Bate-papo dos Desenvolvedores - A Função da Função

Community Manager
Acabamos de publicar o artigo mais recente do Bate-papo dos Desenvovedores onde Ghostcrawler abrange vários modelos que podem ser seguidos no desenvolvimento de funções para as classes de World of Warcraft. Os comentários do blog não estão habilitados pois queremos que as discussões fiquem centralizados neste tópico para fácil organização.

Pedimos que por favor leiam o artigo completo e caso queira comentar ou discutir os prós e contras de cada modelo, pedimos que por favor, faça isso neste tópico.

Obrigado.
Responder Citar
Cavaleira da Morte Elfa Sangrenta 85
1955
hummmm interessante ^^ ..........
Responder Citar
Xamã Draenei 75
710
Modelo Três - Você troca de talentos para ganhar alguma utilidade específica
e
Modelo Quatro - Existe uma especialização de talentos que se destaca em JxJ e JxA

achei bem válidos
Responder Citar
Caçadora Elfa Sangrenta 85
7320
09/02/2012 02:22Citação de Gywin
Modelo Quatro - Existe uma especialização de talentos que se destaca em JxJ e JxA

esse é muito bom.
Responder Citar
Caçadora Trolesa 85
8645
  • AVISO: O post a seguir pode parecer um pouco desconexo, mas está servindo para colocar os meus pensamentos sobre o assunto no lugar.

• Vejo o cenário de raides atual como uma mistura dos modelos dois e três. Existe, sim, uma classe/spec que seja melhor para aquela luta ou para a composição daquele grupo.

Beth'tilac é um prato cheio para caçadores de Sobrevivência, por exemplo, e meu colega de Precisão se sai muito bem contra Ultraxion. É obrigatório ter um caçador de sobrevivência para conquistar as Terras de Fogo? Não. E ainda bem!

Eu detestaria que o outro caçador do meu antigo grupo - que não era hardcore, percebam - tivesse que trocar de especialização para fazer uma luta específica. Eu me irritava, durante a expansão Wrath of the Lich King, por ouvir comentários sobre como eu deveria abandonar Domínio das Feras (a minha especialização favorita então) e jogar como Sobrevivência (especialização que somente adotei durante Cataclysm porque a base dos talentos e habilidades mudou bastante) para que meu DPS fosse competitivo. Adivinhem? Meu DPS era competitivo mesmo não utilizando a árvore de talentos "mais forte".

Classes "puras" são uma questão complicada e simples ao mesmo tempo. Sim, as árvores de talento devem ser - e, atualmente, são - diferenciadas. O gameplay de um mago Arcano é bem diferente dos outros tipos de magos, e acho isso ótimo. A complicação, como Ghostcrawler salientou, vem justamente dessas diferenças e da importância ou peso delas em um campo de batalha/raide: até que ponto o "gostinho" de um caçador de Precisão faz com que essa especialização caia no Modelo Dois?

Ainda com essa dificuldade, acho que o design de Cataclysm se saiu muito bem nesse aspecto porque as diversas especializações das classes puras realmente tem um feeling diferente sem que esse mesmo feeling as torne insubstituíveis. Ora, mesmo com todos as vantagens de se ter um ladino no grupo o fato dessa classe ser um tanto rara impediu que ela estivesse na composição do meu antigo grupo de raides por uns 2 ou 3 patches. Mesmo assim, conseguimos matar chefes e ter uma progressão interessante para padrões casuais.

Eu entendo como esse artigo relaciona-se com o lançamento de Mists of Pandaria e as alterações nas classes e árvores de talento. Na verdade, fiquei bastante empolgada com o que vi dos talentos de Pandaria. Poderei acessar talentos que antes eram específicos de outros caçadores - Silencing Shot, alguém? - sem precisar mudar a minha especialização atual e sem acabar perdendo aquele gostinho especial de jogar com ela. Acredito que o modelo de Mists of Pandaria é uma mistura saudável de todos os modelos apresentados no artigo e que vai, mais do que nunca, ajudar a firmar um conceito que o próprio Ghostcrawler adora: "take the player, not the class".
    Responder Citar
    Sacerdotisa Gnomida 85
    3250
    Veja bem, diante dos modelos apresentados, quero dizer que vocês novamente não querem deixar o JvJ e o JvA igualmente importantes no game, não quer a necessidade de discutir sobre isso afinal já ficou claro que o JvA é levado como principal devido a História do grandioso World of Warcraft. Mas vejamos o seguinte, Guerra é Guerra, então se eu escolho um server PVP é para ter PVP, e PVP equilibrado, independendo de Nivel, Classes... Isso não quer dizer que um Classes que curam vão matar Classes DPS facilmente ou vice-e-versa, Só quer dizer que quando estiver upando não serei morto por apenas uma magia do meu inimigo...

Agora, entrando verdadeiramente no assunto, um modelo "ideal" é praticamente impossível de se achar, visando a opinião de cada jogador como ponto de chegada à perfeição. Porém, pode-se ver da seguinte forma, vocês não perguntam a opinião de todos ao fazerem qualquer mudança que acham necessária. Tendo isso em mente, pense que um modelo que se aplique melhor em JvJ e JvA deveria separar de vez os 2, no que diz respeito a "DANO", "Controle", "CURA", por que foi tentando fazer a mágica do equilíbrio entre as Classes, Specs, JvJ e JvA que muita coisa ficou ruim no jogo, então por que não um sistema que "separa" de vez esses 2 sistemas, onde cada "Spell" teria um efeito/dano/cura diferentes no JvJ e no JvA me refiro a realmente separar o dano, exibindo na própria spell o que faria em JvJ ou em JvA. Isso possibilitaria transformar todas as "Specs" em uteis em situações diferentes, sem prejudicar o JvJ ou o JvA. Isso no modelo atual.

Visto que está em questão um novo modelo, tenho em mente que o mas trabalhoso seria o correto, isso é, refazer todas as classes, modificando algumas especialidades para que cada classe tenha um leque maior de possibilidades para se jogar, dar um arco para um gerreiro?.. poderia ser interessante? Isso não á como saber, é fato que em Guerras na antiguidade arqueiros existiam, e Cassadores não são arqueiros na minha opnião. Warlocks no estilo Illidan Corpo a Corpo, somente daria sentido a Demonform e a Demonologia que realmente seria o domínio dos poderes de demonio. Pensar em mudanças nesse estilo para cada classe seria tão trabalhoso que provavelmente resultariam em um "NOVO" Jogo. Mas quem sabe seja esse o necessário afinal se as assinaturas vem caindo é por que o modo como está não deve estar agradando, e pensar em mudar verdadeiramente o jogo poderia reaviva-lo. Sabe acho que primeiramente devem ter em mente que a um leque enorme na própria história do jogo que possibilitaria uma mudança nas specs de certas classes.

Modelo impensavel, e dispensavel, talvez mas tenho certeza que existem muitas mudanças desse tipo que podem ser feitas no modelo atual sem fazer com que pessoas cortem os pulsos e até recebendo a aprovação de uma maioria. Por ultimo só quero concordar com o que foi dito. Nenhum dos modelos que ja foram usados ou que foram mostrados são completos, pense em algo que envolva o bem de cada um deles, e talvez possa se obter um modelo que agrade a uma maioria, mas sem esquecer da minha idéia inicial, separar de vez JvA de JvJ e para poder equilibrar distintamente cada uma das especialidades de cada classe.
    Responder Citar
    Bruxo Humano 90
    6530
    Interessante ver as Opções, e como o proprio Greg disse: Não existe resposta perfeita.

Mudar drasticamente é, infelizmente, impossivel. Porém esses dias eu estava jogando Monster Hunter Tri no meu Wii e pensei "A Melhor coisa nesse jogo é que não preciso pensar em ser DPS, Tanker ou Healer, eu simplesmente entro, faço a mecanica do Boss, tento ficar vivo e matar ele, seja me Defendendo com o escudo e dando pouco dano, ou evitando ataques e dando muito dano, de acordo com oque gosto de fazer." porém MH3 tem o limite de 4 pessoas, e é um jogo completamente diferente, mais eu acho que um pouco dessa ideal deles não te prederem a um Papel em sua luta bem interessante. Se pararmos para pensar é bem rídiculo ver como o Taunt funciona, sério um grupo de 25 pessoas se junta e o Boss(Muitas vezes um cara inteligente) ataca apenas aquele que provoca ele mais enquanto estão enfiando a faca, literalmente, nele pelas costas?
    Porém isto seria algo ainda mais dificil de se fazer do que o Modelo 5, então é impossivel meeeeesmo.
    Ainda sim, o Modelo 5 parece o mais Viavel de todos, todas as classes sendo capazes de fazer tudo. Porém devido a este obvio problema de mudar tod ojogo é inviavel. Acredito que a melhor opção no momento seria aproveitar o Bonde do Druida com 4 classes no MoP, e adicionar uma nova spec para todas as classes futuramente, dando a elas uma opção nova de jogo.(Por favor, não façam uma quarta spec de DPs para warlock/mage/rogues.) separando todas as classes como tendo pelo menos uma função além de DPS ou dando a ranged dps uma possibilidade de Melee e a melees uma possibilidade de ranged.
    Embora isto seja algo desafiador para se desenvolver e equilibrar, ainda é mais facil trabalhar em uma nova spec de uma classe já existente no jogo, do que adicionar uma totalmente nova e equilibrar ela com todas as specs já existentes no jogo. seria só uma questão de adicionar algumas spells, como a nova tree de talento já esta menos complicada isso fica bem mais facil. Embora mais trabalhoso acredito que uma quarta spec para todas as classes, seja a melhor forma de buscar o equilibrio nas Funções que cada classe pode ter em uma luta.

Fora isso, eu gosto muito mais do Modelo 1, porém acredito que cada spec tem que se sentir unica visualmente, mais todas com a mesma capacidade. Tanques com mesma capacidade defensiva, DPs com mesma capacidade de dano e Healers com mesma capacidade de curar. Deixando as classes balanceadas e o desempenho delas dependendo da capacidade do Jogador. Pois se todas dão o mesmo DPS eu vou me importar mais com o "como" do que com o "quanto", e dai vou escolher a classe que eu gosto de ver descendo o pau no boss, no caso eu escolhi Warlock destruction porque gosto da historia geral dos Warlocks, e porque tenho esperanças de que um dia poderei usar o Fogo Vil(Fel Fire) ao invés do fogo laranja casual de mages.
    Bom, eu já jogo de acordo com oque gosto, independente do DPS que eu dê em uma luta, mais eu sempre estou pesquisando em sites tutoriais e etc para dar o maximo possivel de minha classe, e muitas vezes supero pessoas com equipamentos melhores que os meus no DPs por saber oque estou fazendo com minha classe, porém é triste quando outra pessoa que sabe oque esta fazendo está junto e eu não tenho a menor chance de passar ela no DPS simplesmente por estar jogando da maneira que gosto.
    Enfim, eu sou um dos poucos que se importa em ver até mesmo o Projetil que estou lançando em meu Inimigo quando escolho com oquê vou jogar, Animações do modelo castando e batendo também influenciam, se o jogo fosse mais equilibrado(principalmente em PvP, eu não jogo muito PvP porém sei como Warlocks são obrigados a jogarem de affliction para serem Hardcores) o pessoal se importaria mais em jogar com oque gosta ao invés de jogar com oque da mais DPs.
    Por acaso, acredito que vocês deveriam dar mais opções de customização de Animações para lançar Skills e feitiços, a customização de vocês é muito precaria, não digo no modelo sem sí, mais acredito que poderiam fazer novas animações para todas as raças e nos deixar escolher como queremos lançar nossos feitiços, ou segurar nossas armas.
    Enfim, meu ponto é que o Equilibrio de Classes não deve ser focado apenas em números, pois eu não estou jogando um RPG de Texto ou de mesa, eu estou jogando um RPG com Graficos em 3D, e eu odiaria ter que jogar com uma classe que solta a mesma merda de Bola de Fogo pra frente 99% da Luta com cores diferentes somente para ter mais DPS, eu gosto é de ver a variação de habilidades que tenho de usar, cuspir Fogo negro no boss quando possivel, soltar uma seta de Caos, lançar fogo, lançar uma bola de fogo(que na minha opnião deveria ser maior!) botar o inimigo em chamas etc... eu acho que essa variação de habilidades é algo que toda classe deve ter, independente de DPS eu abandonei meu warrior porque simplesmente não é tão divertido de jogar de Fury, todos os golpes parecem os mesmos, com pequenas mudanças nas animações de alguns.(Arms então é tudo uma Pirueta, me sinto o Sonic com uma Two Handed).
    Enfim, é isso ai, Equilibrio em um jogo tem que ser buscado de todos os lados que o jogo proporciona, não apenas na capacidade de se defender de um golpe, mais como seu personagem fica enquanto esta defendendo, mesmo vale para castando feitiços de cura ou dano e para atacando com suas armas.

Enfim, me extendi bastante aqui e até dei algumas voltas no texto mais espero que tenha dado para Ajudar vocês com futuras decisões. e um ultimo conselho, procurem coisas em Jogos Single-player, ou multiplayer offline e tentem incluir no WoW, existem muitas ideias boas ai fora que ninguem pensou em adaptar em um MMORPG, não estou dizendo para transformar isto em um action-rpg, isto seria errado, muito errado. Porém estou dizendo para enxergarem em como implementar algumas mecanicas mais interessantes no futuro.(Senti falta das mecanicas de BWD e sinceramente, a luta do Nefarian é muito mais interessante de ser feita se comparada à do Deathwing, do Nefarian embora estivessemos batendo em unhas, parecia que estavamos enfrentando o nefarian. Deathwing parece mais que estamos simplesmente auxiliando os dragões, não vemos cara a cara do deathwing tentando nos matar com uma patada ou rabada ou qualquer bola de fogo ou rajada de fogo em nossas cabeças... mais isto é assunto para outro topico, futuramente quem sabe!)

Obrigado por toda diversão e preoculpação que vocês tem com seus clientes, espero que continuem a melhorar o Jogo, e que aprendam com os Erros que tem cometido para que World of Warcraft tenha ainda muitos anos de vida e lucros.
    Responder Citar
    Caçadora Trolesa 85
    8645
    Gostei das suas sugestões, Snooll, e muito. Lembro que essa discussão sobre dividir as habilidades em JxA e JxJ não é de agora, e realmente é algo a ser pensado com muito, mas MUITO carinho.

Eu estou sim, feliz com o cenário atual e situação geral das classes e especializações em JxA no que diz respeito à "cara" de cada classe/spec. Percebam que não falo de balanço, porque sei que esse não existe atualmente e nem sei se vai realmente existir um dia - sei que é algo a ser continuamente trabalhado e não acredito que um dia a Blizzard vai simplesmente limpar as mãos, cruzar os braços e dizer "Ok, chegamos 100% aonde gostaríamos de ter chegado".

Quanto à suas sugestões de mais classes/specs, também merece parabéns. Realmente, a classe Caçador, atualmente, tem um feeling mais Ranger que Arqueiro. Imagino que se Guerreiros ganhassem uma quarta especialização (por que não, se druidas ganharão? Não é necessário que todas as classes atuais ganhem ao mesmo tempo, mas é algo a se pensar como material a ser adicionado no futuro) e ela se baseasse em ataques à distância, teria realmente uma cara mais de arqueiro - e menos truques para sobrevivência do que os atuais caçadores, acostumados a lidarem com feras, venenos, e o próprio ambiente.

Já a ligação demoníaca dos bruxos poderia se expandir para uma especialização mais com a cara do Illidan - mas por ser algo corpo a corpo, não perderia um pouco a essência de "bruxo"? Como será que seria o desenvolvimento da parte corpo-a-corpo da especialização Demonologia, sem que bruxos ganhassem uma árvore de talentos puramente física? Será que esse jeito de Illidemônio cairia bem como uma especialização de ladinos, por exemplo?

Eu adoraria ver novas classes no jogo, sem dúvida, mas a implementação dessas é realmente complexa. Sinto que a adição de novas especializações a classes já existentes faria com que a característica de "classe de DPS pura" de várias delas deixasse de ser clara. Quartas especializações em classes híbridas, no entanto, são mais fáceis de entender e engolir.
    Responder Citar
    Caçadora Trolesa 85
    8645
    Acredito que a melhor opção no momento seria aproveitar o Bonde do Druida com 4 classes no MoP, e adicionar uma nova spec para todas as classes futuramente, dando a elas uma opção nova de jogo.(Por favor, não façam uma quarta spec de DPs para warlock/mage/rogues.) separando todas as classes como tendo pelo menos uma função além de DPS ou dando a ranged dps uma possibilidade de Melee e a melees uma possibilidade de ranged.
    (...)
    Fora isso, eu gosto muito mais do Modelo 1, porém acredito que cada spec tem que se sentir unica visualmente, mais todas com a mesma capacidade. Tanques com mesma capacidade defensiva, DPs com mesma capacidade de dano e Healers com mesma capacidade de curar. Deixando as classes balanceadas e o desempenho delas dependendo da capacidade do Jogador.

Olhe só para o druida: como caster, ainda pode ajudar e soltar Tranquility na raid. Se fosse um druida feral, poderia mudar de gato pra urso e segurar boss ou adds em situações de emergência. Se o grupo tem dois tanks e a luta só precisa de um, o tank Paladino ou Druida pode facilmente assumir uma função de DPS e todos ficam felizes.

Essa flexibilidade das classes híbridas precisa ter um preço. Afinal, se temos um Moonkin que pode curar e que dá mais dano que um mago com o mesmo nível de item e, teoricamente, com a mesma habilidade, pra que levar um mago? Pra que precisamos de um ladino se temos um druida feral bem à mão? Bruxos são inúteis se temos um Sacerdote das Sombras: bruxos não podem sair das sombras e ajudar a curar durante a masmorra quando o healer morreu e o chefe tá com um finzinho de HP.

Acredito que o balanço teórico entre classes híbridas e puras (e falo teóricas porque um Moonkin habilidoso dá um banho de DPS em um mago Arcano que não consegue acertar a rotação e perde mana de graça) seja alcançado não pela igualdade suprema de números, mas pelas oportunidades de jogo oferecidas. É claro, no entanto, que a diferença de performance não pode ser tão grande que o Moonkin olhe para o log do Recount e ache que precisa criar um personagem mago para se sair bem.
    Responder Citar
    Bruxo Humano 86
    1775
    Acho que os talentos deveriam ser mais balanceados e fazerem mais sentido , algo do tipo , mago gelo por exemplo , nao deveria dar danos altos já que seu brilho é ficar longe dos personagens corpo-a-corpo , dar slow, prender ,stunar, um char desse nao poderia dar mais dano doque um bruxo destruição por exemplo, já que o mesmo nao tem tantas habilidades de sobrevivência e stun.(sim sou warlock mas só estou dando um exemplo , e não , não estou de mimimi). Eu adorava jogar de warlock destruction mas agora tive que trocar para affliction pq a spec está melhor , isso nao deveria acontecer... tive que largar meu gosto para poder ter mais dano e utilidade em pvp =/.
    Responder Citar
    Sacerdotisa Gnomida 85
    3250

Acho que um dos principais problemas do World of Warcraft é que os players jogam com a Classe querendo que ela seja outra, como foi dito na TBC, Sacerdote das Sombras era uma Classe de suporte de DPS ao invés de dar DPS, ajudava no DPS dos outros. Só que os insatisfeitos simplesmente acham que isso não é suficiente. Tenhamos em mente que cada classe tem sua função e respectivas espacializações, isso é uma coisa de RPG, assim como existe classe pra Tancar, Curar, Dar dano, existem classes para Aperfeiçoar o dano das outras, e ajudar com Buffs e etc... Isso não quer dizer que você é inútil, ao contrário do que muitos pensam. Sincera e honestamente acho que o que mas prejudica o World of Warcraft é a famosa frase " O verde do vizinho, sempre parece mas verde", então as pessoas insatisfeitas com a função de suas classes querem que ela faça o que a outra faz. EX: Paladim ganhando interrupt, Guerreiro ganhando stun... isso não parece uma troca? Dar o stun que paladim tem para o Guerreiro e o interrupt que o Guerreiro tem para o Paladim o.O.

O que não pode acontecer é as classes perderem suas CARACTERÍSTICAS, só para ficarem parecidas com as outras. Se Sacerdote das Sombras é uma classe para suporte nenhum infeliz deve dizer "Mas eu queria dar o dano que Mago dá", CRIE UM MAGO.

09/02/2012 03:14Citação de Neshka
    Já a ligação demoníaca dos bruxos poderia se expandir para uma especialização mais com a cara do Illidan - mas por ser algo corpo a corpo, não perderia um pouco a essência de "bruxo"? Como será que seria o desenvolvimento da parte corpo-a-corpo da especialização Demonologia, sem que bruxos ganhassem uma árvore de talentos puramente física? Será que esse jeito de Illidemônio cairia bem como uma especialização de ladinos, por exemplo?

"Sobre o Warlock Demoníaco estilo Illidan é bem simples, transforme as magias dele em Meele, ou com alcance pequeno, ele não daria dano físico, daria dano magico, mas de perto, com mas magias instantâneas e conjuntas com os servos ".

Pensar em mudar uma determinada especialização de cada classe não é difícil, difícil é repensar e reequilibrar cada nova coisinha que deve surgir juntamente a "nova" especialização. Isso é o que realmente daria trabalho, mas quem sabe se fizessem somente em classes puras, transformando "Combate" em Tanque, "Sobrevivência" em Corpo a Corpo/armadilhas, aos magos poderia se fazer Arcano para suporte/curar... Em um RPG, deve se ter em mente que não existe só bater, deve se ter outras funções, e classes para suporte com buffs e adicionais para outras classes e um dano menor, Isso é o RPG, e WoW está perdendo muito disso, se transformando em um jogo simples e sem graça, onde no fim, tudo vai estar tão fácil que ninguém mais vai querer jogar.

Não estou dizendo que todas vão gostar da mudança, mas pensem bem, em uma mudança que poderia singularizar cada classe, não com o titulo de "melhor" DPS, mas com o verdadeiro sentido do trabalho em equipe, afinal se levarmos a um campo que muitos BRs se sentem a vontade, em um time de futebol cada um tem uma função, para que o trabalho em equipe faça o time ganhar, toda raid deve ser assim, e ao invés de DPS/curador/tanque, poderiam ser aficionados os "Buffadores".. para ajudar a galera.
    Responder Citar
    Caçadora Trolesa 85
    8645
    É vero que vários jogos tem uma classe de suporte que não necessariamente é healer e cujo DPS deixa desejar. Pensemos Bardos/Odaliscas, Shilen Elders/Elven Oracles, Blade Dancers/Sword Singers, Spiritualists, Paragons/Ritualists e afins. São classes que se afastam bastante do "suporte" que temos no WOW com Shadow Priests e afins.

Esses "buffadores" seriam realmente uma adição interessante pro WOW, eu mesma adoraria jogar com um deles pois sempre curti esse tipo de classe de suporte.

Resta saber como seria a implementação.
    Responder Citar
    Mago Humano 90
    4095
    blizzard... surprise me.
    Responder Citar
    Druida Elfo Noturno 65
    560
    Sendo sucinto... Pandaria experimentará o modelo 4, e acho que entre todos é o mais… (pensando)… blindado contra desiquilibrios gritantes.

Se você deixa os talentos chave para JxJ e JxA disponíveis para todas as especialidades, teremos magos de gelo em raide e sacerdote divino em JxJ. Só é necessário tomar cuidado para não agregar tudo que uma especialização representa em um único talento.

Por exemplo: antes para fazer JxJ o bruxo precisa ser de suplício, e o mago de gelo. Com o modelo 4, apesar de termos todas as especializações em JxJ e JxA, seremos obrigados a pegar aquele talento XYZ exclusivo para jxj? Sempre? Porque é o melhor?

A Blizzard está lascada, ainda mais com a chegada do monge. Algo me diz que nunca mais veremos uma classe nova pura DPS, é de certa forma encarada como um erro. Cada vez que uma versátil aparecer(monge), a tendência é das classes puramente dps se tornarem cada vez mais escassa...

Por fim, pensei em unir certas classes dps, mas como já disseram: Mudanças drásticas estão fora de cogitação para um jogo tão maduro.
    Responder Citar
    Guerreiro Orc 85
    9075
    creio que o modelo 4 seja o melhor, mas contudo, não pode ser a regra, por exemplo, magos em jxj não tem q ser necessariamente gelo, cada arvore de talento, tem que ter seu modelo para jxj e jxa, com pontos de talentos que no jxj vc precisa, e que no jxa vc tira para poder pegar um ponto"Y" de outra arvore de talento, parecido como era na lich king. eu acho o melhor modelo.
    Responder Citar
    Xamã Draenei 85
    2305
    O modelo 4 é o mais próximo de manter o jogo equilibrado e atrativo. A visão de que JxJ e JxA são coisas praticamente distintas é a mais correta.

Atualmente existe uma espécie de barreira que impede que o char seja utilizado por completo. Resolvendo isso, o jogo ganharia nova dimensão e atratividade. Vou explicar melhor:

Temos JxJ e JxA distintos, com necessidades específicas, enquanto JxJ precisa de mais resistência e mais combustão de dano e helamento, JxA precisa de uma manutenção maior de dano e helamento.

Se analisarmos um druida. Em JxA, temos dps balance, dps feral, tank e healer, e em JxJ temos dps feral, dps balance e healer, totalizando 7 especializações de talentos. Atualmente o jogador é indiretamente forçado a se manter entre 2 especializações e com isso não explora 100% do char, excluindo possibilidades de jogo.

Quando digo que exclui, me refiro ao fato de ter que resetar uma especialização inteira e glyphs, gastando muito tempo e dinheiro, coisa que dá trabalho demais em uma reconfiguração, sendo que o objetivo é o jogo. Uma vez analisada e montada uma especialização de talentos, ela tem que estar a sua disposição para quando quiser usar novamente. O grande desgaste que faz com que as pessoas não fiquem mudando de talento toda hora é o fato de que sairia muito caro em gold e principalmente pela situação de que os talents a serem substituídos seriam perdidos e os talents novos a serem utilizados teriam que ser copiados de algum lugar, como de uma folha de papel. Imagina se a cada instante que se quiser fazer uma quest, uma arena, uma raid ter que ir no trainer resetar glyph e talent, colocando tudo novo, gastando golds e principalmente muito tempo entre anotar os talents atuais e copiar os novos talents. Um cara que joga 2 a 3 horas por dia, perder de 30min a 1 hora nisso é inviável. Tenho praticamente todas as classes. Para meu mage não faz muita diferença. JxJ frost, JxE arcano, 2 especializações armazenadas bastam, ainda que seria interessante jogar de Fire JxJ e JxA. Mas pegando o pala, xamã, druid, DK, entre outros variações além de dps (healer e tank), torna-se complicado.
    Podem até existir argumentos, dizendo que é só ir no trainner da classe, resetar o talento e gastar o gold. Mas isso é inviável, 90% dos jogadores não fazem isso, e nem é pelo fator gold, que sim, resetando várias vezes pesaria bastante, mas pelo fator trabalho e tempo gasto.

SUGESTÃO:

- Aumentar de 2 (que possuímos atualmente) para 7 abas de especializações armazenadas, pagando como é hoje para abrir cada armazenamento novo, permitindo assim explorar todas as especializações em JxJ e JxA de todos os personagens.

- Um dos recursos mais fortes do jogo e o que o torna mais interessante é a grande possibilidade de personalização da especialização dos talents, atualmente já está algo simplificado, se reduzir possibilidades de configuração de talents, teremos apenas inúmeros clones de jogadores, sendo cada char sem personalidade, tornando o jogo chato pela falta de variação. Explorar melhor a árvore de talentos, dando mais opções é o ideal.
    Editado por Redfenix em 09/02/2012 10:53 BRST
    Responder Citar
    Maga Elfa Sangrenta 90
    6810
    Minha opiniao e pura e simples,

1 - Tank tem que ser tank, e nao DPS, tank e HEaler ao mesmo tempo (FATO!), no wow isso nao e assim nem de longe, para muitas classes e muito dificil alançar DPS de tank e isso ta errado

2 - Healers, precisa se ajustar as lutas entre PVE e PVP eles vao para o campo de pvp com a mesma potencia de estar matando o DeathWing, todas as classes sofreram modificacoes por causa do PVP, so que o que vem ocorrendo que healers desbalanceiam isto, enquando vc as vezes precisa dar 4 hits para tirar 60k de dano de um certo dano um healer o cura facilmente as vezes com um simples heal.... esta desiquilibrado

3 - Hybridos como druidas por exemplo, poder ser healer tank e mega DPS ao mesmo tempo... acho muita vantagem .. se nao for remover isto, precisa por um cooldown longo para poder fazer estas trocas, e nao simplesmente no meio do fight se helar e virar tank enquanto vc que ralo meia hora pra deixa o cara com 10k de life ve tudo ir por agua a abaixo .

4 - Mage com shield sob shield

Em resumo, sou a favor da opção que torne cada clase com sua utilidade e que as classes tenham skill unicas, FEAR, STUNS, CC, etc, cada um com sua particularidade, e nao todo mundo com tudo isso ai, PVP no wow e um saco, stun de paladino de 7 segundos e tempo sufuciente para vc morrer 3x, se for um rogue um paladino e um warrior vc fica 15 segundos plantado sem poder se mexer,

Esse negocio de troca arvore de talendo e um saco,

1 Deveria ser mais simples, a reconfiguracao e um horror, o que deveria acontceter e vc poder configurar as tres, e quando vc desse swap ela jah viria conforme sua ultima config com a opção de vc tirar ou inserir pontos
    2 Teria de haver mais uma barra de skills (e aba de skills) armazenadas, assim vc nao precisara reconfigurar a nova barra tudo de novo , nao precisa 7 e sim 3, uma para cada situacao. o que vc poderia e ter configuracoes de perfil salvas, ai quantos voce quisesse
    3 O valor somando-se aos repairs esta alto mas acredito que esta certo, eu acredito que esta seja uma otima opção para segurar a economia no jogo, afinal o sistema esta retirando moeda de circulacao, acho que nao deveria mudar
    Editado por Mariana em 09/02/2012 11:18 BRST
    Responder Citar
    Caçador Elfo Noturno 86
    5535
    Modelo 1 sem duvidas e aqui vai meu comentario:

O que eu acho eh que o dps deveria ser equiparado entre as especializações, mas de uma forma inteligente, por exemplo, eu jogava de beast master e tive que trocar minha especializacao pra survivor pelo fato de que meu dps era muito ruim... depois que troquei de especializacao, advinhem, sou quase o top dps do meu grupo... agora me respondam, pago pra jogar pra me divertir ou pra ser top dps pq eh disso que meu grupo precisa?

Aqui vem minha sugestao que he exatamente o modelo 1:

Suponha que eu queira jogar de Marksmanship, entao viro um especialista em tiro e meu dps vai la pra cima, suponha 45k meu + 5k do meu pet; mas se agora eu quero jogar de Beast Master, entao meu dps diminui, porque vou deixar meu pet mais forte, e ficaria algo do tipo 30k meu + 20k do meu pet; mas agora eu resolvo jogar de Survivor, que na minha cabeca era pra ser uma especie de hunter protetor, com habilidades nesse sentido, logo meu dps vai pra 35k + 10k do meu pet + 5k do grupo, que devido aos meus "buffs protetores" ficou com o dps aumentado...

Acho que fui claro na minha ideia; vejam que meu dps eh 50k e pronto no meu exemplo, tanto faz se eu jogo de A, B ou C; assim ficaria legal pq cada um jogaria no que achasse melhor e continuaria sendo importante do mesmo jeito. Sinceramente nao me importaria de nunca ser o top dps desde que pudesse ser o que pago pra ser, um hunter beast master...

Enfim, se alguem ai esta contabilizando alguma votacao, "modelo 1" + 1 ponto.
    Responder Citar
    Bruxo Gnomo 46
    2710
    Eu Prefiro o "Modelo Três - Você troca de talentos para ganhar alguma utilidade específica".

Pelo seguinte: Você usa os talentos no que você mais usa, ou acha mais interessante, não tenho assim, um "Warlock Demonology" com uma build certa para tal especialização, podendo o jogador ser um Warlock Demonology de varias formas diferentes, podendo atuar e jogar de formas infinitas sem ter que trocar de Especialização para atingir quaisquer resultados.

Entendo que quanto mais você puder personalizar seu personagem ao seu modo de jogo, tornando ele único, melhor.

Porque alem de tudo, o World Of Warcraft cada personagem e infinitamente diferente de um outro com a Mesma Classe, com a mesma Especialização. Diferente dos outros RPG em que uma Mago x joga sempre assim, ou um guerreiro joga sempre assim.

Esses são os motivos que sustentam minha opnião.
    Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
    Explique (no máximo 256 caracteres)
    Enviar Cancelar

Reportado!

[Fechar]