Guia Básico do tank paladino - 4.3

Paladino Humano 90
14210
Este guia é baseado no guia básico mantido pelo Theck para tankadins que pode ser encontrado nos fórums do site http://maintankadin.failsafedesign.com

Recomendo o site a todos os tanks paladinos que tenham possibilidade de acompanhar as discussões em inglês.

Várias das coisas que aqui estão postadas já foram escritas em outros tópicos , então seria mais um esforço de organizar e deixar de forma fácil para ser encontrada pelos que precisam.

Premissa do Guia

Guia baseado em perguntas e respostas.

A premissa básica é que o leitor é um paladino com specialização em proteção e que tem dúvidas básicas e quer respostas rápidas que estejam atualizadas.
Isso pode significar um jogador novo, ou que está retornando ao jogo depois de longa pausa, ou um paladino de retribuição/sagrado que quer aprender a ser um tank competente.

O objetivo é manter as respostas curtas e objetivas, e não discutir como obter melhorias de menos de 1% de performance. Se você está buscando tal nível de otimização, procure um guia avançado ( talvez me disponha a fazer este, mas o ideal é consultar o maintankadin)

Sumário

1. Mecânicas e mudanças de jogabilidade
2. Talentos, glifos, spec básico
3. Rotação
4. Equipando
5. Profissões
6. Addons
Responder Citar
Paladino Humano 90
14210
Mecânicas e mudanças de jogabilidade.

P. Tudo está mudado!? O que aconteceu no cataclisma?
O patch 4.0 foi uma mudança massiva no jogo. Os jogadores agora tem uma quantidade de vida bem maior, especialmente os tanks, de tal forma que você deve ser capaz de sobreviver a umas 3 ou 4 pancadas de um chefe. Da mesma forma os DPS vão tomar danos que não os porão em risco de morte imediata, mas deverão ser curados ao longo do tempo.
Esse modelo foi chamado pela Blizzard de triagem e serve para fazer o trabalho dos healers (curandeiros) mais interessante.

Além disso, vários buffs foram consolidados, por exemplo, Benção dos Reis e a Marca do Indomado dão o mesmo buff agora, basta que um druida ou paladino usem uma delas. Isso significa que você muito provavelmente vai usar a Bênção do Poder nos grupos.

Todas as classes de tank agora possuem uma magia de interrupção (que está for a do cooldown global- o tempo que você espera entre as magias) a nossa se chama Repreensão e você deve assinalá-la a um botão que seja fácil de ativar.
Da mesma forma, todos os tanks agora podem colocar os dois debuffs de tank em um inimigo, o que aumenta o tempo entre os seus ataques ( no nosso caso através do talento Julgamento do Justo) e a que reduz o dano físico em 10% (através do talento Vindicação).
Ambos são aplicados automaticamente durante sua rotação normal de tank.

P. O que são as árvores de talento?
É o conjunto de talentos que define o que o seu personagem pode fazer. Cada classe tem 3 árvores de talento, e você precisa inicialmente escolher uma delas para ser seu foco no nível 10.
A partir de então você tem que gastar 31 pontos de talento nesta árvore para poder acessar as outras.
Para paladinos as árvores são : Sagrado para healers (curandeiros) , Proteção para tanks e Retribuição para DPS (dano).

P. Então eu sou obrigado a escolher uma árvore? O que acontece quando o faço?
Ao clicar no botão e escolher a sua árvore (spec), você define qual será seu bônus de Maestria (veja abaixo) e você ganha alguns poderes:
• Sagrado recebe Choque Sagrado, regeneração de mana baseada em Espírito e 10% a mais de cura.
• Retribuição recebe Veredito do Templário, +20% de dano com armas de 2 mãos, regeneração de mana através do Julgamento e um bônus de taxa de acerto para magias.
• Proteção recebe o Escudo do Vingador, Vingança (veja abaixo) regeneração de mana através do Julgamento e um bônus de taxa de acerto de magias e Vigor. (Além disso o seu golpe do cruzado fica com 3.0 segundos de Cooldown (CD) embora isso não seja mencionado em lugar algum)

P.O que é Maestria?
Um bonus único baseado na spec que você escolheu. Os bônus para paladinos são:
• Sagrado: Toda dura coloca um escudo que absorve dano no alvo.
• Retribuição: seu Veredito do Templário, Golpe do Cruzado e Tempestade Divina causam dano Sagrado a mais.
• Proteção: ganha maior chance de bloquear. Tedioso mas efetivo.

P. O que acontece quando eu bloqueio um ataque?
Uma das grandes mudanças do Cataclisma foi que bloquear agora reduz o dano que você levaria em 30%. Ou seja, escalona com o tamanho da pancada e é muito bom.
Também ganhamos uma nova versão do Escudo Sagrado que aumenta a redução para 50% durante 10 segundos com CD de 30 segundos.

P. O que é Vingança?

Uma mecânica que dá ao tank mais Poder de ataque quando está tomado dano ( ou seja efetivamente tankando um inimigo). Com as mudanças recentes no threat ( vontade do inimigo em te bater) desde que você ative Fúria Íntegra , não deve ter problemas em manter o inimigo colado em você.

P. O que é Poder Sagrado (HP) ?
Funcionam como pontos de combo que você junta em si mesmo e não no alvo.
Você terá ataques que juntam os pontos (até 3) e depois outras magias que gastam esses pontos.

Geramos HP através de Golpe do Cruzado , Martelo do Íntegro, através do proc do talento Grande Cruzado ( desde que acerte o alvo com o Escudo do Vingador) e através do Apelo Divino ( se você tiver o talento Escudo do templário).

Podemos então gastar o HP de 3 maneiras distintas:
• Escudo do Íntegro para causar muito DPS em um alvo.
• Inquisição para um aumento no nosso DPS AoE (em área).
• Palavra de Glória para uma auto-cura com 20 segundos de CD.

Responder Citar
Paladino Humano 90
14210
Talentos, glifos e spec básico:

P. Tenho uma raid em 5 minutos, qual deve ser o meu spec?

0/31/10 LINK http://us.battle.net/wow/pt/tool/talent-calculator#bc01!!kbjYeWTeeQ!Ygk!XQkPlmNnp

P. E quanto ao Solo Consagrado?

É um talento bem fraco. Nosso DPS AoE (em area) consiste basicamente em mandar Martelo do Íntegro com Inquisição ativada.

P. E quanto à Glória Eterna?

Com o CD de 20 segundos na Palavra de Glória, o talento ficou muito fraco.

P. E Grande Cruzado é bom agora?

Com o talento gerando HP e dando Dever Sagrado, ele fica melhor do que Acerto de contas.

P. E quanto à Acerto de contas?

É um bom talent no Cataclisma, terceiro melhor em termos de threat gerado.

P. Por que escolhemos retribuição ao invés de Sagrado como segunda àrvore?

Regra da Lei e Cruzada são talentos mais fortes do que qualquer um da árvore Sagrado e do que Solo consagrado. Busca de Justiça é uma escolha pessoal, mas libera um encantamento de bota para você botar maestria invés de aumento de velocidade.

P. E quanto aos meus glifos?
Aqui vai o básico:
• Superior: Selo da Verdade e Escudo do Íntegro pra começar. Ataque do Cruzado é um bom terceiro glifo, mas bem mais fraco que os outros dois. Pode ser substituído pelo glifo de Martelo do Íntegro para um aumento do nosso threat AoE (em área).
• Primário: Quaisquer que você queira, com destaque para Ira Sagrada, para stunear elementais e dragões. Proteção Divina para lutas com muito dano mágico, e Impor as mãos para reduzir o CD, por exemplo. Escolha os que melhor se adaptem ao seu estilo.
• Menor: Quaisquer que você queira, não tem grande impacto. Sugestão para o glifo de Benção do Poder , glifo da verdade e glifo de Intuição caso precise rebuffar ou trocar de selo no meio de uma luta.
Responder Citar
Paladino Humano 90
14210
Rotação:

P. Qual a nossa rotação para um alvo?

Nós a chamamos de 939. Onde intercalamos uma habilidade com CD inferior a 9 segundos com a nossa geradora de HP Ataque do Cruzado.
Temos duas etapas na rotação:
1. Juntar 3 HP apertando Golpe do Cruzado no CD ( ou seja a cada 3 segundos). Entre esses usamos Julgamento e Escudo do Vingador, nessa ordem. Se tudo isso estiver em CD use Ira Sagrada ou Consagração, se tiver mana para isso.
2. Quando tiver 3 HP, use Escudo do Íntegro para consumer todo o seu HP.
Repita isso infinitamente. Você acabar fazendo uma rotação com uma batida, como abaixo (CS representa Golpe do cruzado).

CS-x-CS-x-CS-x

Onde os x serão substituidos por Escudo do Íntegro, Julgamento, Escudo do Vingador, Ira Sagrada .

Uma sequência típica será algo como CS-J-CS-AS-CS-SotR.
(Legenda: CS- Golpe do Cruzado, J – Julgamento, AS – Escudo do Vingador, SotR – Escudo do Íntegro).

P. O que faço quando aparecer o proc do Grande Crusado ?

O proc significa que a habilidade foi ativada, e o CD do Escudo do Vingador vai acabar e uma aura amarela vai ficar brilhando ao redor do botão na sua barra.
Não se afobe, continue a sua rotação e use o Escudo do Vingador no primeiro filler que você tiver. ( ou seja, não deixe de usar Escudo do Íntegro ou o Golpe do Cruzado normalmente, mas priorize o proc em relação a um Julgamento, por exemplo).
Mesmo que você perca alguns procs de vez em quando por passar muito tempo, se preocupar tanto com isso não fará mais de 1% de aumento no seu DPS.

P. O que eu faço de Escudo do Íntegro falhar?

Use-o novamente.

P. Devo usar um Julgamento antes do Escudo do Íntegro caso não esteja com um proc de Dever Sagrado?
Não, e você provavelmente já deveria estar procurando o guia avançado.

P. Devo usar Apelo Divino na minha rotação normal?
Não, esta habilidade é muito boa para puxar o chefe (veja abaixo) e serve para recuperar sua mana caso você se encontre ficando sem mana em uma luta, mas não faz tanta diferença na rotação normal para justificar sua preocupação em usá-la.

P. Devo usar Inquisição quando estou batendo em apenas um alvo?

Embora em certas condições isso possa gerar um pequeno acréscimo de DPS (~1%), estes casos não serão cobertos nesse guia. Normalmente com 3 HP use o Escudo do Íntegro.

P. Qual a nossa rotação AoE (em area)?

Muito simples, pegue a rotação de um alvo e substitua:
• Golpe do Cruzado por Martelo do Íntegro;
• Escudo do Íntegro por Inquisição;

Os fillers se tornam Escudo do Vingador, Ira Sagrada, Consagração e Julgamento, nessa ordem.
Uma rotação típica seria:
HotR-AS-HotR-HW-HotR-Inq
(Legenda: HotR – Martelo do Íntegro, AS – Escudo do Vingador, HW – Ira Sagrada, Inq – Inquisição)

P. Como puxo um boss?

Use Apelo Divino para ganhar 3 HP.
1. Inquisição
2. (Opcional) Ira Vingativa
3. (Opcional)Exorcismo
4. Escudo do Vingador
5. Julgamento
6. CS -> 939
Caso você queira puxar já caminhando na direção do boss, pode pular a etapa 3
Responder Citar
Paladino Humano 90
14210
Equipando:

P. Em quais atributos primários devo me focar?
Força e Vigor.
Força nos dá DPS ( e threat) e um pouco de taxa de aparar. Vigor nos dá pontos de vida e Poder de Ataque ( através da Vingança). Você normalmente não vai buscar gemas ou encantamentos com Força, mas pode vir a gemar e encantar Vigor.

P.Em quais atributos secundários devo focar?
Maestria, Esquiva e Aparar.
Maestria aumenta nossas chances de bloquear e é o método mais eficiente de obter Cobertura da tabela de combate (CTC) total. Esquiva e Aparar dão praticamente a mesma redução de dano que Maestria em níveis normais de Evasão, mas dão muito menos CTC.

P. O que é Cobertura da tabela de combate (CTC)?
Os ataques que recebemos no jogo rolam uma porcentagem contra uma “tabela de ataque” ou “tabela de combate. Ao aumentar sua chance de aparar, esquivar e bloquear (através da maestria) você enche essa tabela com Falha/Esquiva/Aparado/Bloqueado e vai empurrando os acertos não mitigados(de 100% de dano) para for a da tabela. Isso chega a te dar uma chance grarantida de reduzir todo dano físico em no mínimo 30% (bloqueio) se você tiver CTC total. CTC total também é conhecido como block cap.
Como exemplo, um paladino com 15% de esquiva, 15% de aparar e 60% de bloqueio , sendo atacado por um inimigo do seu nível:
Se a rolagem for :
entre 0 e 5% - Falha, (0 de dano)
entre 5% e 20% esquiva, (0 de dano)
entre 20% e 35% aparar , (0 de dano)
entre 35% e 95% bloqueio (redução de 30% no mínimo)
entre 95% e 100% acerto normal ( dano normal)
A soma dos 5% de chance de falha mais esquiva e aparar, chamamos de Evasão, onde o dano é totalmente evitado. Vale lembrar que para inimigos acima do seu nível ( como é o caso dos chefes do jogo, que são 3 níveis acima de você – nível caveira) você tem menos chance de esquivar, aparar, bloquear. Portanto para obter CTC total contra um inimigo 88 ou chefe, precisa de 102.4% de CTC.

P. Como devo reforjar meu equipamento?
Reforje para Maestria, de modo geral.
De preferência tire atributos de threat (acerto, proficiência) e troque para maestria, se não for possível , para esquiva ou aparar.
Lembre-se que o objetivo aqui é obter CTC total (102.4% de falha, esquiva, aparar e bloqueio).
P. O que faço após atingir CTC total?

Qualquer coisa que te leve acima de 102.4% em de falha, esquiva, aparar e bloqueio está sendo jogada for a. Então comece a diminuir um pouco da maestria de volta para esquiva e aparar ou até mesmo para Vigor, buscando aumentar seus pontos de vida.

P. E quanto aos atributos de threat?
Você não precisa deles para tankar chefes. A mecânica de threat e de Vingança faz o inimigo grudar em você rapidamente, então faça sua rotação e tudo dará certo.
Caso para alguma luta ou instância você queira aumentar seu DPS, invista primeiro na taxa de acerto e proficiência que são os atributos que mais rápido aumentam seu DPS. ( até 8% de acerto e 56 de proficiência).

P. E quanto a taunts e interrupções? Não preciso de taxa de acerto maximizada (8%) para garantir que não falharão?
Negativo. Taunts (forçar o inimigo a te atacar) e interrupções não erram nunca.
Responder Citar
Paladino Humano 90
14210
Profissões

em construção.
Responder Citar
Paladino Humano 90
14210
Addons e macros

Em construção.
Responder Citar
Paladino Humano 90
14210
Reservado.
Responder Citar
Paladino Humano 83
1080
Ate q enfim achei um guia de pala protecao decente... To no aguardo do restante, addon e macros principalmente!

Adorei o guia... Vlw ai a força
Responder Citar
Paladino Tauren 85
9745
Parabéns pelo guia. Está muito bom.
Responder Citar
Paladino Humano 71
1295
Muito bom guia, comecei a jogar de Paladino de Proteção e adorei, já estou no segundo hahaha. Mas ainda não tenho as artimanhas da classe. Irei acompanhar esse tópico com certeza.
Responder Citar
Paladino Tauren 85
2670
Obrigado pelo guia, me ajudou a entender como jogar com o Paladino no WoW, sou novato no game mais com esse Guia eu aprendi bastante coisa! Não deixe de termina-lo!
Responder Citar
Paladino Humano 71
1295
Uma duvida: Para calcular o CTC total basta somar as porcentagens de esquiva aparo e maestria?
Responder Citar
Paladino Humano 85
12410
/script DEFAULT_CHAT_FRAME:AddMessage("Necessita de 102.4 combat table coverage. Atualmente com: "..string.format("%.2f", GetDodgeChance()+GetBlockChance()+GetParryChance()+5))

copia a macro que eu coloquei no quote.

Ingame ele vai te dizer no chat o valor.

mas se você quiser fazer isso na mão, e a soma do parry, dodge,mastery + 5;
Responder Citar
Paladino Humano 85
1995
E o resto ?

Tenho muitas dúvidas em macros!!

E também gostaria de saber quais gemas colocar nos meus equipamentos!

Fora que gostaria de saber o nome dos gears de paladino!!

vlw grande post!
Responder Citar
Paladino Draenei 62
530
lendo...
Responder Citar
- World of Warcraft
Paladina Humana 85
6975
Parabéns pela tradução e pela iniciativa.

Eu cheguei a usar maintankadin antes. É uma boa... Mas ainda não concordo com uma coisa ou outra escritas no guia. xDD

Pra galera que não sabe nada de pala prot, é uma boa. Aí eles vão conhecendo e fazendo um trabalho bom nas dungeons. :)
Responder Citar
Paladina Draenaia 90
9000
ALguem sabe me dizer pq diabos comeram o mastery do t13 de paladino prot ? Ele da hit , exp diabo a4 menos a joça do mastery
Responder Citar
Paladino Humano 63
550
Fiquei feliz em saber q msmo sem nunca ter jogado wow antes e obviamente nunca ter jogado de paladino no wow antes ...e sem nunca ter lido esse guia antes eu esteja fazendo praticamente a msma coisa heheh...
Responder Citar
Paladino Humano 85
12410
mesmo tendo comido o mastery , com excessao do shoulder utilize as outras peças, e voce ainda vai ter muito status para continuar com o seu ctc acima de 102.4%
Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)
Enviar Cancelar

Reportado!

[Fechar]