Furos na tradução.

Cavaleiro da Morte Orc 85
2635
Trabalho com cadastramento no Ministério da Saúde, realizando atualizações das planilhas do SIAB que nos são enviadas dos distritos/municipalidades.

O nome da cor, pelo IBGE, é PRETA, e não negra como o socialmente aceito.

A censura da Blizzard pode incorrer em racismo, por parte da empresa, portanto fica a sugestão para que o filtro de linguagem sofra uma adaptação URGENTE baseado nas normas técnicas reais e não em achismos culturalescos!

Decepcionado, bom jogo a todos,

Ivanov Sctholichnitrovitch
Responder Citar
Xamã Anão 85
1725
Isso é mentira cara, eu trabalho junto a secretaria de saúde e a cor/raça é negra em todos os documentos de identificação vem essa informação.
Responder Citar
Bruxo Morto-vivo 85
1440
Votado para fixo!
Responder Citar
Caçadora Elfa Sangrenta 90
12270
02/01/2012 09:29Citação de Raiolander
Isso é mentira cara, eu trabalho junto a secretaria de saúde e a cor/raça é negra em todos os documentos de identificação vem essa informação.

Não, não é. Segundo o IBGE é preta mesmo:

Cor ou Raça - característica declarada pelas pessoas de acordo com as seguintes opções: branca, preta, amarela, parda ou indígena.

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/indicadoresminimos/conceitos.shtm

Sobre a tradução e os furos, é preciso ter cuidado com uma coisa - vocabulário. Muita gente anda apontando erros quando na verdade o problema é desconhecer o significado da palavra. Antes de criticar, sempre procure no dicionário. "Espinhaço do Asa da Morte" não está errado.

(es.pi.nha.ço)

sm.
1. Espinha grande.
2. Pop. Coluna vertebral; ESPINHA
3. Pop. A parte superior e posterior do corpo humano; ESPÁDUAS; COSTAS
4. S. Cul. Cozido de parte do espinhaço (2) de rês, ovelha, porco, boi etc., com a carne nela aderida
5. Geog. Cordilheira, cadeia de montanhas.
[F.: espinha + -aço.]

http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=aulete_digital&op=loadVerbete&pesquisa=1&palavra=espinha%E7o
Editado por Domitilla em 02/01/2012 10:16 BRST
Responder Citar
Xamã Anão 85
1725
Mas segundo a secretaria é negro.
Essa condição é mais comum em indivíduos da raça negra. No Brasil, representam cerca de 8% dos negros, mas devido à intensa miscigenação historicamente ocorrida no país, pode ser observada também em pessoas de raça branca ou parda.

E agora josé ?
Responder Citar
12270
Essa condição é mais comum em indivíduos da raça negra. No Brasil, representam cerca de 8% dos negros, mas devido à intensa miscigenação historicamente ocorrida no país, pode ser observada também em pessoas de raça branca ou parda.

E agora josé ?

<.<
>.>

Que secretaria? Qual a fonte? Que condição?

Apontei apenas o conceito oficial no que se refere a raças - não é mentira, invenção ou preconceito de nínguém. O IBGE é um órgão federal que estabelece uma série de normas e conceitos que deveriam ser seguidos em todas as esferas - federal, estadual e municipal. Mais informações em http://www.ibge.gov.br/home/disseminacao/eventos/missao/instituicao.shtm

Entrar em discussões antropológicas vai desviar o assunto deste tópico que é "Furos na Tradução". E que também não tem nada a ver com o IBGE.
Editado por Domitilla em 02/01/2012 10:55 BRST
Responder Citar
Druida Elfo Noturno 8
0
06/12/2011 11:20Citação de Notna
tbm acho, preto é uma cor como azul afinal de contas

auhaeueaheauhaeuaehuae.. sacanagem hein Notna
Responder Citar
Xamã Anão 90
4245
A palavra "g r i n g o" também é censurada, não vi citarem ela.
Responder Citar
Xamã Anão 85
1725

E agora josé ?

<.<
>.>

Que secretaria? Qual a fonte? Que condição?

Apontei apenas o conceito oficial no que se refere a raças - não é mentira, invenção ou preconceito de nínguém. O IBGE é um órgão federal que estabelece uma série de normas e conceitos que deveriam ser seguidos em todas as esferas - federal, estadual e municipal. Mais informações em http://www.ibge.gov.br/home/disseminacao/eventos/missao/instituicao.shtm

Entrar em discussões antropológicas vai desviar o assunto deste tópico que é "Furos na Tradução". E que também não tem nada a ver com o IBGE.

Secretaria de saúde.
Quando tu abre um boletim de atendimento médico as informações de raça/cor não existe a a cor/raça preta/preto, mas sim negra.
Responder Citar
Caçador Worgen 90
6095
nego tb ta com censura... o que acham!?
rsrs
direto eu falo " o dps dos nego e ridiculo" isso é preconceito!? LOLZ
Responder Citar
Ladino Morto-vivo 88
3700
Foi o unico erro que consegui ver da tradução, tirei até screenshot, que eventualmente perdi pq meu HD foi pro "paraiso dos HDs".

Em uma quest na hora de retirar o veneno dos escorpioes aparece "peçonha drenante" ao inves de "drenando peçonha" ou "retirando o veneno"

Infelizmente não tenho muito detalhes, como disse perdi a screen :(.
Responder Citar
Paladino Humano 88
7005
Gay é censurado também... Absurdo
Sobre erro de tradução, quando agente está no submarino em Vash'Jir, o NPC com o nome No. Alguma coisa(não lembro nome dele), traduziram o No. de número, para não, aí tá por exemplo. Não. 3 João
E tem alguns diálogos em espanhol..
Responder Citar
Druidesa Trolesa 48
510
eu tenho a mania de chamar todo mundo de neguim, e eu nem sei a cor deles, é só modo de falar. Não considero isso racista.

E sobre o lance de cor de raças, n sei qual é o oficial ou algo assim, mas faz muito mais sentido ser preto do que "negro", pq tu n chama uma pessoa branca de "clara".

(apesar de que eu nunca conheci nenhuma pessoa preta, tirando os elfos pretos de D&D)
Responder Citar
12270
Seria assim:
Cor da pele: preta
Raça/etnia: negra
É válido?

P.S.: só perguntando.

Não. Raça é preta, cor também. Quem define isso é o IBGE - se alguns lugares oficiais mudam a nomenclatura como bem entendem, dá pra se ter uma idéia de como eles respeitam leis, resoluções, normas oficiais, etc., talvez eles achem que isso é puro enfeite. Aliás para o IBGE raça e cor são a mesma coisa.

Uma ressalva, entretanto,considerando o que o pessoal está escrevendo aqui, existe uma confusão: erros na tradução e palavras censuradas, estas últimas são usadas, muitas vezes, em sentido pejorativo: como preto, gay, g-r-i-n-g-o. neguinho, nego, entre outras. Estas são palavras ofensivas e se você não concorda desabilita o filtro dentro do jogo.
Editado por Domitilla em 02/01/2012 18:15 BRST
Responder Citar
Druida Tauren 90
12360
02/01/2012 18:40Citação de Konntar
Como já disseram antes, o modo como elas são usadas podem ser ofensivas, mas as palavras em si não são.

Concordo com você. Como se diz numa música do Titãs, palavras não são más.

No entanto, até desenvolverem uma tecnologia de baixo custo, cujo software identifique o que a pessoa quis dizer, em qual o sentido que ela está usando determinada palavra, a única forma de coibir isso é bloqueando uma lista de palavras específicas.
Responder Citar
12270
Obrigado pela explicação.

Mas permita-me discordar em um ponto: Estas palavras não são ofensivas. Como já disseram antes, o modo como elas são usadas podem ser ofensivas, mas as palavras em si não são.

Sim, sim. Concordo com você... e com o Buffel. Tudo é um questão de contexto. :D
Responder Citar
Guerreiro Orc 90
11955
Tipo ser chamado de branco também é racista?
Pq eu sou gaucho branco e morei 7 anos no maranhão, que é um estado muito bom, porem com sua população na grande maioria morena ou negra, com brancos claro, mas minoria.
O que acontece é que nestes 7 anos me chamaram de amarelo, branquelo e muitas outras coisas, e pq negro se ofende de ser chamado de negro, mas usa uma camisa dizndo 100% negrão?
eu não sou racista, sou casado com uma morena linda, e eu chamo ela de preta e ela nunca se ofendeu com isso.
acho que muitas coisas de racismo são da fragilidade das pessoas, de quererm parecer menores que os outros ou de qrer algo em troca.
Vou ir anotando outras palavras que eu for vendo e colocar aqui!
votei p fixo!
Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)
Enviar Cancelar

Reportado!

[Fechar]