[Como funciona?] Rating e MMR – Arena e RBG

(Fixo)

Paladino Humano 85
6015
Publicação realizada no pvplab.com.br
Link direto: http://www.pvplab.com.br/2011/12/como-funciona-rating-e-mmr
--

Este post vem como complemento para o assunto tratado em nosso novo podcast. Venho provar que MMR não significa apenas “Monte de Machos Reunidos”, como o Neves e o Bilutetéia acreditam.

O objetivo deste guia é explicar sobre o sistema atual de rating em arena e rbg, dando foco em como funciona a mecânica do MMR. Também vamos tentar responder algumas dúvidas freqüentes.

Para facilitar o entendimento, vamos usar o termo “Rating” para o valor que você encontra em sua aba de PvP (o mesmo valor responsável pelos archivs).

MMR ou Match Making Rating é outra forma de avaliação, que funciona independente do seu rating de arena. Você só consegue saber seu MMR após uma luta de arena / RBG.

Match Making Rating (MMR)

O MMR é seu “rating” secundário, que muda toda vez que você joga. O funcionamento de sua mecânica é bem óbvio. Seu valor aumenta com as vitórias e é reduzido quando você perde.

Os oponentes que você enfrenta são baseados no MMR de seu time. Ou seja; se você tem 1600 de MMR você deve encontrar com mais frequência outros times na faixa de 1600 de MMR.

Suponha que você criou um novo time e vai jogar sua primeira arena. Seu MMR base será de 1500 e seu Rating será 0. Desta forma você deverá lutar contra um time com 1500 pontos a mais que sua rating atual, pois o MMR de ambos os times estão na faixa de 1500. Isto explica o ganho maior de Rating logo de início.

Agora suponha que você ganhou seu primeiro jogo, sua progressão será baseada conforme o MMR dos seus adversários, não por conta do rating atual deles.

Resumindo: Seu rating não influência na escolha dos times que você deve enfrentar e também não faz diferença no valor que seu oponente deve ganhar ou perder. Sua progressão é baseada no MMR.

Alguns jogadores ficam confusos quando começam a ter uma progressão muito lenta quando eles ganham, enquanto outros times ganham quase 100 pontos por vitória.

O motivo para isto acontecer é que o rating do time oposto está muito abaixo de seu MMR.

Suponha que seu time tenha 1500 de MMR e Rating. Por ter o MMR e o rating balanceados, seu time deve ganhar 20 pontos por vitória, tendo uma progressão lenta.

Então você encontra um time adversário que acaba de vencê-los e ganha 96 pontos. Isto ocorre porque o Rating do outro time é muito menor que seu MMR. Exemplo; 500 de rating e 1500 de MMR.

Podemos dizer que o MMR é a rating estimada para seu time num curto futuro se você continuar jogando da forma que você está no momento. A diferença é que o MMR começa em um valor maior para fazer seus primeiros jogos mais justos, e o valor muda mais rápido do que sua rating.

O mais interessante deste sistema é que não importa quão ruim você seja, você sempre vai ter aproximadamente 50% de taxa de vitórias. O MMR ajuda os jogadores a duelar contra grupos que estão em sua mesma progressão.

Em suma: MMR determina o nível de dificuldade que você está jogando no momento, e o seu Rating é modificado baseado unicamente no MMR dos seus inimigos. O rating mesmo não tem muita influência no geral, ele apenas segue seu valor de MMR.

Perguntas e respostas

- Como eu posso saber qual o meu Match Making Rating?

Você pode ver seu MMR logo após de realizar um jogo de arena ou RBG, o texto fica localizado logo ao canto inferior da tela, à direita da tela.

Será algo em torno de 800 a 3000, onde 800 é muito baixo e 3000 muito alto. (Valeu Ditro)

-Por quê eu só ganho menos que 20 de rating quando meu time ganha, enquanto o time oposto ganha quase 100 de rating por vitória?

Isto ocorre porque o Team rating do time adversário é menor que o MMR, enquanto seu MMR e Rating devam estar equiparados. Quando você começa um novo time, você terá 0 de rating mas terá um MMR muito maior, portanto você vai ganhar 96 de Rating a cada vitória até seu rating ficar próximo ao seu MMR.

-Por quê meu MMR sobe ou desce mais rápido ou devagar em comparação aos outros times?

Quando você tiver facilidade em ganhar os jogos iniciais sua progressão será rápida, para que você não jogue em uma zona de dificuldade inapropriada para seu time.

Quando você já tiver jogado vários jogos de arena você verá que este valor tende a diminuir conforme você encontra times do seu nível e começa a sofrer algumas derrotas.

-Por quê meu rating pessoal é menor que quando entro em um time com rating alta?

Isto não tem nenhuma relação com seu MMR. Seu rating é menor e o MMR do time sofre uma balança para acompanhar sua progressão. Isto acontece para evitar dos jogadores simplesmente entrarem em um time com 2.2k de MMR e comprar sua gear Tier 2 sem precisar de se esforçar.

Portanto você deve jogar neste time até sua rating pessoal atingir 2.2k, começando de 1000 de rating.

- Se qualquer um começa com 1500 de MMR, incluindo os jogadores de 2400 de MMR, isso não é injusto?

Não há como fugir desta possibilidade, mas o sistema atual tenta corrigir este problema, seu MMR sempre é salvo quando você muda de time. Portanto, se você já atingiu 2400 de MMR em um time, quando você criar um novo seu MMR será preservado. Portanto você não começa na base de 1500 de MMR

-Por quê perco mais rating para derrotas do que ganho por vencer enquanto eu estou jogando contra um time com mais MMR que o meu?

Neste caso seu MMR é menor que o rating do seu time. Se você perde 15 pontos em uma derrota, e em seguida ganha 5 pontos de rating por vencer o mesmo time, é porque seu rating ainda é baixo e ainda não se estabilizou com o time. Mas neste caso o importante não é o rating que seu time recebeu, pois seu personal rating e MMR irão subir bastante com a vitória. Portanto basta continuar jogando até seu MMR e rating estiverem balanceados.

--
Adição feita pelo n4rt0n
Quando por exemplo, o seu time está (digamos) 1500 de rating e 1500 de mmr e esteja perdendo mais pontos do que ganhando (por derrotar os mesmos times) isso tambem ocorre quando o MMR do seu inimigo é bem mais baixo que o seu (100+ de diferença e você irá ganhar 5-6 pontos e perder 15-20).

Outra coisa, quanto mais tempo demorar para o sistema achar um time com MMR equivalante ao seu, mas ele implia os parametros (o que as vezes faz com que times com MMR alto encontre times com MMR bem inferior) como acontece frequentemente de madrugada (meu time com 2290 de mmr contra 1760, resultado não ganhamos nem rating nem MMR)

--

-Como o MMR funciona no RBG?
A média de seu grupo é determinada conforme o “rating pessoal” de cada jogador do time. Por isto o MMR de RBG varia bastante quando você não joga em um time fixo.

O sistema de balanço funciona de forma semelhante ao da arena, onde você ganha muita rating enquanto seu MMR for maior que seu rating, até seu rating parear com o MMR do grupo.

Uma sugestão para uma boa progressão em RBG é tentar jogar em grupos fixos, com uma pequena rotação de jogadores para manter o MMR alto em comparação a rating do time.

Espero ter sanado alguma dúvida eventual, caso reste alguma pergunta, por favor diga aqui no post.

Abraços

Fontes de pesquisa:
Post sobre MMR no fórum do WoW Europe
eu.battle.net/wow/en/forum/topic/1820952130
Editado por Jiraya em 19/12/2011 15:35 BRST
Responder Citar
Cavaleiro da Morte Gnomo 55
0
Verei as dicas. Nunca passei de 2290 nos meus anos gloriosos de warlock.
Responder Citar
Paladino Humano 85
6015
19/12/2011 14:56Citação de Lolzzlol
Verei as dicas. Nunca passei de 2290 nos meus anos gloriosos de warlock.

Sinta-se livre para fazer qualquer sugestão ou deixar registrada alguma dúvida ^^

Abração!
Responder Citar
MVP
Xamã Orc 80
8190
19/12/2011 14:54Citação de Jiraya
onde 800 é MUITO RUIM e 3000 muito alto.

haha, acho melhor modificar para "800 é muito baixo e 3000 muito alto", tirando isso, ótimo resumo, explicou bem.

Vou indicar para ser transferido para a área de Arena, lá tem grandes chances de ser fixo, o geral já está muito lotado e o tópico vai cair eventualmente sem fixo, pois não há muito o q discutir, é mais para aprender né!
Responder Citar
Paladino Humano 85
6015
onde 800 é MUITO RUIM e 3000 muito alto.

haha, acho melhor modificar para "800 é muito baixo e 3000 muito alto", tirando isso, ótimo resumo, explicou bem.

Vou indicar para ser transferido para a área de Arena, lá tem grandes chances de ser fixo, o geral já está muito lotado e o tópico vai cair eventualmente sem fixo, pois não há muito o q discutir, é mais para aprender né!

Olá Drito!

hahaha, pois é cara, acho que na hora que estava escrevendo me veio em mente algo do tipo: "Como é possível alguém conseguir 800 de rating?"
Vou ajeitar agora mesmo.

//
Só fiquei meio perdido quanto a área para publicar, porque também falo um pouquinho sobre Rbg
//

Mas valeu pelo apoio meu rei.

Abração!
Editado por Jiraya em 19/12/2011 15:21 BRST
Responder Citar
Sacerdote Humano 85
6340
Show meu caro !
Estava difícil achar conteúdo de qualidade sobre MMR !
Obrigado.
Responder Citar
Guerreiro Orc 100
5615
tenho uma dúvida, se meu time de arena colocar 1500 de rating, qto vai ficar meu cap na proxima semana?
Editado por Sttelios em 26/12/2011 18:01 BRST
Responder Citar
Paladino Humano 85
6015
Olá Sttelios,

Para sanar sua dúvida segue um exemplo da curva de Rating / CAP.
http://img51.imageshack.us/img51/2034/s10conquestptcap.jpg

Basta você seguir o gráfico, no seu caso 1500 de rating em arena deve te prover em torno de 1330 pontos. Enquanto 1500 de rating em rbg já dá +- 1650 pontos de CAP.

Qualquer dúvida é só falar por aqui.

Abração!
Editado por Jiraya em 27/12/2011 17:58 BRST
Responder Citar
Ladino Morto-vivo 85
4955
,
Editado por Sätängoss em 16/01/2012 15:31 BRST
Responder Citar
Ladino Morto-vivo 85
4955
,
Editado por Sätängoss em 16/01/2012 15:31 BRST
Responder Citar
Paladino Humano 85
6015
13/01/2012 15:30Citação de Sätängoss
,
.
13/01/2012 15:30Citação de Sätängoss
,

Eu acho que...

,-,

ou

'-'

^_^
Responder Citar
Ladina Elfa Sangrenta 85
3675
Só devia modificar para menos de 1500 você precisa treinar mais acima de 2200 você está ótimo, se atingir 3000 parabéns, você está entre os melhores dos melhores.
Responder Citar
O mais interessante deste sistema é que não importa quão ruim você seja, você sempre vai ter aproximadamente 50% de taxa de vitórias. O MMR ajuda os jogadores a duelar contra grupos que estão em sua mesma progressão.

Após analisar muito os times que pego contra na arena, comecei a criar teorias que possam explicar essa frase.

Veja o MMR como faixas, por exemplo faixas de MMR 1250 á 1400 e MMR 1400 á 1550.
O que a Blizzard faz é colocar você em uma dessas faixas de acordo com sua progressão.

Por exemplo, caso você esteja ganhando de todas as pessoas da sua rate, você é colocado para jogar com uma faixa de MMR superior a sua (Mesmo sem ter o MMR para entrar nela). O mesmo vale para se você está perdendo, você é colocado para jogar contra alguém de uma faixa inferior a sua, dessa forma, sempre que você está perdendo você começa a ter jogos mais fáceis e quando estiver ganhando começará a ter jogos mais difíceis.

Se forem pensar por essa lógica louca que eu criei, quando você está ganhando e é colocado para brigar com uma faixa superior, você é a equipe que irá proporcionar um jogo mais fácil aos seus adversários que são melhores que você (olhando pelo rating), porém que estão perdendo do pessoal da rate dele.

No mínimo, é uma forma interessante de se pensar.

Yours,
Ysang
Responder Citar
Cavaleiro da Morte Orc 90
6315
Primeiramente Gostaria de Parabenizar ao Criador do tópico por esta grande ajuda pra quem está começando, e também gostaria de deixar um apelo singelo:

- Estou procurando por um grupo para arena!! se alguém souber de algo, por favor enviar uma PM via jogo ou e-mail mesmo!!

Meu skipe é

freeman_cp

Abraço a todos.
Responder Citar
Paladino Tauren 88
13200
Os MMR's de arena 2v2, 3v3 e 5v5 shaream (são compartilhados)? Ou seja, se eu estiver em um time x2 com rating alto e um x5 da cilada Bino, o MMR de um time interfere no outro?

Obrigado e parabéns pelo PVPLab.

Ps.: Mijei de rir com o cara falando que quebrou a mesa.
Responder Citar
Cavaleiro da Morte Goblin 90
8205
o manolo fera esse topico em !
Responder Citar
Caçador Troll 90
3065
Oi Jiraya

sou das suas ajudas . POEAKPOEKAPOEKAPEOKPAOEK

ótimos fakecasts cara .
continua firme aê !

Um abraço , Luiz ~ Siide
Responder Citar
Paladino Elfo Sangrento 100
4780
Very good ....
Responder Citar
Sacerdote Troll 85
3985
Jiraya semana passada entramos em um rbg e o outro time inteiro não entrou, pegamos 3 flag e ganhamos ZERO de rating, na proxima rbg notamos que nosso mmr diminuiu certa de 200 pontos.
Você pode explicar ou alguem sabe por causa de que nosso mmr diminui?
seria um bug?

ps: o mmr do outro time apareceu como -190.
Responder Citar
Druidesa Taurena 100
10195
Jiraya semana passada entramos em um rbg e o outro time inteiro não entrou, pegamos 3 flag e ganhamos ZERO de rating, na proxima rbg notamos que nosso mmr diminuiu certa de 200 pontos.
Você pode explicar ou alguem sabe por causa de que nosso mmr diminui?
seria um bug?

ps: o mmr do outro time apareceu como -190.

Esse é um exploit que alguns estão usando em RBG.

Provavelmente vão sofrer a mesma punição que o pessoal que bugou arena.
Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)
Enviar Cancelar

Reportado!

[Fechar]