Quando a Blizz vai realmente Lançar WOW para o Brasil???

(Trancado)

Caçador Orc 90
13910
OK, tudo bem. Temos uma versão do jogo em Português-brasil, e só isso. Acredito que tem uma serie de coisas que a Blizz, poderia (se ja nao esta fazendo) para realmente tornar o jogo agradavel para os Brasileiros:

Coisas simples:
1) Ponha o horario GMT do brasil (ao menos de Brasilia) nos avisos de manutenção nas News e no forum. Acredito que basta boa vontade pra isso. Acredito que muita gente nunca sabe direto fazer as contas do GMT para adivinhar qdo o servidor estará de volta

2) Planejem manutenções em horários e dias que atendam a população brasileira. É complicado todo feriado ou ponte de feriado ter o server "down" toda uma tarde. Façam num horário melhor e de preferencia em dias que são feriados antecipem ou posterguem.
3) Tenham GMs que realmente "joguem" e que "entendam" o jogo. O nivel do atendimento GM nos servers brasileiros são bem ruins. DIgo isso por mais de 2 ou 3 tickets que abri, e o GM não entendeu o que se passava........ Ai vocês podem dizer, "O problema é você entao que não sabe se expressar". Pois bem só de exemplo, tive um problema com a quest de lendaria de rogue, onde o item da hagara nao foi possivel ser "roubado" (pick pocket) mesmo eu sendo o unico rogue com quest na raid 10 man. Ao colocar isso no ticket, me veio a resposta: "Analisamos o log e nenhuma staff dropou deste boss... Sorry " Oo

e a Coisa mais complexa, que talvez nunca seja feita:
4) Hosteiem os servidores BR no Brasil. Sim queremos jogar com menos de 150ms de latencia.

Acho que é isso por enquanto
:)
Caçadora Trolesa 85
8645
As sugestões são boas, mas acho que a 2 e a 4 são mais complicadas.

A sugestão número 1, ao meu ver, é fácil de ser implementada e facilitaria muito a vida dos próprios CMs, que não precisariam lidar com tantos tópicos repetidos toda terça-feira.
Bruxo Gnomo 85
7275
http://pt-br.lmgtfy.com/?q=pst+time&l=1
Caçadora Trolesa 85
8645
Isso é verdade Hardcore, pesquisar não é difícil... para uma parcela dos frequentadores do fórum. Não tenho problemas com a manutenção, depois de tanto tempo de Blizzard aprendi a associar 11h do anúncio de manutenção com 17h sem nem precisar piscar.

Mas percebe a bagunça que essa diferença de horários gera no fórum Geral? Toda semana é a mesma coisa, talvez essa mudança simples pudesse ajudar a melhorar.
Ladino Elfo Sangrento 90
17725
por isso e outras coisas que o Brasil não vai pra frente
Caçador Orc 90
13910
http://pt-br.lmgtfy.com/?q=pst+time&l=1

Camarada a questão não é saber o horario, coisa que faço desde da burning crusade, é o descaso da Blizzard com o que ela dizer ser "Server Brasileiro" para a comunidade "brasileira" e não se dá ao trabalho de nos avisos para o "brasil" colocar o horário oficial do brasil.
Bruxo Goblin 90
4435
1) Ponha o horario GMT do brasil (ao menos de Brasilia) nos avisos de manutenção nas News e no forum. Acredito que basta boa vontade pra isso. Acredito que muita gente nunca sabe direto fazer as contas do GMT para adivinhar qdo o servidor estará de volta

Mole de fazer, não implica em nada.

2) Planejem manutenções em horários e dias que atendam a população brasileira. É complicado todo feriado ou ponte de feriado ter o server "down" toda uma tarde. Façam num horário melhor e de preferencia em dias que são feriados antecipem ou posterguem.

IMPOSSIVEL DE SER FEITO. Pois a manutenção abrange todos os servers, seja US, oceania etc.

Tenham GMs que realmente "joguem" e que "entendam" o jogo. O nivel do atendimento GM nos servers brasileiros são bem ruins. DIgo isso por mais de 2 ou 3 tickets que abri, e o GM não entendeu o que se passava........ Ai vocês podem dizer, "O problema é você entao que não sabe se expressar". Pois bem só de exemplo, tive um problema com a quest de lendaria de rogue, onde o item da hagara nao foi possivel ser "roubado" (pick pocket) mesmo eu sendo o unico rogue com quest na raid 10 man. Ao colocar isso no ticket, me veio a resposta: "Analisamos o log e nenhuma staff dropou deste boss... Sorry " Oo

GM nada mais são que GM americanos com tradutor.

4) Hosteiem os servidores BR no Brasil. Sim queremos jogar com menos de 150ms de latencia.

Nomei 1 host que seja capaz de bancar a infraestrutura.
Mago Humano 90
15015
Vou criar macro para a minha resposta de todas as terças:

O HQ da Blizz é na Califórnia e portanto usam o horário do pacifico, pois é o horário de expediente deles.
Esse não é um problema exclusivo nosso, e NÃO adianta em nada a discussão porque não vão mudar.
Quem joga em NY tem fazer os cálculos de fuso horário da mesma maneira que a gente.
Sacerdote Elfo Noturno 90
16950
Wira, vou te imitar, porem prometo por o seu nick no copyright.
Community Manager

A questão é que o pessoal da manutenção está no horário PST e as "últimas notícias" são inseridas por eles. Até mesmo nos EUA, com quatro horários diferentes - PST, MST, CST, EST - o PST predomina pois é ali que a matriz se encontra - http://us.battle.net/wow/en/forum/topic/4081810193

Isso complica ainda mais devido as possíveis diferenças de horários entre Brasil e EUA, que podem alternar entre as combinações: horário de verão do Brasil - horário de verão dos EUA - horário normal do Brasil - horário normal dos EUA. Isso pode resultar em 4, 5 ou 6 horas de diferença. Ou seja, o potencial em divulgar um horário CMT incorreto é bem alto já que os engenheiros não estão cientes dos horários de cada local e quando se inicia cada horário de verão em qual país. São eles que enviam essas atualizações pois devem ser dinâmicos e rápidos na comunicação caso haja atrasos, etc.

Imagine essa situação com o resto da América Latina, com um horário para cada país? Por isso também mantém PST - http://us.battle.net/wow/es/forum/topic/4079870204. Quer dizer que isso é um descaso com o resto do mundo?

Como disse acima, as manutenções são realizadas por uma equipe de engenheiros que fazem este trabalho uma vez por semana (a não ser em casos emergenciais). Eles realizam tudo que é necessário em um só processo para minimizar o período de inatividade. Perceba também que os reinos, apesar de distintos, estão interligados por sistemas que trabalham nos bastidores e que os jogadores usam, como BG, LFR, etc. Isso tem o potencial de causar instabilidade. Dividir manutenções de acordo com o horário de cada local não é processo muito eficiente já que cada fuso horário é distinto e resultaria em periodos de inatividade bem maiores.

"Mas então porque não separam os reinos do BR, LA e US? Assim podem fazer manutenções separadas sem afetar os bastidores".
Na verdade, já tentamos seguir com reinos segregados com os servidores latinos de WoW e com StarCraft II. O resultado foi no mínimo drástico, com filas de espera de até 60 minutos e inúmeras petições para reunir os servidores com os Norte Americanos (que foi finalmente acatada após um tempo - http://us.battle.net/sc2/pt/blog/3018461#blog). Por mais que argumentem que Brasil está crescendo em termos de gamers, o país, até o momento, ainda não tem a massa crítica para sustentar sistemas assim. Goste ou não, a realidade é essa!

3) Tenham GMs que realmente "joguem" e que "entendam" o jogo. O nivel do atendimento GM nos servers brasileiros são bem ruins.

Jogar nossos jogos é um pré-requisito para ser GM e não creio que não entendam o jogo. Pode ser que estão confusos sobre a questão específica, mas o jogo, tenho certeza que conhecem. Mesmo assim, para feedback sobre os GMs, use o email = wowgmfeedback-us@blizzard.com

Isso é uma coisa que realmente gostaríamos de fazer no futuro, porém no momento não há planos em posicionar um reino dentro do país devido a vários fatores (alguns deles citados acima). No ponto de vista de "negócios", saibam que é extremamente custoso hospedar uma quantidade relativamente pequena de servidores no Brasil (chegando a ser até 5x mais caros). Isso estamos falando apenas em questão de infra-estrutura. Além disso, temos que certificar que todos os jogadores que estão conectando nos servidores possam usufruir o melhor serviço possível, providenciando manutenções quando necessário e minimizando inatividade. Sendo assim temos que considerar a concepção de uma equipe local e a aplicação de um sistema de segurança que esteja sob os padrões da Blizzard (creio que ninguém quer ter um serviço instável ou ter que lidar com personagens potencialmente "hackeados").

Não estou aqui para falar se isso é um investimento coerente ou não, até porque não tenho tal conhecimento de causa. Também não tentarei ocultar o fato de a Blizzard ser uma empresa, e como tal, visa lucros. Uma empresa que não tem lucros, simplesmente não consegue sustentar sua presença no mercado. Não creio que sua falência seja o desejo dos que jogam WoW no Brasil. Porém, dentro destes aspectos, sempre tentamos investigar e implementar o processo que oferece o melhor aos jogadores, pois é assim que o negócio se torna rentável: serviço e atendimento.

Além disso, lembrem-se que servidores segregados locais também tem influencia naqueles serviços que funcionam nos bastidores (como os citados acima)e são questões que devem ser levadas em consideração, como o fator "latência um pouco mais baixa vs população restritiva". Como podem perceber, isso que não é uma decisão simples, mesmo em situações que aparentemente podem ser rentáveis.

De qualquer forma, obrigado pelo feedback.
Editado por Rhastion em 21/02/2012 20:01 BRST
Maga Elfa Sangrenta 90
6810
Toda semana a mesma porcaria
Esta otimo assim, nada precisa mudar...
Cavaleiro da Morte Tauren 85
2185
Jogar nossos jogos é um pré-requisito para ser GM e não creio que não entendam o jogo. Pode ser que estão confusos sobre a questão específica, mas o jogo, tenho certeza que conhecem. Mesmo assim, para feedback sobre os GMs, use o email = wowgmfeedback-us@blizzard.com

hahahahah... Desculpe-me, mas isso que você disse ultrapassa e muito a barreira do cômico. Eu tenho prints de asneira dita por gm que faz qualquer cristão pisar na cruz e xingar a Bíblia. Aí fico pensando: ou em 5 anos que jogo wow não aprendi nada do jogo, ou os gms sabem muito, mas têm de fazer 23874514798915 tarefas ao mesmo tempo, ou vocês não usaram o "padrão Blizzard de qualidade" para escolher gms pra gente.

Pois bem só de exemplo, tive um problema com a quest de lendaria de rogue, onde o item da hagara nao foi possivel ser "roubado" (pick pocket) mesmo eu sendo o unico rogue com quest na raid 10 man. Ao colocar isso no ticket, me veio a resposta: "Analisamos o log e nenhuma staff dropou deste boss... Sorry "

Não aconteceu algo semelhante comigo, mas uma resposta para um outro problema, como diz aqui no Goiás, "igualim quiném". Guardo comigo até hoje que o gm não entendeu nadinha do que eu disse... Encabulei como aprendi grego de uma hora pra outra, pois pelo o que me foi dito eu só podia estar falando grego.

Desabafo à parte, concordo com o que foi dito pelo colega. Feriado com server down é tenso
Editado por Krurn em 21/02/2012 21:00 BRST
Community Manager
21/02/2012 20:59Citação de Krurn
hahahahah... Desculpe-me, mas isso que você disse ultrapassa e muito a barreira do cômico. Eu tenho prints de asneira dita por gm que faz qualquer cristão pisar na cruz e xingar a Bíblia. Aí fico pensando: ou em 5 anos que jogo wow não aprendi nada do jogo, ou os gms sabem muito, mas têm de fazer 23874514798915 tarefas ao mesmo tempo, ou vocês não usaram o "padrão Blizzard de qualidade" para escolher gms pra gente.

Como disse acima.
...para feedback sobre os GMs, use o email = wowgmfeedback-us@blizzard.com

como diz aqui no Goiás, "igualim quiném"

Eu sou de Goiás e nunca ouvi isso. :(

Saudades da terra. Estou ficando defasado.

Editado por Rhastion em 21/02/2012 21:04 BRST
Guerreiro Elfo Sangrento 85
1475
Rhastion says : eu vou para goiania
Mago Gnomo 85
2840
21/02/2012 21:02Citação de Rhastion
Estou ficando defasado.

Que bom para vc. Se entrasse em fase com o Brasil, em pouco tempo não saberia mais escrever. Basta ler os fóruns para comprovar que a maioria é semi ou completamente analfabeta. Alguns talvez até conseguissem, com um pouco de esforço, escrever português se tentassem, mas nem se dão ao trabalho.

Da minha parte, qdo precisei nunca tive problemas com GMs. Uma vez tive que explicar um problema de modo mais detalhado, mas feito isso foi tranquilo. Enfim, acredito que ninguém conhece todos os detalhes do jogo, e a suposição de que GMs são telepatas não procede.

Att.
Xamã Goblin 90
DTK
6630
Também sou do Goiás e nunca ouvi essa expressão AUuhauahuaauAuhahuaaU

@Topic.
Sou a favor dos servidores no Brasil , nunca tive o que reclamar dos GM's e se as manutenções fossem mais cedo seriam melhores mesmo :)
Sacerdote Humano 85
6000
E MAIS,
transferência para TODOS!
Pra mim é como se wowbr não tenha sido lançado, só ganhei desconto.
Guerreiro Orc 90
11955
horario de manutenção - já tem inumeros tópicos falando sempre a mesma coisa.

planejamento de manutenção - já tem outros inumeros tópicos sobre isso

GM's - desde que o wowbr ta up tive pelo menos 6 tickets, e todos, digo todos mesmo sempre foram muito bem atendidos e apenas em 1 não foi possivel a solução, mas mesmo assim sai satisfeito.

server - já tem inumeros tópicos sobre issso.

na boa não adianta de nada o Rhation ou outro CM's vir e explicar, pois sempre terá gente p postar sempre a mesma coisa, e estes não tem nem o trabalho de olhar ou pesquisar o forum!

voto +++++banhammer
Guerreiro Orc 90
11955
E MAIS,
transferência para TODOS!
Pra mim é como se wowbr não tenha sido lançado, só ganhei desconto.

realmente uma lastima, mas espero que isso seja resolvido p você e os outros tantos espalhados por ai!
Guerreiro Goblin 87
4880
MEU DEUS!!!! Se brasileiro reclamasse, como reclama aqui no fórum, da nossa porca política acho que o Brasil seria melhor... O pessoal reclama de TUDO aqui no fórum.. seja de hora e até mesmo de manutenção que sempre ocorreu na terça-feira, aí como hoje foi feriado no brasil (uhul, carnaval) o pessoal reclama... MEU DEUS!!!!!!!!
Este tópico está trancado.

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)
Enviar Cancelar

Reportado!

[Fechar]