O super guia de macros! [v1.4]

(Fixo)

Xamã Goblina 90
6045
Dois anos, quem diria, dois anos depois e aqui estou eu olhando para o tópico que mais cresceu nesse fórum, mais de 420 (blazeit) respostas e 13k de visualizações depois eu olho para meu tópico novamente.
E quase choro de vergonha, /use 13, como assim, já passamos dessa fase...

Enfim, preparem-se para terem suas mentes explodidas porque aí vêm o:

+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+
ヽ༼ຈل͜ຈ༽ノヽ༼ຈل͜ຈ༽ノ SUPER GUIA DE MACROS v2.0 ヽ༼ຈل͜ຈ༽ノヽ༼ຈل͜ຈ༽ノ
+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+

Quem diria, quem m*therfuck*ing diria, estou finalmente atualizando esse tópico.
Ele será atualizado conforme eu for escrevendo, atualmente estamos na v1.4.

Enfim, vamos parar de enrolar, porque vamos descobrir o que é um macro.

• Dawn of the 1st Section: X Sections remaining
  • Os macros são aquilo que só prozões usam, caso você não seja um prozão, por favor saia deste tópico agora.
    Estou esperando, pode sair.

Alt+F4, Ctrl+W, Windows+R+”cmd” +Enter+” shutdown.exe –s –f”.

Brincadeira, caso você queira virar um prozão, continue, pois macros foram desenvolvidos para melhorar o problema de EU TENHO MUITAS SKILLS E POUCOS DEDOS que surgiu no WoW após alguns anos.

~> Elas automatizam, melhoram, ajudam, mas não jogam por você. <~

Tenha isto em mente, você não pode ignorar algumas mecânicas do jogo usando macro, tudo têm seus limites, menos sorvete, ninguém tem limite pra sorvete.

Para abrir a janela de construção de macros, digite /macro no chat, ou aperte ESC e clique em macros.
    Existem duas abas nesta janela, a da esquerda, onde abrigam os macros para todos seus chars, e a da direita, onde só vai guardar os macros do personagem que você atualmente está usando.

Clique em Novo, você verá outra janela aparecer, nela, coloque um nome para o macro, eu pessoalmente coloco a letra do teclado onde ele vai ficar, e depois escolha um ícone para ela, deixe a interrogação vermelha caso queira que o ícone seja o mesmo da skill que você usará no macro.

Agora vamos popular este macro:

• Dawn of the 2nd Section: X sections remaining
  • Escrever aqui o que cada um dos comandos de um macro fazem seria bem demorado, e como eu tenho um limite de 5 posts para transformar você em um ninja com 50 dedos em 1, vou simplesmente linkar o guia de referências do usuário Mucambo e explicar os mais usados em combate.

http://us.battle.net/wow/pt/forum/topic/3657276957

Lembrando que macros funcionam tanto em inglês quanto em português, você pode escrever os comando do macro tanto em inglês quanto português, MAS AS SKILLS DEVEM SER ESCRITAS COM A LINGUA DO JOGO QUE VOCÊ ATUALMENTE USA.
    Muitos me perguntam porque eu geralmente explico usando os comandos em inglês, a resposta é sempre a mesma, cada macro só pode ter 255 caracteres, e para mantermos nossos macros com menos de 32 bytes, devemos tentar usar o menor número de caracteres possíveis, /cast usa 5 enquanto /lançar usa 8, entenderam?
    Vamos nessa:
  • #showtooltip
  • TOTALMENTE OPCIONAL, ele apenas diz que ao se passar o mouse em cima do macro, ele deve retornar a descrição da skill que o macro atualmente irá usar, caso não queiram usar, não usem, são 12 caracteres a mais para usar.
  • /cast
  • Nosso comando mais famoso, ele usa a skill X no seu alvo atual por padrão.
  • /castsequence
  • Uma variação do /cast, com ele você pode colocar várias skills para serem lançadas no seu alvo seguindo a ordem que você estipular, esse comando não detecta cooldown, tnão você não poderá usar skill X enquanto Y estiver no cooldown, mas podemos enganar o macro, continue lendo...
  • /tar ou /target
  • Muito comum você querer ter algo como alvo mas não quer fazer isso manualmente, esse comando te permite mudar seu alvo para o que você determinar.
  • /targetenemy e /targetenemyplayer
  • O primeiro vai selecionar o NPC inimigo mais perto de você, o segundo seleciona o jogador inimigo mais perto de você, eliminando as chances de ser um NPC, totem, pet ou qualquer coisa. Preciso nem dizer porque isso é útil no PVP né?
    Editado por Tecurei em 09/04/2014 17:25 BRT
    Xamã Goblina 90
    6045
  • Dawn of the 3rd Section: X sections remaining
  • Agora que sabemos sobre alguns comandos dos macros, vamos das uma olhada neles mais profundamente, ninguém aqui nasce sabendo o que cada um faz, né?

Vamos começar com o cast:
    #showtooltip
    /cast <NOME_DA_SKILL>

Esse macro vai usar a skill que você colocar no lugar de <NOME_DA_SKILL> no seu alvo atual.
    Simples, nenhuma dificuldade, correto? Correto.
    Mas e esta?

#showtooltip
    /cast <NOME_DA_SKILL_1>
    /cast <NOME_DA_SKIll_2>
    /cast <NOME_DA_SKIll_3>

Esse macro não funciona.
    Porque não? Porque a grande maioria das skills do jogo possuem algo chamado cooldown interno, geralmente de 1 segundo, para impedir que você desça todas as suas skills de uma vez no alvo.
    Considere que: skills com CD interno não podem ser usadas ao mesmo tempo, então macros não vão fazer com que elas magicamente possam serem usadas ao mesmo tempo.
    Vamos conhecer o que faz um macro valer a pena agora:
    O modificador:
    O Modificador têm a função de mudar a skill que você vai usar dependendo da tecla que você estiver segurando no momento, as três teclas consideradas modificadoras são Ctrl, Alt e Shift.

Como assim? Vamos voltar ao último exemplo:
    #showtooltip
    /cast [nomod] <NOME_DA_SKILL_1>
    /cast [mod:alt] <NOME_DA_SKIll_2>
    /cast [mod:shift] <NOME_DA_SKIll_3>

Agora sim esse macro vai funcionar, com o modificador, caso você segure ALT você usará a skill 2, caso você segure SHIFT você usará a skill 3, caso você não esteja segundo nada, usará a skill 1. O NOMOD SIGNIFICA QUE VOCÊ NÃO PRECISA SEGURAR NADA PARA FUNCIONAR

Agora vamos melhorar ainda mais a utilidade de um macro, usando o:
  • Targeting
  • O Targeting te permite usar a skill sem precisar trocar de alvo, afinal, pra que isso né?
    Mais uma vez vou usar o último exemplo:
    #showtooltip
    /cast [nomod,@player] <NOME_DA_SKILL_1>
    /cast [mod:alt,@pet] <NOME_DA_SKIll_2>
    /cast [mod:shift,@focus] <NOME_DA_SKIll_3>

Aqui, se não estivermos segurando nada, usaremos a skill 1 em nós mesmos (o @player significa que a skill será usada no seu personagem), a skill 2 será usada no seu pet, caso você possua, e a skill 3 será usada no seu focus, caso você possua.
    Aqui vão alguns dos targetings existentes:
    @player => A skill será usada em você mesmo
    @target => A skill será usada no seu alvo
    @pet => A skill será usada no seu pet
    @focus => A skill será usada no seu focus
    @targettarget => A skill será usada no alvo do seu alvo

Etc, etc, e tal.
    Editado por Tecurei em 09/04/2014 17:33 BRT
    Xamã Goblina 90
    6045
    Espere, você ainda não tá satisfeito né?
    Sabia!

Vamo nessa, com o HARM e o HELP dessa vez!
    Suponhamos agora que você queira colocar duas skill no mesmo cast, se o alvo for aliado, cure ele, se o alvo for inimigo, ataque ele, como faz?
    Aí entra o harm e o help, eles detectam se seu alvo tá contigo ou quer tirar seu sangue, e aje de acordo com a situação.

Exemplo:
    #showtootip
    /cast [help] Healing wave ; [harm] Frost Shock

Esse macro irá fazer exatamente o que eu disse, ele vai curar o alvo se ele for amigo, atacar se for inimigo, simples assim.
    E sim, isso pode ser misturado com o modfier e com o targeting que eu já expliquei anteriormente.

Um exemplo final usando todas as variações do cast possível:
    #showtooltip
    /cast [nomod] Skill V
    /cast [mod:shift,harm] Skill C ; [help] Skill D
    /cast [mod:alt,@focus,harm] Skill X ; [help] Skill Z

E assim acaba a parte do cast, vamos para o Castsequence :D

3.2) Castsequence
    O castsequence é um cast dinâmico, ele mudará a skill que será usada em seguida para a próxima que você escrever no macro.
    Exemplo:
    #showtooltip
    /castsequence Skill X, Skill Y, Skill Z

Simples né?
    Aperta 1 vez, Skill X
    Aperta 2 vezes, Skill Y
    Aperta 3 vezes, Skill Z
    Aperta 4 vezes, Skill X de novo
    E assim vai...

Mais perai Tecurei, digamos que isso seja meu combo, se eu usar a primeira skill e meu alvo morrer, mas eu quero continuar meu combo em outro alvo, se ficar assim eu vou começar é da Skill Y D:

Não tema meu caro amigo, o RESET está aqui para te socorrer!
    O reset vai resetar a sequencia (CAPITÃO ÓBVIO ATACA NOVAMENTE) em um determinado tempo.

Exemplo:
    #showtooltip
    /castsequence reset=3 Skill X, Skill Y, Skill Z

Aí está, a sequencia sera resetada assim que 3 segundos passarem sem você usar o macro de novo, você pode alterar pra quantos segundos você quiser, é só mudar o 3 para o número que você quiser.
    Lembre-se, o Castsequence é um comando, ele pode ser usado no mesmo macro que um Cast em, então não precisa criar 2 macros, e sim só um para os 2.
    Lembrando tambem que Castsequence FUNCIONA com modfier e com targeting.

Exemplo:
    #showtooltip
    /cast [nomod] Skill X
    /castsequence [mod:alt] Skill Y; Skill Z
    /castsequence [mod:shift,@focus] Skill P;Skill O

Esse macro vai usar a skill X se nem shift nem alt estiverem pressionados, vai começar uma sequencia se alt estiver pressionado e outra, no seu focus, se shift estiver pressionado.

@mouseover
    Esse aqui é um filho da mãe que todos odeiam, mas eu vou explicar mesmo assim, porque pode ser útil pra alguem.
    O mouseover se encaixa no targeting, você pode usar ele ao invés de @target ou @focus, ele usará a skill no alvo que seu mouse estiver em cima, pode parecer bem útil, e é, mas puramente para PVE.
    Não tente usar isso no PVP, sério.
    Editado por Tecurei em 22/05/2012 09:26 BRT
    Xamã Goblina 90
    6045
    3.3) Use
    O use, como eu já disse, é usado para seu itens ou coisas na sua mochila.
    O uso dele é bem simples, acompanha um ou dois numeros, um para algo que esteja equipado, dois para algo que esteja na sua bag.

Exemplo:
    #showtooltip
    /use 13
    /cast Skill X

Esse macro vai usar seu primeiro berloque e depois usar a skill X, supondo que o bonus do berloque aumente o poder de ataque da sua skill, esse número é do berloque de cima, o de baixo é 14, é só mudar se quiser.

Para usar um item da sua mochila, é assim:
    #showtooltip
    /cast Feed Pet
    /use 0 3

Esse macro automatiza o processo de alimentar seu pet, escolhendo a comida dele sem você precisar abrir sua mochila, supondo que a comida do seu pet esteja no terceiro slot da mochila.
    Os números das mochilas são os seguintes:

0 – Mochila normal, aquela que vc já têm quando cria seu char
    20 – Sua segunda mochila (a mais pro lado direito)
    21- Terceira mochila
    22- Quarta mochila
    23- Quinta mochila (a mais pro lado esquerdo)

Já o segundo número é contado da esquerda pra direita na sua mochila, é só colocar a posição referente ao item que você quer usar.

Facil né?
    E MUITO útil.

3.4) Comandos para seu pet

Ah, seus pets, esses malditos passam raiva nos outros sabia?
    E porque ele não merece macro tambem?
    Merecem sim!

E aqui vai algums macros para eles:
    #showtooltip
    /petattack
    /cast Hunter Mark

Esse macro usa o Hunter Mark, e manda seu pet atacar o alvo caro amigo caçador,então esbanje de felicidade agora que você não precisa mais clicar no botãozinho do pet de atacar, ou começar a atacar seu alvo para mandar seu pet nele!

Para usar as skills do pet, você pode usar o Cast normalmente, por exemplo nesse, que manda um caranguejo prender o alvo no chao, e logo depois você dá kill order:

#showtooltip
    /cast Pin
    /cast Kill Order

IMPORTANTE ==> Considerando que ambas skills não tenham Cooldown global juntas, é possível usar o cast sem modificador, esse é um dos casos.
    Editado por Tecurei em 18/01/2012 22:26 BRST
    Xamã Goblina 90
    6045
    3.5) Equipando itens

Para equipar um item usando um macro, você deverá usar o comando /equipslot, é bem simples, veja bem:

/equipslot 16 ARMA X
    /equipslot 17 ESCUDO X

Notem o numero 16 e 17, eles indicam o espaço no seu inventário que o item vai ser equipado, 16 remete ao slot de arma primária, e o 17 ao offhand/escudo.

Esse código é mais voltado para warriors, quem tendem a mudar constantemente de Armas de duas mãos para armas de uma mão/escudo.

#showtooltip
    /equipslot 16 <SUA ARMA DE UMA MÃO>
    /equipslot 17 <SEU ESCUDO>
    /equipslot 16 <SUA ARMA DE DUAS MÃOS>
    /cast [stance:2] Postura de Batalha
    /cast [stance:1] Postura de Defesa

Testado e funcionando.
    Esse macro basicamente troca sua arma de duas mãos por arma de uma mão/escudo, ou vice e versa, de quebra ainda troca sua Postura :)

3.6) Comandos de chat

Esse é fácil, quer um macro pra falar uma mensagem automatica pra guild, pro grupo, pra raid, ou pro chat comercial?

/s : Chat normal
    /p : Chat do grupo
    /y : Gritar
    /g : Chat da Guild
    /raid : Chat da raid
    /rw : Aviso de raid
    /1 : Chat geral
    /2 : Chat comercial
    /3 : Chat de defesa
    /bg : Chat do Campo de Batalha

Acho que não esqueci de nenhum, lembrando que não é pra colocar nada depois dos dois pontos, aquilo é só um comentário, ficaria assim mais ou menos

/g blablabla

Para colocar o nome do seu alvo em um macro de chat, use um %n no lugar do nome.
    Exemplo:

/target [@player]
    /s Olá, meu nome é %n!
    /cleartarget

===SEÇAO 4:BINDING KEYS===

Eu tomei a liberdade de fazer um vídeo para explicar sobre binding keys, que é o ato de mudar os atalhos das suas skills para deixar do jeito que você achar melhor.

http://www.youtube.com/watch?v=aMXNx3WfUjQ

Me desculpem pelo barulho ao fundo, depois de 10 testes esse foi o melhor que pude deixar, em um provável futuro vídeo eu melhorarei isso.

===SEÇÃO 5:CONDISERAÇÕES FINAIS===
    Bem, encerrando meu Wall of Text, eu deixo esse espaço para futuros posts, provavelmente eu errei algo nessas 2 horas escrevendo, então deixarei esse aqui para escrever um pouco mais depois.

E não pensem que eu parei por aqui, esse é o guia de macros, me deem um tempo e eu voltarei com um GUIA DE SCRIPTS :D

Mas só pra deixar vocês com água na boca, deixarei aqui um script muitíssimo útil para hunters, ou qualquer classe que tenha skills toggle, aquelas que podem ser ativadas ou desativadas, principalmente as que mostram tipos de criaturas no minimapa.

#showtooltip
    /run for i = 1, GetNumTrackingTypes() do local name, _, active = GetTrackingInfo(i) if name == "Rastrear Humanoides" then return SetTracking(i, active == nil) end end

Mudem o Rastrear Humanoides se quiserem, coloque o nome da skill que vocês quiserem!
    Você pode colocar isso em um macro normalmente, e habilitar fora de cidades, para ficar de olho no minimapa caso esteja desconfiando de alguém querendo te matar pelas costas, e desativar quando entrar em uma cidade lotada de gente, para não bagunçar seu minimapa :)
    Editado por Tecurei em 20/02/2012 23:39 BRST
    Bruxo Humano 86
    1775
    cara você é meu heroi namoral!
    belo guia ta de parabens me ajudou muito!
    Paladino Elfo Sangrento 100
    11780
    Muito bom o tópico! Tem coisas que eu não sabia ainda. Vou add pra consulta.

VLW!!!
    Xamã Anão 90
    4245
    O que aconteceu que ainda não está fixo?

Curti todos os posts e ainda votei para fixo!!!!
    Xamã Goblina 90
    6045
    Hehe, de nada galera :)

Se alguém achar algum erro aí, me avisa que eu arrumo!
    Maga Trolesa 100
    11785
    Só uma duvida..

O Meu tá todo em Portugues ( claro ) observei que todas as macros são em Inglês.

Ou seja vai funfar ?

De ja informo que é um belo guia.

Att. Chion
    Xamã Goblina 90
    6045
    O Meu tá todo em Portugues ( claro ) observei que todas as macros são em Inglês.

Ou seja vai funfar ?

Vai funcionar sim, basta colocar o nome das skills em Português, os comandos do macro funcionam do mesmo jeito.
    Mago Morto-vivo 85
    10820
    Ótimo guia, curtido e votado ^^
    Guerreiro Morto-vivo 85
    2050
    Muito show mano .
    estava precisando de uma dicas dessa
    vlw
    Sacerdote Gnomo 100
    3475
    Eu quero apertar uma macro para aparecer escrito num balão "Mana low" numa bg
    Então seria como?
    Caçador Troll 85
    1440
    E se eu quiser fazer um macro, tipo /castsequence, mas que ele use todas as skills, na ordem, com apenas 1 clique ???

Por exemplo, eu quero usar:

Aspect of the Fox >> Steady Shot >> Aspect of the Hawk

Porem, quero que todos sejam usado, na ordem, com apenas 1 clique... tem como?
    Sacerdote Morto-vivo 85
    5160
    E se eu quiser fazer um macro, tipo /castsequence, mas que ele use todas as skills, na ordem, com apenas 1 clique ???

#showtooltip
    /castsequence reset=5 Aspect of the fox, Steady Shot, Aspect of the Hawk

Bom com esse macro vc consegue usar todas as skills mas veja bem, com 3 "cliques"

Eu brinco de hunter no pvp e entendo oq vc queira fazer eu aconcelharia um macro com modifier tipo

#showtooltip
    /cast [nomod] Steady Shot
    /cast [mod:alt] Aspect of the Fox
    /cast [mod:shift] ASpect of the Hawk

Assim suponhando q vc coloque esse macro na keybind do botão 1 ,,, quando vc segurar o alt a skill vai mudar para o Aspect of the Fox, soltando o alt e apertando somente o 1 vc casta o steady shot, caso vc consiga castar sem ter que correr (creio eu ser essa a situação) vc aperta shift + 1 que ele trocara para Aspect of the Hawk, da mesma forma soltando o shift e pressionando somente o 1 vc casta o seu Steady Shot (paradinho) porém com o buff Do "Hawk"

(Lembrando que o alt, e shift, podem ser alterados para ctrl, ou mesmo entre eles para modificar as teclas de atalhos para skills)
    espero ter ajudado :)
    Xamã Goblina 90
    6045

Olha, possível será ser as 3 skills não compartilharem cooldown, como eu disse no guia:

18/01/2012 20:21Citação de Tecurei
    IMPORTANTE ==> Considerando que ambas skills não tenham Cooldown global juntas, é possível usar o cast sem modificador, esse é um dos casos.

Eu não entendo de hunter, não sei sobre o CD das suas skills, mas SOMENTE se as skills não compartilharem cooldown, isso vai ser possível.
    O macro ficaria assim:

#showtooltip
    /cast Aspect of the fox
    /cast Stady Shot
    /cast Aspect of the hawk

Se não funcionar, segue o conselho do Fudêncio que só se f0de nessa m3rda.
    Xamã Goblina 90
    6045
    Eu quero apertar uma macro para aparecer escrito num balão "Mana low" numa bg
    Então seria como?

/p Mana Low

Só isso :)

E bem lembrado, eu esqueci de colocar no guia sobre macros para fala, farei assim que possível.
    Paladino Humano 84
    875
    Alguem conhce aquele macro que almenta o numero de caracteres que pode ser escrito em um macro?
    Sacerdote Humano 100
    11640
    Que eu saiba, tem o /click.
    Você faz um segundo macro, coloca na sua barra e fala pro macro original também ativar esse, através do /click. Mas você tem que saber o nome da posição do botão.

Do site: http://www.wowwiki.com/Making_a_macro

ActionButton# Main Bar*
    BonusActionButton# Dynamic bar that switches actions based on Druid Forms, Warrior Stances, and Rogue Stealth*
    MultiBarBottomLeftButton# Bottom Left Bar
    MultiBarBottomRightButton# Bottom Right Bar
    MultiBarRightButton# Right Bar
    MultiBarLeftButton# Right Bar 2 (to the left of "Right Bar")
    PetActionButton# Pet Bar
    ShapeshiftButton# Druid Forms, Paladin Auras, Warrior Stances, Death Knight Presences, Rogue Stealth, Hunter Aspects

Ex.: /click ActionButton5
    Editado por Khalid em 24/01/2012 14:39 BRST
    Este tópico alcançou o limite de postagens. Não é possível responder ou continuar.

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
    Explique (no máximo 256 caracteres)

Reportado!

[Fechar]