevo este tópico, vejo que você optou pela especialização de Restauração, que não é muito adequada para fazer missões e conteúdo solo, mas é excelente para fazer conteúdo em grupo (masmorras e campos de batalha).

Essa seção do fórum de WoW tem alguns tópicos fixos, inclusive dois deles de minha autoria, que ajudam a novos jogadores o básico sobre as especializações Elemental e de Restauração para fins de conteúdo JxA (Jogador versus Ambiente).

Elemental: http://us.battle.net/wow/pt/forum/topic/6471787447
Restauração: http://us.battle.net/wow/pt/forum/topic/6607330866
Responder Citar
Xamã Tauren 44
570
Valeu pela dica Elektro vou dar uma olhada nos guias que vc postou e desculpe por postar neste tópico antigo.
Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)

Reportado!

[Fechar]