Mensagem para a Comunidade!

Community Manager
Olá pessoal,

Preparem-se para ler.

Em função dos tópicos recentes, decidi postar este anunciado para tentar esclarecer algumas questões e definir mais a função de um CM dentro de uma empresa multi-nacional como a Blizzard. Creio que assim, podemos ter uma melhor comunicação e entendimento sobre os acontecimentos recentes.

Podem ficar cientes que eu entendo muito bem as reclamações da comunidade. Em especial sobre as filas em Azralon, pois eu também tenho personagens lá. Por motivos de informação, uma coisa que percebemos é que muitos jogadores sozinhos ou guildas inteiras já estabelecidas no Nêmesis fizeram a transferência para o Azralon, mesmo em situações onde não era necessário pois amigos e guildas já estavam reunidas e estabelecidas ali. De qualquer forma, isso não vem mais ao caso. Reconheço que muitos fizeram isso por medo de ficarem sozinhos no reino ou por fatores competitivos – “Quero estar em um reino onde as grandes guildas estão!”. Mas o fato é que um reino só não é capaz de sustentar todos os brasileiros e evidentemente isso resultará na divisão da comunidade em fragmentos menores. Isso é uma limitação técnica e não uma imposição ditatorial como muitos estão erroneamente argumentando.

Atualmente, o Nêmesis foi reaberto para criação de personagens e as transferências pagas para este reino foi restabelecida. Também trancamos criação de personagens no Azralon - http://us.battle.net/wow/pt/forum/topic/3711331193?page=1#0. Acreditamos ter dado tempo suficiente para os que novos jogadores possam reunir com amigos experientes neste reino já que ele está lidando com superlotação. Não creio que seja justo sacrificar um reino inteiro porque seu amigo não conseguiu criar um personagem novo em tempo para jogar com você pois estava viajando/trabalhando/passeando/no dentista (se realmente quer jogar com ele, por que não criar um personagem em um reino disponível?).

Esperamos que estas medidas ajudem a reduzir as filas no Azralon e contribuam para o crescimento populacional de Nêmesis, em especial com novos personagens. Quando implementamos estas mudanças no Nêmesis, conseguimos ver um bom resultado na redução das filas. Mesmo assim, continuaremos monitorando os reinos para verificar a eficiência de tais procedimentos. Antes de tudo, queremos certificar que os reinos atuais fiquem estáveis antes da revisitar a possibilidade de transferências de reinos anteriormente não elegíveis.

Pô Blizzard. Por que isso? Só pensa em dinheiro? Quer que todos paguem para transferir?”. Na verdade, não! A questão é que transferências pagas não têm um efeito drástico na população de um reino e por isso este serviço está disponível no momento. Esta é uma alternativa para quem deseja realizar tal processo imediatamente (e não quer esperar a possibilidade de uma migração gratuita). Isto não é uma imposição e faz isso quem quer. No momento, queremos ter cautela para não ficar transferindo filas de um reino para o outro, já que este foi o comportamento migratório mostrado pela comunidade. Aliás, este padrão comportamental é uma coisa inédita aqui na Blizzard. Em reinos americanos as migrações são mais balanceadas, pois grande parte dos jogadores permanecem em seus reinos de origem, em vez de transferirem em massa quando migrações gratuitas ficam disponíveis.

Ah! Então vocês estão afirmando que isso a culpa é da comunidade brasileira?” Não! Isso não é culpa da comunidade brasileira. Isso é um aspecto cultural do Brasil que difere dos demais e não tem nada errado nisso. É apenas diferente. Entender o comportamento do jogador brasileiro também é parte do aprendizado da Blizzard. Somos uma grande empresa, porém somos inexperientes com o público brasileiro em relação a MMOs. Chamem isso de “amadorismo”, “falta de respeito”, “descaso”, o que seja, mas a verdade é bem mais simples que isso. A Blizzard foi surpreendida pelos aspectos específicos da comunidade brasileira e sua magnitude e isso é algo que já venho dizendo há algum tempo. E por mais que isso soe contraditório, acreditem, isso é um bom sinal. Em questão de crescimento do mercado de games no Brasil, estes são ótimos problemas de se ter. Problemas de demanda são problemas que qualquer empresa quer ter. E pode acreditar que não tem ninguém mais interessado no sucesso do jogo no Brasil do que a própria Blizzard. É simplesmente incoerente uma retórica que diz o contrário.

É fato que o número de jogadores novos e que estão testando o jogo é excepcional. Porém, no momento ainda não é algo que os reinos atuais não são capazes de aguentar. Um jogador em Azralon e Goldrinn tem uma perspectiva totalmente diferente de um jogador do Nêmesis atual (ou até mesmo de Tol Barad), por exemplo. Enquanto os primeiros pedem mais reinos para suprir a demanda, os outros pedem para terem mais jogadores no reino. É só perceber os tópicos aqui no fórum como “Filas em Azralon” e “Nêmesis Vazio” para perceber que estão em lados totalmente opostos. Creio que quando todos os reinos estiverem cheios, a possibilidade de reinos adicionais com certeza se tornará mais realista. No momento, vejo a somente a possibilidade de um novo reino JxA, porém a abertura de reinos JxJ enquanto Nêmesis e Tol Barad ainda demonstram ser capazes de suprir a demanda pode ser uma reação exagerada. Além disso, abrir um reino não é como um simples pressionar de um botão dentro de uma empresa no porte da Blizzard.

Muitos podem até tentar refutar isso com: “A Blizzard tem grana e pode abrir um reino quando quiser” ou “Eu abro um servidor aqui em casa numa boa e a Blizzard não consegue? /FAIL”. Porém lembre-se que estamos lidando com vários aspectos burocráticos aqui e isso requer aprovações, negociações e colaboração de vários departamentos. Além de muito recurso humano. Estamos falando de uma empresa que tem contas a prestar com o governo, leis trabalhistas, impostos, etc. Estamos fazendo o melhor possível dentro de nossa capacidade atual. Assim, continuarei levando as considerações da comunidade adiante, mesmo nas férias; continuarei lendo os comentários e enviando emails para a matriz mas não espere que eu responda todas as questões. Também estou quase certo que em janeiro voltarei com mais algumas adições para a equipe de comunidade, a fim de fortalecer esta comunicação entre a comunidade e a os vários departamentos da Blizzard. Somos seus aliados nesta jornada e queremos ver WoW e a comunidade Blizzard em harmonia assim como vocês querem! Nós não somos seus inimigos, então não nos trate como tal, por favor!

Ah! Mas então porque não deixam transferências para todos os reinos abertos? Assim a comunidade se ajeita por si só. Transferindo de um lado para o outro até se estabelecer!”. O sistema de transferência não funciona assim. Não é algo que pode ser aberto a qualquer momento sem levar em consideração o trafego que isso causaria no sistema de transferências e os efeitos desta demanda em todo o Battle.net. Abrir transferências de um lado para outro gera impulsos momentâneos e percebemos isso com Azralon. Isso pode ser algo perigoso e incoerente para a resolução da questão. Aliás, não queremos ter que lidar com manutenção de emergência em um momento tão crucial de fim de ano. Isso não é algo bom, nem para os jogadores e nem para os funcionários que devem lidar com isso. Porém, isso também não descarta essa possibilidade. É algo que deve ser analisado considerando os riscos.

Mas porque estou dizendo tudo isso? Alguns podem até postar: "Ah, mas uma desculpa esfarrapada", "Queremos resultados!", "Mais um discurso de político", e até compreendo a frustração, aliás, ela também me afeta. Entrar no fórum para ler inúmeros tópicos sobre o mesmo assunto não é legal. Posso dizer que lidar com comunidade de WoW no Brasil foi meu maior desafio até agora, e leve em consideração que já estou na indústria há aproximadamente 5 anos. Meu intuito é ser o mais transparente e enfático possível. Entenda que o CM é acima de tudo um condutor de informações e não tem poder de decisão nas questões administrativas. Posso até ser capaz de influenciar estas decisões em prol da comunidade em geral, mas o fato é que sempre haverá indivíduos numa situação específica que serei incapaz de auxiliar. E quando estes indivíduos se juntam, dá-se a impressão que é uma situação generalizada, o que na verdade não é.

Exigir uma resposta minha ou uma solução para casos isolados é um direito seu (exemplo: meu amigo ficou preso em um reino onde não tem brasileiro porque estava viajando. Exijo que o transfira para o meu reino agora mesmo!), mas não espere que eu seja capaz de resolvê-las. Eu não sou amigo de ninguém aqui e não lhe darei tratamento exclusivo para você só porque seu tópico teve 100 respostas ou porque colocou meu nome no título ou no post. Não espere que eu fique de favoritismo só porque a comunidade te acha um cara legal. Além disso, se eu não estou respondendo o fórum, provavelmente estou em comunicação interna para repassar questionamentos da comunidade e sugerindo propostas que contribuem para o bom funcionamento do jogo e desenvolvimento da grande maioria, senão toda, repito TODA a comunidade. Se seus preceitos ferem os desejos da grande maioria, bem, meus pêsames. Quer um atendimento personalizado? Entre em contato com o suporte!

Outra coisa, a Blizzard do Brasil não tem controle dos reinos ou não tem autonomia técnica em torno do funcionamento dos servidores. Todo este processo técnico é manuseado pela matriz (que aliás é onde eu trabalho como CM). As adversidades que temos atualmente são referentes a entrada de uma empresa multinacional em um novo território e/ou mercado (assim como a Blizzard teve que adequar sua arte na China e lidar com manutenções prolongadas na Europa) e não tem nenhuma relação com a qualidade dos profissionais brasileiros e de nosso suporte. Estes indivíduos não estão envolvidos no processo de desenvolvimento ou TI, porém são pessoas altamente capacitadas em suas respectivas áreas. Enfim, é natural que desafios sejam encontrados durante esta jornada, mas colocar todo o peso na equipe regional é o mesmo que responsabilizar o borracheiro que trocou seu pneu por um problema no motor de seu carro.

Enfim, permaneço aqui para ouvir e relatar os acontecimentos, sejam estes algo que queiram ouvir ou não. Estou fazendo meu trabalho e sinceramente não importo se existe ódio contra o Rhastion, afinal o Rhastion é uma pessoa neutra e muitas das vezes mal compreendida. Se chutá-lo no poço como o Rei Leonidas fez com o mensageiro persa, porém gritando “This is BRAZIL” traz contentamento para alguns, vá em frente, estou de acordo. Porém façam isso com carinho, pois somos todos humanos aqui, e humanidade e compreensão são fatores essenciais em comunicações interpessoais. E se nós erramos neste aspecto, também pedimos sinceras desculpas. :)

São nos momento de dificuldade que as ligações mais fortes são estabelecidas, então tenho certeza que ainda iremos rir muito no Twitter!

Atualização - http://us.battle.net/wow/pt/forum/topic/3789700391
Editado por Rhastion em 23/12/2011 22:09 BRST
Responder Citar
Cavaleiro da Morte Worgen 85
12655
é o que eu postei em um dos tópicos que criaram, o CM ta ajudando o maximo que ele pode.
Responder Citar
Cavaleiro da Morte Orc 85
4555
Mtos nao entendem!

Mas só uma duvida, quando os servers tiverem normalizados, vai ser possivel transf paga para o Azralon? Pois meus amigos e guild foram pra la e eu n consegui.

Eu irei aguardar para pagar a transf qdo tiver normalizado.
Responder Citar
Xamã Goblin 58
520
Pelo menos uma resposta oficial do nosso querido Rhastion :)

Só espero que abra pelo menos por 2 ou 3 dias as tranf pro Nemesis em modo free para os reinos não brasileiros.
Responder Citar
Ladino Elfo Sangrento 1
0
Grato Rhastion, a comunidade estava precisando de uma mensagem dessas para ver se caem na realidade.

A respeito da armory em Azralon e seleção de personagem do mesmo aqui no fórum, espero que se resolva logo.
Responder Citar
Paladina Elfa Sangrenta 85
4580
Esclarece mta coisa....curti =T...
Fazer o que, ne? esperar... feliz natal e ano novo!
Responder Citar
Cavaleira da Morte Morta-viva 55
90
Enfim uma resposta, grato Rhastion.
Espero ansioso uma solução para a fila no servidor Azralon.
Acredito que sua posição quanto CM não deve ser nada fácil, ainda mais se tratando de um público tão volátil quanto o Brasileiro. Fico feliz em saber que a Blizzard esta ciente de nossos problemas.
Do mais queria lembrar que os jogadores brasileiros já foram tão maltratados, que o a Blizzard tem passado esses dias deve ser um misto entre ódio e medo, vindo do público brasileiro.
Desejo força para vocês da staff!
Responder Citar
Sacerdote Gnomo 85
1205
Sou fã e sempre serei da Blizzard, como profissional da área de TI sei de todas as complicações, como profissional de projeto também sei onde a Blizzard errou, mas todos erramos isto que nos torna único.

Porém tem assuntos que foram simplesmente deixados de lado como os reinos que tem jogadores brasileiros e em nenhum momento tiveram algum beneficio.

Entendo sua posição até de querer ajudar e não poder fazer muito e digo sim que você tem feito um excelente trabalho, só espero que você (Blizzard) tenha respostas e decisões o mais rápido possível pois infelizmente muitos jogadores ficaram insatisfeito com o que aconteceu e com o futuro incerto.
Responder Citar
MVP
Xamã Orc 80
8190
Essa mensagem certamente é muito importante para a comunidade, Rhastion.

Bom trabalho.
Responder Citar
Mago Goblin 1
0
Falo falo falo e Falo ....
E a grande Pergunta que nao quer calar ele nao respondeu.
"O que vai ser feito a respeito da Fila de 2 mil pessoas pra logar no Azralon"
Se respondesse essa daqui ja tava otimo.
Responder Citar
Paladino Elfo Sangrento 89
4025
Um esclarecimento íntegro. Apesar de tudo, não se iluda... ainda haverá os Haters que não estão preocupados com o progresso coletivo e sim com o benefício próprio acima de qualquer pudor, portanto, é necessário sobriedade e aceitação dessa massa de jogadores imaturos e incoerentes.
Responder Citar
Guerreiro Troll 3
0
não precisa babar o ovo também né galera....

ainda temos muitas questões não resolvidas......

o post foi ótimo, foi sim! mas ainda temos filas imensas sem solução e chars transferidos que não aparecem no armory (que pagamos por este serviço em dispositivos móveis).

Apersar das questões não estarem centralizadas no fórum por nossa própria culpa, falta de cultura de pesquisa, precisamos de resposta...

Bom, gostei e espero mais respostas assim de nosso CM Rhastion. Pois se não mandaremos nosso Leonidas atrás dele =)

Responder Citar
Mago Elfo Sangrento 85
10695
Não seria possível a transferência de guilds do Azralon para o Nemesis em massa? não algo automático/feito pelo sistema como as transferências individuais, mas algo estudado pela equipe da blizzard, acho que assim resolveria em parte o problema de filas do azralon e voltaria a encher o nemesis que está MUITO vazio, estou me sentindo novamente no Grizzly Hills PvE, semana passada só consegui achar pug pra FL com vários boss locked, DS só a partir do 4º boss, AH caiu demais o movimento também... to começando a sentir falta dos DC em virtude das invasões em orgrimmar/sw. ):
Responder Citar
Eu ainda continuo TREMENDAMENTE decepcionado com o atendimento na Blizzard no Brasil, acho lamentável todos estarmos passando pelo que estamos... Mas admito que compreendo facilmente a situação dos funcionários que fazem o intermédio entre a comunidade e as pessoas responsáveis, incluindo nosso dedicado CM.
Também não espero que considerem as minhas reclamações, como pessoais, assim como não considero que as decisões da Blizzard que me prejudicaram foram.
Mas fatos são fatos, continuo(continuamos) prejudicado(s).
Editado por Viralset em 21/12/2011 03:28 BRST
Responder Citar
Caçador Elfo Noturno 2
0
Querido GM, você foi um pouco prolixo no seu "wall of text" falou falou, desbafou e não falou muita coisa além de:
- Vamos talvez abrir um server PVE
- Transfer pago pro nemesis (o que é injusto na opinião da maioria), e
- Já pode criar char no nemesis de novo.
Responder Citar
Muito obrigado pela resposta Rhastion, ela era necessária.
Mas será que se vocês fossem um pouco mais transparentes com a comunidade essa revolta toda não seria diminuída? Por exemplo, se vocês tivessem dito na época do lançamento do Azralon se pretendiam ou não reabrir free transfer para o Nêmesis dos demais reinos elegíveis que não Warsong, Gurubashi e Ursin você não acha que teria evitado esse medo generalizado, transferências em massa e a revolta resultante disso?
Pelo menos vejo esse tópico com esperança como o começo de uma iniciativa nesses moldes, de nos deixar mais informados sobre as intenções da empresa.

Ps: Isso eu digo com uma visão de fora, sem radicalismos, pois nenhum dos meus mains foram contemplados com free transfer (jogo no Ysondre).
Responder Citar
Mago Troll 86
1260
Sabe por que o Azralon está com filas gigantes ?

Por que eu sou um Brasileiro idiota que quis transferir 25 personagens de uma vez para um único reino, e ciente de que ele ficaria superlotado

Também vou entrar no PROCON por que não responderam meu Ticket e como fui criado no Leite com pêra e no ovo maltine, devo passar na frente de todos os outros usuários que chegaram primeiro e também querem ser atendidos :D (Ironia)

Brasileiro é osso viu...

Excelente texto, Rhastion. Era o que muitos jogadores estavam esperando.! : )
Obrigado pelas respostas e continue exercendo seu excelente trabalho aqui na comunidade.
Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)

Reportado!

[Fechar]