[Guia] Raios e trovões! Xamã elemental (PvE)

(Fixo)

1. Habilidades e passivas
2. Rotação
3. Glifos
4. Talentos
5. Reforges e prioridades de stats
6. Gemas, encantamentos e consumíveis

1. Habilidades e passivas

1.1. Ataques de alvo único
  • Lightning Bolt (Raio): o ataque mais básico, sendo usado quando todas as demais habilidades da rotação estão em cooldown. Devido ao talento Rolling Thunder (Eco Ribombante), Raio é uma das formas de se regenerar mana. Pode ser lançado enquanto você anda.

  • Earth Shock (Choque Terreno): causa dano de natureza e aplica um debuff no alvo, Weaking Blows (Golpes Enfraquecidos), que reduz o dano físico causado pelo alvo em 10%. O debuff não acumula com debuffs idênticos que podem ser aplicados por outras classes ou xamãs no grupo. Tem 5 segundos de cooldown e compartilha um cooldown com Flame Shock (Choque Flamejante) e Frost Shock (Choque Gélido).

  • Flame Shock (Choque Flamejante): causa dano de fogo instantaneamente e aplica um DoT no alvo por 30 segundos. Tem 5 segundos de cooldown e compartilha um cooldown com Earth Shock (Choque Terreno) e Frost Shock (Choque Gélido). Pode ser glifado para que você seja curado a cada tick do DoT aplicado.

  • Searing Totem (Totem Calcinante): Totem que dura 1 minuto e lança bolas de fogo em um inimigo que você esteja atacando. Pode ser considerado um DoT, já que o dano que este totem causa é baixo.

  • Frost Shock (Choque Gélido): causa dano de gelo e reduz a velocidade de movimento do alvo por 5 segundos. Pode ser combinado com Unleash Elements (Liberar Elementos) e Frostbrand Weapon (Arma da Marca Gélida), para reduzir ainda mais o movimento do alvo. O talento Frozen Power (Poder Congelado) permite enraizar um alvo por 5 segundos. Tem 6 segundos de cooldown e compartilha um cooldown com Flame Shock (Choque Flamejante) e Earth Shock (Choque Terreno).

  • Lava Burst (Estouro de Lava): feitiço que causa dano de fogo e sempre causa um acerto crítico contra um inimigo. Se o inimigo estiver com o debuff do Flame Shock (Choque Flamejante), o feitiço causa 50% de dano adicional.

  • Unleash Elements (Liberar Elementos): Tem um efeito diferente, dependendo do embuimento de arma atualmente ativo. Veja cada embuimento para obter uma descrição.


1.2. Ataques de múltiplos alvos
  • Thunderstorm (Tempestade Relampejante): AoE que regenera 15% da sua quantia máxima de mana, causa dano a inimigos próximos a você e os empurra 20 yd para trás. Os inimigos repelidos terão sua velocidade de movimento reduzida em 40% por 5 segundos. Este feitiço pode ser usado enquanto atordoado (stun) e tem 45 segundos de recarga (35 segundos se glifado). O efeito de repulsão pode ser removido através de um glifo, caso você tenha que usá-lo em situações em que isso atrapalha a performance de um tank ou de melee DPS, por exemplo.

  • Chain Lightning (Cadeia de Raios): um ataque do tipo cleave que causa dano de natureza a um inimigo e se propaga para até 2 alvos próximos (4, se glifado). Na forma de ascendente, este feitiço se torna Lava Beam (Feixe de Lava), aumentando o dano a cada salto.

  • Earthquake (Terremoto): causa dano físico a inimigos em uma área e tem uma pequena chance de atordoá-los. Dura 10 segundos e tem 10 segundos de cooldown. É um AoE que custa muita mana.

  • Magma Totem (Totem de Magma): causa dano de fogo a todos os inimigos em uma área de 8 yd a cada 2 segundos. Dura 1 minuto.


1.3. Curas
  • Healing Surge (Maré Curativa): feitiço de cura rápida e gasta muita mana. A potência deste feitiço pode ser aumentada em 50% e seu custo reduzido em 25% caso você tenha o buff de Elemental Focus (Concentração Elemental).

  • Healing Stream Totem (Totem de Torrente Curativa): cura um membro do grupo com menos HP. Dura 15 segundos e tem 30 segundos de cooldown.

  • Chain Heal (Cura Encadeada): Uma cura em área inteligente, que pula entre os aliados até 4 vezes, enquanto eles estiverem até 12 yd de distância ou menos e não estejam com 100% de HP.

  • Healing Rain (Chuva Curativa): Cria um grande círculo no chão e aliados dentro do círculo são curados. É mais eficiente quando há mais pessoas dentro do círculo, e acima de 6 pessoas dentro do círculo, a efetividade da cura é menor. Tem 10 segundos de cooldown e o círculo no chão também dura 10 segundos. Seu uso é ideal em lutas em que o grupo deve ficar agrupado em um local fixo e em lutas onde o(s) tank(s) e os melee DPS ficam parados. Usá-lo com frequência em uma luta reduz o seu DPS total.

  • Healing Tide Totem (Totem de Maré Curativa): com 3 minutos de cooldown e 10 segundos de duração, cura 5 aliados próximos a cada 2 s.
Editado por Elektro em 16/09/2013 18:48 BRT
Responder Citar
1.4. Passivas
  • Lightning Shield (Escudo de Raios): caso você seja atingido por algum ataque, o atacante receberá dano de natureza. É necessário como parte da mecânica de regeneração de mana e da rotação. Dura uma hora e pode acumular até 7 cargas. A duração é resetada quando uma nova carga é gerada. Pode ser glifado para que quando você receber dano, durante 6 segundos todo o dano recebido ser reduzido em 10%.

  • Flametongue Weapon (Arma de Labaredas): embuimento de arma que aumenta o dano mágico em 7% e causa dano de fogo em combate corpo-a-corpo. Se usado com Unleash Elements (Liberar Elementos), aumenta a efetividade do seu próximo feitiço de fogo. Dura uma hora.

  • Frostbrand Weapon (Arma de Marca Gélida): embuimento de arma que reduz a velocidade de movimento de um alvo em combate corpo-a-corpo e causa dano de gelo. Se usado com Unleash Elements (Liberar Elementos), reduz o movimento de um alvo. Se o alvo estiver afetado por Frost Shock (Choque Gélido), a redução de movimento é maior ainda. Dura uma hora.

  • Rockbitter Weapon (Arma Trinca-Pedra): aumenta a geração de ameaça (threat) do xamã e reduz todo o dano recebido em 5%. Ao ser usado com Unleash Elements, ele vira um taunt, obrigando o seu alvo a atacá-lo. Dura uma hora.

  • Shamanism (Xamanismo): Aumenta o dano do Lightning Bolt (Raio) em 50% e do Chain Lightning (Cadeia de Raios) em 70%, reduz o tempo de cast deles em meio segundo e remove o cooldown de Chain Lightning.

  • Elemental Focus (Concentração Elemental): há dois talentos com o mesmo nome disponíveis aos xamãs elementais. O que é aprendido no nível 10 reduz em 70% o retardo causado ao receber dano enquanto lança um feitiço. O que é aprendido no nível 40 faz seus próximos dois feitiços custarem 25% menos mana, causarem 15% mais dano e 50% mais cura após um acerto crítico com um feitiço.

  • Elemental Fury (Fúria Elemental): aumenta o bônus de acertos críticos com feitiços de dano em 50%.

  • Elemental Precision (Precisão Elemental): considera qualquer ponto de Espírito dos seus equipamentos como ponto de taxa de Acerto.

  • Elemental Reach (Alcance Elemental): aumenta em 10 yd o alcance do Lightning Bolt (Raio), Chain Lightning (Cadeia de Raios) e Lava Burst (Estouro de Lava) e aumenta em 15 yd o alcance dos feitiços de Choque e do Searing Totem (Totem Calcinante).

  • Spiritual Insight (Iluminação Espiritual): reduz em 1 segundo o cooldown do Flame Shock (Choque Flamejante) e Eath Shock (Choque Terreno), que têm originalmente 6 segundos de cooldown. E aumenta o máximo de mana em 400% da sua quantia original de mana (no nível 90 = 60k de mana original + 400% de 60k = 60k + 240k = 300k de mana).

  • Fulmination (Fulminação): ao possuir mais de uma carga do Lightning Shield (Escudo de Raios), o Earth Shock (Choque Terreno) usará as cargas excedentes e causará instantaneamente o dano dessas cargas extras ao inimigo.

  • Lava Surge (Torrente de Lava): ticks do Flame Shock (Choque Flamejante) têm chance de resetar o cooldown da Lava Burst (Estouro de Lava) e fazer a próxima Lava Burst lançada em 6 segundos ser instantânea.

  • Reincarnation (Reencarnação): você pode ressuscitar com 20% de HP e mana a cada meia hora. O cooldown desta passiva não é resetado em caso de wipe em um boss de raide (exceto Ra-Den, que é o boss exclusivo de modo heroico no Trono do Trovão e possui um número de tentativas limitadas por semana).


1.5. Utilidades

  • Ghost Wolf (Lobo Fantasma): aumenta a velocidade de movimento em 30%. Pode ser glifado para que a velocidade de movimento nunca fique abaixo de 100%. Útil para percorrer grandes distância em ambientes que não permitem montaria e para fugir de inimigos que possuem uma velocidade de movimento um pouco acima do normal.
Editado por Elektro em 01/07/2013 06:53 BRT
Responder Citar
1.5.1. Em combate:

  • Purge (Expurgar): Remove um efeito mágico benéfico de um inimigo. Pode ser glifado para remover 2 efeitos ao invés de 1, mas adiciona um cooldown de 6 segundos à habilidade.

  • Wind Shear (Rajada de Vento): a habilidade de interrupt de xmaãs. Tem 30 yd de alcance e 12 segundos de recarga. Ao interromper uma habilidade de um inimigo, o inimigo fica impossibilitado de usar habilidades da mesma escola mágica por 3 segundos. É usável também para reduzir a sua threat (ameaça) contra um mob.

  • Purify Spirit (Purificar Espírito): remove uma maldição de um aliado. Ao remover com sucesso uma maldição, é ativado um cooldown de 8 segundos.

  • Earthbind Totem (Totem de Prisão Terrena): reduz a velocidade de movimento de inimigos em um raio de 10 yd a partir do totem. Dura 20 segundos e tem 30 segundos de cooldown.

  • Shamanistic Rage (Fúria Xamanística): reduz todo o dano recebido em 30% e faz feitiços de dano e totens não custarem mana durante 15 segundos. Pode ser usado enquanto atordoado (stun). Tem 1 minuto de cooldown.

  • Tremor Totem (Totem Sísmico): remove efeitos de medo, encantamento e sono de membros do grupo em um raio de 30 yd. Pode ser usado enquanto o xamã estiver afetado por tais efeitos. É basicamente uma racial de Undead, só que permite o uso em área. Dura 6 segundos e tem 1 minuto de cooldown. Os efeitos só são removidos uma vez por segundo.

  • Bind Elemental (Grilhão Elemental): atordoa um monstro do tipo Elemental por 50 segundos, impedindo-o de se mover, atacar ou lançar feitiços. Qualquer dano remove este efeito. Somente um alvo pode ser preso por vez. Você pode usá-lo em Sha. Não tem cooldown.

  • Hex (Bagata): transforma um inimigo humanoide ou fera em um sapo, impedindo-o de atacar e lançar feitiços por 1 minuto. Não é imediatamente cancelado quando o inimigo toma dano. Tem 45 segundos de cooldown (35 segundos se glifado).

  • Capacitor Totem (Totem Capacitor): carrega por 5 segundos (3 segundos se glifado) e atordoa todos os inimigos em um raio de 8 yd por 5 segundos) ao terminar de carregar. Tem 45 segundos de cooldown.


1.5.2. Fora de combate:
  • Ancestral Spirit (Espírito Ancestral): habilidade de ressurreição de aliados dos xamãs. Não pode ser usada em combate.

  • Water Walking (Andar sobre a Água): auto-explicativo. Dura 10 minutos e é removido ao receber dano, não importa a fonte.

  • Totemic Recall (Revocação Totêmica): retorna os totens atualmente ativos e devolve 25% da mana que foi usada para lançá-los.

  • Far Sight (Visão Distante): permite você ver um local distante. O feitiço pode ser usado enquanto você estiver canalizando Far Sight, permitindo a realização de "turismo fora do corpo". Pode ser glifado para permitir seu uso em áreas fechadas, o que não é permitido por padrão. O xamã deve estar em uma área aberta para usar Far Sight, mas o alvo do feitiço não.

  • Astral Recall (Revocação Astral): basicamente uma Pedra de Regresso extra. Pode ser glifada para reduzir o cooldown para 10 minutos. Tem 15 minutos de cooldown e seu tempo de cast é afetado pela sua aceleração, permitindo o uso de Elemental Mastery ou Bloodlust para um teleporte mais rápido. Não compartilha cooldown com Pedra de Regresso ou itens similares.
Editado por Elektro em 06/03/2013 05:36 BRT
Responder Citar
1.6. Cooldowns
  • Stormlash Totem (Totem de Açoite Trovejante): energiza os ataques de todos os aliados com eletricidade, causando dano de natureza extra ao acertar ataques nos inimigos. Tem 5 minutos de cooldown e dura 10 segundos. Ideal para usar junto com Bloodlust/Heroism (Sede de Sangue / Heroísmo) ou em momentos de burst.

  • Ascendance (Ascendência): por 15 segundos, o xamã se torna um ascendente de fogo, permitindo o uso de Lava Burst (Estouro de Lava) sem cooldown e Chain Lightning (Cadeia de Raios) se torna Lava Beam (Feixe de Lava), causando dano crescente a cada vez que ele atinge um alvo diferente.

  • Spiritwalker's Grace (Graça do Andarilho Espiritual): permite você castar andando por 15 segundos. Ideal para lutas com muita movimentação ou para fugir de mobs e ir se curando. Pode ser glifado para que a duração seja aumentada em 5 segundos. Tem 2 minutos de cooldown.

  • Fire Elemental Totem (Totem de Elemental de Fogo): ideal para lutas contra bosses ou adds mais resistentes. Dura 1 minuto e tem 5 minutos de cooldown. E ao usá-lo, um cooldown de 1 minuto é ativado sobre o Earth Elemental Totem (Totem de Elemental de Terra). Pode ser glifado para ter seu cooldown e duração reduzidos em 50%, passando a durar 30 segundos e ter 2 minutos e meio de cooldown.

  • Bloodlust / Heroism (Sede de Sangue / Heroísmo): aumenta a aceleração do grupo de raide em 30% por 40 segundos. Causa o debuff Sated (Saciado), impedindo o uso deste feitiço novamente por 10 minutos. Tem 5 minutos de cooldown, mas se você wipar em um boss de raide ou matá-lo e ele ainda estiver em cooldown, o cooldown é resetado e o debuff, removido.


1.7. Buffs e debuffs de raide fornecidos por xamãs elementais

O principal buff que xamãs trazem a um grupo de raide é justamente o Bloodlust / Heroism. Os três buffs passivos fornecidos funcionam como auras e requerem que os membros do grupo estejam num raio de no máximo 100 yd do xamã.

  • Elemental Oath (Juramento Elemental): aumenta a aceleração de feitiço em 5%. Esse buff também é fornecido por Shadow Priests (passivo), Balance Druids (passivo) e por Hunters usando Sporebats (Quirósporos) (passivo) e não se acumulam.

  • Burning Wrath (Ira Flamejante): aumenta o poder mágico em 10%. Esse buff também é fornecido por Mages (ativo), Warlocks (ativo) e Hunters usando Water Striders (Caminhate das Águas) (passivo) e não acumulam.

  • Grace of the Air (Graça do Ar): aumenta a maestria todos os membros do grupo a 100 yd do xamã em uma quantia determinada, dependendo do nível do xamã (Maestria é um atributo acessível só a partir do nível 80). Também é fornecido por Paladins (ativo) e Hunters usando Cats (Gatos) (ativo) ou Spirit Beasts (Feras Espirituais) (ativo) e não se acumulam.

Nível Pontos de Maestria fornecidos
80 230
81 541
82 646
83 763
84 830
85 893
86 1437
87 1732
88 2087
89 2515
90 3000


Quanto aos debuffs, xamãs elementais fornecem só o Weakened Blows (Golpes Enfraquecidos), que reduz o dano físico causado por um inimigo em 10%.

2. Rotação
Antes da batalha, use Lightning Shield (Escudo de Raios) e Flametongue Weapon (Arma de Labaredas). Ambos agora duram uma hora, ao invés de 10 minutos / 30 minutos, respectivamente.

Rotação de alvo único:
1. Use Searing Totem (Totem Calcinante)
2. Use o seu talento de tier 6 no cooldown
3. Mantenha Flame Shock (Choque Flamejante) ativo no alvo o tempo todo, atualizando-o quando ele estiver prestes a acabar
4. Mantenha Lava Burst (Estouro de Lava) no cooldown. Fique atento aos procs de Lava Surge (Torrente de Lava), pois esse proc reseta o cooldown da Lava Burst e torna o próximo cast dela instantâneo
5. Use Earth Shock (Choque Terreno) quando o Lightning Shield (Escudo de Raios) tiver acumulado entre 5 e 7 cargas
6. Fique spammando Lightning Bolt (Raio)

Rotação para 2 ou 3 inimigos:
1. Mantenha Flame Shock (Choque Flamejante) em ambos
2. Use Magma Totem (Totem de Magma)
3. Fique spammando Chain Lightning (Cadeia de Raios)

Rotação para 4 ou mais inimigos:
1. Use Earthquake (Terremoto) caso você saiba que os inimigos ainda estão para aparecer.
2. Use Magma Totem (Totem de Magma)
3. Fique spammando Chain Lightning (Cadeia de Raios)
Editado por Elektro em 12/12/2013 03:17 BRST
Responder Citar
3. Glifos

3.1 Glifos Elevados
    Glifo de Escudo de Raios é recomendado par aumentar a sobrevivência da classe em lutas com dano constante. Excelente também para fazer missões e solar conteúdo antigo.

    Glifo de Cadeia de Raios também é recomendado, visto que agora Chain Lightning (Cadeia de Raios) não tem redução de dano causado ao saltar para outros inimigos. Aumenta o DPS se você sempre acertar 4 ou 5 alvos com Chain Lightning.

Glifos elevados interessantes para xamãs elementais:
    Glifo de Choque Flamejante: causa uma pequena cura cada vez que Flame Shock causa dano. É útil em quests e solar conteúdo antigo, mas é dispensável em conteúdo em grupo mais difícil ou que não tenha healers.


    Glifo de Bagata: Ideal para lutas em que é necessário usar o nosso CC para feras e humanoides com mais frequência. É mais recomendado para PvP, embora tenha seus usos no PvE.


    Glifo de Correntes Telúricas: Este glifo é mais orientado para xamãs de restauração, permitindo que os mesmos deem um pouco de DPS quando não há nada para curar e ainda regenerar um pouco de mana. O glifo também é útil para xamãs em processo de up, caso eles tenham problemas com gerência de mana ou para solar conteúdo antigo, onde o gasto de mana com cura é alto e a mecânica de regeneração de mana nativa de xamãs elementais não dá conta de recuperar mana.



    Glifo de Expurgar: Mais voltado para PvP. São raríssimas as ocasiões onde há necessidade de remover dois buffs mágicos de inimigos de uma só vez no PvE.

    Glifo de Lobo Fantasma: Tem mais foco para PvP também, mas caso você precise fugir de mobs, é garantido que você consiga correr. Sem ele, você pode ficar estonteado e se mover mais devagar por um tempo. O talento Windwalk Totem (Totem Andavento), do segundo nível da nova árvore de talentos resolve esse problema, mas só por 6 segundos a cada minuto.

    Glifo de Rajada de Vento: Também é mais focado para PvP. E o cooldown elevado em 3 segundos da Wind Shear (Rajada de Vento) pode dificultar certas lutas em que há poucas classes que possam interromper o uso de habilidades por parte dos inimigos.

    Glifo de Revocação Totêmica: Totemic Recall (Revocação Totêmica) era mais usada quando tínhamos os totens com buffs passivos. E mana não é problema para xamãs elementais.

    Glifo de Terra Instável: Útil em casos onde você se vê usando Earthquake (Terremoto) com frequência e sabe que pode puxar o aggro de mobs. Não é muito útil em raides, mas bom em algumas situações em masmorras.

    Glifo de Totem Capacitor: Recomendado para fazer missões, masmorras, solar conteúdo antigo e PvP. Em raides, a maioria dos mobs são imunes a stun.

    Glifo de Totem de Aterramento: Tem mais foco para PvP, embora exista algumas lutas em que há habilidades de chefes que podem ser aterradas, comumente economizando um dispel.


    Glifo de Totem do Elemental do Fogo: Ideal para lutas em que há momentos de burst. O Fire Elemental Totem (Totem de Elemental de Fogo) passa a durar 30 segundos (ao invés de 1 minuto) e tem um cooldown de 2 minutos e meio (ao invés de 5 minutos).

    Glifo de Trovão: Não é muito útil em raides, exceto se você tiver problemas com mana. É excelente para missões, masmorras e PvP.

    Glifo de Vigor Totêmico: Dificilmente mobs ou bosses focarão nos seus totens. Claramente é um glifo mais focado em situações de PvP.

    Glifos elevados não citados aqui são mais focados para outras especializações e são inúteis para xamãs elementais.


3.2 Glifos Menores

São puramente estéticos ou removem alguma característica de algumas habilidades. No patch 5.4 foram adicionados vários glifos menores. É possível ver todos os glifos da classe na calculadora de talentos, disponível em http://us.battle.net/wow/pt/tool/talent-calculator#W! .
Editado por Elektro em 12/12/2013 03:18 BRST
Responder Citar
4. Talentos

Para acabar com árvores de talento "cookie-cutter", matematicamente comprovadas por serem as melhores, a Blizzard decidiu colocar boa parte dos talentos direto nas skills, transformar alguns talentos em skills (ativas e passivas) e outras viraram glifos.

Tier 1: o tier defensivo
  • Nature's Guardian (Guardião da Natureza): Aumenta seu HP máximo em 25% por 10 segundos se você ficar com menos de 30% do HP e reduz a sua ameaça. Esse efeito só pode ocorrer uma vez a cada 30 segundos. É mais útil no PvP.
  • Stone Bulwark Totem (Totem de Baluarte Pétreo): Tem 60 segundos de cooldown e põe um escudo em você por 10 segundos, renovando-o a cada 5 segundos.
  • Astral Shift (Transição Astral): Por 6 segundos, você recebe 40% menos dano. Tem 90 segundos de cooldown.

  • Nature's Guardian (Guardião da Natureza) é ideal para situações em que você fica com o HP baixo (por conar desnecessariamente ou puxar o aggro do tank). Quando esse talento proca, você é curado em 25% do seu HP máximo.
    Stone Bulwark Totem (Totem de Baluarte Pétreo) é muito bom para solar instâncias e fazer quests, ou lidar com um pico de dano a cada minuto em raides.
    Astral Shift (Transição Astral) é ideal para lutas em que há momentos onde há dano massivo ou tankar temporariamente algum mob forte ou boss, enquanto os seus companheiros matam ele.

    Tier 2: o tier PvP
  • Frozen Power (Poder Congelado): Prende um inimigo no chão por 5 segundos caso você use Choque Gélido nele.
  • Earthgrab Totem (Totem Agarraterra): O seu Earthbind Totem (Totem de Prisão Terrena) se torna o Earthgrab Totem (Totem Agarraterra), prendendo os inimigos a 10 yd do totem por 5 segundos. Se um inimigo foi recentemente preso, a velocidade de movimento dele é reduzida em 50%. O totem dura 20 segundos, tem 30 segundos de cooldown e pulsa a cada 5 segundos. Não é muito útil em raides, visto que praticamente qualquer mob é imune a efeitos de enraizamento. É útil também em masmorras.
  • Windwalk Totem (Totem Andavento): torna todos os membros do grupo num raio de 40 yd imunes a efeitos de redução de movimento por 6 segundos. 1 minuto de cooldown. Útil para fugir caso você não esteja com o glifo do Lobo Fantasma e em lutas onde pode haver algum efeito de slow.

  • Earthgrab Totem (Totem Agarraterra) é o mais recomendado para xamãs elementais, mas você deve saber avaliar se o totem é realmente útil para toda situação. Windwalk Totem (Totem Andavento) é melhor quando você está em grupo e são bem poucas as ocasiões em PvE que ele é útil. Frozen Power (Poder Congelado) é mais voltado para PvP, mas tem suas utilidades em conteúdo solo.

    Tier 3: utilitário de totens
    • Call of the Elements (Chamado dos Elementos): encerra o cooldown de todos os totens cujo cooldown base seja inferior a 3 minutos. Essa skill tem 3 minutos de cooldown. Como todos os totens que são mais apelões possuem mais de 3 minutos de cooldown, esse talento não parece muito atraente. Totens afetados:

  • Grounding Totem (Totem de Aterramento)
  • Earthbind Totem (Totem de Prisão Terrena)
  • Earthgrab Totem (Totem Agarraterra)
  • Healing Stream Totem (Totem da Corrente Curativa)
  • Capacitor Totem (Totem Capacitor)
  • Stone Bulwark Totem (Totem do Baluarte Pétreo)
  • Tremor Totem (Totem Sísmico)
  • Windwalk Totem (Totem Andavento)

  • Totemic Persistance (Persistência Totêmica): permite usar dois totens de ar, terra ou água ao mesmo tempo, ao invés de destruir o totem anterior. Totens de fogo não são afetados por este talento.
  • Totemic Projection (Projeção Totêmica): reloca a posição dos seus totens para outro local. 10 segundos de cooldown e não custa um GCD.

  • Na maior parte do tempo, Call of the Elements (Chamado dos Elementos) será a escolha padrão para a maioria das situações. Perceba que se você usar Glifo de Totem do Elemental do Fogo, o cooldown do Fire Elemental Totem (Totem de Elemental de Fogo) cai para 2 minutos e meio, que é menor que os 3 minutos requeridos pelo talento, porém isso não torna o Fire Elemental Totem apto para o reset de cooldown.
    Totemic Projection (Projeção Totêmica) é útil para mover outros totens para mais perto dos inimigos sem ter risco de ser atacado a curto alcance. Você pode castar Magma Totem (Totem de Magma), Earthbind Totem (Totem de Prisão Terrena), Earthgrab Totem (Totem Agarraterra) e Capacitor Totem (Totem Capacitor) e então simplesmente relocá-los para perto do inimigo, sem precisar esperar eles se aproximarem de você.
    Totemic Persistance (Persistência Totêmica) é um pouco decepcionante para PvE, pois raramente será necessário manter dois totens de um mesmo elemento simultaneamente ativos. Se totens de fogo fossem afetados por este talento, ele seria um incremento no DPS.
    Editado por Elektro em 16/09/2013 19:05 BRT
    Responder Citar
    Tier 4: o tier das eficiência das spells
  • Elemental Mastery (Mestre dos Elementos): concede 30% de aceleração por 20 segundos a cada 90 segundos, sendo basicamente um Bloodlust/Heroism pessoal.
  • Ancestral Swiftness (Rapidez Ancestral): concede 5% de aceleração passiva e uma spell instant cast a 90 segundos.
  • Echo of the Elements (Eco dos Elementos): talento passivo que duplica certas habilidades de dano e cura. Tem aproximadamente 6% de chance de proc para xamãs elementais e de restauração e 30% de chance de proc para xamãs aperfeiçoamento (6% de proc somente para Impacto Elemental).

  • Em lutas de alvo único sem muito movimento, Echo of the Elements (Eco dos Elementos) parece ser melhor, seguido de perto por Elemental Mastery (Mestre dos Elementos). Para lutas com momentos em que você causa mais dano durante um tempo, Elemental Mastery (Mestre dos Elementos) é melhor. Ancestral Swiftness (Rapidez Ancestral) é mais indicado para healers que precisam de uma super cura instantânea para salvar a vida de alguém. Em níveis mais altos de equipamento (ilvl 510+), Mestre dos Elementos se torna menos efetivo, tornando Eco dos Elementos a opção mais viável.

    Tier 5: o tier de cura
  • Rushing Streams (Fluxo Contínuo): Healing Stream Totem (Totem de Torrente Curativa) passa a curar um alvo extra e a cura é aumentada em 15%.
  • Ancestral Guidance (Conselho dos Ancestrais): A cada 2 minutos, 60% de qualquer cura direta ou 40% de dano direto feito por você durante 10 segundos é copiado como cura para até 3 jogadores próximos. Útil em momentos de burst e que a raid toma muito dano.
  • Conductivity (Condutividade): aumenta a duração de Healing Rain (Chuva Curativa) em 3 segundos para cada Raio, Choque Terreno, Cadeia de Raios e Maré Curativa lançada. A duração da Chuva Curativa não podem passar de 40 segundos.

  • Ancestral Guidance (Conselho dos Ancestrais) é a opção mais viável para xamãs elementais em ambiente de raide.
    Rushing Streams (Fluxo Contínuo) é mais viável para conteúdo menos sério, como masmorras, cenários e missões. Conductivity (Condutividade) é um talento útil apenas se o grupo ficar parado em um local e estiver tomando dano constantemente.

    Tier 6: o tier de melhora de desempenho
    • Unleash Fury (Fúria Liberada): Melhora consideravelmente o efeito de Unleash Elements (Liberar Elementos):

  • Flametongue Weapon (Arma de Labaredas): Aumenta o dano causado do seu Lightning Bolt (Raio) ao inimigo em 30% e Lava Burst (Estouro de Lava) em 10% por 10 segundos.
  • Earthliving Weapon (Arma Terraviva): Aumenta a efetividade do seu próximo feitiço de cura single-target en 50%.
  • Windfury Weapon (Arma da Fúria dos Ventos): Por 8 segundos, seus ataques podem proccar Static Shock (Choque Estático).
  • Frostbrand Weapon (Arma da Marca Gélida): Você aumenta sua velocidade de movimento em 50% por 4 segundos.
  • Rockbitter Weapon (Arma Trinca-pedra): Dano recebido do inimigo reduzido em 40% por 5 segundos.

  • Primal Elementalist (Elementalista Primevo): Dá um upgrade aos Totens de Elementais, aumentando o dano deles consideravelmente, eles viram pets e você poderá controlá-los como um pet de warlock, hunter ou DK.
  • Elemental Blast (Impacto Elemental): um ataque que não custa mana, tem 2 segundos de cast e aumenta maestria, acerto crítico ou aceleração por 3500 durante 8 segundos. O atributo escolhido é aleatório. 12 segundos de cooldown.

  • Todos os três talentos são viáveis para xamãs elementais, sendo que Elemental Blast (Impacto Elemental) é um pouco melhor que os outros. Caso você escolha Elemental Blast, ela passa a ser prioridade número 1 na sua rotação. Apenas use a habilidade Empower (Energizar) do Elemental de Fogo se ele não puder atacar o alvo.
    Editado por Elektro em 09/10/2013 01:11 BRT
    Responder Citar
    5. Reforges e prioridades de stats

    Intelecto > Taxa de Acerto / Espírito (15%) > Maestria > Aceleração > Acerto Crítico

    As prioridades acima são mais adequadas para personagens com mais de 520 de item level. Se o seu item level for inferior a 520, priorize Aceleração sobre Maestria.

    • Intelecto aumenta o Poder Mágico e a chance de Acerto Crítico com feitiços. Quanto mais, melhor.
    • Aumente sua Taxa de Acerto para 15%, garantindo assim que você nunca erre um feitiço contra um boss de raide. Xamãs elementais possuem um talento, Elemental Precision (Precisão Elemental), que considera 100% do seu Espírito como Taxa de Acerto. Evite passar esses 15%, pois acima disso você estará desperdiçando pontos. Reforge o excesso para Aceleração ou Maestria.

    No nível 90, xamãs não-Draeneis precisam de 5100 de Taxa de Acerto. Xamãs draeneis precisam de 4760 de Taxa de Acerto.

    • Aceleração: aumenta a velocidade de cast das magias.
    • Maestria: aumenta as chances de proc da nossa maestria, em que ao castar um Lightning Bolt (Raio), Chain Lightning (Cadeia de Raios), Lava Burst (Estouro de Lava) e Elemental Blast (Estouro Elemental, caso seja escolhido), esse cast seja duplicado, mas com 75% do dano da spell original e não gera ameaça. No caso da maestria proccar ao lançar Estouro Elemental, o buff aleatório fornecido não é duplicado.
    • Acerto Critico: reforge para Aceleração ou Maestria.

    5. Gemas, encantamentos e consumíveis

    Gemas e encantamentos:


    • Roxa: Pedra-ladina Purificada Perfeita ou Ametista Imperial Purificada. Use sempre gemas roxas em engastes azuis, caso você não tenha atingido o hit cap de 15%. Se o bônus do engaste + uma gema roxa não fornecerem pelo menos 160 de intelecto, use uma gema vermelha. Por exemplo, Luvas do Guarda-vidas tem um engaste azul e dará o bônus de engaste se você usar uma gema roxa (gemas azuis ou verdes também fornecem o bônus de engaste em um engaste azul, mas não vem ao caso aqui), totalizando 140 de Intelecto e 160 de Espírito.

      Se você já estiver no hit cap de 15%, coloque uma gema vermelha ao invés de uma roxa, totalizando 160 de Intelecto. Você não receberá o bônus de engaste, já que está usando uma cor que não combina com o engaste, mas terá 20 a mais de Intelecto do que usando uma gema de uma cor que combine com aquele engaste. A partir de 520-530 de item level começa a ficar interessante gemar maestria ao invés de intelecto.


    Cabeça:

    Ombros:

    Capa:

    Peito:

    Pulsos:

    Mãos:

    Pernas:

    Pés:

    Anéis:
    • Encantamento exclusivos de encantadores. Cada anel pode receber um encantamento que aumenta o Intelecto em 160.

    Mão principal:

    Mão secundária:

    Consumíveis:
    Editado por Elektro em 26/12/2013 10:25 BRST
    Responder Citar
    Xamã Anão 90
    4785
    Belo trabalho Elektro, pretendo montar um set Elem depois, e quando mudar a spec já sei onde venho consultar e tirar dúvidas ^^.
    Responder Citar
    Xamã Orc 90
    9815
    Muito bom, meus parabéns.
    Já dei meu voto para fixo.
    Responder Citar
    Xamã Draenei 90
    11105
    já votei fixo
    Responder Citar
    Mago Worgen 90
    8765
    Muito bom cara, parabéns...

    Me tira uma dúvida, estou com 17 quase 18% de taxa de acerto, jogo de elemental com off rest, frequentemente precisam de mim como rest mas gosto mesmo é de elemental ^^ e ai como tenho apenas meu pobre set tenho dúvidas quanto a reforjar espírito (que quase todo meu ganho de taxa de ataque) para maestria por exemplo e fica com regen baixo quando trocar pra rest.

    O que acha?

    PS: fixo claro.
    Editado por Platinus em 10/09/2012 21:06 BRT
    Responder Citar
    Muito bom cara, parabéns...

    Me tira uma dúvida, estou com 17 quase 18% de taxa de acerto, jogo de elemental com off rest, frequentemente precisam de mim como rest mas gosto mesmo é de elemental ^^ e ai como tenho apenas meu pobre set tenho dúvidas quanto a reforjar espírito (que quase todo meu ganho de taxa de ataque) para maestria por exemplo e fica com regen baixo quando trocar pra rest.

    O que acha?

    PS: fixo claro.


    Espírito na spec de elemental não aumenta taxa de ataque. Ela aumenta taxa de acerto. Depois de um certo limite, é inútil ter mais taxa de acerto. E mana aparentemente não é um problema para shamans elementais (a não ser que você fique spammando skills de AoE, pois só assim pra ficar sem mana).

    Com que frequência você troca de spec? Se for para poucas lutas, sugiro reforjar enquanto está no grupo. Senão, eu otimizaria meu equipamento para a spec de DPS (reforjando espírito/taxa de acerto em excesso para maestria), desde que isso não sacrifique demais a sua quantia de espírito. Quando eu jogo de restoration, eu tento ter entre 2500 e 2900 de espírito, sendo 2200 o mínimo do mínimo.

    Atualmente eu compartilho com ambas as minhas specs o colar, a braçadeira, as luvas, o cinto e o anel heroico. Só não reforjei espírito para outro stat no anel, pois os equipamentos específicos de restoration já dão uma quantia de espírito que eu julgo ser suficiente.

    No caso das botas, é bom andar com um item duplicado na bag só para evitar a necessidade de ter que ir reforjar durante o core. Tenho uma com enchant de haste e outra com o enchant de mastery.
    Responder Citar
    Mago Worgen 90
    8765
    Vlw, é que percebi que não estou fazendou muito bem nem uma coisa nem outra (dps/heal), essas informações vão ajudar bastante.

    PS: desculpa pelo "taxa de ataque", é mania que tenho ainda do outro jogo q eu jogava ^^, aqui é taxa de acerto sorry XD.
    Responder Citar
    Xamã Draenei 90
    11105
    Cara me ajuda, eu to que bato, faço a porcaria da rotação, to com 10.579 de SP, 25.53% Haste, 13 de crit, 46% de Mastery e meu dps tá baixo =( me salva =(
    Responder Citar
    Cara, infelizmente só o Ghostcrawler pode resolver isso. Shaman é uma classe historicamente conhecida por ser constantemente nerfada. Eu mesmo raramente topo DPS em raides com pessoas com ilvl parecido com o meu. E algumas classes 10 ilvls abaixo do meu conseguem fazer o mesmo DPS que eu faço ou até mais. Geralmente melees (warriors fury, DKs e rogues).

    Alegam que o jogo agora está balanceado para o nível 90. Espero que seja verdade.

    Atualmente shamans dependem demais de RNG (proc do Lava Surge e da maestria). Por isso nosso DPS pode ser uma bosta ou pode ser competitivo (que é quando o RNG nos ajuda o tempo todo).

    Toda vez que eu vou desabafar minha insatisfação com a classe, eu lembro desse vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=VoJJOrR4wj8

    Aos 0:15, o vídeo mostra o estereótipo dos shamans. O vídeo está em inglês, mas eu traduzo o conteúdo da parte dos shamans abaixo:

    Notas de Patch de Xamãs

    Xamã
    • Nós nerfamos xamãs pela mílésima vez porque nós não gostamos deles. Nós fizemos com que todas as outras classes possam fazer o que eles fazem, só que melhor. Se você quer ter sucesso como um Xamã, você deve jogar no mais alto nível de habilidade para que você então esteja a par com todos os demais.


    E desde então (pelo menos no Cataclysm) isso praticamente sempre foi verdade.

    Sobre o DPS baixo, sugiro o uso de um addon chamado Elementarist. Ele monitora as nossas skills e destaca aquela que está fora do cooldown. Ele também monitora os Flame Shocks ativos e o número de stacks do Lightning Shield.
    Responder Citar
    Xamã Draenei 90
    11105
    vlw pela ajuda elektro, tá bem assim mesmo, gente com bem menos ilvl batendo bem mais que eu.
    Responder Citar
    Xamã Draenei 90
    11105
    Cheguei recentemente ao lvl 87 e provei a Ascendência, fantástico poder. Naquele boss do trovão lá de Shao-Pan eu fiz 60k de burst, muito legal

    fiz uma macro simples para aproveitar o máximo dele

    #showtooltip
    /cast Ascendência
    /cast Mestre dos Elementos
    Responder Citar
    Xamã Orc 90
    4910
    Cheguei recentemente ao lvl 87 e provei a Ascendência, fantástico poder. Naquele boss do trovão lá de Shao-Pan eu fiz 60k de burst, muito legal

    fiz uma macro simples para aproveitar o máximo dele

    #showtooltip
    /cast Ascendência
    /cast Mestre dos Elementos

    Como sou Orc eu uso a racial em conjunto com a mesma macro sua Fahos... quando eu tiver algum trinket de Int também vou colocar na macro pra aproveitar os preciosos segundos do poder. O glifo pra aumentar 5s da Graça do Andarilho Espiritual devia servir pra Ascendance também vocês não acham? xD
    Responder Citar
    É impressão minha ou os totens de cura estão curando bem menos?
    Responder Citar

    Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

    Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

    Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

    Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

    Código de Conduta dos Fóruns

    Relatar mensagem # escrita por

    Motivo
    Explique (no máximo 256 caracteres)
    Enviar Cancelar

    Reportado!

    [Fechar]