Gemas

Quais são as boas para cada classe? E qual nível e quantas podem ser usadas? Como funcionam?
Responder Citar
Não existe uma regra específica para qual é boas ou não. Isso necessitaria de um grande guia (com tempo poderei fazer isso, nas horas livres).
Mas principalmente como funciona.

Vários equipamentos além dos bonus habituais, apresenta do Ingles - Sockets.
Os sockets(Engastes) são como se fosse "buracos" para colocar gemas e as gemas dar bonus a mais para a parte da armadura. Temos vários tipos de gemas. Assim como itens, elas tem um nível que determina o quão forte é a gema. Além de nível tem a cor que quanto mais roxa (epica) melhor. Cada engaste pode-se colocar uma gema. A partir do level 55 mais ou menos começam a cair os equipamentos que tem os sockets.
Aqui apresento vários tipos de gemas vermelha- das mais fracas até as mais fortes.

Turmalina Delicada
Granada Vermelha Brilhante
Granada Vermelha Brilhante
Rubi Ornado Brilhante
Rubi Vivo Brilhante
Pedra-sangrenta Brilhante
Pedra-sangrenta Brilhante Perfeita
Tempestita Brilhante
Cornalina Brilhante
Cornalina Brilhante Perfeita
Rubi Infernal Brilhante
Granada Régia Brilhante

Um item que permita a colocação de gema irá ter os famosos Engastes como apresentado abaixo.

Capucho de Seda do Gladiador Cataclísmico

Todos os tipos de equipamente vem com uma cor de Engaste já estabelecida. O de acima é Meta e Gema Vermelha. Voce não tem a necessidade de colocar a gema da mesma cor no socket.
A cor do socket é determinante para que se voce colocar a gema da mesma cor que o engaste precise, voce ganhará um bonus de engaste que está especificada no item. Existe várias cores estabelecida como azul, vermelho, amarelo etc. Além dessas existe a Engaste Meta. Essa é para tipos especificos de gemas. Existe vários tipos de Meta, mas a vantagem deles é apresentar um bonus além de simples atributos. Por exemplo:

Diamante Umbraspírito Abrasador
Diamante Umbraspírito Incandescente

Um detalhe a respeito da Meta socket é que elas precisao de requerimentos para poder funcionar. Como por exemplo:

Diamante Umbraspírito Abrasador

Apesar de não ter aparecido, ela fala que voce precisa de no minimo 3 gemas vermelha equipada em todo o seu set.

• Dica: Existe algumas cores intermediárias, como por exemplo:

Olho-de-zul Energizado

Esse tipo de item, ele é considerado tanto uma gema azul e uma amarela, ganhando bonus de engaste se caso o item necessita de uma das partes e de podendo ativar bonus de meta caso também precise de ter equipado gema azul ou amarela.
  • Além desse tipo de engaste temos a Prismatic que pode-se colocar qualquer cor de gema mas não se tem bonus de gema.
    Totem do Gelo Estilhaçado de Bizuri

Bom mini guia resumido sobre como funciona gemas e pra que server. Sobre o que usar qual tipo, isso depende de cada pessoa. Algumas classe precisa de mais inteligencia devido a mais funcionalidade. Outras precisa preencher um bonus status como por exemplo aceleração pra depois colocar intelect.

Enfim, é bom já ter uma build com itens e ver o que voce precisa mais. Pois gemas pode ser uma otima valvula de escapa para arrumar builds.
    Editado por Lestia em 19/12/2011 17:49 BRST
    Responder Citar
    Obrigado mesmo. Me ajudou muito.

Restaram algumas dúvidas...

A gema é vinculada ao item?
    Como se obtém uma gema?
    Responder Citar
    Gema se vincula ao item, depois de colocado não tem como tirar.

Existe algumas formas de obter gema, mas a principal (99% das vezes) é através da profissão Jewelcraft. Ela faz gemas usando Minerios (que são obtidos de mining).
    Eu pelo menos não tenho essa profissão o que me acarreta de ter que comprar em AH.
    Responder Citar
    Obrigado, trollesa. Ajudou muito. Irei upar um char com Jewelcraft para suprir os meus outros.
    Responder Citar
    Bruxo Humano 90
    7205
    Achei Bacana seu tutorial, e, fico muito agradecido...
    Infelizmente aqui no brasil é muito difícil achar pessoas dispostas a ajudar sem ganhar nada em troca.
    Responder Citar
    Sacerdote Humano 85
    1600
    Pessoal, vou levantar esse tópico para não criar outro. A minha dúvida é a seguinte: o item informa que ele dára 10 intelecto caso aja uma gema nele na cor especifica, porém a gema que eu por tem que ter status, por exemplo as citadas que dão +10 de intelecto por exemplo? ou pode ser somente uma da cor mas sem dar nada a mais de bonu?

Obrigado!
    Responder Citar
    Caçadora Trolesa 85
    8645
    Indo pelo item do excelente guia acima: Capucho de Seda do Gladiador Cataclísmico

Esse item diz que o bônus de engaste precisa de uma gema meta e de uma vermelha encaixada, e se esses requisitos forem cumpridos o player ganha +30 resiliência "de graça". O guia já cobriu os engastes meta; engastes vermelhos suportam gemas vermelhas, roxas ou alaranjadas sem perder o bônus (tecnicamente você pode colocar uma gema verde no slot vermelho se preferir, ou se for melhor do que o bônus te ofereceria).

Perceba que no guia foram linkadas gemas com "sufixos": não só Rubi Infernal, mas Rubi Infernal Brilhante (sufixo "brilhante" indica intelecto; "delicado", agilidade; etc). Para que você possa engastar uma gema no seu item não basta ter a pedra, ela tem que ter sido lapidada por algum joalheiro.

EDIT: obrigada por levantar o tópico, assim ele fica mais pra frente nas páginas e mais gente tem acesso ao post da Lestia.
    Editado por Neshka em 16/01/2012 18:23 BRST
    Responder Citar
    Caçadora Humana 90
    8235
    Puxa, muito legal o tutorial sobre as gemas.
    Somente recentemente obtive trajes com "slots" para gemas, e como não tenho joalheria estava na dúvida se valia a pena ir atrás das pedrinhas.
    Agora ficou claro que vale sim (tadinho do meu cofrinho, lá se vai gold nessa nova empreitada).
    =)
    E achei ainda mais interessante essa questão dos sufixos brilhante, delicado, etc. Nem fazia idéia.
    Uma lista completa dessas "qualidades" viria bem a calhar, ainda mais para saber as gemas mais interessantes para Caçador.
    Por exemplo, o que seria mais aproveitado num item, como o Arnês do Espreitador Demoníaco (peste, ainda não aprendi como "colar" a imagem de um item num post ou em jogo)
    Editado por Analieu em 17/01/2012 08:32 BRST
    Responder Citar
    Guerreiro Humano 71
    1345
    Muito bom
    Responder Citar
    Guerreiro Troll 73
    735
    muito bom! ja tenho diversos itens com esses slots de gemas, devem ser caras vou dar uma pesquisada. vlw
    Responder Citar
    Mago Humano 20
    1310
    Ótimo Guia!! Parabéns
    Responder Citar
    Druida Elfo Noturno 86
    1830
    AS GEMAS ALTERAM O VISUAL DOS EQUIPAMENTOS??
    Responder Citar
    MVP
    Caçadora Trolesa 85
    9120
    04/07/2012 02:59Citação de Wör
    AS GEMAS ALTERAM O VISUAL DOS EQUIPAMENTOS??

Não.

PS: Evite postar em CAPS LOCK, é contra as regras do fórum. Passe o mouse por cima do seu post, clique em EDITAR, e reescreva o seu texto normalmente.
    Responder Citar
    Caçador Orc 90
    4785
    eu fiz uma coisa errada =( coloquei gema ruim no meu item! tem como retirar a gema e por outra?
    tipow! eu coloquei uma gema lvl 80 mas eu vi que dessa mesma gema tem lvl 85 e é o drobro de stat que da!
    Editado por Xurupitz em 05/07/2012 09:47 BRT
    Responder Citar
    MVP
    Caçadora Trolesa 85
    9120