Sobre sugestões nos fóruns brasileiros

Guerreiro Humano 90
9755
Olá, Blizzard Brasil! Estou com uma pequena pulga atrás da orelha e queria que vocês me tirassem uma dúvida. Já tem uns 4 ou 5 dias que estou trabalhando em uma sugestão para o WoW, mais precisamente para o Mists of Pandaria, e estou escrevendo tudo em português, já que mesmo falando bem eu não sou fluente em inglês. Então gostaria de saber se vocês repassam sugestões relacionadas diretamente ao jogo, e não só ao serviço, para os desenvolvedores do jogo.

P.S.: Bem vinda, Lorielyth!
Responder Citar
Cavaleiro da Morte Orc 90
8165
Eles dizem que sim, eu acho que não. O importante é ter fé.
Responder Citar
Guerreiro Humano 90
9755
Hmm, ok. Acho que postarei a sugestão amanhã :)
Responder Citar
Xamã Trolesa 85
800

Achei que eu fosse o único descrente.
Responder Citar
Community Manager
Nós lemos as sugestões nos fóruns, mas também gostamos de analisar os comentários de outros jogadores em torno delas. Não dá para avaliar a receptividade de uma sugestão sem que haja um feedback de outros membros da comunidade. Este é um jogo online formado por grupos de pessoas com opiniões distintas e por isso deixamos (sempre que possível) que as discussões em torno dos tópicos aconteçam sem a nossa influencia. Nossa intervenção em um assunto muitas vezes tem o potencial de desviar o andamento da conversa. O intuito é manter as discussões em um ambiente mais neutro possível, ao menos que seja necessária uma intervenção para coloca-la de volta aos eixos.

Porém saiba que mesmo quando não temos nada a acrescentar em uma discussão, elas ainda podem gerar conversas internas entre vários departamentos e até serem levadas ao conhecimento dos desenvolvedores e produtores. Existe a noção de que a criação repetitiva de tópicos sobre temas semelhantes (ou o fato de um tópico ter várias respostas) fará com que um pronunciamento oficial seja providenciado com mais rapidez, porém isso não é verdade. O fato é que em muitas ocasiões nós precisamos de tempo para analisar, discutir e conceber uma resposta que seja coerente com a questão. Também existem casos onde simplesmente não temos informações suficientes para oferecer uma resposta sobre determinado assunto, naquele determinado momento.

De qualquer forma, quando nos deparamos com uma sugestão ou comentário construtivo que foi bem recebido pela comunidade, nós geralmente as levamos ao conhecimento dos departamentos adequados. Seja semanalmente através de relatórios da comunidade ou de forma mais imediata em casos que possuem certa urgência. Entendam que recebemos várias sugestões diariamente e tentamos levar em consideração a maioria delas sendo que algumas são até mesmo elogiadas pela equipe. Sendo assim, é utópico acreditar que temos recursos inesgotáveis para desenvolver todas elas e fundamentalmente, devido a este fato, sou incapaz prometer respostas sobre a possível implementação (ou não) de cada uma delas.
Editado por Rhastion em 25/01/2012 21:36 BRST
Responder Citar
Bruxo Humano 90
11970
25/01/2012 15:57Citação de Eisenbahn

Eu ri pacas...
E eu acho a mesma coisa.
E nem o blue post acima fez mudar a minha fé... :)
Responder Citar
Sacerdote Gnomo 40
290
Poh nem li podia falar mais em menos né?
Responder Citar
Ladino Morto-vivo 85
10030
25/01/2012 15:57Citação de Eisenbahn
Eles dizem que sim, eu acho que não.

Só pra fixar o camarada acima...

Os CM"s daqui já são pouco e tem uma carga de trabalho danada, vc acha que eles vão se dar ao trabalho de pegar um mega post, traduzir tudo e enviar pro departamento que analisa as sugestões?

Pode esperar sentando...

E nem é porque eles não querem, mas num jogo que milhões de pessoas jogam, não dá pra ficar ouvindo um por um, geralmente eles focam no buzz, coisa que muita gente quer ver no jogo ou não gosta.
Responder Citar
Guerreiro Humano 90
9755
Depois de três parágrafos bem construídos me sinto obrigado a agilizar minha sugestão :)
Obrigado pela resposta, Rhastion!
Responder Citar
Sacerdote Troll 85
2960
Poizé Rhastion...

Eu ainda acho um ponto falho a falta de feedback para o jogador que fez a sugestão/crítica/informação...

Eu mesmo já postei algumas idéias aqui e não sei nem se são de fundamento ou não, provavelmente devem ser umas merdas sem tamanhos, mas nem isso foi falado. Desanimei, nem sei se leram...

Nesses posts mais construtivos podia haver pelo menos um "Li e repassei" ou "Li e não repassei por X ou Y". Pelo menos dos dá a real sensação que nossas sugestões/críticas são pelo menos lidas, o que eu tenho a impressão que não. (Impressão minha, não estou afirmando nada).

Isso é uma sugestão...

PS: Sugestão 2: Advertência para posts do tipo: "Nem li", é desrespeito com que escreve e spam. Eu reporto sempre que vejo..
Editado por Kemedo em 26/01/2012 08:54 BRST
Responder Citar
Paladino Elfo Sangrento 85
3135
Ressucitaram o Rhastion, corram para as colinas :O

Escreve me portugues LEGIVEL E COMPREENSIVEL, e poem uma copia no translate, e manda os dois, com o uso de pouco cerebro, os americanos conseguem entender.
Responder Citar
Caçadora Goblina 85
1740
Penso que o crescimento da relação comunidade-desenvolvedores se dará com o tempo. Concordo com o que disseram acima a respeito de termos poucos "azuizinhos" e a respeito da demanda de sugestões/feedback. Seria ótimo se tudo pudesse ser resolvido num estalar de dedos, mas não é bem assim. Há de se analisar a demanda, avaliar os casos...
Responder Citar
Caçadora Humana 90
8235
Posso estar enganada, mas senti que os comentários ao tópico foram muito desencorajadores.
É claro que todos gostamos de feedback, gostamos de saber se nossas idéias foram aceitas pelos outros.
Mas daí a querer que todo comentário tenha um feedback é meio irreal.
Não creio que os fóruns americanos sejam forrados de "azulzinhos".
O "blue post" deste tópico, para mim, deixou claro que o autor do post tem mais é que colocar sua sugestão no Fórum, para acompanhar a reação de nós colegas jogadores, para que a coisa possa ter chance de se desenvolver e atrair a atenção - e feedback - desejados.
Fico na torcida por uma boa repercussão
=)

Responder Citar
Caçador Troll 85
1390
Quem molda este jogo são os jogadores...

Ou vocês acham que os desenvolvedores da Blizzard não precisam de nós e criam tudo sozinhos?!

Não precisa traduzir nada cara, esta comunidade é PtBr, se quer traduzir vá ao forum americano. Nossos CM falam português não falam? Se eles tiverem que passar essas questões e sugestões à uma instância superior, ai o problema já é deles.
Responder Citar
Paladino Humano 90
5035
Nós lemos as sugestões nos fóruns, mas também gostamos de analisar os comentários de outros jogadores em torno delas. Não dá para avaliar a receptividade de uma sugestão sem que haja um feedback de outros membros da comunidade.

Isso me soa bem desanimador para a realidade Brasil, é impressionante como funciona a mentalidade de muitos frequentadores do fórum, as vezes chega a assustar de tão surreal. Vejo gente entrando nos tópicos de sugestões e discordando sem ao menos ter base ou fundamento, muitas vezes se quer entende alguma coisa da proposta abordada, e pra piorar estimula muitos outros desavisados a ser "contra" e criticar de forma sistemática.

Vejo que infelizmente o Brasileiro é muito individualista, não pensa na coletividade, pega uma sugestão proposta e a primeira avaliação é "...Ele quer deixar a classe/raça/facção dele OVERPOWER..." Ao invés de tentar ser neutro e avaliar se a proposta é pertinente e se de alguma forma vai contribuir com a diversão da comunidade como um todo.

De qualquer forma, acho louvável a atitude do colega de fazer sugestões para próxima expansão, vi muitas ideias que a comunidade teve e que poderiam ter evitado problemas nas expansões passadas, mas por não terem sido expostas/aceitas gerou um festival de muitos nerfs e reestruturações que poderiam ter sido evitadas. (Vide a Problemática chamada Paladinos)

Eu tenho idéias também, mas continuo desencorajado de postar, quem sabe algum dia me inspire na atitude do colega e faça o mesmo, por sinal, sugiro que deixe seu tópico estruturado pra receber sugestões de outros colegas que queiram contribuir, quem sabe até fixando ele.
Responder Citar
Maga Elfa Sangrenta 90
6810
o pior nao e isso, o pior e o CM responder um topico que nem sugestao tem, isso me deixa maluca,
e outros 5 topicos com boas sugestoes nem passaram o olho...

absurdo isso

topico reportado por trollagem

razao: CADE A SUGESTAO revolucionaria que faz uma semana que sta sendo bolada? cabo o papel higienico foi?
Editado por Mariana em 27/01/2012 14:03 BRST
Responder Citar
Ladina Elfa Sangrenta 90
4540
Olá, eu sou jogador do wow há uns dois meses e tive algumas ideias, como o rapaz que criou este tópico no fórum. Eu não me sentia à vontade de falar, pois “que sou eu para falar? – né?”, mas já que há uma oportunidade...

1
Acho muito limitado apenas duas facções, durante todo o jogo é possível ver npcs espalhados e de facções neutras. Acho que a liberdade de escolher o lado na guerra seria melhor e deixaria o jogo mais “heterogêneo (? Algo assim)”.
Acho que a escolha do lado da guerra poderia ser através das guildas. A guilda teria que escolher a aliança com algumas sociedades (já estabelecida pela história do jogo) e esta aliança seria então “permanente” (já que os jogadores iram entrar na guilda, também, por causa desta aliança. Puis entre aspas, pois acho que permanente é muito tempo). – Mas as guildas deveriam também poder ter autonomia para entrar na guerra contra outras guildas, fazendo alianças, declarando guerra, ou neutralidade (claro que ao declara neutralidade a guerra só terminaria se fosse aceita a neutralidade pela a outra guilda).
Não havendo mais uma rivalidade eterna entra horda e aliança, poderia então liberar a ‘Action House’ entre todos... ‘negócios são negócios e tempo é dinheiro... ’.

Bom, esta é minha ideia, deve ser falha e precisar se adaptar melhor ao jogo, mas acho que o principal da minha ideia é: Manter a liberdade de escolha em que lado da guerra ficar. E promover guerras entre as guildas.

2
Uma segunda ideia é quanto às profissões, peguei lv80 e fui upar as profissões, santo deus... – Eu upei em um mês, eu acho, e estou treinando uma serie de itens “inúteis”. Não que seja inútil, eu poderia desencantar, vender... Mas acho que é cansativo ir atrás de “um milhão” de tecido para fazer alguns, poucos, itens que não me serviram para nada.
Penso que a ideia inicial das profissões era criar itens para o personagem, acho que esta função foi absorvida pelas dugeons, raids... E então as profissões ficaram sem servir para nada até o lv85 (no pandaria até o lv90?). E mesmo no lv 85 logo (mais rápido do que treinar a profissão) são substituídas pelos prêmios de bgs, arena, dugeons... (o pvp, arena, bgs, acho que deveria ser mais uma diversão do que a busca por equipamentos).
Minha ideia é trazer de volta esta função de confeccionar equipamentos de volta para as profissões. (como jogo há pouco tempo posso estar equivocado quanto a isto (quanto à utilidade das profissões)... Mas é a coisa mais cansativa e monótona que já fiz em um game).
Ainda sobre as profissões... Mais ou menos a cada 10 lv uma nova ‘pedra, couro, tecido, pó de encantamento,... ’ surge. Acho que a blizzard pode parar de criar novos couros, tecidos e pedras. (Meu Deus). É possível fazer novos arranjos de itens e reagentes (que já existem) para a confecção de novos equipamentos. Acho que é quase ilimitado o numero de novos arranjos possíveis com os reagentes que já existe, mas poderiam ainda adicionar itens e ‘lixos’ que dopam dos mobs. A única inviabilidade, que eu vejo, é que vai fazer os lv85 voltar para localizações de níveis baixos, mas isso seria legal para promover ‘world pvp’ (eu li recentemente neste fórum alguém reclamando que o world pvp tinha ‘morrido’, essa seria uma solução, talvez).

3
Um rapaz deu uma ideia e eu gostei, não sei quem é e nem em que tópico, mas a ideia era poder marcar alguém para morrer. Acho que seria muito legal, imagina:
‘José’ vai ao npc e cria uma quest colocando ‘Josézinho’ para morrer (só por que não gostou do nick), ele colocou a recompensa de 1 de ouro (pois não tinha condições para colocar mais), qualquer um vai lá e pega a quest e mata o infeliz... (No caso de matar alguém da guilda a guilda poderia receber um anuncio e então kickar o cara da guilda).

4
Em bgs eu tenho achado o pvp muito desnivelado (eu sei que jogo só a 2 meses, e que estou desequipado) mas outra ideia minha seria fazer o jogo depender mais da jogabilidade do que dos equipamentos. (aqui eu “me crucifiquei”, a galera do fórum já esta segurando o sarrafo par me bater então estou me despedindo – adeus).

Foi mau... Escrevi as ideias meio as pressas aqui em 15 minutinhos e não reli (preciso catar tecidos, couro, pedras... wowowowowowowo), pode ser que esteja mal explicada, qualquer coisa me avisa e eu tento esclarecer, de qualquer forma, como o dono do tópico falou, talvez, isso não chegue aos ouvidos da galera que cria o jogo e então isto tudo não passou de lenha na fogueira para queimar dançar dançar dançar dançar...
Responder Citar
Druida Elfo Noturno 90
8305
Eu faria a sugestão em inglês no forum americano. Lá eles estão face-to-face com os desenvolvedores.

Aqui a sua sugestão vai passar por tanta gente até chegar lá q ela não vai chegar .... Alguem no caminho não vai gostar e dizer q não.
Responder Citar
Sacerdotisa Elfa Sangrenta 90
7880
25/01/2012 21:29Citação de Mozani

Eu ri pacas...
E eu acho a mesma coisa.
E nem o blue post acima fez mudar a minha fé... :)

!@%k, falo tudo, e o Mozani ainda conseguiu complementar.
Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)
Enviar Cancelar

Reportado!

[Fechar]