Cliente Linux Nativo

(Trancado)

Druida Tauren 85
6315
Olá Senhores, será que existe alguma possibilidade de nós termos uma versão do wow nativa para Linux?

Eu soube pela BR-Linux que já existe essa tal versão usada como teste internamente pela Blizzard, o que custa liberá-la para os usuários?

Eu deveria perguntar isso no fórum em inglês mas não falo fluentemente, espero que o Rhastion possa nos ajudar ^^.
http://br-linux.org/2011/blizzard-ainda-possui-client-de-wow-para-linux/
http://us.battle.net/wow/en/forum/topic/1921984038

Creio que um MVP não tenha poder o suficiente para falar pela Blizzard, pois se trata de um jogador, e não de um funcionário da empresa (pelo menos o cara alega que dá suporte ao jogo no Mac. Mas ele é realmente funcionário da Blizzard?).

Eu não jogo WoW no Linux, mas pelo que já em outros lugares, o WoW reconhece que o Wine está sendo usado para a execução e adapta certos mecanismos internos para o Wine.

Sei que a percentagem de usuários de Linux em desktop é baixa, mas qual a percentagem de usuários Linux que jogam WoW? Eu não diria que a "baixa demanda" seria um problema sem antes saber dessas estatísticas.

Porém, eu ainda concordo com os argumentos que a maioria da comunidade apresenta: WoW pra Linux poderia ter problemas com compatibilidade com as diversas distribuições existentes e manter essas versões distintas poderia gerar mais custos do que lucro.
Cavaleiro da Morte Humano 90
4730
Eu rodo wow via Wine no Opensuse, mas há uma perda considerável no FPS, sendo assim, prefiro rodar no Windows mesmo sem queda de FPS. Foi super fácil instalar no Opensuse. Sem muito segredo.
Bruxo Morto-vivo 85
6875
Apoio e até ajudo a testar. Também tô curioso sobre este cliente linux interno, bem que o Rhastion poderia descer lá no calabouço e dar uma espiada
Guerreiro Tauren 85
3915
Snowdog, eu jogo no Linux à 80FPS mínimo.
Cai pra 50 quando tem mais de 40 pessoas na tela, no meio de uma luta de um boss.

PS, isso é com tudo no "bom".
Are you mad, bro? haha

Joga esse OpenSux aí fora e compila algo decente. :P

"Let the flames fly!"
Mago Gnomo 90
9850
Cai pra 50 quando tem mais de 40 pessoas na tela, no meio de uma luta de um boss.

Are you mad, bro? haha

"Let the flames fly!"

Diz ai como eu fez? acredito que bastante gente tem interesse

Todas as minhas tentativas ficaram ruins de se jogar
Guerreiro Orc 86
1680
Lembrando que se deve antes instalar o driver de video da placa e não o genérico que vem nas distribuições.

Mas seria um sonho: sudo apt-get install wow
Guerreiro Tauren 85
3915
Wintsy, pesquise por Gentoo Linux.
Qualquer dúvida, eu respondo diretamente pelo Viva O Linux, e e-mail in-game.
:)
Druida Tauren 85
6315
Já usei Debian, Mandriva, Gentoo e atualmente estou no Ubuntu. Consigo rodar wow nativamente sem nenhum problema. Porém a qualidade deixa a desejar, não se compara ao DirectX 10 do cliente do windows, apesar da performance do cliente linux ser igual ou melhor do que o do cliente windows.

Apoio a idéia da Blizzard gerar um repositório PPA igual a empresa que faz o World of Goo (um dos puzzles mais jogados atualmente). Já agregaria ai uns 80% da comunidade Linux, o restante poderia através da própria comunidade, fazer forks com os binários do wow para outras distros.

Para quem não sabe isso já é feito por exemplo nos drivers de vídeo da ATI/Nvidia, eles são binários que, quando não funcionam em uma determinada distro, geralmente é feito um port pela comunidade usando os binários do aplicativo.

Sobre a demanda, acredito que a Blizzard ainda sequer fez um levantamento de quantos jogadores tem alguma distro linux instalada no pc. Hoje em dia a coisa já tá bem avançada, principalmente após a vinda dos netbooks/notebooks e tablets com o OS do pinguim. (Tá certo q n da pra rodar wow em uma máquina dessas, normalmente devido ao hardware e processadores ARM, mas há exceções). Enfim, acredito que existem muitas pessoas como eu, utilizando o wine para jogar, ou até mesmo com um windows instalado somente para jogar os jogos da Blizzard.

Mas então o que me intriga é o fato da Blizzard ter o cliente e não disponibilizar pra gente!
Cavaleiro da Morte Humano 90
4730

Are you mad, bro? haha

"Let the flames fly!"

Concordo contigo, mas meu hardware de hoje, não é um dos melhores do mundo, e mesmo sugando tudo de um Gentoo com flag super otimizada eu consigo tirar um fps decente, depois passei do tempo de ficar quebrando a cabeça e compilando o Gentoo por horas, visto que comecei a usar o Linux na época do Conectiva Marumby, a muito tempo atrás que nem lembro quando foi isso. :D
Mas deixa, esse ano ainda boto uma gpu decente aqui, que vai guentar o tranco no linux.
E como eu dizia antigamente. Viva o Linux. hehehe
Abraço galera!
Druida Tauren 85
6315
no meu pc, via wine, o wow roda decentemente pra fazer arena e dungeon. Não aguenta fazer uma raid 25 man, faz bgs meio lagado e alterac valley nem sonhando. (PS: Usando opengl no wow, pq se for de directx fps fica na casa dos 10, injogável)

Enquanto que nativamente no windows rodo tudo no full a 20-40fps =/

Instalei o crossover tbm pra ver se dava diferença no desempenho, mas ficou na mesma.

O mais engraçado é que o uso da cpu gira nos 60%, da GPU gira nos 10-25% e o jogo n passa de 30fps... Falta somente um pouco de otimização, pq n aparenta ter crashs ou problemas no jogo...
Druida Tauren 85
6315

Are you mad, bro? haha

"Let the flames fly!"

Uma pergunta, qual o seu hardware?
Ladino Humano 85
2815
Não creio que vale a pena financeiramente pra Blizzard fazer isso. Não só é mais uma plataforma que eles devem manter como provavelmente não tem uma base de usuários suficiente pra compensar, principalmente se pensarmos em quantas pessoas deixaram de jogar WoW só por ele não rodar (nativamente) em Linux.
Editado por Ducolino em 21/03/2012 14:22 BRT
Druida Troll 85
4835
os drivers da nvidia (geforce) funcionam melhor no linux. comigo minhas radeons sempre foram meio ruins pra jogar, com uns 80% de fps no maximo em comparacao a windows. Recentemente eu comprei uma geforce e vou testar como ta.

Fora graficos, eu tive problemas com uns addons tbm mas nao joguei o suficiente pra ver como resolvia, ou se era um problema sequer

Boa sorte pra qualquer usuario linux !
Guerreiro Tauren 85
3915
Druidark, meu hardware não é de ponta.ECS A790GXM-AD3
Phenom X4 II 945
2GB DDR3 1333 MHz

placa de vídeo onboard.
Caçador Elfo Noturno 85
3450
Seria bem interessante , particularmente testei pouco o Linux ,
E um dos motivos para não testar mais , foi o fato de não poder "jogar" nele ...

Se houve-se um suporte ao wow , com certeza eu abandonaria o windows !
Cavaleiro da Morte Elfo Sangrento 90
12485
19/03/2012 14:36Citação de Druidark
o que custa liberá-la para os usuários?

Como já falaram, "custa" que vai precisar de gente especializada pra dar suporte, e no caso do linux ainda tem a questão das diferentes distribuições (não sei como isso poderia afetar, mas certamente pelas diferenças entre digamos Ubuntu e Slackware) poderia ser necessário procedimentos/scripts diferentes de suporte e etc.

Pensem uma coisa: se fosse algo que desse um retorno financeiro considerável, eles estariam investindo nisso. A Blizzard não é boba.
Mago Gnomo 90
9850
Wintsy, pesquise por Gentoo Linux.
Qualquer dúvida, eu respondo diretamente pelo Viva O Linux, e e-mail in-game.
:)

Valeu

Vou pesquisar, depois posto aqui que bicho deu hua
Cavaleira da Morte Orquisa 90
16015
É, eu uso o windows só por causa do wow, mas gostaria que esse sacrifício não fosse necessário...
Bruxo Morto-vivo 85
6875
E nada de comentar sobre o cliente nativo secreto
Este tópico está trancado.

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)
Enviar Cancelar

Reportado!

[Fechar]