Guia básico para Roleplay - (em construção)

(Fixo)

MVP
Paladino Tauren 80
7370
Eu acho que você entendeu errado os pontos que eu quis levantar Belandra:

Quando eu falei do "lore oficial" o que eu quis dizer é que deve-se estar jogando em Azeroth (ou Terralém), com as raças e facções que existem neste mundo e seguindo essa cronologia. O seu exemplo é de alguém que está meramente jogando em outro ponto da linha do tempo, mas ainda no mesmo universo. O que eu quis criticar são as pessoas que dizem que seu elfo noturno é um "elfo negro" (ou drow) por exemplo, e que eles são habitantes malignos das profundezas que tem uma richa milenar com os elfos "do bem". Mas a cronologia é um outro problema que eu não levantei, afinal temos alguns mapas do WoW que estão situados no passado. Esse é um assunto mais delicado e que varia muito de caso para caso, mas geralmente o mais recomendado é estar jogando no "presente" sempre que possivel, afinal se você esta jogando com a sua char na época do WLK e se encontra com o meu troll druida que já viveu a queda do DW a gente vai acabar tendo uma incompatibilidade para interagir no RP por exemplo.

Quanto às limitações, o que eu disse é que tem que considerar elas ATÉ certo ponto. Claro, você pode fazer um mago e usar uma espada para ir para cima de seus inimigos por exemplo, mas ainda assim você não terá como usar armadura de malha (a saida do DK não resolve caso você queira fazer um mago/guerreiro que se utiliza de magias de fogo, por exemplo). Existem maneiras de contornar o sistema, mas alguns limites serão instrasponiveis, e esses que devem ser respeitados.
Responder Citar
Guerreiro Humano 90
14380
cara otimo post chama atençao ate pra quem nunca jogou RPG de mesa assim como eu gostaria de me aventurar no RP achei interessante essa proposta de jogo mas em relm EUA pra mim nao rola pois meu ingles e quase zero espero algum realm BR RP eu certamente vou experimentar
Responder Citar
Paladina Elfa Sangrenta 90
11190
Entendi seu ponto Panon, valeu pela esclarecida. Pode ter sido minha culpa não ter sacado de primeira, confesso que minha interpretação de texto é meio confusa oO"

E desculpa por demorar mil anos pra responder, não ando acompanhando o fórum com regularidade (depois do enem isso vai mudar...ah se vai...).

@Ippo (é Ippo mesmo?Não sei ler esses nomes com caracteres especiais ¬¬')
Não precisa do server RP pra experimentar o estilo. Pelo que vi tu joga no Goldrinn - aqui tem um número razoável de guildas com foco em RP, mas vou falar da única pela qual passei: a Ordem da Lua Crescente. Eles fazem eventos lá dentro, e a guilda tem uma lore própria - é muito bacana. Acho que tu pode tentar entrar em contato com uns membros graduados de lá e mostrar seu interesse, acho bem provável que eles te convidem pra participar dos eventos, aceitaram até minha dr00d mesmo sabendo que sou horde até o osso :O
Responder Citar
Guerreiro Humano 90
14380
vc nao acompanha o forum entao dei sorte haha
obrigado pela dica vou tentar so presciso encontar uma galera paciente ate pegar o jeito mas nao deve ser dificil como falei sou total noob para essa proposta de jogo vale pela curiosidade a e é ippo mesmo usei caractere porque alguem ja usa o nome quero criar um personagem do zero e me divertir do jeito q mmo deve ser jogado e nao como um simples game de aventura como venho jogando
a mais uma coisa quero jogar do zero apesar de nao jogar RP esse char tem sua propria historia ja trilhou seu caminho quero "nascer" de novo, um char para trilhar o proprio caminho entao nao faz diferença em que realm sera ate porque achei a proposta do nemesis bacana vou correr atraz
Editado por Ippð em 13/10/2012 18:44 BRT
Responder Citar
Caçador Worgen 90
3820
Pessoal, esse guia "básico" de RP só tá voltado pra quem já faz RP. Não tem como torná-lo mais agradável e convidativo, não?

Se eu fosse ignorante no assunto e clicasse aqui para me informar e me "capacitar" a fazer RP, eu teria desistido só de ver o tamanho do texto...

A iniciativa é boa. Só falta um pouco de didática =)
Contem comigo, e continuem com o ótimo trabalho!
Responder Citar
Guerreiro Humano 90
14380
cara o guia ta show eu sou ignorante no assunto e achei q ficou bom
e voce ao invez de dizer "torne-o mais agradavel e convidativo" porque vc nao da suas jugestõe?
guia esta bom sim. é grande o texto ? sim porque nao tem como explicar com um texto menor que esse assim acho eu na minha humilde opiniao, mas se voce acha que da pra melhorar e encurtar faz um guia voce mesmo !
Responder Citar
Sacerdotisa Elfa Noturna 100
11250
O guia está muito bom. Parabéns!

Lembro de ter lido ele meses atrás e do quanto ele me ajudou a entender melhor a interpretação de personagem dentro do WoW.

@Ippo, se você ainda estiver interessado em conhecer a Ordem da Lua Crescente, pode me procurar in-game. Aqui alguns dos contatos da guilda com quem você pode falar: Alistrel, Faladir, Aeryn, Rhaizen, Khalys, Riamond, Vanyon, Branwen, Malteris. Sinta-se à vontade, também, para fazer RP conosco, mesmo que escolha não ingressar na Ordem.
Editado por Branwen em 27/10/2012 21:17 BRST
Responder Citar
Ladino Humano 100
16735
So pra acrescentar ao topico esses dois são otimos addons pra RP

http://www.curse.com/addons/wow/my-role-play

http://www.curse.com/addons/wow/ghi

E aproveitando esse guia que vou citar la no topico do projeto Gally, deem uma olhada la os interessados em RP =D

http://us.battle.net/wow/pt/forum/topic/7005430729?page=1
Responder Citar
Mago Elfo Sangrento 90
7425
Você não estará sozinha,eu poderia te ajudar???Sua idéia é maravilhosa,eu tenho todos os livros do world of warcraft.Entra em contato comigo pelo jogo,adicione o Gradiel e eclavdra que são meu chars principais para eu te passar informações.Pois eu sou narrador de wow e queria te ajudar com o que puder.
Responder Citar
Caçador Humano 90
7480
Eu nunca soube o que é RP, nunca li sobre, não sabia nada... Li e achei legal, e sim, li todo texto (pulando algumas partes, confesso).

Parabéns pela iniciativa, muito bom tópico. Depois de ler, já torço para que o RP se desenvolva no Brasil, seria legal jogar em um servidor em que todos os druidas são "pessoas" gentis.

Mais uma vez parabéns.
Responder Citar
Paladino Humano 90
7825
"Básico". uheueheuhe
Responder Citar
Guerreiro Humano 32
435
Bom, a estrutura do wow não foi feita para se jogar um roleplay, o que é curioso, pois é um jogo cheio de elementos do mesmo: Elfos, anões, orcs e etc.

Mas é um jogo linear, o jogador não tem muita liberdade para fazer escolhas, nem mesmo interpretar.

E o jogo nem admite a existência dos outros jogadores. Afinal, quem é o sub-delegado interino da policia da Vento Bravo?

Quem foi que derrotou o Hogger?

E mais, é frustrante em alguns pontos, a não alteração do mundo (só quando tem uma expansão).

Os orcs rocha negra continuarão atacando vila norte.

O jeito é abstrair e seguir em frente.

O próprio fato de existir a necessidade de reinos para rpg é uma prova que o wow não estimula isso no jogador. É preciso boa vontade dos mesmos e as missões não ajudam muito.

Por exemplo, criar personagens desde o level 1 e os reunir para fazerem as missões juntos, compartilhando as missões. O jogo nem teria um texto alternativo, para se referir ao grupo todo.

E mais, a dificuldade do jogo iria deixar a experiência frustrante.

Por exemplo, cinco jogadores, humanos, começam sua aventura juntos. Ai vão fazendo as missões, que seria rápidas e faceis demais.

Eu gosto de assistir o nerdplayer, onde de vez em quando tem videos do Jovem Nerd jogando wow. E lá um grupo de quatro indo fazer as missões, foram matar o "Tiago Ciriaco"... Sozinho, já é fácil, com quatro mais ainda. E o Tiago deveria ter umas quatro cabeças.

Acho que, para um rpg funcionar no wow, deveria haver as seguintes mudanças:

O mundo deveria ser alterado com a passagem dos jogadores (em Cerro Oeste tem uma pequena mudança após concluir a missão Uma visão do passado, poderia ter mais disso).

Por exemplo, após fazer as missões em Vila Norte, os orcs, worgs e etc deveriam sumir. O vinhedos deveriam parar de queimar e tudo deveria tranquilo.

E isso até seria bom, assim high level não iriam ficar atrapalhando os low. Ou seja, em vez de areas inter-reinos, haveriam areas especificas, como se fossem reinos paralelos para quem cumpriu ou não cumpriu as missões.
Responder Citar
Xamã Pandaren 90
8035
10/12/2012 16:22Citação de Joakim
O mundo deveria ser alterado com a passagem dos jogadores (em Cerro Oeste tem uma pequena mudança após concluir a missão Uma visão do passado, poderia ter mais disso).

Isso ocorre muito em Pandária. Não apenas os grandes mapas, mas também pequenos "pedaços" que são alterados apenas para o jogador, como uma área phased (acho que é esse o nome); como a nossa fazenda.
Por um lado, seria ótimo tudo mudar; isso acontece MUITO no conteúdo novo da atual expansão, mas acho que desestabilizaria um pouco o World PvP, pois muitas pessoas estariam em uma fase e não poderiam ter contato com a pessoa que está em outra fase. E por aí vai...
No MoP já temos bons exemplos dessa mecânica, acho que deviam explorar ela ainda mais pra tornar o jogo cada vez mais realístico nesse ponto.

10/12/2012 16:22Citação de Joakim
Por exemplo, cinco jogadores, humanos, começam sua aventura juntos. Ai vão fazendo as missões, que seria rápidas e faceis demais.

Acho que as quests são realmente feitas para serem "soladas". Não em grupo (mesmo que existam algumas poucas, como para matar um boss) mas sózinho.
O conteúdo em grupo seriam as masmorras, raides e afins que, se não existisse o nosso localizador de masmorras seria totalmente mais interessante de fazê-las.
Responder Citar
Ladino Morto-vivo 100
8395
Desculpem reviver o tópico, mas gostei tanto do guia que não resisti e vim pedir:

Se você estiver aí em algum lugar, OP, continue o guia e poste a ficha do personagem *-*

Obrigado =D
Responder Citar
Paladino Humano 90
8250
Excelente guia!
Responder Citar
Druida Worgen 48
580
@Royalking: Pena que tu não é Gallywix, nosso RP bate. Resumidamente, Janclose tem um irmão undead e perdeu a família.
Responder Citar
Guerreiro Humano 30
3805
galera estou começando a fazer RP agora. estava escrevendo uma lore do meu personagem quando me deparei com algo que me intrigou. o ano que estamos em azaroth! procurei em vários sites mais não achei o ano que estamos. vi alguns site. como o Wikipédia mais acho que la não é oficial. (pois se de depender da wiki o seculo que estamos seria 367, contando dês de quando os Titãs chegam a Azeroth. alguém poderia me ajuda? vlw!
Responder Citar
Bruxo Morto-vivo 90
7685
Olá a todos. Resolvi escrever esse guia depois de perceber que tem uma boa galerinha interessada na “arte” do roleplaying, o que convenhamos, é uma boa notícia. Esse “manual” é dividido em várias partes, para melhor compreensão, e também pra facilitar a visualização e a procura por itens específicos. Antes de tudo peço desculpas se o texto estiver muito idiota, confuso, ou complicado; é a primeira vez que tento fazer um “guia” ou “manual”, ainda mais abrangendo um tema tão complexo e tão extenso. Além disso, resolvi explicar beeeem mastigado, pra tentar tornar o texto acessível pra gente não familiarizada com o RPG ou com o RP online. Dúvidas, sugestões, críticas (positivas ou não), por favor, deixem abaixo, mas vamos evitar posts trolls, só pra coisa não perder o intuito original que é mostrar o RP pra novatos (ou não).

Antes de tudo, minha “bibliografia”:
Livro do Jogador Dungeons & Dragons 4ª edição (PT-BR)
World of Warcraft – The Roleplaying Game (em inglês)
http://us.battle.net/support/en/article/roleplaying-policy (em inglês)
http://us.battle.net/wow/en/forum/topic/1921988114 (em inglês)
---------------------
Índice
Cap.1: Roleplaying Game
1.1)O que é roleplay?
1.2)O que é um MMORPG?
Cap. 2: Criando Personagens
2.1) RPG: um jogo de imaginação
2.2) Criando personagens convincentes
2.2.0) O BASICÃO
2.2.1) Personagem convincente. Comofas?
Cap. 3: Interpretando
3.1)Conhecimento do jogador versus conhecimento da personagem
3.2)IC e OOC, as instâncias do Roleplay
3.3) Dicas de Interpretação

Cap. 1: Roleplaying Game

1.1)O que é “roleplay”?

“Roleplay” pode ser traduzido como Interpretação de Papeis. O Manual do Jogador do D&D define como “um teatro sem script”, em outras palavras, o jogador assume o papel de um personagem e define como ele reagirá em diferentes circunstâncias.

1.2)O que é um MMORPG?

Tecnicamente um MMORPG nada mais é que um jogo online multiplayer que permite que os jogadores assumam papeis e os interpretem. Enquanto no RPG de mesa existem as fichas, onde você preenche com tudo o que for importante sobre seu char: nome, altura, peso aproximado, além de alguns traços de personalidade; no MMORPG essa “tranqueira” toda é substituída pela personagem que você cria para jogar.

Cap. 2:Criando Personagens

2.1)RPG: um jogo de imaginação

Em um RPG “tradicional”, ao criar seu personagem você define raça, classe, alinhamento, características físicas e psíquicas, e as registra em uma ficha, como dito anteriormente. Tecnicamente o único limite pra uma personagem de um RPG é a imaginação (ou falta dela...) do jogador, em especial porque as regras de RPG são bem flexíveis. Em um RPG eletrônico (seja ele um MMO ou não) as características da personagem, ao invés de serem limitadas pelo jogador, o são pelo sistema. Por exemplo, ainda que o WoW RPG assuma que você pode ser, digamos, um Orc Barbarian, no WoW isso não é possível, devido a não-existência da classe “Barbarian” (bárbaro). Caso o queira ser, é tarefa sua criar uma personagem, digamos... “convincente” utilizando um Warrior, um shaman ou até um hunter. OU SEJA, você não pode ser um orc bárbaro “de verdade” porque o sistema não admite a existência da classe “barbarian”, porém pode interpretar a classe, o que nos leva ao próximo tópico.

2.2) Criando personagens convincentes.

Tudo bem, até aqui tivemos a definição de RP, a definição de PC (playabe character, ou PJ [personagem do jogador em PT]) e uma breve conversa sobre as “limitações” do RP em um MMO. Nesse ponto, caso queira iniciar no mundo do RP você precisa ter em mãos alguns dados já definidos (lembrando que esse guia é sobre RP no WoW. Ainda que ele possa ser extrapolado para outros sistemas, a partir daqui vou usar apenas o universo de warcraft nos exemplos)

Bom, primeiro vou te agradecer pelo tópico, elucidou muito de minhas dúvidas a respeito deste tipo de jogo (RP).
Ficaram as seguintes:
Como jogar RP em um realm brasileiro???
Seria mais "confortável" Criar, por exemplo, um humano Rogue desertor dos Defias que agora se junta a SW para lutar ao lado da alliance??? Anti-social, temperamental e avesso a conversas, porém um cara ainda determinado a lutar pela igualdade (EX defias) entre seus pares, só que internamente?
seria interessante criar um char de fato em um realm RP.
Responder Citar
Caçador Worgen 90
3820
cara o guia ta show eu sou ignorante no assunto e achei q ficou bom e voce ao invez de dizer "torne-o mais agradavel e convidativo" porque vc nao da suas jugestõe?
guia esta bom sim. é grande o texto ? sim porque nao tem como explicar com um texto menor que esse assim acho eu na minha humilde opiniao, mas se voce acha que da pra melhorar e encurtar faz um guia voce mesmo !
Eu dei minha sugestão (uma crítica): a de torna-lo mais convidativo. Sugiro também um pouco mais de parcimônia ao ler uma crítica. =P

Além disso, tenho dedicado uma hora de cada dia, durante duas semanas da minha vida, para aproximar (mesmo que limitadamente) o RP dos jogadores em geral: [EVENTO RP - Trabalhadores de Ventobravo]. O evento não possui regras ou limitações, e tem se mostrado um bom workshop para apresentação da atividade RP casual.

Por fim, disponho-me a recebe-lo in-game para eventuais RP e ooc também, para mais diálogos sobre o RP no WoW: Itomon#1428
Responder Citar
Caçador Worgen 90
3820
24/01/2013 17:55Citação de Pöh
Acho que as quests são realmente feitas para serem "soladas". Não em grupo (mesmo que existam algumas poucas, como para matar um boss) mas sózinho.
O conteúdo em grupo seriam as masmorras, raides e afins que, se não existisse o nosso localizador de masmorras seria totalmente mais interessante de fazê-las.
Por outro lado, fazer missões em grupo possibilita a realização de quests de nível mais elevado (dentro do range estipulado pelo jogo), o que geraria recompensas mais fortes mais cedo. Algumas quests de lvl 23, por ex, seriam muito dificil para um personagem de lvl 19, mas dois ou três poderiam dar conta mais facilmente.
Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)
Enviar Cancelar

Reportado!

[Fechar]